Especialmente ao ver vocês dizendo a mesma coisa e ainda assim brigando por isso
Aqui a gente se pega mesmo, é igual lutador de MMA, fica um dando porrada na opinião do outro, mas no final a gente se abraça e agradece.
Um sensor fullframe tem menor profundidade de campo que um APS-C porque a difração da luz é maior. ......"
".......... Mas a profundidade de campo do FF segue menor."
Esse conceito já é bem esclarecido neste fórum, pois existe um jeito certo de falar desta coisa:
Na verdade a profundidade de campo é uma característica estética da lente e não do sensor. Imagine uma lente fica na mesma posição e com a mesma abertura, projetando a imagem em dois sensores com tamanho diferente, ela vai entregar a mesma profundidade de campo, só que o enquadramento é diferente. Para vc conseguir a mesma imagem no sensor cropado vc tem que se mudar de a câmera de posição afastar, e ai muda a perspectiva e por consequencia muda o DOF.
Mas popularmente o pessoal fala assim mesmo do jeito que vc inicialmente falou...
Agora o T-stop. Já li os artigos linkados, antes de vir aqui. Por isso que perguntei se minhas conclusões estavam certas. O que quero entender na prática é:
Se o cara do cinema pegar uma lente de marca X e distância focal 50 mm, com T-stop de 1.5, e mudar para uma lente de marca Y e distância focal 75 mm, mas manter o enquadramento se afastando, com o mesmo T-stop de 1.5, ele não precisará alterar nenhuma outra configuração para manter a mesma exposição? Ou seja, o T-stop é tabelado, é padrão? Todas as lentes com T-stop de mesmo valor deixam passar a mesmíssima quantidade de luz, diferentemente do f-stop?
Sim, duas lentes diferentes, se ambas possuem a mesma transmissão de luz, ou o mesmo t-stop a exposição será a mesma...
vou deixar essa para a galera explicar melhor,