Autor Tópico: Back/front focus: é câmera? É lente?  (Lida 10389 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Online: 05 de Novembro de 2019, 12:56:51
O mecanismo de busca do fórum não está funcionando, então vou abrir esse tópico. Mas o que eu já tinha conseguido ver antes, não responde minhas dúvidas (nem mesmo o google foi de grande ajuda), então vou tirar dúvidas por aqui.
Afinal, esse problema é da lente? é da câmera? é dos dois juntos (determinada combinação de lente e câmera)?
A lente que tá me dando esse problema é a Tamron 24-70 f/2.8 (a antiga, não a nova), e a câmera é a 6DII.
Em 24mm, nem o ajuste fino de foco na câmera, resolveu a questão. Melhorou, mas não resolveu. Sem contar que já ouvi falar que vc pode fazer o ajuste de foco e vai ficar beleza praquela distância. Se vc aproximar ou se distanciar mais, o ajuste vai por água abaixo. E lente zoom é meio chato, teria que fazer o ajuste em todas as DF, e a câmera oferece opção "tele" e "wide".
Enfim, é caso de mandar a lente para algum ajuste em assistência técnica? Esses 24-70mm vão ser SUPER úteis pra mim. Preciso que estejam funcionando bem.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2019, 12:57:50 por Helena Bsb »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2019, 13:05:36
Se vc usar dual pixel AF não tem esse problema, por ex a RP, mas ainda sim haverão situações onde o raciocínio eletrônico da câmera vai focar no lugar errado. Agora com lentes não nativas da Canon, não sei se vai resolver o seu problema. Eu desisti de usar objetivas de outras marcas, justamente por esse motivo, elas envelhecem e não funcionam direito.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2019, 13:07:01 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2019, 13:21:59
Normalmente essas falhas são por deficiência de comunicação entre a lente e a câmera, acontece com muito mais frequência quando se combinam marcas diferentes de equipamentos.

Uma dica que posso te dar é que a 6DII tem um ISO bem decente, então sobe um pouco o ISO e trocaria sua lente Tamron 24-70 por uma EF 24-105, vc perde um ponto de luz, mas ganha em eficiência de foco e talvez em qualidade de imagem tbm.

Eu uso um Tamron 45mm 1.8, dessas versões novas na 6DII e nunca houve problema de back/front, mas realmente lentes zoom o microajuste de foco é mais chato de fazer. Eu mesmo não precisei fazer o ajuste em nenhuma das cameras, tanto a 6DII como a 5DII, funciona um reloginho. :clap:
« Última modificação: 05 de Novembro de 2019, 13:23:24 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2019, 13:25:07
Se vc usar dual pixel AF não tem esse problema, por ex a RP, mas ainda sim haverão situações onde o raciocínio eletrônico da câmera vai focar no lugar errado. Agora com lentes não nativas da Canon, não sei se vai resolver o seu problema. Eu desisti de usar objetivas de outras marcas, justamente por esse motivo, elas envelhecem e não funcionam direito.

Poxa, tenho uma TAmron 16-28mm f/2.8 que gosto muito dela. Baita lente.
Quando estava pesquisando as 24-70mm, vi a TAmron como uma boa opção também, mas sempre falavam da segunda versão. Não vi nada a respeito da primeira. Enfim, vamos ver como vai ficar a coisa aqui. Colocando no live view e dando uma ajustada no foco automático com o foco manual, aparentemente saiu beleza. Ainda tenho que testar muita coisa aqui.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2019, 13:26:37
Normalmente essas falhas são por deficiência de comunicação entre a lente e a câmera, acontece com muito mais frequência quando se combinam marcas diferentes de equipamentos.

Uma dica que posso te dar é que a 6DII tem um ISO bem decente, então sobe um pouco o ISO e trocaria sua lente Tamron 24-70 por uma EF 24-105, vc perde um ponto de luz, mas ganha em eficiência de foco e talvez em qualidade de imagem tbm.

Eu uso um Tamron 45mm 1.8, dessas versões novas na 6DII e nunca houve problema de back/front, mas realmente lentes zoom o microajuste de foco é mais chato de fazer. Eu mesmo não precisei fazer o ajuste em nenhuma das cameras, tanto a 6DII como a 5DII, funciona um reloginho. :clap:

Pois é, essa é uma sugestão que venho recebendo bastante. O foco da 24-105 é cravadinho.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2019, 13:55:05
Ah, errei... minha 16-28 é Tokina, e não Tamron. Não sei se Tokina é uma marca melhor, mas gosto demais dessa minha lente.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Novembro de 2019, 14:51:12
Ah, errei... minha 16-28 é Tokina, e não Tamron. Não sei se Tokina é uma marca melhor, mas gosto demais dessa minha lente.
Tokina é boa marca e tem vidros ótimos, o problema é na comunicação do processador da lente com a câmera... na parte eletrônica que comanda os equipamentos.

Conhecimento importa mais que equipamento.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #7 Online: 05 de Novembro de 2019, 15:16:29
É um problema causado quando o foco não é feito no plano do sensor e depende de um cálculo para a câmera e lente cheguem no resultado desejado.

Tanto a câmera quanto a lente podem contribuir para o erro desse cálculo.
A retirada do filtro AA de uma DSLR, com uma espessura menor de 1mm exige o total recalibramento da câmera para as novas condiçoes, para você ter ideia do quão sensível é esse cálculo e qualquer mudança sutil no posicionamento dos vidros da lente ou até no espelho da camera pode ocasionar esse problema.

Um colega extremamente detalhista já me contou que nunca teve uma lente em seu histórico com mais de 100 lentes que não precisou de ajuste de foco para ficarem perfeitas ou próximas disso.
A maioria dessas lentes passaria batido pela maioria dos usuários, pois o erro não era tão grande a ponto de ser muito perceptível, mas em seus testes minuciosos nenhuma delas conseguiu passar com perfeição chegando da fábrica.

Fotografando pelo Liveview de uma DSLR ou com uma ML esse problema desaparece completamente pois o cálculo é feito com base no que o sensor vê de fato e pode ser reajustado com esses dados em tempo real.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2019, 15:18:17 por Di Torres »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #8 Online: 05 de Novembro de 2019, 15:25:18
É um problema misto mesmo Helena. É a "afinação do conjunto", sabe?
Dizem que a distância ideal seria 20x a DF pra fazer o microajuste.
Ou seja, em 24mm, você deveria estar a 48 cm do objeto. A 70 mm, 1,4 m do objeto.
Tem inúmeras técnicas pra isso. E é bem chato de acertar.  :doh:

Eu tive um problema sério na 80D com isso. Todas minhas lentes precisaram de ajuste, inclusive a 24-105.
A Canon 50 mm 1.4 não houve Cristo que resolvesse. No máximo do microajuste ainda dava front focus.
E aí.. O que a gente pensa? Lente FIXA e de bom padrão, câmera boa, etc.. E mesmo assim ainda dava erro. Enfim... Comprei a 6DMKII e adivinha.. Todas as minhas lentes com AF sem precisar de microajuste... Vai entender. :ponder:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 05 de Novembro de 2019, 15:55:43
O teste é simples, se funciona pelo liveview a culpa é a câmera.
Se fosse problema de comunicação com a lente ou com motor de foco, o liveview também apresentaria problema.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #10 Online: 05 de Novembro de 2019, 16:26:50
O teste é simples, se funciona pelo liveview a culpa é a câmera.
Se fosse problema de comunicação com a lente ou com motor de foco, o liveview também apresentaria problema.

Então nesse caso uma camera mirrorless pode apresentar o defeito? (No caso seria defeito da lente, claro) pergunto pois nunca ouvi reclamação de back fronteira Focus em mirrorless.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Novembro de 2019, 16:33:44
O teste é simples, se funciona pelo liveview a culpa é a câmera.
Se fosse problema de comunicação com a lente ou com motor de foco, o liveview também apresentaria problema.
Não é isso. Depende do live view, se foco manual ou automático etc...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 05 de Novembro de 2019, 17:06:13
Valeu, galera! vou desencanar disso então. Gosto muito de fazer as coisas pelo live view, um das razões de ter pegado a 6DII foi exatamente o touch e a tela móvel, pra poder me beneficiar de vários recursos só presentes em câmeras com essas características.
Os testes que fiz pelo live view foram bons (mas acabei fazendo um ajuste final de foco pelo anel de foco), vou ver aqui se só o foco automático pelo live view, sai cravado.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2019, 17:06:53 por Helena Bsb »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #13 Online: 05 de Novembro de 2019, 17:06:56
Então nesse caso uma camera mirrorless pode apresentar o defeito? (No caso seria defeito da lente, claro) pergunto pois nunca ouvi reclamação de back fronteira Focus em mirrorless.

Não exatamente.
O que pode acontecer em ML é falha de comunicação da lente.
Geralmente ocorre com lentes de terceiros.
Esse problema pode ocasionar problemas de foco não tão consistentes como back/front focus e problemas gerais de comunicação como problemas com controle de abertura.

A única forma de back/front focus real que pode ocorrer com ML é relacionado a problemas de Focus shift que é relacionado ao design de lentes e que é mais visível em fotografia macro ou quase macro.
Também é um problema para DSLRs pois isso está relacionado ao design das lentes.

Focus shift é quando a lente foca em um lugar em f/4 e muda o local do foco em f/8, por exemplo. Ou seja, o foco muda ligeiramente de acordo com a abertura.
Como as câmeras focam com a lente aberta e capturam a imagem com a abertura desejada, se a abertura desejada for diferente dela toda aberta, pode gerar Focus shift.
Mas geralmente a mudança é pequena e só realmente visível em fotografia macro como já disse.
Mas a única lente que conheço com propriedades macro que tem esse problema é a 24-70 f/4L da Canon.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2019, 17:18:56 por Di Torres »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 05 de Novembro de 2019, 17:18:56
Então nesse caso uma camera mirrorless pode apresentar o defeito? (No caso seria defeito da lente, claro) pergunto pois nunca ouvi reclamação de back fronteira Focus em mirrorless.

Por culpa da camera não, se tiver é problema na lente ou na comunicação com ela.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs