Autor Tópico: Duas perguntas técnicas sobre luz para além dos números  (Lida 13937 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #105 Online: 09 de Novembro de 2019, 11:36:35
É sim, porém novamente não esqueça que a densidade de pixels é o que influencia no SNR.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
Pra não passar em branco, sim certíssimo Carlos, a densidade de pixels influencia na quantidade de ruído e por consequência no SNR. Poderíamos até fazer uma imersão neste assunto uma vez que essa questão não é linear, pois além do ruído, tem a maneira como a densidade de pixels afeta a qualidade de imagem com os outros problemas inerentes à resolução.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #106 Online: 09 de Novembro de 2019, 11:37:48
Mas gente... Vocês estão certos disso?







As M4/3 têm menor profundidade de campo que as FF, e por sua vez que as MF. É o que diz a teoria.

No entanto, o "fundo borra mais" nas MF porque o círculo de confusão dessas é maior (o último item em cada tabela).

Perfeito. Concordo que para manter o enquadramento altera-se a distância do objeto em foco e isso altera o DOF. Mas você está me dizendo que se eu pegar uma lente hipotética com mount genérico, colocar ela numa M43, depois numa FF, depois numa MF — com a mesma distância do objeto focado, mesma abertura, ignorando-se vinheta — eu vou ter O MESMO DOF?

Cadê os colegas já tem esse assunto bem resolvido para esclarecer de vez essa duvida do colega???

Por favor continuem falando sobre esse assunto...

Rahmati, existem tópicos antigos que já debateram bem esse tema, tem que procurar se eu achar alguma coisa mais explicativa trago aqui pra vc ver...
Conhecimento importa mais que equipamento.


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #107 Online: 09 de Novembro de 2019, 14:14:52
Cadê os colegas já tem esse assunto bem resolvido para esclarecer de vez essa duvida do colega???

Por favor continuem falando sobre esse assunto...

Rahmati, existem tópicos antigos que já debateram bem esse tema, tem que procurar se eu achar alguma coisa mais explicativa trago aqui pra vc ver...

Se é assunto batido, desculpem. O problema é que fico confuso porque o assunto é bem resolvido mas cada um parece tê–lo resolvido de uma maneira bem diferente uma da outra :hysterical:

Quanto mais leio, mais fico confuso.

Essa calculadora de DOF me diz que se eu usar a mesma lente e a mesma abertura em M43, FF e MF vou ter menor DOF quanto menor for o sensor — ou seja, o que importa é a relação tamanho do sensor × distância focal, e não a lente ou abertura.

O que é diferente do que vocês estão falando.  :aua:
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #108 Online: 09 de Novembro de 2019, 14:51:25
Essa calculadora de DOF me diz que se eu usar a mesma lente e a mesma abertura em M43, FF e MF vou ter menor DOF quanto menor for o sensor — ou seja, o que importa é a relação tamanho do sensor × distância focal, e não a lente ou abertura.

O que é diferente do que vocês estão falando.  :aua:

Eu não tenho ideia do algoritmo dessas calculadores de profundidade de campo, e até por isso não confio tanto nelas. Fiz uma simulação com outras calculadoras online e todas deram resultados ligeiramente diferentes entre si e com a que você mostrou. Esse resultado tem uma base teórica (que eu não sei explicar) mas é isso mesmo, quanto menor o sensor teoricamente menor a profundidade de campo. E aí, senão me engano, tem a ver com difração, algo do tipo. Só que as diferenças deveriam ser irrisórias, muito menores do que essas calculadoras mostram.

Daqui a pouco tô indo trampar, mas amanhã ou segunda posso tirar umas fotos com FF e APS-C e postar aqui. Já fiz isso antes, visualmente o resultado é o que se espera, usando a mesma lente, na mesma distância em relação ao assunto e mesma abertura f, o resultado é idêntico. Claro que aí é preciso cortar a foto da FF pro enquadramento ficar igual, mas é bem didático.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #109 Online: 09 de Novembro de 2019, 15:32:08
https://neilvn.com/tangents/full-frame-vs-crop-sensor-cameras-comparison-depth-of-field/

Uma comparacao pratica bem didatica.  :ok:

A diferenca e desprezivel.




« Última modificação: 09 de Novembro de 2019, 15:36:00 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #110 Online: 09 de Novembro de 2019, 16:34:32
O problema e ... nao existe situacao ideal. ... teorica.

Determinada lente tem o motor e bom,
outra e meia boca.

Uma tem maior resistencia a flare...

Outra tem o valor muito alto para determinada pessoa.
 
Entao... E besteira. 
« Última modificação: 09 de Novembro de 2019, 16:35:59 por Leonardo Tonin »


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #111 Online: 10 de Novembro de 2019, 07:42:21
O teste não diz, ou eu que procurei mas não consegui ver, se a lente é a mesma para os 3 sistemas.
Na minha cabeça são lentes distintas.
E com lentes distintas e em sistemas diferentes a profundidade de campo não é a mesma.
Se tiver uma lente, por exemplo,  que se adapte em sistemas diferentes, aí sim.
O teste mostra apenas que é uma 50mm fotografando sistemas diferentes e avaliando a prof. de campo.


Cadê os colegas já tem esse assunto bem resolvido para esclarecer de vez essa duvida do colega???

Por favor continuem falando sobre esse assunto...

Rahmati, existem tópicos antigos que já debateram bem esse tema, tem que procurar se eu achar alguma coisa mais explicativa trago aqui pra vc ver...


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #112 Online: 10 de Novembro de 2019, 07:55:46
Isto tem sentido qdo vc fotografa "normalmente" e compara resultados.
Mas numa situação de teste tudo tem que ser controlado para que as características que o Leonardo Tonin descreveu sejam isoladas ao máximo possível.

Faz sentido  :ok:
« Última modificação: 10 de Novembro de 2019, 07:57:58 por peridapituba »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #113 Online: 10 de Novembro de 2019, 08:31:26
É preciso entender que  sensor ff  tem uma area grande. Entao mesmo se tiver maior prof de campo, o resto sera desfocado e a largura influencia em nossa percepcao.

Mas, volto a afirmar...  85 da um pau nas 50. Exceto projetos mais caros.

Eu tenho uma lente com af rapido,  mas ruin ao lidar com flare, nitidez.

Dependendo da area, Vc tem menos escolhas ideais. E sao mais caras. Nao adianta...
« Última modificação: 10 de Novembro de 2019, 08:37:43 por Leonardo Tonin »