Autor Tópico: Enfim alguém mostra o Back Focus do Mirrorless e a obrigatoriedade do Eye AF  (Lida 4294 vezes)

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • 1° Mecenas do Forum
Resposta #45 Online: 21 de Agosto de 2020, 15:14:53
Pergunta de Leigo....

No mundo real para quantos % de pessoas isso atrapalharia?

Digo para quem faz ensaios e eventos para impressão de até um A3 no máximo isso realmente influenciaria?

Ok, sabemos que para o Ernesto e para 2 Youtubers é ruim... mas é ruim até quanto em %?

Para 30% das pessoas? 10%? 1%? pq mesmo que exista o problema se ele atingir menos que o valor de recall não há motivos para corrigir o problema... lembram do Clube da Luta?

Eu diria q atrapalha os mesmos de sempre:

Esportes, Pássaros e CloseUp

As DSLR estão todas com um sistema de foco muito avançado e mesmo quem nåo precisa, acaba recebendo... (pq DSLR, é projetada para tudo) Já o ML...
« Última modificação: 21 de Agosto de 2020, 15:16:21 por Ernesto »
"You can fool all the people some of the time and some of the people all the time, but you cannot fool all the people all the time." - Abraham Lincoln

Leonardo Tonin

• Colaborador(a)
Resposta #46 Online: 21 de Agosto de 2020, 15:17:34
Cheferson acho que foi o corretor ou voce escreveu rapido e pulou algum  nao.  Seu texto nao faz muito sentido. A youngnuo 100 nao funciona em alguma camera?

Bem, eu acho que talvez sera possivel por software as empresas otimizarem o comportamento do af exclusivamente de suas lentes.

Antes era a precisao, podendo ser ajustado por calibracao. Mas agora é algo alem... Comportamento do foco... Software

« Última modificação: 21 de Agosto de 2020, 15:20:49 por Leonardo Tonin »

fabianob

• Colaborador(a)
Resposta #47 Online: 21 de Agosto de 2020, 15:20:50
Eu diria q atrapalha os mesmos de sempre:

Esportes, Pássaros e CloseUp

As DSLR estão todas com um sistema de foco muito avançado e mesmo quem nåo precisa, acaba recebendo... (pq DSLR, é projetada para tudo) Já o ML...

então se eu não tiver nesses 3 grupos a ML me atenderia?
D750, D5300, YN565EX x2, YN622N, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.

fabianob

• Colaborador(a)
Resposta #48 Online: 21 de Agosto de 2020, 15:22:06
Cheferson acho que foi o corretor ou voce escreveu rapido e pulou algum  nao.  Seu texto nao faz muito sentido. A youngnuo 100 nao funciona em alguma camera?

eu li vários reviews da Yn 100mm 2 e desistir de comprar ela... ia comprar quando vendi a 105mm 1.4E da nikkor mas quando vi o tanto de gente reclamando que ela simplesmente não foca em baixa luz desisti da compra...

Di Torres

• Colaborador(a)
Resposta #49 Online: 21 de Agosto de 2020, 15:25:09
Pergunta de Leigo....

No mundo real para quantos % de pessoas isso atrapalharia?

Digo para quem faz ensaios e eventos para impressão de até um A3 no máximo isso realmente influenciaria?

Ok, sabemos que para o Ernesto e para 2 Youtubers é ruim... mas é ruim até quanto em %?

Para 30% das pessoas? 10%? 1%? pq mesmo que exista o problema se ele atingir menos que o valor de recall não há motivos para corrigir o problema... lembram do Clube da Luta?

O negócio é que isso nem ao menos é um problema.
E nem o Tony nem o Jared disseram isso.

No vídeo do Tony ele fala "back/front focus" e o Ernesto ficou cego e surdo logo após, pois logo após disso o Tony explica o que eu expliquei na primeira página desse tópico.
No vídeo do Jared uma das fotos ficou com mais contraste nos olhos, devido a iluminação e ao fato do moleque estar se movimentando menos, e por isso o Ernesto achou que essa era a única foto em foco, mas quando você vai ver os arquivos, você pode observar que todas as fotos estão focadas nos olhos, com apenas diferença de contraste.

O back/front focus que conhecemos nas DSLRs, não existe em mirrorless.
E as fabricantes sabem disso, pois nas DSLRs que fazem ajuste de foco automaticamente, como nas Nikons D5, D500, D7500, D850, etc, as câmeras usam o foco do sensor (liveview) para ser o controle desse ajuste, pois sabem que esse problema é mitigado ao se usar o foco do sensor que pode detectar as falhas automaticamente.

cheferson

• Colaborador(a)
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #50 Online: 21 de Agosto de 2020, 15:25:54

Bem, eu acho que talvez sera possivel por software as empresas otimizarem o comportamento do af exclusivamente de suas lentes.

Antes era a precisao, e poderia ser ajustado por calibracao. Mas comportamento do foco...

Leonardo, desculpe, estou com sono pra postar , daqui a pouco tirarei um cochilo pois hoje a noite tenho uma atividade pra finalizar pra um cliente (fora da fotografia). Enfim, daqui a pouco tirarei um cochilo... mas rapidamente, caso tenha digitado errado, me desculpe.

Sobre a Youngnuo 100MM 2.0 é uma lente com foco problemático. Ela só funciona bem nas câmeras que tem o Dual Autopixel. Muitos reclamam, mas o Autopixel é uma tecnologia top, depois que você se acostuma com ela fica difícil voltar a outro sistema que não tenha, seja na Canon ou em outras marcas. A YN 100 não funciona no LCD de câmeras sem Dual Auto pixel. Então se você ligar no LCD de câmeras como a 6D Mark 1 - que não tem Dual Autopixel, o autofoco pelo LCD não funcionará. É tosqueira de um projeto barato da chinesa.

Dá uma olhada no review do Zack sobre a lente.

Sobre atualização de firmware, curiosamente a Youngnuo 100MM na versão Nikon criou uma porta USB; você conecta o cabo e faz atualização do firmware da lente, o que melhora um monte o foco. Não me pergunte o porque, mas a chinesa só fez isso na versão Nikon; na versão pra Canon, não há essa opção. Penso que toda fabricante de lentes paralelas, poderia fazer isso - porta USB - na própria lente para atualizar o software. Uma atualização de software, já resolve muitas das questões de front e back focus nas DSLR usando o visor ótico. Isso é fato.

Agora vou cochilar um pouco, abraços!

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • 1° Mecenas do Forum
Resposta #51 Online: 21 de Agosto de 2020, 15:27:28
...
 eu acho que o Armando está correto nessa
...

tem uma parte que ele fala que o problema de front e back focus é mais comum em lentes paralelas; nesse ponto discordo um pouco dele, as lentes originais também podem apresentar esse problema, mas são mais raras.

Se é raro nas lentes originais, podemos condiderar q o problema do DSLR é de lote (ou projetos ruins) e não do sistema em si.

Que é o q vc diz pro ML, logo abaixo:  :ok:

Já nas mirrorless,
...
se apresentar, é defeito específico daquela unidade ou lote, mas não do sistema em si, o que é bem diferente. ...
...
« Última modificação: 21 de Agosto de 2020, 15:28:17 por Ernesto »
"You can fool all the people some of the time and some of the people all the time, but you cannot fool all the people all the time." - Abraham Lincoln

Leonardo Tonin

• Colaborador(a)
Resposta #52 Online: 21 de Agosto de 2020, 15:30:51
eu li vários reviews da Yn 100mm 2 e desistir de comprar ela... ia comprar quando vendi a 105mm 1.4E da nikkor mas quando vi o tanto de gente reclamando que ela simplesmente não foca em baixa luz desisti da compra...

:eek: Fabiano, como vc resolveu?

cheferson

• Colaborador(a)
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #53 Online: 21 de Agosto de 2020, 15:40:16
Se é raro nas lentes originais, podemos condiderar q o problema do DSLR é de lote (ou projetos ruins) e não do sistema em si.

Que é o q vc diz pro ML, logo abaixo:  :ok:

É curioso isso, principalmente nas lentes paralelas. Uma lente paralela pode dar front e back focus numa DSLR; você monta ela em outra DSLR e ela foca perfeitamente. É algo inconsistente.

Nas Mirrorless, as paralelas podem ser mais lentas pra focar, mas a precisão em 99,9% dos casos é exata, ok. Isso que o Armando quis dizer no vídeo. Mas longe do sistema de foco das DSLR ser ruim, acho que funciona muito bem. No geral, sempre trabalhei mais com DSLR e vou continuar usando por um bom tempo.

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • 1° Mecenas do Forum
Resposta #54 Online: 21 de Agosto de 2020, 15:48:39
então se eu não tiver nesses 3 grupos a ML me atenderia?

No foco ? Lógico que atenderiam !

(existem outras deficiências mas, citar aqui, seria off-topic)

Eu já tive :
Panasonic Lumix,
Sony a6000,
Nikon 1 J1,
Nikon 1 AW1,
Fuji X-E1,
Fuji XT-2,
Fuji XT-3
(até abandonar o ML)

O problema foram yutóbas "idôneos", omitindo o problema, por +-13 anos  :eek:

Enfim, começaram a falar. Até pq hoje, o jabá diminuiu.

Não são mais garotos-propaganda de câmeras (neste mercado em crise) e estão bravos, pondo a boca no trombone

« Última modificação: 21 de Agosto de 2020, 15:50:55 por Ernesto »

Leonardo Tonin

• Colaborador(a)
Resposta #55 Online: 21 de Agosto de 2020, 15:50:55
Saquei... O negocio é torcer para ter algum suporte pois nao tenho dois mil ou mil e quinhentos para pagar uma lente.  Bom descaso Cheferson.

fabianob

• Colaborador(a)
Resposta #56 Online: 21 de Agosto de 2020, 15:55:05
:eek: Fabiano, como vc resolveu?

não comprei a Yn 105...

fabianob

• Colaborador(a)
Resposta #57 Online: 21 de Agosto de 2020, 15:56:35
No foco ? Lógico que atenderiam !

Então to tranquilo...

Leonardo Tonin

• Colaborador(a)
Resposta #58 Online: 21 de Agosto de 2020, 16:01:43
não comprei a Yn 105...

:hysterical:

85 1.8? 90 2.8vc? 105 macro 2.8? 70-200 2.8? Nenhuma dessas foca no escuro? Eu acho que a 85 foca.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2020, 16:02:48 por Leonardo Tonin »

fabianob

• Colaborador(a)
Resposta #59 Online: 21 de Agosto de 2020, 16:09:37
:hysterical:

85 1.8? 90 2.8vc? 105 macro 2.8? 70-200 2.8? Nenhuma dessas foca no escuro? Eu acho que a 85 foca.

não entendi sua resposta...

eu só comentei da 105mm 2 da Yn... de onde tirou que eu disse que essas outras não focam no escuro?