Autor Tópico: Direito de imagem na fotografia de produto  (Lida 2499 vezes)

AdrianoBPieroni

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Novembro de 2019, 18:33:32
Pessoal, como vão?

Existe lei quanto ao direito de imagem de fotos de produto?
O caso é que eu vendo alguns produtos de outras empresas, um produto genérico, mas eu o fotografei no meu estúdio, tratei, etc.

E agora no Mercado Livre está cheio de vendedores vendendo o mesmo produto mas com a minha foto, existe algo que proteja por direito de imagem sobre essa foto?

Obrigado a todos


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2019, 19:00:52
Pessoal, como vão?

Existe lei quanto ao direito de imagem de fotos de produto?
O caso é que eu vendo alguns produtos de outras empresas, um produto genérico, mas eu o fotografei no meu estúdio, tratei, etc.

E agora no Mercado Livre está cheio de vendedores vendendo o mesmo produto mas com a minha foto, existe algo que proteja por direito de imagem sobre essa foto?

Obrigado a todos

A lei é a mesma para qualquer tipo de foto... pode correr atrás disso se quiser (não vou me aprofundar por que ja existem centenas de tópicos falando a respeito de direito de imagem)
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


AdrianoBPieroni

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2019, 19:07:42
A lei é a mesma para qualquer tipo de foto... pode correr atrás disso se quiser (não vou me aprofundar por que ja existem centenas de tópicos falando a respeito de direito de imagem)

Legal Leonardo, obrigado.
Sim, encontrei vários, mas tive dúvida se aplicaria também para fotos de produtos.

Ótimo, vou conversar com a pessoa.
Obrigado


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2019, 19:46:29
Legal Leonardo, obrigado.
Sim, encontrei vários, mas tive dúvida se aplicaria também para fotos de produtos.

Ótimo, vou conversar com a pessoa.
Obrigado
Cara eu já tirei varias fotos de produtos para vender no Mercado Livre, dai a galera acha as fotos na web e coloca novamente em outros anúncios do mercado livre... e como ali são bilhões de fotos penso que é algo meio incontrolável... eles vão usar as fotos e não vão sequer colocar os créditos.

Sim, vc tem direito de receber algum dimdim pelo uso indevido, porem precisa entender direito a situação; se vc vendeu o direito de uso para o seu cliente, e dependendo da maneira como vendeu, a autoria continua sendo sua, porem pode ser que terceiros tbm tenham o direito de usar as fotos, precisa entender melhor como foi o contrato.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2019, 09:11:21
A lei é a mesma para qualquer tipo de foto...

Complicado isso, eu acredito também que a lei seja igual para todas as fotos, porem, se tratando de um produto comum, e uma foto "tradicional" de estúdio, como você vai provar que sua foto é única?

A menos que a foto seja autoral, com esquema de luz ou edição, ou qualquer outro fator que seja único, ai é outra conversa.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2019, 09:13:17 por Roberto Dellano »


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2019, 21:07:29
Sendo um produto já conhecido talvez seja meio complicado vc conseguir fazer algo a seu favor.
Como parece que vc tem uma firma de vendas, ou uma representação, minha sugestão é vc colocar uma marca d'água bem pronunciada na sua foto.
Quem sabe isso iniba o uso de sua imagem...
E quem usar assim mesmo,  sem editar, vai fazer propaganda para vc.
Acho que é um caminho.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2019, 10:20:50
Complicado isso, eu acredito também que a lei seja igual para todas as fotos, porem, se tratando de um produto comum, e uma foto "tradicional" de estúdio, como você vai provar que sua foto é única?

A menos que a foto seja autoral, com esquema de luz ou edição, ou qualquer outro fator que seja único, ai é outra conversa.

É bem simples, tendo o arquivo original dela, sobrepondo uma imagem da outra por mais que façam imagens parecidas é quase impossível que sejam feitas exatamente no mesmo angulo, exatamente a mesma luz, é bem simples provar, mesmo se o espertalhão tentar dar uma mudada na foto...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).