Autor Tópico: Pacote fotográfico da Adobe Creative Cloud: necessário ao iniciante?  (Lida 2160 vezes)

ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Pessoal, estou iniciando no mundo da fotografia, e já possuo uma Canon Eos M50.

Gostaria de saber se o pacote fotográfico da Adobe Creative Cloud seria necessário neste estágio, até mesmo porque o curso que estou fazendo o menciona.

Grato desde já. :)


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2019, 14:23:03
Necessário é bem relativo.
Existem inúmeros softwares alternativos. Muitos inclusive gratuitos.

Eu tentei migrar do pacote Adobe sem sucesso.
Muito provavelmente por culpa do meu fluxo intenso de trabalho e falta de tempo pra adaptar e usar outro software.

Mas pesquisa aqui no fórum sobre as alternativas. Há um tópico sobre o assunto por aí.
Tem muita gente que usa outro software por opção mesmo.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2019, 15:21:31
Na minha opinião R$43 por mês pelo Lightroom e Photoshop vale a pena.
Pago mais que isso na Netflix que não me ajuda a fazer dinheiro nenhum... muito pelo contrário. hahahah

E ainda dá pra pegar uma promoçãozinha se você entrar em contato com o suporte antes da compra.
Pergunte se tem alguma promoção rolando. Eu consegui renovar minha assinatura por R$34 mensais.
Com certeza deve estar rolando alguma promo agora também que estamos no mês da black friday.

A Adobe está disponibilizando updates interessantes com certa frequência que acabam justificando o sistema de assinatura.

Se você pretende se profissionalizar ou levar esse hobby mais a sério, vale a pena assinar esse pacote que é praticamente o standard da indústria e tem uma quantidade enorme de conteúdo educacional gratuito pela internet para você aprender a usar.
Eu já tentei algumas alternativas mas sempre acabei voltando.

Adobe pra mim é tipo a Canon, as concorrentes acabam tendo algumas features interessantes, mas não conseguem bater esses dois nos fundamentos que valorizo no meu trabalho.

Agora, se é necessário ao iniciante...
Eu diria que depende se você pretende já começar a aprender sobre edição e tudo que envolve o pós processamento.
Se sim, começar com o programa que você vai levar pro resto da sua carreira seria o ideal pois vai te salvar muito tempo no futuro por não precisar reaprender tudo em uma nova plataforma.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2019, 15:28:45 por Di Torres »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2019, 15:57:39
Na minha opinião R$43 por mês pelo Lightroom e Photoshop vale a pena.
Pago mais que isso na Netflix que não me ajuda a fazer dinheiro nenhum... muito pelo contrário. hahahah

E ainda dá pra pegar uma promoçãozinha se você entrar em contato com o suporte antes da compra.
Pergunte se tem alguma promoção rolando. Eu consegui renovar minha assinatura por R$34 mensais.
Com certeza deve estar rolando alguma promo agora também que estamos no mês da black friday.

A Adobe está disponibilizando updates interessantes com certa frequência que acabam justificando o sistema de assinatura.

Se você pretende se profissionalizar ou levar esse hobby mais a sério, vale a pena assinar esse pacote que é praticamente o standard da indústria e tem uma quantidade enorme de conteúdo educacional gratuito pela internet para você aprender a usar.
Eu já tentei algumas alternativas mas sempre acabei voltando.

Adobe pra mim é tipo a Canon, as concorrentes acabam tendo algumas features interessantes, mas não conseguem bater esses dois nos fundamentos que valorizo no meu trabalho.

Agora, se é necessário ao iniciante...
Eu diria que depende se você pretende já começar a aprender sobre edição e tudo que envolve o pós processamento.
Se sim, começar com o programa que você vai levar pro resto da sua carreira seria o ideal pois vai te salvar muito tempo no futuro por não precisar reaprender tudo em uma nova plataforma.


Fiz justamente oo caminho contrário, depois de mais de 25 anos usando Adobe, eu chutei o balde e não volto nunca mais.
Mas eu não trabalho comercialmente com fotografia e menos ainda preciso me adequar ao mercado, é 100% para meu uso, do jeito que eu achar melhor.
Se você pretende procurar emprego nessa área aí é bom saber mesmo. Se for trabalhar por conta própria, que se dane a Adobe.



aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2019, 19:48:24
Sugiro testar o ON1 PhotoRaw 2020, recém lançado. É pago, mas de forma diferente. Não é assinatura como na Adobe.
A partir da versão 2020 me parece um software mais consistente, concorrente de peso pro lightroom. Especialmente porque melhoraram bastante a lentidão do programa na versão anterior. O único porém é a tradução para o português, que é cômica; uma hora eles terão que arrumar isso. Nem consigo usar, de tão estranho. Deixo em inglês mesmo. Se precisar de um programa em português, esqueça por enquanto. E tem muito tutorial online, em inglês. Naturalmente, uma vez que é o software mais difundido, tutorial online para o Lightroom é muito mais fácil de achar, se brincar até em tupi-guarani... rs. O ON1 não tem o melhor resultado de edição, mas acredito ser um dos softwares mais completos atualmente. Se quero qualidade top uso o DXO Photolab.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2019, 13:31:38
Valeu amigos, por todas as opiniões e sugestões de softwares. :)

Vou levar tudo em consideração.

Mas pensando bem, é mesmo verdade. Pago 32,90 na Netflix, que mal uso, todo mês. 43 Reais no pacote fotográfico da Adobe não iria me matar, ainda mais pensando no aprendizado e no conteúdo que eu receberia.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 16 de Novembro de 2019, 04:26:07
Eu sempre fui mão-de-vaca com software. Sempre usei Gimp e RawTherapee. São dois programas excelentes, que têm custo x benefício infinito, porque são gratuitos. O RawTherapee continua sendo um caso à parte, porque nenhum outro software tem tantas opções pra processamento de raw. A questão é: quanto vc está disposto a fuçar nestas opções, uma vez que outros programas podem te levar a resultados tão bons quanto com menos cliques (a não ser que vc queira algo muito específico. Aí só RT).

O Gimp... Como não adorar o Gimp? Sustentado pela comunidade, gratuito, e de vez em quando um filtro "revolucionário" surge primeiro pra ele. Mas o fato é que os algoritmos do Gimp estão bem aquém dos programas comerciais. Isso é fácil de constatar ao abrir uma imagem e, por exemplo, clarear as sombras.

O que me leva à conclusão. Se hoje o Photoshop fosse um programa comprável, eu compraria e usaria a mesma versão por muito tempo. Com essa coisa de assinatura, fico compelido a assinar somente quando tiver necessidade, ou deixar acumular trabalho e assinar um mês pra editar um monte (te falei que sou mão-de-vaca). Mas hoje é difícil contestar que o PS é o software mais completo pra edição de foto que existe.

Dito isso (ainda na conclusão), tem outros programas que fazem bonito. Atualmente estou usando o Luminar, que tem vários filtros muito bons baseados em inteligência artificial, mas que consome uma barbaridade de recursos de memória e acesso a disco. Isso normalmente se traduz em um computador mais potente, que precisa ser fatorado no seu gasto. Por exemplo, o PS roda redondo efeitos que o Luminar consome os 32 GB de RAM que meu computador tem. Fora que plugins tais como os auxiliares de impressoras fotográficas só existem pro PS.

Então, acho que sua escolha depende de fatores:
1. Se vc acha que suas fotos ainda não são dignas de edição, ou que mesmo com edição, suas fotos não vão melhorar, não gaste nada: vá de Gimp e RT. Aprenda sobre os rudimentos da edição de imagens;
2. Se suas fotos nunca vão ver o papel, mas vc quer botar no Instagram um trabalho que vai impressionar os amigos, vá de um programa que vc possa comprar (barato). E aprenda a usar bem. E tenha a máquina apropriada (no caso do Luminar).
3. Se vc quer tudo ao mesmo tempo, não tem como escapar da Adobe.



leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2019, 12:51:23
Na minha opinião R$43 por mês pelo Lightroom e Photoshop vale a pena.
Pago mais que isso na Netflix que não me ajuda a fazer dinheiro nenhum... muito pelo contrário. hahahah

E ainda dá pra pegar uma promoçãozinha se você entrar em contato com o suporte antes da compra.
Pergunte se tem alguma promoção rolando. Eu consegui renovar minha assinatura por R$34 mensais.
Com certeza deve estar rolando alguma promo agora também que estamos no mês da black friday.

A Adobe está disponibilizando updates interessantes com certa frequência que acabam justificando o sistema de assinatura.

Se você pretende se profissionalizar ou levar esse hobby mais a sério, vale a pena assinar esse pacote que é praticamente o standard da indústria e tem uma quantidade enorme de conteúdo educacional gratuito pela internet para você aprender a usar.
Eu já tentei algumas alternativas mas sempre acabei voltando.

Adobe pra mim é tipo a Canon, as concorrentes acabam tendo algumas features interessantes, mas não conseguem bater esses dois nos fundamentos que valorizo no meu trabalho.

Agora, se é necessário ao iniciante...
Eu diria que depende se você pretende já começar a aprender sobre edição e tudo que envolve o pós processamento.
Se sim, começar com o programa que você vai levar pro resto da sua carreira seria o ideal pois vai te salvar muito tempo no futuro por não precisar reaprender tudo em uma nova plataforma.

Boa!

Essa questão de ser necessário é bem relativo mesmo, como ja disseram existem diversos outros programas e inclusive gratuitos, vale a pena dar uma lida sobre e ir experimentando e ver qual se adequa as suas necessidades... eu uso adobe a 26 anos e pra mim esta ótimo, não usei nada que fizesse eu partir para outro, mas se um dia ver algo, que pra mim, venha a vale a pena mudar eu não tenho problemas em trocar, mas cada um tem que ver oq é melhor para as suas necessidades...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 16 de Novembro de 2019, 16:05:16
Antes de tudo vem a pergunta: você fotografa em RAW? A resposta deveria ser sim se você pretende entrar a fundo nesse hobby ou profissão. Isso te obriga a ter um software decente para fazer manipulação. Eu ainda acho que o ambiente Adobe está muito mais a frente do que os outros e vale a pena. Poderia ser mais barato? Poderia sim mas é o que temos para hoje.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2019, 11:52:05
É verdade, amigos. São muitas opções. Temos de conferir tudo em detalhes, antes de concretizar qualquer coisa.

No momento, sim, estou usando RAW.


rmontroni

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 20 de Novembro de 2019, 12:02:49
Tenho usado o capture one pro 12 em substituto para p lightroom e o Affinity Photo como substituto do PhotoShop.
Estou satisfeito. O Capture one é na minha opinião mais poderoso que o Ligthroom e tem um manejo mais sofisticado de cores.
O Affinity Photo ainda está atrás do photoshop, mas para meu uso ele é satisfatório.
Eu não gosto nem um pouco de pagar mensalmente. Prefiro comprar o programa uma vez e atualizar quando eu achar que devo
Nikon d610. Lentes: Nikon 50mm 1.8g; Nikon 20mm 1.8g; Nikon 70-300 4.5-5.6g