Autor Tópico: Computador para edição, não profissional (fotografia e vídeo)  (Lida 3099 vezes)

sareki

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino

Após uma pesquisa razoável, cheguei na seguinte configuração:

Ryzen 5 3600X (achei melhor custo/benefício, e os ryzen estão sendo elogiados)
Placa-Mãe TUF GAMING X570 PLUS
Placa de Vídeo Nvidia Geforce GTX1660
RAM HyperX Fury 8GB 2666, DDR4, CL 16 x 3
HD A2000 500GB
Fonte 650W
Coler Fan
Gabinte
SSD Kingston A400 (segundo HD)

Um custo "razoável", mas levando em consideração que posso utilizar por muito tempo, podendo dar um UP com processador superior, mais memória RAM...

Já tenho monitor IPS 24pol da DELL P2418D! E um outro secundário da samsung também FullHD.

Alguma correção para fazer? (que não poderá aumentar o custo, já está esticado)


Aprendendo, começando! Objetivo: fotografias de paisagens.
Nikon D7200 | Sigma 18-35 1.8 Art | Nikkor 50 1.8 D | Nikkor 70-300 s/VR | Tripé Manfrotto Compact Advanced Black.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2019, 12:50:22
Tá bem legal a configuração.

Tenho uma config bem parecida, com i7 8700 e GTX 980, que tem um desempenho bem parecido com o Ryzen 5 3600X e a GTX 1660.
Edito vídeos 4k sem problemas e o LR e o PS rodam liso.
Atualmente estou com 16gb de RAM e está servindo bem.

Minha única dica seria tentar economizar um pouco onde puder, talvez esperando por promoções, e pegar um calibrador para calibrar seus monitores.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2019, 13:26:09
Pesquisei muito e li que os Ryzen, embora tenham desempenho inferior aos Intel equivalentes em jogos, se destacam em multimídia. Boa escolha.

Dito isso, meu computador (é um Ryzen 7 3750H com GTX 1650, 32 Gb) de vez em quando fecha programas do nada. Os que sofrem são o Luminar (que é problemático) e o Windows Explorer, que reinicia meio que do nada. Pra edição de vídeo, uso o DaVinci Resolve, que roda sem problemas, inclusive arquivos H.265.

Minhas sugestões pra você são aumentar essa memória pra 16 Gb e, caso consiga fazer mais um esforço, colocar um SSD no lugar (ou junto) do HD.


sareki

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2019, 19:13:01
Tá bem legal a configuração.

Tenho uma config bem parecida, com i7 8700 e GTX 980, que tem um desempenho bem parecido com o Ryzen 5 3600X e a GTX 1660.
Edito vídeos 4k sem problemas e o LR e o PS rodam liso.
Atualmente estou com 16gb de RAM e está servindo bem.

Minha única dica seria tentar economizar um pouco onde puder, talvez esperando por promoções, e pegar um calibrador para calibrar seus monitores.

Di Torres,
Grato pelo cometário, de fato, tentando reduzir os preços mantendo o desempenho, mas está complicado. Colocam "gaming" nas peças e o valor infla, e difícil achar algo sem!
Já tenho um calibrador!
Aprendendo, começando! Objetivo: fotografias de paisagens.
Nikon D7200 | Sigma 18-35 1.8 Art | Nikkor 50 1.8 D | Nikkor 70-300 s/VR | Tripé Manfrotto Compact Advanced Black.


sareki

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2019, 19:18:29
Pesquisei muito e li que os Ryzen, embora tenham desempenho inferior aos Intel equivalentes em jogos, se destacam em multimídia. Boa escolha.

Dito isso, meu computador (é um Ryzen 7 3750H com GTX 1650, 32 Gb) de vez em quando fecha programas do nada. Os que sofrem são o Luminar (que é problemático) e o Windows Explorer, que reinicia meio que do nada. Pra edição de vídeo, uso o DaVinci Resolve, que roda sem problemas, inclusive arquivos H.265.

Minhas sugestões pra você são aumentar essa memória pra 16 Gb e, caso consiga fazer mais um esforço, colocar um SSD no lugar (ou junto) do HD.

felipemendes,
Bom saber! Preocupa essa questão de fechar programas do nada!
Não deixei claro, mas memória pretendo colocar 3 de 8GB.
E o SSD onde coloquei HD A2000, escrevi errado, para instalar os programas vou usar o SSD tipo "pente de memória", com cenexão "M.2", segundo consta elas são muito mais rápidas que os SSDs, que já são muito superiores ao HDs com discos.
Aprendendo, começando! Objetivo: fotografias de paisagens.
Nikon D7200 | Sigma 18-35 1.8 Art | Nikkor 50 1.8 D | Nikkor 70-300 s/VR | Tripé Manfrotto Compact Advanced Black.


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2019, 13:05:02
Estou um pouco desatualizado neste ano, mas parece ótima a configuração!
Só daria uma olhada na placa mãe, pois pode sobrar demais. Pode ter crossfire ou outros recursos que não serão realmente necessários.
Outra opinião, como disseram, é em aumentar a memória. 8 GB está tranquilo, mas quanto mais, melhor.

Ah, e colocar o SSD como principal (não sei se vc iria fazer isto).
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2019, 17:04:43
Bom saber! Preocupa essa questão de fechar programas do nada!...

Sareki,  quanto ao Luminar 3 fechar do nada (basicamente ter um "crash" ) infelizmente ele é assim mesmo , não é que ele tenha problema com ryzen   , pois eu eu tenho um notebook com core I7 e placa Nvidia (set "oposto" do felipemendes)  e Luminar tambem vira e meche trava , encerra abruptamente.

Só uma curiosidade,  pelos relatos que leio na internet um ryzen 3600 (sem o x) é um custo benefício ainda melhor que o 3600x , pois é um pouco mais barato e praticamente não há diferença   performance entre eles. Além do notebook que mencionei , tenho um desktop com um Amd FX8300. Se eu perceber que ele não aguenta um ambiente de trabalho em 4k, eu pretendo trocar por um ryzen 3600 "sem o x" .

Aliás,  eu tô mapeando um upgrade muito próximo que vc pretende. Caso vc  esteja considerando fazer alguma economia do set que vc sugeriu no início do tópico ,    um ryzen 3600 já vi i vários relatos e reviews,  que ele roda muito  bem em placas mãe com chipset B450 é , que são bem mais baratas que com o X570 , e com memórias de até 3200MHz !

E uma placa de vídeo que dizem ser ótimo  custo x benefício do momento é a radeon rx 570,  que to ja quase certo de comprar uma pra ver como meu FX8300 vai lidar com 4k (minha placa de vd atual não suporta  4k )


Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
« Última modificação: 12 de Novembro de 2019, 17:24:35 por dlgoes »


sareki

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Novembro de 2019, 17:34:06
Grato a todos que colaboraram, assim que montar venho colocar a minha percepção!
Aprendendo, começando! Objetivo: fotografias de paisagens.
Nikon D7200 | Sigma 18-35 1.8 Art | Nikkor 50 1.8 D | Nikkor 70-300 s/VR | Tripé Manfrotto Compact Advanced Black.


Slayk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2019, 11:41:32
Também estou montando um computador, e ai fiquei na dúvida entre um Notebook ou um Workstation, mas estou limitado a 5k, e ai que a cabeça pira, pois não há muito o que fazer, eu até estava pensando em me estrangular um pouco
e pegar esse note Dell por 5.7k

https://www.dell.com/pt-br/shop/gaming-and-games/novo-dell-g3-15/spd/g-series-15-3590-laptop/cag3590w20104brw

Pior que pra montar um computador, tem que entender de hardware e isso eu não sei bulhufas  :hysterical:


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2019, 01:40:21
Também estou montando um computador, e ai fiquei na dúvida entre um Notebook ou um Workstation, mas estou limitado a 5k, e ai que a cabeça pira, pois não há muito o que fazer, eu até estava pensando em me estrangular um pouco
e pegar esse note Dell por 5.7k

https://www.dell.com/pt-br/shop/gaming-and-games/novo-dell-g3-15/spd/g-series-15-3590-laptop/cag3590w20104brw

Pior que pra montar um computador, tem que entender de hardware e isso eu não sei bulhufas  :hysterical:

como assim não há muito que fazer com 5K ? hehe
com 5k da pra montar um desktop "monstruoso" junto com um monitor QHD pelo menos , até um 4K se achar alguma promoção.

Eu olhei as especificações desse note da Dell que vc mandou o link , e ele também um monstrinho hein, e vem com tela IPS,  fundamental pra edição de foto e/ou video.

Aí vc precisa avaliar sua preferência, mobilidade (indo pro notebook) ou procurar ter computador com a melhor performance possível dado o orçamento (desktop).

Mas esse note da Dell do link que vc mandou o link é top demais hein! Se eu tivesse precisando de um note e também tivesse disposto a gastar uns 5K, pegava ele fácil!
« Última modificação: 28 de Novembro de 2019, 01:43:29 por dlgoes »


Slayk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2019, 09:32:14
como assim não há muito que fazer com 5K ? hehe
com 5k da pra montar um desktop "monstruoso" junto com um monitor QHD pelo menos , até um 4K se achar alguma promoção.

Eu olhei as especificações desse note da Dell que vc mandou o link , e ele também um monstrinho hein, e vem com tela IPS,  fundamental pra edição de foto e/ou video.

Aí vc precisa avaliar sua preferência, mobilidade (indo pro notebook) ou procurar ter computador com a melhor performance possível dado o orçamento (desktop).

Mas esse note da Dell do link que vc mandou o link é top demais hein! Se eu tivesse precisando de um note e também tivesse disposto a gastar uns 5K, pegava ele fácil!

Mas as especificações que quero, e limitado, rsrs..
- I7 ultima geração
- Placa de vídeo de no minimo  4GB (ideal 6GB)

São os únicos requisitos que tenho, e pra desk o monitor DELL P2418D ai qualquer desk já cai na casa dos 5k.. mas realmente estou inclinado ao notebook, vou decidir até sábado.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 28 de Novembro de 2019, 12:55:06
Também estou montando um computador, e ai fiquei na dúvida entre um Notebook ou um Workstation, mas estou limitado a 5k, e ai que a cabeça pira, pois não há muito o que fazer, eu até estava pensando em me estrangular um pouco
e pegar esse note Dell por 5.7k

https://www.dell.com/pt-br/shop/gaming-and-games/novo-dell-g3-15/spd/g-series-15-3590-laptop/cag3590w20104brw

Pior que pra montar um computador, tem que entender de hardware e isso eu não sei bulhufas  :hysterical:

Tá bem legal! Mas creio que vc vai precisar de mais RAM. Ideal são 16 Gb, 12 tá legal. 8 Gb, por incrível que pareça, é limítrofe nos dias de hoje.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #12 Online: 28 de Novembro de 2019, 15:40:47
Mas as especificações que quero, e limitado, rsrs..
- I7 ultima geração
- Placa de vídeo de no minimo  4GB (ideal 6GB)

São os únicos requisitos que tenho, e pra desk o monitor DELL P2418D ai qualquer desk já cai na casa dos 5k.. mas realmente estou inclinado ao notebook, vou decidir até sábado.

i7 8700 sai por no máximo R$2000.
Placa mãe compatível tu acha por no máximo R$500.
16GB de memória sai por R$500.
Monitor Dell P2418D sai por R$1000.
GTX 1650 de 4GB você acha por R$800.
E um SSD de 240GB que sai por uns R$200.

Configuração mais do que suficiente para trabalhar com fotos e vídeos com folga por R$5000.
Se você pegar as promoções de Black Friday e conseguir economizar pelo menos R$500, vai dar até pra usar os descontos pra pegar um mouse e um teclado wireless da Microsoft (R$100), um gabinete bem refrigerado (R$200) e uma caixa de som decente da Edifier (R$200), além de outros acessórios que você queira.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2019, 15:51:55 por Di Torres »


Slayk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Novembro de 2019, 16:11:06
i7 8700 sai por no máximo R$2000.
Placa mãe compatível tu acha por no máximo R$500.
16GB de memória sai por R$500.
Monitor Dell P2418D sai por R$1000.
GTX 1650 de 4GB você acha por R$800.
E um SSD de 240GB que sai por uns R$200.

Configuração mais do que suficiente para trabalhar com fotos e vídeos com folga por R$5000.
Se você pegar as promoções de Black Friday e conseguir economizar pelo menos R$500, vai dar até pra usar os descontos pra pegar um mouse e um teclado wireless da Microsoft (R$100), um gabinete bem refrigerado (R$200) e uma caixa de som decente da Edifier (R$200), além de outros acessórios que você queira.

Obrigado Torres, o que eu quis dizer e que se for pra pagar quase 5k em um desk, eu pago no note que me da mais flexibilidade com praticamente as mesma configurações,  que é I7 9º e uma GTX de 4 ou 6GB


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2019, 16:26:10
Obrigado Torres, o que eu quis dizer e que se for pra pagar quase 5k em um desk, eu pago no note que me da mais flexibilidade com praticamente as mesma configurações,  que é I7 9º e uma GTX de 4 ou 6GB
Só fica de olho nos processadores e placas de vídeo dos notes.
Geralmente os processadores para notes tem menos cores/threads/boost e as placas de vídeo são mais fracas ou trabalham em menores frequências que as de PC, mesmo tendo o mesmo nome.
Geralmente notes com o mesmo desempenho de um PC custam 50% mais caros do que montar um desk.

EDIT: Acabei de ver o note que você postou.
Tá com um preço bom realmente.
Ele é um pouco mais lento que a configuração que passei (cerca de 15%), mas por ser note até que está por um preço legal.
Só recomendo ver se ele tem slots para colocar mais 2 pentes de memória para completar 16gb.
Vai sair por R$6000 se der pra colocar 16GB de RAM.
Se a mobilidade do note for mais importante do que o pouco desempenho a menos e a tela menor, vale a pena por apenas R$1000 a mais.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2019, 16:35:36 por Di Torres »