Autor Tópico: Enfim alguém mostra o Back Focus do Mirrorless e a obrigatoriedade do Eye AF  (Lida 4295 vezes)

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • 1° Mecenas do Forum
Enfim alguém na internet publicou o que eu já vinha dizendo há meses

O artigo tem várias páginas, selecionei a que cita o back focus

E não foi com uma câmera de entrada, foi com uma bem cara...

O Back Focus no Mirrorless existe e não há como ajustá-lo na câmera porque as câmeras vem sem essa opção de ajuste. Obrigando no uso do EyeAF

O mesmo caso do shutter counter que certas marcas/modelos ignoram como se o Mirrorless não tivesse partes mecânicas que quebram

https://blog.kasson.com/gfx-100/fuji-gfx-100-eye-af-some-examples/

"The focus is on the eyelashes. At this aperture, the camera back-focuses when you’re using the spot AF mode, and it reverses that behaviour here. It has avoided focusing on the eyeborws, though, which occasionally happens with eye-AF on other cameras."

Abaixo, uma das minhas citações citando o problema com o foco e a obrigação do EyeAF na fotografia profissional em Mirrorless

Muito bom, Thales !!

Realmente no óculos, mesmo sem ampliar, a foto se perdeu (do ponto de vista comercial, essa foto jamais iria para uma propaganda de página A4 ou capa de revista)

Não sei na sua câmera, mas na minha, sou obrigado a usar EyeAF

Hoje, de novo, perdi mais duas fotos porque esqueci de ativá-lo e usei o processo tradicional

Como só usei em pessoas paradas, percebo o foco pulando muito mas, depois se acerta.

Ele pula muito para a sombrancelha e, as vezes, dá uma de louco pulando para pontos diversos e distantes...

Mas, com gente parada, depois dos pulos, ele acerta 100%

Isso acontece no seu equipamento ?

Ps.:
Vou testar com pessoas de óculos  :ok:

Meses atrás, em algumas mensagens, expliquei que a única forma de trabalhar em estúdio era com o EyeAF e que este era uma necessidade, uma obrigatoriedade (e não, necessariamente, um benefício) devido aos problemas de foco do Mirrorless

Ninguém pode enganar todo mundo todo o tempo - Abraham Lincoln
« Última modificação: 18 de Novembro de 2019, 15:52:43 por Ernesto »
"You can fool all the people some of the time and some of the people all the time, but you cannot fool all the people all the time." - Abraham Lincoln

felipemendes

• Benfeitor
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • A teoria sem a prática vira "verbalismo".
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2019, 12:42:35
E esse pedaço do mesmo texto aqui, que diz que as Nikon Z podem compensar?
Of all the eye-AF MILCs I know, only the Nikon Z6 and Z7 give you the opportunity to dial in some focus compensation to improve your odds of focusing on the iris.

Nessa foto aqui, quando o assunto está olhando pra baixo, tem alguma câmera no Universo que seja capaz de focar no olho? Ou só DSLR não puódi?
Felipe

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • 1° Mecenas do Forum
Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2019, 15:31:12
E esse pedaço do mesmo texto aqui, que diz que as Nikon Z podem compensar?

...

Qq câmera ML/DSLR pode compensar deste que tenha ajuste de Front/Back Focus

Acontece que nem todas ML tem o ajuste para, com isso, manter a mentirinha e o mito de não ter Front/Back Focus

Igual faziam com o mito do Shutter Counter nas ML (algumas marcas ainda fazem).
« Última modificação: 19 de Novembro de 2019, 15:34:10 por Ernesto »
"You can fool all the people some of the time and some of the people all the time, but you cannot fool all the people all the time." - Abraham Lincoln

felipemendes

• Benfeitor
  • Referência
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2019, 16:05:46
Qq câmera ML/DSLR pode compensar deste que tenha ajuste de Front/Back Focus

Acontece que nem todas ML tem o ajuste para, com isso, manter a mentirinha e o mito de não ter Front/Back Focus

Igual faziam com o mito do Shutter Counter nas ML (algumas marcas ainda fazem).

Meu caro Ernesto, se vc fizer foco manual, tendo acesso a ampliação de 100% e tempo, você vai errar o foco? Creio que não. As ML focam exatamente da mesma maneira, usando PDAF pro foco grosseiro e CDAF pro foco fino. Essa questão de back focus é simplesmente porque a câmera seleciona a área do olho, depois detecta o contraste dos cílios ao invés da íris. Convenhamos, essa é uma diferença bem pequena. Se o algoritmo da câmera é capaz de reconhecer o olho e usar CDAF naquela região, não existe empecilho a refinar o algoritmo pra detectar a íris dentro do olho e fazer foco de novo. Só acho que ninguém dava importância a isso. Com 100 Mp, pode ser que se torne importante. Pode ser que não. Pela quantidade de gente feliz por aí focando no cílio ao invés da íris, eu diria que não é muito importante hoje.
Felipe

Di Torres

• Colaborador(a)
Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2019, 16:06:03
Isso não é back/front focus.

Isso é comportamento do sistema de foco.
E isso não é representação para todas as mirrorless, pois depende se o sistema de foco é PD, DP ou CD ou alguma combinação dessas, e ainda da optimização do firmware/sistema da câmera.

Back/front focus é quando a câmera calcula o foco em um lugar e foca em outro. Nesses exemplos a câmera focou onde realmente queria, pois ela detectou os cílios ou a sombrancelha como o local correto de foco e focou nesses locais.
Isso é resolvido com optimazação de software por parte da fabricante e não com ajuste de foco.
Se você tentar resolver isso com ajuste de foco, em outras situações a câmera vai se comportar de forma incorreta.

O melhor jeito de testar e detectar por back/front é com Focus charts em um plano diagonal em relação a camera.
Esse artigo está testando outra coisa.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2019, 16:10:50 por Di Torres »

felipemendes

• Benfeitor
  • Referência
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2019, 16:11:16
Esse artigo está testando outra coisa.

Exatamente.
Felipe

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • 1° Mecenas do Forum
Resposta #6 Online: 19 de Novembro de 2019, 16:38:37
Meu caro Ernesto, se vc fizer foco manual, tendo acesso a ampliação de 100% e tempo, você vai errar o foco? Creio que não. As ML focam exatamente da mesma maneira, usando PDAF pro foco grosseiro e CDAF pro foco fino. Essa questão de back focus é simplesmente porque a câmera seleciona a área do olho, depois detecta o contraste dos cílios ao invés da íris. Convenhamos, essa é uma diferença bem pequena. Se o algoritmo da câmera é capaz de reconhecer o olho e usar CDAF naquela região, não existe empecilho a refinar o algoritmo pra detectar a íris dentro do olho e fazer foco de novo. Só acho que ninguém dava importância a isso. Com 100 Mp, pode ser que se torne importante. Pode ser que não. Pela quantidade de gente feliz por aí focando no cílio ao invés da íris, eu diria que não é muito importante hoje.

Concordo plenamente  :ok:

O texto diz Back-focus porque o (de)efeito faz um Back Focus (está na gramática correta na língua inglesa)

----

Enfim, erra o foco...

Se tecnicamente iremos chamar back-focus, front-focus, crap-focus, shit-focus, anyway... é outro caso

E não é com lente velha/mexida como no DSLR

Erra o foco e com lentes novas e não há ajuste na câmera para corrigir

E sim, no ML, errar o foco nos olhos de uma capa de revista, anula a foto completamente
« Última modificação: 19 de Novembro de 2019, 16:47:37 por Ernesto »

felipemendes

• Benfeitor
  • Referência
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 19 de Novembro de 2019, 16:54:11

Ufa! Finalmente!  :ok:

E sim, no ML, errar o foco nos olhos de uma capa de revista, anula a foto completamente

Quando eu for fazer minha próxima capa de revista, vou ter isso em mente. Mas, de curiosidade, vc falou "no ML". Quer dizer que no DSLR, errar o foco nos olhos é aceitável?
Felipe

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • 1° Mecenas do Forum
Resposta #8 Online: 19 de Novembro de 2019, 17:05:16
Ufa! Finalmente!  :ok:

Quando eu for fazer minha próxima capa de revista, vou ter isso em mente. Mas, de curiosidade, vc falou "no ML". Quer dizer que no DSLR, errar o foco nos olhos é aceitável?

Eu devia ter escrito:

"E sim, no MF, errar o foco nos olhos de uma capa de revista, anula a foto completamente"

Obrigado pela correção  :ok:

felipemendes

• Benfeitor
  • Referência
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 19 de Novembro de 2019, 17:55:47

E enfim, erra o foco... chamemos de back-focus, front-focus, shit-focus, anyway...

Vou ter que te dar razão nessa. Não tem como corrigir. Não porque é uma barreira técnica, mas porque ninguém até agora achou importante corrigir. Talvez com as novas Canon f/1.2 que estão vindo, junto com câmeras de mais de 60 Mp, isso passe a ser um problema.
Felipe

Di Torres

• Colaborador(a)
Resposta #10 Online: 19 de Novembro de 2019, 18:16:50

Enfim, erra o foco...

Se tecnicamente iremos chamar back-focus, front-focus, crap-focus, shit-focus, anyway... é outro caso

E não é com lente velha/mexida como no DSLR

Você mesmo já disse que dá pra arrumar e já viu a solução.
Você acabou de dizer nesse tópico mesmo que em uma camera que você testou apenas com o Eye AF a camera focava na iris.

Oras... Isso significa que na função Eye AF essa fabricante fez um algoritmo para lidar com esse tipo de situação sem problemas.

Se acontece nos outros modos e não acontece no Eye AF, é prova do que já disse antes, que é um erro de software perfeitamente possível de ser programado pelos fabricantes.

E você sabendo que as fabricantes programaram o Eye AF perfeitamente para esse tipo de situação, se você errar por usar outro modo o erro é seu e não da câmera.

Mas agora que dismistificamos mais esse problema criado na mente do Ernesto para tentar justificar seu argumento de que só DSLR pode ser usada profissionalmente, seguimos para o próximo assunto.

Di Torres

• Colaborador(a)
Resposta #11 Online: 19 de Novembro de 2019, 18:25:23
E outra... Isso também acontece com DSLR.

E mais outra... Esse problema mesmo presente não afetaria em nada o trabalho de alguém fotografando pra revistas.
Ainda tô pra ver uma capa de revista feita com DOF curto a ponto desse problema ser visível nesse cenário.

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • 1° Mecenas do Forum
Resposta #12 Online: 19 de Novembro de 2019, 18:47:51
...

E mais outra... Esse problema mesmo presente não afetaria em nada o trabalho de alguém fotografando pra revistas.
Ainda tô pra ver uma capa de revista feita com DOF curto a ponto desse problema ser visível nesse cenário.

Tá precisando comprar mais Marie Claire....  :wub:

iBazar... :wub:

Nova... :wub:
« Última modificação: 19 de Novembro de 2019, 18:48:44 por Ernesto »

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 19 de Novembro de 2019, 19:05:10
Ou seja, ainda não apareceu ninguém pra provar que ML tem back ou front focus.  :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

Di Torres

• Colaborador(a)
Resposta #14 Online: 19 de Novembro de 2019, 19:08:29
Tá precisando comprar mais Marie Claire....  :wub:

iBazar... :wub:

Nova... :wub:

Fui no Google só pra ver...
Ainda tô pra achar um exemplo que justifique sua preocupação.
Tudo parece ser feito em no mínimo f/5.6 em até 200mm.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2019, 19:19:38 por Di Torres »