Autor Tópico: Enfim alguém mostra o Back Focus do Mirrorless e a obrigatoriedade do Eye AF  (Lida 4297 vezes)

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • 1° Mecenas do Forum
Resposta #15 Online: 19 de Novembro de 2019, 19:26:21

Fui no Google só pra ver...
Ainda tô pra achar um exemplo que justifique sua preocupação.
Tudo parece ser feito em no mínimo f/5.6 em até 200mm.

Então, agora falta você ler  :wub:
"You can fool all the people some of the time and some of the people all the time, but you cannot fool all the people all the time." - Abraham Lincoln

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • 1° Mecenas do Forum
Resposta #16 Online: 19 de Novembro de 2019, 19:29:53
Ou seja, ainda não apareceu ninguém pra provar que ML tem back ou front focus.  :hysterical:

Não se pode dizer que acontece em todas as marcas e modelos mas, já se comprovou aqui  :ok:

Para ver se sua lente tem, faça uns Close Ups abrindo todo o diafragma
« Última modificação: 19 de Novembro de 2019, 19:31:53 por Ernesto »
"You can fool all the people some of the time and some of the people all the time, but you cannot fool all the people all the time." - Abraham Lincoln

Di Torres

• Colaborador(a)
Resposta #17 Online: 19 de Novembro de 2019, 19:30:28
Então, agora falta você ler  :wub:

Boa!

:hysterical:

Fábio Secioso

• Colaborador(a)
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #18 Online: 19 de Novembro de 2019, 19:53:42
Foto de revista que foca a íris e desfoca os cílios?

Interessante....

Queria ver....
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • 1° Mecenas do Forum
Resposta #19 Online: 19 de Novembro de 2019, 19:57:51
Foto de revista que foca a íris e desfoca os cílios?

Interessante....

Queria ver....

Que eu saiba é o contrário: Foca nos olhos e borra os cílios...

deve ter várias modalidades b :D

Tb tem um Bônus do EyeAF:
Foca na sombrancelha e borra os olhos
« Última modificação: 19 de Novembro de 2019, 20:12:51 por Ernesto »

cheferson

• Colaborador(a)
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #20 Online: 22 de Novembro de 2019, 03:16:08
Isso não é back/front focus.

Isso é comportamento do sistema de foco.
E isso não é representação para todas as mirrorless, pois depende se o sistema de foco é PD, DP ou CD ou alguma combinação dessas, e ainda da optimização do firmware/sistema da câmera.

Back/front focus é quando a câmera calcula o foco em um lugar e foca em outro. Nesses exemplos a câmera focou onde realmente queria, pois ela detectou os cílios ou a sombrancelha como o local correto de foco e focou nesses locais.
Isso é resolvido com optimazação de software por parte da fabricante e não com ajuste de foco.
Se você tentar resolver isso com ajuste de foco, em outras situações a câmera vai se comportar de forma incorreta.

O melhor jeito de testar e detectar por back/front é com Focus charts em um plano diagonal em relação a camera.
Esse artigo está testando outra coisa.

Resumiu tudo que eu ia falar rsrsrs. As mirrorless podem ter alguns problemas, mas problemas de front e back focus, definitivamente não ocorrem , já que esse problema só ocorre por questões de compatibilidade espelho/sistema de pontos de foco, algo que não existe nas Mirrorless. Próximo tópico por favor...

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #21 Online: 22 de Novembro de 2019, 10:51:25
Focar olho sempre está sujeito a uma série de variáveis como abertura, DoF, movimentação do fotógrafo e da pessoa no momento do clique após o foco travado, etc...
É por isso que se a preocupação em ter o olho focado apropriadamente, deixe em AF-C e EyeAF ligado. Simples assim. A Canon foi ligeira o suficiente para atualizar o software e permitir Eye-AF em modo de foco contínuo, desta forma, a chance de tudo dar certo é praticamente 100%.

Sobre "back e front focus", já tive várias vezes com a minha ML, mas provavelmente porque eu não usei o melhor modo de foco para o meu equipamento ou porque a pessoa estava se mexendo tão rápido e errante que meu sistema e minha técnica não foram capazes de captar. É a mesma coisa que ocorre com DSLR e ponto.

Por isso que tem um negócio chamado modo burst e foco contínuo....
Sony A7III + Tamron 28-75 2.8 + Samyang 14 2.8 + Godox + tripé fuleiro de 35 dólares
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales

felipemendes

• Benfeitor
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • A teoria sem a prática vira "verbalismo".
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 22 de Novembro de 2019, 11:51:58
Resumiu tudo que eu ia falar rsrsrs. As mirrorless podem ter alguns problemas, mas problemas de front e back focus, definitivamente não ocorrem , já que esse problema só ocorre por questões de compatibilidade espelho/sistema de pontos de foco, algo que não existe nas Mirrorless. Próximo tópico por favor...

Isso que eu tento explicar, mas tem teimosia demais envolvida... A pessoa fica teimando que o sistema é ruim, o tempo passa e o indivíduo fica falando pra ninguém, porque todo mundo foi adiante. Pode acontecer de a câmera não focar no ponto que o fotógrafo quer, mas vai focar onde detectou que tem que focar.
Felipe

felipemendes

• Benfeitor
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • A teoria sem a prática vira "verbalismo".
    • Meu Flickr
Resposta #23 Online: 22 de Novembro de 2019, 12:01:36
Focar olho sempre está sujeito a uma série de variáveis como abertura, DoF, movimentação do fotógrafo e da pessoa no momento do clique após o foco travado, etc...
É por isso que se a preocupação em ter o olho focado apropriadamente, deixe em AF-C e EyeAF ligado. Simples assim. A Canon foi ligeira o suficiente para atualizar o software e permitir Eye-AF em modo de foco contínuo, desta forma, a chance de tudo dar certo é praticamente 100%.

Sobre "back e front focus", já tive várias vezes com a minha ML, mas provavelmente porque eu não usei o melhor modo de foco para o meu equipamento ou porque a pessoa estava se mexendo tão rápido e errante que meu sistema e minha técnica não foram capazes de captar. É a mesma coisa que ocorre com DSLR e ponto.

Por isso que tem um negócio chamado modo burst e foco contínuo....

O caso inicial é de uma câmera de 100 Mp, e o cara deve ter pego um detalhe bem pequeno. O que eu acho é que hoje as câmeras selecionam a área do olho, e faz o foco ali. Nunca fizeram a "fase dois", que seria dentro da área do olho, reconhecer a íris e focar. Em 20 Mp, eu acho desnecessário. Em 50 Mp, talvez seja uma boa. Em 100 Mp, parece que faz diferença. E acho que em close-up a f/1 também vai fazer. Mas, claro, convém perguntar quando foi a última vez que qualquer um aqui fez close-up em f/1 pra ir pra capa de uma revista. E, principalmente, se só pode disparar uma única vez pra fazer a foto.
Felipe

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 22 de Novembro de 2019, 12:09:14
O caso inicial é de uma câmera de 100 Mp, e o cara deve ter pego um detalhe bem pequeno. O que eu acho é que hoje as câmeras selecionam a área do olho, e faz o foco ali. Nunca fizeram a "fase dois", que seria dentro da área do olho, reconhecer a íris e focar. Em 20 Mp, eu acho desnecessário. Em 50 Mp, talvez seja uma boa. Em 100 Mp, parece que faz diferença. E acho que em close-up a f/1 também vai fazer. Mas, claro, convém perguntar quando foi a última vez que qualquer um aqui fez close-up em f/1 pra ir pra capa de uma revista. E, principalmente, se só pode disparar uma única vez pra fazer a foto.

Ou seja, seria o íris AF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #25 Online: 22 de Novembro de 2019, 12:16:36
Faz sentido...
Lembra quando lançou a D800? Não lembro se eram todas as unidades iniciais ou só algumas mas um lado do sensor/sistema de foco não era tão preciso quanto o outro e essas diferenças apareciam.
Eu tive uma D800 e ela não tinha esse problema mas ela era meio chatinha para trabalhar. Tinha que ter um cuidado muito maior na hora de focar e maiores velocidades de obturador. Ela não perdoava erros. Porém, quando acertava, as fotos ficavam top!!!
Imagina com 100 MP e médio formato.
Sony A7III + Tamron 28-75 2.8 + Samyang 14 2.8 + Godox + tripé fuleiro de 35 dólares
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Referência

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • 1° Mecenas do Forum
Resposta #27 Online: 23 de Novembro de 2019, 01:38:58
Resumo, segundo o artigo:

A Mirrorless de autofoco mais cara do mundo, não consegue manter o foco nos olhos+Sombrancelhas em uma simples foto como essa (quando aberta em F2)

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • 1° Mecenas do Forum
Resposta #28 Online: 19 de Agosto de 2020, 17:06:20
Finalmente Youtubers começam a mostrar o que por anos foi pregado como sendo mentira:

Problemas de foco em ML

O Jared não fala no vídeo (não pode ?  :ponder: ) mas, seus RAWs mostram:

https://froknowsphoto.com/r5eyeaf/

« Última modificação: 19 de Agosto de 2020, 17:07:13 por Ernesto »

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • 1° Mecenas do Forum
Resposta #29 Online: 19 de Agosto de 2020, 17:11:50
Mais um youtuber quebra o silencio e começa a mostrar problemas de foco nas ML: