Autor Tópico: Dúvida cruel - comprei um sistema novo - mantenho o "velho"?  (Lida 2529 vezes)

penna_i

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • I am a passenger
Online: 18 de Novembro de 2019, 10:36:43
Pessoal, sei que esta seria uma decisão bastante pessoal e no fim, eu tenho que acabar me decidindo... mas queria ouvir opiniões.

Sempre gostei de cameras nikon - aprendi com uma nikon FM que era do meu pai, depois comprei uma d3100 e há uns 2 anos uma D610 com a lente 24-120mm. Uso para fotos de família, viagens e assuntos aleatórios mesmo, mais para diversão.

Há uns meses fui cair na bobeira de pesquisar o que tinha de novo no mercado, por mera curiosidade e acabei me empolgando e comprando uma Fuji Xt30,  com a lente 27mm. E fiz isso pensando em manter as 2 cameras, usando a Fuji como "camera de bolso" para fotos mais espontaneas, passeios casuais enfim...  e revezar com a nikon, que tem uma pegada incomparável

- gostei muito da Fuji, suas dimensões compactas e sua facilidade de uso - touch, EVF, eye EF e uma nitidez incrível, e a qualidade/cores da Jpegs, nem se fala, é diversão garantida. Então vira e mexe me pego pensando em vender a D610 c/ a lente 24-120mm f4 e pegar essa grana e investir em lentes da Fuji.

- tenho visto d610  nova por 5500 e a 24-120mm por 3k guedes no ML. A D610 comprei nos eua com 3K cliques, atualmente deve estar em torno de 15k.

- sem que a decisão é pessoal, mas gostaria de ouvir opiniões - provavelmente muitos passaram pelo mesmo dilema.
Abc.
Nikon FM
Fujifilm XT 30
Instagram: Cardiologista_ivan.penna


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2019, 10:45:32
Em primeiro lugar, pra que vc usa as cameras? Se fosse o meu uso pra trabalho mantinha tudo Fuji.

Se é pra lazer, eu tenho uma X-E1, mais portátil e discreta.
Pra trabalho é mais fácil ter um sistema apenas, eu tenho Canon. Eu penso em ir pra Fuji, mas no trabalho não vai trazer grandes mudanças de resultado. A Canon me agrada demais da conta.

Eu penso que vc manter os dois sistemas vc ta sempre sem saber o que usar. É igual ter um monte de lentes. Eu só tenho a Fuji pra coisas descompromissadas, viagens e fotos de família, ta sempre comigo. Trabalho é trabalho e meu set é mais robusto na Canon.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


penna_i

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • I am a passenger
Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2019, 10:47:07
Em primeiro lugar, pra que vc usa as cameras? Se fosse o meu uso pra trabalho mantinha tudo Fuji.
 não vai trazer grandes mudanças de resultado. A Canon me agrada demais da conta.


Pois então, não uso para trabalho. Sou só entusiasta mesmo...
Nikon FM
Fujifilm XT 30
Instagram: Cardiologista_ivan.penna


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2019, 11:05:20
Então escolhe o que melhor te agrada e vai hehe.

A fuji tem ótimas lentes em tamanho compacto, até mesmo as zooms são extraordinárias, a minha é uma lente de kit (XC 16-50), mas perto das minhas Canon bem mais caras não faz feio.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2019, 11:19:17
Veneninho da Fuji já tá na veia né!? :hysterical:

Como vc usa para hobby acho que a decisão é mais fácil ainda, escolhe o que você vai usar mais! Qualidade por qualidade você terá em ambas!
Quantas vezes você usou a Nikon depois que pegou a Fuji?


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2019, 11:23:52
Tirando a empunhadura, o que a Nikon tem que a Fuji não tem?

Se for o alcance da lente, isso pode ser resolvido fácil.

Se vê diferença de qualidade, seria um fator de complicação, mas se está satisfeito com a Fuji, fica nela! D610+24-120 é um puta conjunto, mas sabemos que é grande, pesado, etc.
PRa alguém fotografar você, por exemplo, já é mais complicado, rrsrsrs.

Euzinho aqui, se tivesse outra profissão, carreira, e fotografasse só por hobby, manteria a Fuji


penna_i

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • I am a passenger
Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2019, 11:43:29

PRa alguém fotografar você, por exemplo, já é mais complicado, rrsrsrs.


 :hysterical:
Nikon FM
Fujifilm XT 30
Instagram: Cardiologista_ivan.penna


penna_i

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • I am a passenger
Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2019, 11:44:52
Acho que vou anunciar e ver se consigo um bom valor, isso também deve ajudar na tomada de decisão
Nikon FM
Fujifilm XT 30
Instagram: Cardiologista_ivan.penna


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2019, 11:49:36
Pois então, não uso para trabalho. Sou só entusiasta mesmo...
Mesmo pra trabalho as Fujis são bem robustas, mas sinceramente na Fuji vc terá mais acesso a lentes que na Nikon.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2019, 12:26:06
Acho importante, mesmo sendo amador, você saber qual o seu roadmap:

- é cobrir todas as DFs, desde 12 até 400mm (em FF)? No meu caso, por exemplo, tem uma "brecha" enorme entre 85mm (equivalente) e 250mm.

- É ter lentes claras? Neste caso, quanto mais claras, melhor, ou f/2 já tá de bom tamanho? E a profundidade de foco, é importante pra você? Lembre que FF vai te dar menor profundidade com lentes de mesma abertura.

- É tamanho? Note que tamanho e conforto são normalmente excludentes: Se é confortável de transportar, provavelmente vai ser menos confortável de usar. E vice-versa.

Depois de definir isso, assumindo que você se sente igualmente confortável nos dois sistemas, veja quanto custam as lentes que vc quer. As f/1.8 Nikon têm preços difíceis de competir.

Eu, quando estava na sua situação, migrei pra Fuji sem olhar pra trás. O motivo na época (que continua sendo) era a falta de lentes especializadas em APS-C. No seu caso, com uma D610, esse problema não existe. De certa forma, torna sua decisão mais fácil, porque pra qualquer lado vc estará indo bem.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2019, 14:50:26
:hysterical:

Você dá risada, mas aposto que quando pediu pra alguém te fotografar com a 610, a pessoa já encrencou com o viewfinder! kkkkkkkkkkkkkkkkk

"eu não sei usar isso aqui não, não dá pra ver na tela?"


 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2019, 18:12:54
- tenho visto d610  nova por 5500...

Independente da escolha,a realidade de venda esta bem longe desse valor, fiz uma breve busca no ML e encontrei 50 D610 usadas a venda. Vi uma com 60k, com grip e duas baterias por R$3000,00

Com essa onde de ML, o que tem de DSLR antiga sobrando por ai "não está escrito".


penna_i

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • I am a passenger
Resposta #12 Online: 18 de Novembro de 2019, 18:56:15
Independente da escolha,a realidade de venda esta bem longe desse valor, fiz uma breve busca no ML e encontrei 50 D610 usadas a venda. Vi uma com 60k, com grip e duas baterias por R$3000,00

Com essa onde de ML, o que tem de DSLR antiga sobrando por ai "não está escrito".


Com certeza, com novas a 5500, estou pensando nessa média mesmo
Nikon FM
Fujifilm XT 30
Instagram: Cardiologista_ivan.penna


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.041
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Novembro de 2019, 00:46:18
Cara, vende a Nikon enquanto dá pra pegar algum dinheiro nela.

Sei que vai ter gente que vai ter arrepio na espinha de ler isso, e talvez até dor de cabeça de raiva, mas sinceramente, aproveita pra se livrar disso antes que vire peso de papel.

Opinião de quem usou Nikon por anos e foi muito feliz com o que tinha (e às vezes até tem saudades, #sqn).

Camera é só um objeto. O que importa são as imagens que vc faz com ela. No caso de vc se livrar da Nikon, sobrarão as imagens, e uma outra ferramenta para obtê-las (a Fuji).


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #14 Online: 19 de Novembro de 2019, 09:53:01
Cara, vende a Nikon enquanto dá pra pegar algum dinheiro nela.

Sei que vai ter gente que vai ter arrepio na espinha de ler isso, e talvez até dor de cabeça de raiva, mas sinceramente, aproveita pra se livrar disso antes que vire peso de papel.

Opinião de quem usou Nikon por anos e foi muito feliz com o que tinha (e às vezes até tem saudades, #sqn).

Camera é só um objeto. O que importa são as imagens que vc faz com ela. No caso de vc se livrar da Nikon, sobrarão as imagens, e uma outra ferramenta para obtê-las (a Fuji).

Você está coberto de razão.
Hoje as DSLR's do nível da D610 já virou um engodo. A Cristiane Guellert está vendendo a 6D "zeradinha" dela a um tempão, já baixou para 3,5R$ e não vende.

Se tiver a intenção de vender, que venda logo.

Eu tenho uma (D610) e vou usar até não prestar mais, depois pinto de verde e jogo no mato.