Autor Tópico: Guardar fotografias impressas  (Lida 5446 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 05 de Novembro de 2019, 11:46:46
Uma coisa importante que eu gostaria de lembrar ao amigos, é o problema da acidez do papel e materiais que ficam em contato com o papel fotografico. Qualquer caixa de papelão comum, é feita de material não adequado neste aspecto, dai o motivo de eu guardar em saco plástico, que é muito mais eficiente. Ainda sim, no caso de impressões fine-art, se o cara deseja que a impressão dure 100 anos, existem os saquinhos plásticos específicos para isso.

Quem não conhece e deseja entrar mais neste imenso mundo de impressão, exposição e conservação de fotografias, um bom começo é conhecer os produtos de uma loja especializada, como a Molducenter aqui em Sampa.

a pagina de embalagens/conservação
https://www.lojamolducenter.com.br/embalagens-de-conservacao

primeira pagina da loja
https://www.lojamolducenter.com.br/

Exemplo: "Photo Bag" saco plástico para guardar fotografias, livre de ácido:




Existem outras lojas, essa foi só um exemplo.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2019, 11:54:14 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #16 Online: 05 de Novembro de 2019, 13:27:56
Na moral? Eu adorei!

Pode naõ ter ficado com as bordas tããõ certinhas, o papel todo esticadinho, e tal, mas tem sua cara. Ficou show! :ok: :ok:

Valeu Mike!! Agora é hora de tratar de encher ela de fotografias  :D

LeandroR,

Papel não é recomendado, junta humidade, mofa e solta partículas. Isso atinge o acervo fotográfico e vai haver perda das fotos por isso. Sugestão é você colocar as fotos dentro de um saco plástico e assim pode guardar na caixa de papelão. Também você pode substituir a caixa de tempos em tempos pra evitar que o mofo atinja as fotos.

Bom saber disso... Estou considerando embrulhar as fotografias em um plástico quando guardar na caixa. Ou outro tipo de material que proteja as fotos do contato direto com o papelão da caixa.

Uma coisa importante que eu gostaria de lembrar ao amigos, é o problema da acidez do papel e materiais que ficam em contato com o papel fotografico. Qualquer caixa de papelão comum, é feita de material não adequado neste aspecto, dai o motivo de eu guardar em saco plástico, que é muito mais eficiente. Ainda sim, no caso de impressões fine-art, se o cara deseja que a impressão dure 100 anos, existem os saquinhos plásticos específicos para isso.

Quem não conhece e deseja entrar mais neste imenso mundo de impressão, exposição e conservação de fotografias, um bom começo é conhecer os produtos de uma loja especializada, como a Molducenter aqui em Sampa.

a pagina de embalagens/conservação
https://www.lojamolducenter.com.br/embalagens-de-conservacao

primeira pagina da loja
https://www.lojamolducenter.com.br/

Exemplo: "Photo Bag" saco plástico para guardar fotografias, livre de ácido:




Existem outras lojas, essa foi só um exemplo.

É uma dica bacana para quem quer esse cuidado extra e certificar a durabilidade das fotos.

Para mim fica inviável, os Photo bags ali sairiam mais caros que a impressão da fotografia em si.  :ok:


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #17 Online: 06 de Novembro de 2019, 12:34:03
Faz um fundo falso na caixa e enche de sílica em gel rsrs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #18 Online: 06 de Novembro de 2019, 13:09:33
Faz um fundo falso na caixa e enche de sílica em gel rsrs

Sabe que pensei nisso rsrs (no caso utilizar sílica, não o fundo falso)

Estou pensando em embrulhar as fotos em um plástico quando for guardá-las com um pacotinho de sílica dentro.  :ponder:


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #19 Online: 06 de Novembro de 2019, 23:59:58
To meio na correria e agora que vi o post

Então Leandro, pelo


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #20 Online: 07 de Novembro de 2019, 00:52:44
To meio na correria e agora que vi o post

Então Leandro, se entendi vc deseja deixar sua fotos na casa, escritório pro pessoal curtir, passando de mão em mão é isto?

Se for, uma outra opção fugindo um pouco do material museológico é a laminação das fotos

Pros meus álbuns premium eu aplico uma laminação PET, um material de de fibra longa feito para o mercado fotográfico,tem um melhor acabamento que o bopp. Pra ter uma melhor resistência mecânica empastar a foto num psai, um polímero

Tenho fotos laminada com uns 6 anos que mando de amostra e está como nova

Somente uma curiosidade: estou dando uma arrumada numas fotos do meu pai pra escanear e distribuir pros envolvidos (parente) . Tem foto com mais de 50 anos que estão em muito bom estado, 90% diria. A sorte foi nossa foi ter guardado nas caixas onde vieram os papeis fotográficos, as vezes a solução vem junto com as fotos