Autor Tópico: Guardar fotografias impressas  (Lida 5452 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Online: 02 de Novembro de 2019, 19:41:12
Vou começar a imprimir umas 20 fotografias todo mês, em tamanho 30cmx20cm, para tê-las em casa, sem intenção de emoldurar, apenas te-la fisicamente, e estou pensando em como guardar.

Pensei em uma caixa de madeira ou papelão nas medidas aproximadas. Não quero álbum pois quero poder pegá-las e espalhar pela mesa se quiser, pegar na mão, fazer um varal, etc..

Como vocês fazem? Alguém tem ideias?


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2019, 20:29:45
Eu uso aquelas pastas com saquinho plástico dentro, cabe bastante foto e até serve pra mostrar pra algum cliente mesmo não sendo uma pasta maravilhosa rsrs


A ideia da caixa é interessante, mas talvez ocupe muito espaço. No laboratório que imprimi fine art tem uma caixa portfólio em papel algodão que acho bem legal, mas ela é de papelão


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Novembro de 2019, 22:39:05
Pelo que descreveu, tu vais acabar empilhando as fotos impressas mesmo.  Também faço isto.

Neste caso recomendo colocar entre a emulsão de cada foto e o verso da foto que está sobre ela, uma folha de papel *acid-free* cortado na mesma dimensão das fotos empilhadas.

Coloco as pilhas de fotos em caixas plásticas fechadas. Fugiria das caixas de papelão, e fico na dúvida quanto ao uso das de madeira.
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2019, 23:34:08
Pelo que descreveu, tu vais acabar empilhando as fotos impressas mesmo.  Também faço isto.

Neste caso recomendo colocar entre a emulsão de cada foto e o verso da foto que está sobre ela, uma folha de papel *acid-free* cortado na mesma dimensão das fotos empilhadas.

Coloco as pilhas de fotos em caixas plásticas fechadas. Fugiria das caixas de papelão, e fico na dúvida quanto ao uso das de madeira.

Interessante. Uma das minhas preocupações é que as fotos empilhadas acabarem "grudando" uma na outra.. vou pesquisar sobre esse papel acid free.

Uma caixa plástica pode funcionar também. Pq vc não indica papelão?

Eu uso aquelas pastas com saquinho plástico dentro, cabe bastante foto e até serve pra mostrar pra algum cliente mesmo não sendo uma pasta maravilhosa rsrs


A ideia da caixa é interessante, mas talvez ocupe muito espaço. No laboratório que imprimi fine art tem uma caixa portfólio em papel algodão que acho bem legal, mas ela é de papelão

Pensei nessas de plástico, mas acho q vou encher mto rápido e talvez não fique prático... Mas pode ser legal para mostrar um portfolio, talvez compre uma para isso...
Papel algodão está fora de cogitação pois a impressão acaba ficando cara.. qm sabe um dia.. agora vou imprimir em papel fotográfico mesmo, já tive experiência de elas grudarem uma na outra e acabar danificando (porém estavam em uma pasta sendo compactada dentro da mochila pq eu estava mochilando então não sei se soltas em uma caixa aconteceria isso, mas gostaria de evitar)...

A caixa pensei em papelão mesmo, pois é barato, mas quero saber se há contraindicacao no uso deste material.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2019, 07:50:06
<...>
 Pq vc não indica papelão?
<...>

Pelo desgaste mesmo e pelo o que isto pode acarretar nas impressões.

Vão desintegrando com o tempo. Acumulam poeira, umidade, sujeira, soltam particulas...

Mas talvez exitam algumas com algum tratamento sobre o papelão que minimize estes inconvenientes.

Meu medo é chegar à situação aí embaixo:


-------
O flash ainda funciona.


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2019, 09:39:37
Guardo em uma caixa de plástico uma sobre a outra, sem preocupação maior.
Vc pode colocar papel de seda entre uma e outra que dá certo.
Isso para fotografias que não são fine art.
Para impressões fine art o próprio bureau de impressão vai te dar boas dicas de armazenamento.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #6 Online: 03 de Novembro de 2019, 09:59:45
Pelo que eu entendi é só pra armazenar de maneira prática e mostrar para os outros quando quiser, não é para ter um arquivo vitalício, com tudo quanto é tipo de proteção contra o tempo :ponder:

Pra isso não tem muito segredo mesmo!

Para algum armazenamento mais refinado aí sim tem arquivos próprios, mas tem que ponderar o que você quer e se vale a pena o investimento


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #7 Online: 03 de Novembro de 2019, 12:18:27
Pelo que eu entendi é só pra armazenar de maneira prática e mostrar para os outros quando quiser, não é para ter um arquivo vitalício, com tudo quanto é tipo de proteção contra o tempo :ponder:

Pra isso não tem muito segredo mesmo!

Para algum armazenamento mais refinado aí sim tem arquivos próprios, mas tem que ponderar o que você quer e se vale a pena o investimento

Isso mesmo Lucas, é isso que estou buscando, algo simples e não quero gastar muito.

Pelo desgaste mesmo e pelo o que isto pode acarretar nas impressões.

Vão desintegrando com o tempo. Acumulam poeira, umidade, sujeira, soltam particulas...

Mas talvez exitam algumas com algum tratamento sobre o papelão que minimize estes inconvenientes.

Meu medo é chegar à situação aí embaixo:


-------
O flash ainda funciona.




Entendi... mas nesse caso isto não me preocupa. Se a caixa degradar com o tempo eu compro outra.
Guardo em uma caixa de plástico uma sobre a outra, sem preocupação maior.
Vc pode colocar papel de seda entre uma e outra que dá certo.
Isso para fotografias que não são fine art.
Para impressões fine art o próprio bureau de impressão vai te dar boas dicas de armazenamento.

Bom saber que dá pra deixar uma sobre a outra, era uma das minhas preocupações. Vou fazer assim mesmo.


Obrigado a todos pelas contribuições!  :ok:


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Novembro de 2019, 20:07:14
<...>
Entendi... mas nesse caso isto não me preocupa. Se a caixa degradar com o tempo eu compro outra.
<...>
:ok:
No teu caso papelão atende, beleza. Até mais ecológico.

<...>
Bom saber que dá pra deixar uma sobre a outra, era uma das minhas preocupações. Vou fazer assim mesmo
<...>
?

Dá uma olhada nisto!

https://m.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=trHNhgI9fbo

O vídeo do cara é tosco, muito tosco (hehehe), mas foi o que achei. Pode ser útil.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2019, 20:18:44 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Conhecimento importa mais que equipamento.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Novembro de 2019, 09:39:12
AMigo, vai no mercadinho aí do lado da sua casa, pega uma caixa de papelão pequena, que não seja de agua sanitária, sabão em pó, etc, e boa!
Aí atravessa a rua, compra um papel bonito na papelaria e encapa a danadinha!
Gasta cinco contos e tem uma caixa maneira pra guardar suas fotos.

Se quiser investir um pouco mais, compra uma desse jeito aqui





Tem umas assim, que são menores em altura, aí dá pra comprar várias e ir separando por ano, por exemplo.

Abraço  :ok:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #11 Online: 04 de Novembro de 2019, 09:58:41
AMigo, vai no mercadinho aí do lado da sua casa, pega uma caixa de papelão pequena, que não seja de agua sanitária, sabão em pó, etc, e boa!
Aí atravessa a rua, compra um papel bonito na papelaria e encapa a danadinha!
Gasta cinco contos e tem uma caixa maneira pra guardar suas fotos.

Se quiser investir um pouco mais, compra uma desse jeito aqui





Tem umas assim, que são menores em altura, aí dá pra comprar várias e ir separando por ano, por exemplo.

Abraço  :ok:

É isso que mesmo que vou fazer, já estava olhando umas caixas dessa ontem no Kalunga (indicação do Lindsay).

Vou ver que preços eles vendem essas caixas prontas, mas curti a ideia de confecionar uma própria.  :ok:
Eu uso pastas como essa da foto com envelope plástico dentro, tenho de vários tamanhos, A3, A2...



veja alguns anúncios:
https://www.papelero.com.br/des-tecnico-artistico/pasta-a2-a3-a4-portifolio/pasta-maleta-portfolio-a2-com-alca-stylus-preta/
https://acasadoartista.com.br/comprar/tecnico/pastas/9123-pasta-portfolio-a3-arplas.html
https://www.kalunga.com.br/prod/pasta-portfolio-a2-pvc-emborrachado-10-plasticos-1141-romitec/604078


O saco plástico interno vc compra a parte, ex:
https://www.kalunga.com.br/prod/saco-plastico-pp-a3-4-furos-0-10mm-1511-plastpark/666207/


Demais essa pasta para portfolio. Para guardar as fotos o que estou olhando agora é algo mais simples, mas achei interessante essa pasta para mostrar o portfolio em uma entrevista por exp. Obrigado pela dica  :ok:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #12 Online: 05 de Novembro de 2019, 10:46:21
Decidi tentar fazer eu mesmo uma caixa. Achei uma com as dimensões adequadas. Inicialmente iria comprar um papel para encapar porém lembrei que tinha umas revistas NG antigas que costumo comprar no Sebo e decidi fazer uma colagem.

Gostei do resultado, apesar de que a minha falta de habilidade com este tipo de trabalho de colagem é facilmente percebido no acabamento  8-)

Segue como ficou, talvez alguém goste da ideia para fazer para si.







« Última modificação: 05 de Novembro de 2019, 10:47:30 por LeandroR »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Novembro de 2019, 10:54:34
Na moral? Eu adorei!

Pode naõ ter ficado com as bordas tããõ certinhas, o papel todo esticadinho, e tal, mas tem sua cara. Ficou show! :ok: :ok:


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Novembro de 2019, 11:09:17
LeandroR,

Papel não é recomendado, junta humidade, mofa e solta partículas. Isso atinge o acervo fotográfico e vai haver perda das fotos por isso. Sugestão é você colocar as fotos dentro de um saco plástico e assim pode guardar na caixa de papelão. Também você pode substituir a caixa de tempos em tempos pra evitar que o mofo atinja as fotos.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro