Autor Tópico: Canon M100 - Ajuda com câmera portátil para viajar.  (Lida 1127 vezes)

fernandokerber

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 20 de Novembro de 2019, 19:41:23
Boa noite pessoal, acompanho o fórum como leitor mas este é meu primeiro tópico. Estou à procura de uma câmera principalmente para levar em viagens e onde eu possa fugir do modo automático. Gostaria da ajuda e opinião de vocês.

Algumas premissas:
- Não pretendo comprar diversas lentes, talvez uma ou outra no futuro. Talvez.
- Não pretendo utilizar flash externo nem microfone.
- Meu conhecimento é bastante raso. Estou habituado a tirar fotos com celular e GoPro.
- Gostaria de uma câmera pequena/portátil e leve, na faixa dos R$2300,00 (kit com lente).
- A finalidade é apenas hobby. Tirar fotos de paisagens, cidades, comidas.

Pesquisando cheguei a Canon M100 e confesso que até pensei em uma M10 usada (em torno de R$1000,00). O preço me atrai mas 18mp contra 22mp da M100, processador superior da M100, e a superioridade no Foco da M100 me fez desistir da M10. O que vocês sugerem? Pelo preço (custo/benefício) vale a pena considerar uma Canon M10 usada? Ou a M100 será realmente superior?

Considerei também a Canon M50, mas analisando sites que fazem comparação, parece que as maiores vantagens dela estão relacionas a vídeo, o que não fará tanta diferença no meu uso. Além dela ser bem mais cara, maior e mais pesada. Para fotos as duas parecem bem semelhantes, exceto a questão do flash externo. Estou certo?

Enfim, agradeço toda e qualquer ajuda nessa decisão. Se alguém tiver prós e contras referente aos modelos citados para ajudar a embasar minha decisão, ou ainda sugerir modelos diversos, agradeço imensamente.
Canon EOS M50
Lente Kit 15-45mm
Gopro Hero4


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2019, 22:13:11
Olá, Fernando.
Acho que não vi ninguém aqui no fórum ainda mencionar que tem a M100. Eu tenho e sempre que a cito aparece alguém dizendo que nunca viu ou não conhecia.

Sou suspeito porque sou doido com a camerazinha. Eu comecei a fotografar por hobby, com a 70D. E queria algo leve para levar na mochila num passeio ou na bolsa da esposa ao ir pra um evento, por exemplo. E ainda ter a possibilidade de, eventualmente, usar alguma das minhas lentes nela, se fosse o caso. Pra mim caiu como uma luva. Eu também não fazia questão de microfone ou flash externo e nem do viewfinder pra essa minha segunda câmera. O mais importante na minha escolha era a portabilidade.

Os únicos inconvenientes ao meu ver são: falta de botões físicos e "pegada". Mas, pra quem vem de celular e GoPro isso não seria problema. E a falta do viewfinder. O outro é a lente do kit ser um pouco escura. Isso é ruim, em viagens, pra ser a única lente para fotografar dentro de museus, restaurantes mais escuros ou fotos externas à noite, por exemplo. Neste caso você poderia, posteriormente, adquirir a lente EF-M 22mm f/2 STM. Aí sim fica um conjunto top para viagem. E, se for passar um dia inteiro com ela, fazendo muitas fotos, considere a compra de uma bateria extra.

As alternativas, dentro da Canon, seriam a M50 que você citou e a SL2.

Se tiver alguma dúvida mais específica que eu possa responder poste aí que eu tento explicar.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
« Última modificação: 20 de Novembro de 2019, 22:21:59 por aanogueira »
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


fernandokerber

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2019, 12:42:23
Agradeço sua resposta.

Acabei optando por uma Canon M50 por R$2000,00. Por enquanto estou gostando bastante, mas ainda aprendendo a domá-la.
Canon EOS M50
Lente Kit 15-45mm
Gopro Hero4


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2019, 18:17:32
Melhor ainda! Só é menos portátil. Pra mim a M100 é mais negócio por ja ter uma DSLR. O que eu queria era algo bem mais leve. Mas no seu caso, para sua primeira câmera, a M50  é uma ótima opção. Divirta-se!

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2019, 03:46:29
Agradeço sua resposta.

Acabei optando por uma Canon M50 por R$2000,00. Por enquanto estou gostando bastante, mas ainda aprendendo a domá-la.


Como você já comprou boa sorte com seu novo brinquedo. Uma câmera é sempre aquela coisa que dá gosto de mexer rsrsrs eu ia te sugerir a SL2 por ser a menor DSLR do mundo; mas se pegou a M100, ótimo, é uma boa câmera e compacta, perfeita pra viagens.