Autor Tópico: Duas perguntas técnicas sobre luz para além dos números  (Lida 14034 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 07 de Novembro de 2019, 23:45:17
Olha só, e confere pra ver se eu fiz certo, peguei a mesma camera só que usando o formato FF e o APS-C


Esqueci de dizer que não é dinamic range, é ruído, aqui tá errado o gráfico, dinamic range é ponto pacífico.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 07 de Novembro de 2019, 23:47:24
Esqueci de dizer que não é dinamic range, é ruído, aqui tá errado o gráfico, dinamic range é ponto pacífico.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
Compara la o ruido da 6400 ou da 6500 com a A73....

tira a fuji da jogada...
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 07 de Novembro de 2019, 23:53:03
Compara la o ruido da 6400 ou da 6500 com a A73....

tira a fuji da jogada...
Aiaiaiaiaiaiai

Tudo eu...


Olha só,  a A7 III tem o tal pixel gordo, nova tecnologia que não tem nos sensores apsc dela...

O pixel gordo dá menos ruído, mas temoutros problemas como maior aberração cromática e uns problemas chatos que não vale falar aqui...

Então a Sony sacrificou umas coisas em detrimento de menos ruído.

Duas de mesma tecnologia:



Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 08 de Novembro de 2019, 00:00:18
Aiaiaiaiaiaiai

Tudo eu...


Olha só,  a A7 III tem o tal pixel gordo, nova tecnologia que não tem nos sensores apsc dela...

O pixel gordo dá menos ruído, mas temoutros problemas como maior aberração cromática e uns problemas chatos que não vale falar aqui...

Então a Sony sacrificou umas coisas em detrimento de menos ruído.

Duas de mesma tecnologia:

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
Cara é muito legal ficar comparando as coisas ali...

agora os dados da D850 devem estar errados... num é possível... dependendo do ISO é pior que a 6D...

da uma olhada lá, perde feio para a A73...  :ponder:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 08 de Novembro de 2019, 00:01:24
Aiaiaiaiaiaiai

Tudo eu...


Olha só,  a A7 III tem o tal pixel gordo, nova tecnologia que não tem nos sensores apsc dela...

O pixel gordo dá menos ruído, mas temoutros problemas como maior aberração cromática e uns problemas chatos que não vale falar aqui...

Então a Sony sacrificou umas coisas em detrimento de menos ruído.

CARLÃO:

C H A M A  O  V. A. R.

Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 08 de Novembro de 2019, 00:03:07
e ainda tem que a D7200 é uma puta câmera mesmo...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 08 de Novembro de 2019, 00:04:54
Vou dormir, até amanhã!!!

 :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 08 de Novembro de 2019, 00:05:02
Cara é muito legal ficar comparando as coisas ali...

agora os dados da D850 devem estar errados... num é possível... dependendo do ISO é pior que a 6D...

da uma olhada lá, perde feio para a A73...  :ponder:
Por Isso que a D5 tem o ISO estratosférico!

Menor densidade de pixels!

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 08 de Novembro de 2019, 00:07:19
Por Isso que a D5 tem o ISO estratosférico!

Menor densidade de pixels!

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
sim sim  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #69 Online: 08 de Novembro de 2019, 08:55:32
Obrigado por tantas respostas, me diverti muito!  :hysterical:

Especialmente ao ver vocês dizendo a mesma coisa e ainda assim brigando por isso  :hysterical:

Voltando então às perguntas e à analogia das caixas d'água.

Primeiro, eu entendi de vez a relação f/stop. É proporcional ao tamanho da lente, não ao do sensor. Por isso que a abertura da minha Sigma e-mount f/2.8 é muito maior fisicamente que a da lente f/1.7 do meu Galaxy A70. No entanto, sensores maiores precisam de lentes maiores, logo, na prática, dá na mesma. Um sensor fullframe tem menor profundidade de campo que um APS-C porque a difração da luz é maior. Certo. O cfsosa mostrou — mostrou — que a mesma lente nesses dois sensores dão, praticamente, a mesma exposição. Beleza. Mas a profundidade de campo do FF segue menor.



As caixas d'água. Disseram que se chover 11 mm de chuva, uma caixa d'água maior terá mais água por causa de sua área, mas ambas estarão com a mesma altura de coluna d'água, 11 mm, e estão ambos certos. Ou seja: a fotometria (com o mesmo enquadramento e a mesma lente) do FF e do APS-C será (praticamente) a mesma. Esqueçam essa merda de tecnologia e ano de lançamento, estamos falando de teoria aqui. E, sim, o FF também terá recebido mais luz porque a sua área é maior. Ou seja: estavam brigando e concordando!  :hysterical:

Agora o T-stop. Já li os artigos linkados, antes de vir aqui. Por isso que perguntei se minhas conclusões estavam certas. O que quero entender na prática é:

Se o cara do cinema pegar uma lente de marca X e distância focal 50 mm, com T-stop de 1.5, e mudar para uma lente de marca Y e distância focal 75 mm, mas manter o enquadramento se afastando, com o mesmo T-stop de 1.5, ele não precisará alterar nenhuma outra configuração para manter a mesma exposição? Ou seja, o T-stop é tabelado, é padrão? Todas as lentes com T-stop de mesmo valor deixam passar a mesmíssima quantidade de luz, diferentemente do f-stop?
« Última modificação: 08 de Novembro de 2019, 08:56:44 por rahmati »
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 08 de Novembro de 2019, 09:11:25
Obrigado por tantas respostas, me diverti muito!  :hysterical:

Especialmente ao ver vocês dizendo a mesma coisa e ainda assim brigando por isso  :hysterical:

Voltando então às perguntas e à analogia das caixas d'água.

Primeiro, eu entendi de vez a relação f/stop. É proporcional ao tamanho da lente, não ao do sensor. Por isso que a abertura da minha Sigma e-mount f/2.8 é muito maior fisicamente que a da lente f/1.7 do meu Galaxy A70. No entanto, sensores maiores precisam de lentes maiores, logo, na prática, dá na mesma. Um sensor fullframe tem menor profundidade de campo que um APS-C porque a difração da luz é maior. Certo. O cfsosa mostrou — mostrou — que a mesma lente nesses dois sensores dão, praticamente, a mesma exposição. Beleza. Mas a profundidade de campo do FF segue menor.



As caixas d'água. Disseram que se chover 11 mm de chuva, uma caixa d'água maior terá mais água por causa de sua área, mas ambas estarão com a mesma altura de coluna d'água, 11 mm, e estão ambos certos. Ou seja: a fotometria (com o mesmo enquadramento e a mesma lente) do FF e do APS-C será (praticamente) a mesma. Esqueçam essa merda de tecnologia e ano de lançamento, estamos falando de teoria aqui. E, sim, o FF também terá recebido mais luz porque a sua área é maior. Ou seja: estavam brigando e concordando!  :hysterical:

Agora o T-stop. Já li os artigos linkados, antes de vir aqui. Por isso que perguntei se minhas conclusões estavam certas. O que quero entender na prática é:

Se o cara do cinema pegar uma lente de marca X e distância focal 50 mm, com T-stop de 1.5, e mudar para uma lente de marca Y e distância focal 75 mm, mas manter o enquadramento se afastando, com o mesmo T-stop de 1.5, ele não precisará alterar nenhuma outra configuração para manter a mesma exposição? Ou seja, o T-stop é tabelado, é padrão? Todas as lentes com T-stop de mesmo valor deixam passar a mesmíssima quantidade de luz, diferentemente do f-stop?

Sim. Se vc colocar uma lente 1.4 de tstop 1.8 e outra lente 1.8 de t stop 1.8 nao existira diferenca. Mas na pratica nao importa.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2019, 09:13:02 por Leonardo Tonin »


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #71 Online: 08 de Novembro de 2019, 09:28:15
Sobre as cxs d'água... kk
Se chover 11mm, qualquer cx d'água que receber TODA a chuva terá o mesmo volume de água em seu interior independentemente de qual tamanho ela seja.
Entretanto, se elas tiverem tamanhos distintos, a coluna d'água terá ALTURAS  diferentes conforme estes diâmetros.
O VOLUME de água não muda.
A ALTURA da coluna de água no interior da cx sim.
Mas esta analogia na minha opinião não pode ser feita com a quantidade de luz recebida por sensores de câmeras fotográficas pois são unidades de medidas diferentes.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2019, 09:32:49 por peridapituba »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 08 de Novembro de 2019, 09:39:00
Sobre as cxs d'água... kk
Se chover 11mm, qualquer cx d'água que receber TODA a chuva terá o mesmo volume de água em seu interior independentemente de qual tamanho ela seja.
Entretanto, se elas tiverem tamanhos distintos, a coluna d'água terá ALTURAS  diferentes conforme estes diâmetros.
O VOLUME de água não muda.
A ALTURA da coluna de água no interior da cx sim.
Mas esta analogia na minha opinião não pode ser feita com a quantidade de luz recebida por sensores de câmeras fotográficas pois são unidades de medidas diferentes.
Sim, exatamente por isso que não tem essa de receber mais ou menos luz.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 08 de Novembro de 2019, 09:44:45
Sobre as cxs d'água... kk
Se chover 11mm, qualquer cx d'água que receber TODA a chuva terá o mesmo volume de água em seu interior independentemente de qual tamanho ela seja.
Entretanto, se elas tiverem tamanhos distintos, a coluna d'água terá ALTURAS  diferentes conforme estes diâmetros.
O VOLUME de água não muda.
A ALTURA da coluna de água no interior da cx sim.
Mas esta analogia na minha opinião não pode ser feita com a quantidade de luz recebida por sensores de câmeras fotográficas pois são unidades de medidas diferentes.

É só pegar uma apsc e uma ff e encher ambas com um copo de agua + uma colher de cha de Sal e uma colher de sopa de acucar.  :ok:


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #74 Online: 08 de Novembro de 2019, 10:28:15
Editado.
Desculpem.  :ok:
« Última modificação: 08 de Novembro de 2019, 10:32:51 por peridapituba »