Autor Tópico: Duas perguntas técnicas sobre luz para além dos números  (Lida 13942 vezes)

Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #15 Online: 07 de Novembro de 2019, 21:10:19
Vixiii que loucura...

f-stop é uma coisa t-stop é outra... era bom o pessoal procurar as definições na internet.

Carlos, entenda de uma vez por todas, um sensor maior que tem área maior recebe mais luz, ou seja recebe mai photos, em outras palavras recebe mais energia que será absorvida pelo sensor.

A quantidade de lua por mm2 é a mesma, porem como a área é maior, a quantidade total de luz (ou energia) disponível para o sensor grande é maior.

Você está confundindo tamanho do pixel com tamanho do sensor e dizendo que isso afeta a abertura da lente, veja a confusão! :D


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 07 de Novembro de 2019, 21:11:52
Você está confundindo tamanho do pixel com tamanho do sensor e dizendo que isso afeta a abertura da lente, veja a confusão! :D
não estou não.... pesquisem, pesquisem... e leia direito pra não fazer confusão...

« Última modificação: 07 de Novembro de 2019, 21:12:34 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #17 Online: 07 de Novembro de 2019, 21:22:53
Não.
A questão da vinheta não tem nada a ver c a capacidade de captar luz.
Mas c a capacidade da lente de cobrir todo o perímetro do sensor.
Como a lente APS-C cobre apenas parte do sensor FF (pois seu diâmetro é menor), ou seja, o sensor FF é  maior do que a área efetiva que a lente cobre, aparece a vinheta, que nada mais é  que a sombra da borda da lente projetada em cima das laterais do sensor.
Questão de tamanho físico e não de capacidade de reter luz.


Mas para comparação: uma lente projetada especificamente para sensor APSC se colocada numa câmera com sensor Fullframe irá gerar vinhetas; porque o sensor não consegue captar a luz das bordas... 
« Última modificação: 07 de Novembro de 2019, 21:35:26 por peridapituba »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #18 Online: 07 de Novembro de 2019, 21:28:25
Pelo amor, deve ser brincadeira pra tirar sarro do pessoal :hysterical:

Alguém aí que tenha FF e Crop em mãos tira uma foto com mesma lente, abertura, SS e ISO só pra esfregar na cara dos sabichões :ok:


Curioso pra saber onde certas pessoas aprenderam fotografia :ponder:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 07 de Novembro de 2019, 21:38:52
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 07 de Novembro de 2019, 22:04:21
Lucas 0 x Humberto 1

 :D

Sim o Humberto explicou do jeitinho dele, e deu pra entender, ele está correto...


Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 07 de Novembro de 2019, 22:16:06
Então essa lente, exatamente a mesma lente terá menos luz na aps-c que na FF?


Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #22 Online: 07 de Novembro de 2019, 22:18:58
Se fosse eu mandava uma Mir, uma Helios... o cara manda logo uma Nokton....  :hysterical:

Então essa lente, exatamente a mesma lente terá menos luz na aps-c que na FF?


Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 07 de Novembro de 2019, 22:21:59
Poxa...

Fim de tópico.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 07 de Novembro de 2019, 22:22:47
Poxa...

Fim de tópico.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
Inclusive deu uma pequena variada aqui pra cima na aps-c...

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 07 de Novembro de 2019, 22:25:40
Se fosse eu mandava uma Mir, uma Helios... o cara manda logo uma Nokton....  :hysterical:
Esse pessoal de Fullframe não aceitaria...

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 07 de Novembro de 2019, 22:28:15
Vixiii que loucura...

f-stop é uma coisa t-stop é outra... era bom o pessoal procurar as definições na internet.

Carlos, entenda de uma vez por todas, um sensor maior que tem área maior recebe mais luz, ou seja recebe mai photos, em outras palavras recebe mais energia que será absorvida pelo sensor.

A quantidade de lua por mm2 é a mesma, porem como a área é maior, a quantidade total de luz (ou energia) disponível para o sensor grande é maior.
Tudo bem, concordo com você,  então posso afirmar que um sensor aps-c precisa de menos luz que um sensor ff.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 07 de Novembro de 2019, 22:33:11
Então essa lente, exatamente a mesma lente terá menos luz na aps-c que na FF?


Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
Carlos: "luz" = energia = photons a disposição do sensor; maior área = "mais luz"

essa quantidade de energia a mais disponível significa: menos ruído, mais dynamic range, melhor SNR.

"Larger sensors generally also have larger pixels (although this is not always the case), which give them the potential to produce lower image noise and have a higher dynamic range. Dynamic range describes the range of tones which a sensor can capture below when a pixel becomes completely white, but yet above when texture is indiscernible from background noise (near black). Since larger pixels have a greater volume — and thus a greater range of photon capacity — these generally have a higher dynamic range."


"No matter what the pixel size, larger sensors unavoidably have more light-gathering area. Theoretically, a larger sensor with smaller pixels will still have lower apparent noise (for a given print size) than a smaller sensor with larger pixels (and a resulting much lower total pixel count). This is because noise in the higher resolution camera gets enlarged less, even if it may look noisier at 100% on your computer screen. Alternatively, one could conceivably average adjacent pixels in the higher pixel count sensor (thereby reducing random noise) while still achieving the resolution of the lower pixel count sensor. This is why images downsized for the web and small prints look so noise-free."

Agora, tem que ter cuidado ao comparar sistemas diferentes, (câmeras diferentes, sensores e lentes diferentes), pois tem outros fenômenos importantes na qualidade final da imagem, como por ex a Difração, entre outros.

https://www.cambridgeincolour.com/tutorials/digital-camera-sensor-size.htm
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 07 de Novembro de 2019, 22:35:22
Tudo bem, concordo com você,  então posso afirmar que um sensor aps-c precisa de menos luz que um sensor ff.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
Ele recebe menos luz, e tem que se virar com isso. Então veja o caso das Fuji APS-C, pensa na diferença de qualidade do sistema sensor/lente...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 07 de Novembro de 2019, 22:38:18
t-stop
T de transmissão é um conceito mais usado pelo pessoal de cinema, achei umas explicações bacaninhas aqui:

https://www.premiumbeat.com/blog/understanding-lenses-aperture-f-stop-t-stop/


Conhecimento importa mais que equipamento.