Autor Tópico: Luminosidade, Estética e Características das Lentes  (Lida 765 vezes)

leandrorocha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Online: 18 de Novembro de 2019, 00:10:01
Bem, eu tenho uma ideia geral do motivo pelo qual eu sempre sinto uma diferença na aparência das fotos entre as lentes que eu uso, mas como não consegui encontrar alguém comentando decidir vir aqui para confirmar.

Ontem fui a um parque tirar algumas fotos com as minhas 24-105L F4 e 50mm F1.8.

O dia estava com uma luz agradável e decidi fazer um teste. Fotografei a mesma estátua usando meu tripé com ambas as lentes usando ISO 100, 50mm de distancia focal e ambas em suas aberturas máximas.

Obviamente as fotos saíram com aparências distintas devido a abertura do diafragma. As fotos com a 50mm pareciam muito mais "vivas" do que as feitas com a 24-105mm.

Decidi então alterar a velocidade do obturador com minha 24-105 de modo a capturar mais luz e tentar chegar em uma foto que fosse esteticamente parecida com a que eu tirei com a minha 50mm, mas independente da velocidade utilizada nunca conseguia chegar em algo tão "vivo" e "claro".

Outro teste que fiz foi comparar ambas as lentes em 50mm em F4 e ainda assim havia uma diferença entre ambas.

Já li em alguns lugares que cada lente tem suas próprias características e estética, logo imagino que por mais que eu tente equiparar os parâmetros de ambas as lentes ainda assim apresentarão estéticas diferentes.

Alguém mais já fez este tipo de teste e chegou a resultados parecidos?
« Última modificação: 18 de Novembro de 2019, 00:10:55 por leandrorocha »


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2019, 08:59:10
Se vc se refere a estética do caso como o desfoque de ambas em f/4 por exemplo, as lentes tem construção diferentes, mesmo em F/4 elas se comportarão bem diferentes. Veja a quantidade de vidros que tem dentro da 24-105, são 18 lentes, na 50mm são só 6 (me refiro a 1.8 STM).
É normal ter uma pequena alternância de tons de uma lente pra outra. Eu tinha a 35mm f/2, a antiga mesmo, e comparada com a 50mm STM as fotos puxavam bem pro magenta, era muuuito perceptível colocando dois JPGs um do lado do outro. Nada dificil de resolver na pós. Isso é devido ao coating empregado na lente.

Tudo é diferente ali. A curvatura e o tamanho dos vidros influenciam muito na estética. Acredito que só se perceba essa diferença comparando, na prática em f/4, sem comparação direta vc nem saberá qual é qual.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2019, 10:25:06
Faltou só postar essas fotos em f/4 para ilustrar a diferença.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2019, 10:36:27
Cada lente tem suas características específicas. Luminosidade, contraste, cores, flare, bokeh, etc... Já começa que uma zoom é geralmente mais escura que uma fixa, mesmo em aberturas iguais. Existem lentes que dão resultados bem parecidos entre si, mas no geral cada uma vai ser diferente mesmo.

Em abertura máxima geralmente é onde as lentes apresentam mais "defeitos", como perda de contraste e nitidez, mais aberrações cromáticas, etc. Então, mesmo que compare as duas lentes em f/4, não vai ser "justo" com a 24-105 porque ela estará em abertura máxima. O ideal seria comparar ambas em aberturas um tanto menores, f/8, algo assim, que não esteja nem perto da abertura máxima e nem da mínima.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2019, 10:39:53
Sou hobbista e, quando comecei, acabei comprando, aos poucos, uma ou outra lente. Atualmente tenho 3 zooms e 3 fixas. Algumas que comprei uso bem pouco (85mm 1.8, por exemplo; e a 10-18 STM). Como geralmente fotografo família, viagem e filhos pequenos, que não param quietos, normalmente tendo a usar as zooms ou a 24mm STM, fixa mais aberta que tenho, para não correr o risco de o guri se aproximar de mim e eu ficar sem ângulo.
Este final de semana tive oportunidade de usar bastante minha 50mm 1.8 STM e a 85mm, bem como a 24mm. Estava justamente ontem à noite vendo estas fotos e pensando em como me agradam mais do que as zooms. Digo com relação ao produto final, especialmente as cores. Obviamente se vou sair com uma ou duas lentes tenho que pesar o que vou preferir: a praticidade e agilidade das lentes zoom ou a qualidade das fixas. Mas, em se tratando do tema do tópico, a qualidade da foto final, eu hoje tenho pra mim que as fixas são bem melhores (todo mundo fala isso, é verdade... eu já sabia; o que fiz agora foi constatar com o que tenho aqui em casa, com calma, comparando as minhas fotos).
Mas realmente estou curioso para ver as fotos que você tirou e olhar a diferença, uma fez que a sua zoom é prime, coisa que não tenho aqui.
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2019, 12:35:17
A primeira coisa é que você fez algo muito saudável, que é sair, comparar estudar seu equipamento em condições reais ao invés de ficar vendo testes de laboratório.

Segundo, você não falou nada sobre foco. Imagino que o ponto (único) de foco tenha sido o mesmo entre as duas lentes. Porque foco em área pode dar diferenças que podem fazer uma lente parecer pior que a outra. Experimente fotografar algo onde você pode ver que o foco está em algum lugar, tipo arbustos ou grama.