Autor Tópico: Lentes 24-70mm f/2.8  (Lida 18148 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #75 Online: 02 de Novembro de 2019, 17:50:52
Eu sonho com uma Sony. Até mesmo porque é possível fazer disparos totalmente silenciosos, coisa que não rola em câmera com espelho. Mas por enquanto não dá. Tenho que trabalhar com o que está dentro das minhas possibilidades.
conheço muito bem as limitações de dof em grandes aberturas, a fotografia de parto é bastante desafiadora por conta da baixa luz.
Mas sinceramente, não tenho experimentado toda essa dificuldade de foco na abertura máxima. Sei que não só pelas características da lente (as aberturas máximas são menos nítidas), como também pelo dof e distância com relação ao objeto, o foco e dof podem ficar comprometidos. Mas do jeito que vc tá falando, parece impossível. Essa foto aqui foi feita com f/1.8, 50mm, ISO 5000, 1/250s. Taí focadinha.
https://www.instagram.com/p/BmgAu7iH72a/?utm_source=ig_web_copy_link
Essa aqui, foi num parto que só tinha luz de vela (e a luz da rua que entrava pela varanda, mas mal chegava ao ambiente) ou no caso dessa foto, uma lanterna apontada pra parede.
ISO 10000, foto suuuuuuuper ruidosa, tive que aumentar um pouco a exposição e tratar ruído. NItidez comprometida pela situação num geral, mas mesmo assim o rostinho do bebê tá em foco. E assim ficaram (foco no rostinho do bebê) todas as outras feitas no mesmo momento. Foi a situação mais desafiadora que já peguei.
https://www.instagram.com/p/BkXwt5_Ht41/?utm_source=ig_web_copy_link
E quase todas as fotos do instagram, foram feitas em f/1.8 ou 2.8 e a cinquentinha (minha maior "reclamação" com relação a essa lente, é distância focal muito fechada para determinadas cenas em determinados momentos em que não é possível trocar de lente - daí minha necessidade de uma zoom com boa abertura). Muitas das minhas colegas de fotografia de parto, usam uma cinquentinha em 1.8 também.   
Mas fiquei aqui pensando na sua sugestão da XT3... o ISO alto dela é melhor do que da 6DII?  :ponder:
Porque essa linha já seria algo mais plausível, pelo valor e pela facilidade de se conseguir lentes.
Seria algo a se considerar (se realmente existe essa diferença no ISO) para um futuro não tão distante. Uma 18-55 f/2.8-4 (junto a umas duas fixas mais claras pra usar em situações específicas), já formaria um bom "set".

Quem usa Canon 50 em 1.8 não está preocupado nem com dof nem com nitidez. Ela é beeeeem soft toda aberta.

Melhor perguntar para o cfsosa, acho que ele é quem mais entende de XT3 aqui no MF.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2019, 17:51:46 por AFShalders »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #76 Online: 02 de Novembro de 2019, 18:20:58
Quem usa Canon 50 em 1.8 não está preocupado nem com dof nem com nitidez. Ela é beeeeem soft toda aberta.

Melhor perguntar para o cfsosa, acho que ele é quem mais entende de XT3 aqui no MF.

eu não achei as minhas fotos "soft" assim. Tem muito uma percepção individual também, que inclusive pesa mais pra o nosso lado do que para a gestante. Até hj (pelo menos no meio que frequento - participo de um grupo de fotógrafas de parto aqui do DF), nenhuma gestante fotografada por mim ou minhas colegas, reclamou de falta de nitidez, de ruído...  Nossos olhos são muito mais críticos que os delas. Mas eu realmente não vi tanta "softeza" assim nas fotos com 1.8, rsrs. Talvez pra vc incomode mais...
Mas a natureza da fotografia de parto é mais "soft" mesmo. E por vezes, muito ruidosa. Já vi fotos de profissionais super conceituados/as que são um banho de ruído, e mesmo assim, são fotos lindas. Bem como já vi fotos de profissionais conceituados/as que são de uma nitidez que me pergunto como pode... rsrs.
Bem, eu já tenho em mãos a 24-70. Agora é aguardar um parto e mandar bala.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #77 Online: 02 de Novembro de 2019, 18:21:07
Não se interfere em luz de ambiente de parto. Isso é uma agressão à gestante. Uma fotógrafa de parto não pode interferir em absolutamente NADA. Precisa ser extremamente discreta, permanecer em silêncio. Agir apenas se alguém se dirigir a ela e solicitar algo. Em caso de parto hospitalar (especialmente cesárea -SE O BEBÊ NASCER BEM), pode-se até combinar algo com o médico antes pra facilitar uns cliques. Mas a fotografia de parto é TOTALMENTE DIFERENTE de qualquer outro tipo de fotografia. Não se interfere MESMO no ambiente e nem na situação. E essa interferência, quando acontece, é uma agressão. Até tem gestante que topa fazer disso, um show, chegando a posar pra foto durante o trabalho de parto, não se importando com câmeras gigantes filmando, e até mesmo transmitindo o parto ao vivo!! Tem empresa de fotografia e filmagem de parto que se preza a isso. Mas eu não curto isso. Não é minha linha de fotografia. Uma das coisas que mais me encanta na fotografia de parto, é exatamente a discrição a ser mantida e a espontaneidade do momento. Eu não tenho qualquer intenção de fazer ensaio gestante, porque não curto fotografia dirigida, posada. Não é minha praia. Gosto da fotografia de parto por ser 100% (hum, 99% talvez, rsrs) espontânea, e eu não precisar tomar qualquer partido, além de ficar quieta no meu canto capturando momentos.
Quanto à 6DII chegar em 12800, não sei... nunca testei. Mas com a 6D, num parto só com luz de velas, cheguei a 10000 e não gostei do resultado. Enfim, falta de luz é uma realidade e as gestantes SEMPRE são informadas que isso atrapalha as fotos. Mas faz parte. O que obviamente não nos impede de estar sempre trabalhando pra obter os melhores resultados.
Concordo contigo. Meu trabalho também me impede, quase 100% das vezes, de interferir na luz.
Agora, temos que fazer escolhas. Infelizmente os equipamentos que suportam ISOs astronômicos, sem sofrer, são caros demais pra maioria dos trabalhos aqui no Brasil.. E sendo trabalho, ele tem que pagar o seu equipamento.
Lembrando que se você voltar pra uma APS-C você terá o prejuízo da redução do campo de visão. O que pode te impedir de fazer certas fotos.
Sobre o ISO da 6DMKII.. Claro que a tolerância ao ruído é bem particular. Mas tem alguns aspectos que você tem que lembrar..
É melhor aumentar o ISO do que subir a exposição na pós.
Velocidade muito baixas vão prejudicar mais a nitidez do que o ruído.
Pra trabalhar com a abertura máxima da lente, você tem que ser muuuuito certeira. Além disso, tem que estar com o equipamento 100% regulado. Se tiver um tantinho de front ou back focus já era.
Enfim... Escolhas amiga. Temos que fazer escolhas.
Tenta estrangular a 6dMKII em casa. Você pode definir mais facilmente os limites dela e seus.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #78 Online: 02 de Novembro de 2019, 18:25:21
(...)
Tenta estrangular a 6dMKII em casa. Você pode definir mais facilmente os limites dela e seus.

Já tô fazendo isso por aqui.  :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #79 Online: 02 de Novembro de 2019, 18:50:18
eu não achei as minhas fotos "soft" assim. Tem muito uma percepção individual também, que inclusive pesa mais pra o nosso lado do que para a gestante. Até hj (pelo menos no meio que frequento - participo de um grupo de fotógrafas de parto aqui do DF), nenhuma gestante fotografada por mim ou minhas colegas, reclamou de falta de nitidez, de ruído...  Nossos olhos são muito mais críticos que os delas. Mas eu realmente não vi tanta "softeza" assim nas fotos com 1.8, rsrs. Talvez pra vc incomode mais...
Mas a natureza da fotografia de parto é mais "soft" mesmo. E por vezes, muito ruidosa. Já vi fotos de profissionais super conceituados/as que são um banho de ruído, e mesmo assim, são fotos lindas. Bem como já vi fotos de profissionais conceituados/as que são de uma nitidez que me pergunto como pode... rsrs.
Bem, eu já tenho em mãos a 24-70. Agora é aguardar um parto e mandar bala.


Sim, por isso que eu digo que não é necessária uma lente carissima como a 24-70 2.8 se a pessoa pretender usar em F4 como nesse caso. Uma 24-105 STM ou uma 24-85 USM já estão para lá de boas.

O ponto mesmo é o ISO para manter o dof e a velocidade confortáveis.