Autor Tópico: Back/front focus: é câmera? É lente?  (Lida 10420 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 05 de Novembro de 2019, 17:22:21

Focus shift é quando a lente foca em um lugar em f/4 e muda o local do foco em f/8, por exemplo. Ou seja, o foco muda ligeiramente de acordo com a abertura.
Como as câmeras focam com a lente aberta e capturam a imagem com a abertura desejada, se a abertura desejada for diferente dela toda aberta, pode gerar Focus shift.
Mas geralmente a mudança é pequena e só realmente visível em fotografia macro como já disse.
Mas a única lente que conheço com propriedades macro que tem esse problema é a 24-70 f/4L da Canon.

Acho que a EF 50mm 1.2 tem problema visível de Focus shift.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 08 de Novembro de 2019, 20:02:56
Nunca vi um equipamento que não precisou de ajuste, mesmo equipamentos novos comprados no site oficial Canon, muitos não notam a diferença de um ajuste de +2 ou -2 por exemplo... Outra coisa quando se usa Tc altera o ajuste também.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 08 de Novembro de 2019, 21:41:17
Nos últimos anos, não tive necessidade de fazer nenhum ajuste fino em lentes, todas aqui rodando, legal.
Conhecimento importa mais que equipamento.


ARTURCUCA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
  • @avistei_ali
Resposta #18 Online: 23 de Junho de 2023, 12:21:14
Olá!

Senhores, procurei um tópico mais alinhado a este tema a fim de buscar respostas para minha situação. Acho que este aqui é o mais específico. Gostaria da opinião de vocês.

Para iniciar, meu equipamento é Canon 7D Mark II e lente ef 100-400 mm L I, a primeira versão.

Notei que, com frequencia, minhas fotos apresentam desfoque.
Fotografo principalmente aves, e o que observei foi que geralmente detalhes num plano à retaguarda do objeto ficam mais nítidos. Por exemplo, folhas, galhos, mais nítidos que a ave à frente.


Fiz o microajuste seguindo o manual e um vídeo de André Donatt. Acho que devido a detalhes como luz, tripé ruim, falta de prática e de condições de disparar e ver a foto a partir do notebook, concorreram para um resultado ruim. Não percebi melhora.

As instruções que encontramos dizem para fazer o ajuste nas duas distancias focais, ou seja, foto próxima e telefoto, utilizando a escala disponível no próprio display LCD da câmera, em W ou T.

Esta semana fiz de novo o microajuste, com um pouco mais de estrutura. Ainda não sei o resultado pois não fui para a selva passarinhar.

Minha dúvida independe de resultados, se o ajuste que fiz funcionou ou não.

Então, considerando que:
1. A 7D Mark II tem recurso para micro-ajuste em  modo próximo , W(largo), e telefoto, T.
2. A distância focal da lente vai de 100 a 400 mm.

Assim,
a)Eu teria que efetuar o ajuste fino de W em 100mm apenas, ou em 100 e 400mm?
b) Da mesma forma, em T eu teria que fazer o ajuste fino em 100mm apenas, ou também em 100 e 400mm?

Ainda, considerando que a lente tem um seletor de distancia para:
i) 1,6m ao infinito, e
ii)  6,5m ao infinito.

Assim, eu teria que fazer quantas combinações de ajuste fino? W + 100mm +1,6m,  W + 100mm + 6,5Om, W + 400mm + 1,6m, W + 400mm + 6,5m; depois, T+ 100mm + 1,6m, T+ 100mm + 6,5m, T+ 400mm + 1,6m, T+ 400mm + 6,5m.

Ou não é nada disso e eu  tenho que considerar apenas W +100mm +1,6m e T + 400mm + 6,5m?

Por ser óbvio pra vocês, mais experientes, trouxe a dúvida aqui.
Iniciante em fotografia de Vida Selvagem

Canon EOS 7D Mark II,  EF 100-400mm f/4.5-5.6l IS USM.
Vivendo e aprendendo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 23 de Junho de 2023, 14:05:37
É quase sua consideração final.

Mas faça o ajuste com o alvo na mesma distância em que você costuma fotografar os pássaros.
Assim o micro ajuste vai ser mais preciso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 23 de Junho de 2023, 14:29:26
Como é o ajuste físico desse microajuste? O sensor de foco é fisicamente movido pra compensar, ou o ajuste é eletrônico?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 23 de Junho de 2023, 14:41:56
Eletrônico, é um off-set na informação que o sensor de fase acusa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #22 Online: 24 de Junho de 2023, 02:38:58
Engraçado que nunca tive problemas de front e back Focus em nenhuma lente que tive da Canon. Mesmo a 50mm 1.4 que alguns reclamam.

Mas tive uma Sigma 17-50 com problema de front Focus  e devolvi pra loja na época e peguei meu dinheiro de volta. É fato que nas Dslrs esses problemas de foco são mais raros com lentes originais e mais comuns em lentes de terceiros

Mas


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #23 Online: 24 de Junho de 2023, 13:51:57
Eu entendo que o mais prático seria fazer o microajuste assim:
W em 100mm - com ponto de foco (objeto) a 2000mm
T em 400mm - com ponto de foco (objeto) a 8000mm

O microajuste precisa ser feito no VF e depois vc olha a foto onde quiser.. Mas não pode obviamente fotografar pelo LV ou pelo software no computador.

Eu tive uma 80D que precisou de microjuste em todas as lentes... Inclusive uma Sigma 17-70 chegou no limite sem ter um foco perfeito e acabei me desfazendo dela.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 24 de Junho de 2023, 14:45:16

Técnica de calibração.
« Última modificação: 07 de Julho de 2023, 12:35:31 por Thales Souto »


ARTURCUCA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
  • @avistei_ali
Resposta #25 Online: 29 de Junho de 2023, 11:57:53
Iniciante em fotografia de Vida Selvagem

Canon EOS 7D Mark II,  EF 100-400mm f/4.5-5.6l IS USM.
Vivendo e aprendendo.


ARTURCUCA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
  • @avistei_ali
Resposta #26 Online: 29 de Junho de 2023, 12:17:59
Eu entendo que o mais prático seria fazer o microajuste assim:
W em 100mm - com ponto de foco (objeto) a 2000mm
T em 400mm - com ponto de foco (objeto) a 8000mm

O microajuste precisa ser feito no VF e depois vc olha a foto onde quiser.. Mas não pode obviamente fotografar pelo LV ou pelo software no computador.

Eu tive uma 80D que precisou de microjuste em todas as lentes... Inclusive uma Sigma 17-70 chegou no limite sem ter um foco perfeito e acabei me desfazendo dela.

Obrigado, Nando!
Iniciante em fotografia de Vida Selvagem

Canon EOS 7D Mark II,  EF 100-400mm f/4.5-5.6l IS USM.
Vivendo e aprendendo.