Autor Tópico: Vamos conversar sobre EVF ???  (Lida 4655 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 22 de Novembro de 2019, 08:46:20
Hoje eu estou apaixonado pelos EVFs. Quando uso 2 corpos sendo uma Mirrorless e uma DSLR sempre bate uma leve deprê na hora q eu boto a DSLR no olho uahauha
Porém um problema que eu sinto no EVFs é quando vou fazer foto de balada usando velocidade baixa. Na minha "receita de bolo" eu sempre deixo o ISO quase no minimo e a abertura bem fechada (de F/9 pra mais fechado) e o flash vira a fonte principal de iluminação. Assim, o EVF fica PRETO e vc não vê um p*to do que tá fotografando

O legal das XPRO é ela ter o visor híbrido tipo rangefinder, nesses casos ele ajuda muito. Isso é um problema que eu não tenho com uma DSLR por exemplo. Porém sofro isso em 5-10% do tempo que eu estou fotografando, os outros 90-95% do tempo o EVF me é muito mais útil do que um OVF  :D

Acho q eu entendi o que ele quis dizer. Na X-E2 por exemplo se vc faz disparo continuo ele vai dando umas congeladinhas na imagem no EVF, então se vc senta o dedo tem horas q precisa meio que adivinhar pra onde as coisas estão andando e ir acompanhando no feeling. Na X-T1 e na XPRO2, por exemplo eu já não vi isso.
Na T3 não tem mais blackout.

E você tem que desligar a prévia de exposição quando for fazer suas fotos, desta forma o EVF terá a vantagem de iluminar o quadro, sabe camera de ré de automóvel de noite? Pois é !

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 22 de Novembro de 2019, 09:56:46


Acho q eu entendi o que ele quis dizer. Na X-E2 por exemplo se vc faz disparo continuo ele vai dando umas congeladinhas na imagem no EVF, então se vc senta o dedo tem horas q precisa meio que adivinhar pra onde as coisas estão andando e ir acompanhando no feeling. Na X-T1 e na XPRO2, por exemplo eu já não vi isso.


Pior que não é isso. Se fosse, tava tudo bem. A X-H1 tem um problema (ninguém sabe se crônico) em que, depois de uns 15 segundos de câmera ligada, o EVF começa a travar. Pressionando o botão pela metade faz voltar ao normal, mas depois engasga de novo. Creio que seja um modo agressivo de economia de bateria. A "solução" adotada é só usar o modo boost.


Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #17 Online: 22 de Novembro de 2019, 10:08:13


Pior que não é isso. Se fosse, tava tudo bem. A X-H1 tem um problema (ninguém sabe se crônico) em que, depois de uns 15 segundos de câmera ligada, o EVF começa a travar. Pressionando o botão pela metade faz voltar ao normal, mas depois engasga de novo. Creio que seja um modo agressivo de economia de bateria. A "solução" adotada é só usar o modo boost.


Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk

Que mancada da Fuji  :ponder: não seria algo simples de resolver via update de firmware?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 22 de Novembro de 2019, 10:18:19


Pior que não é isso. Se fosse, tava tudo bem. A X-H1 tem um problema (ninguém sabe se crônico) em que, depois de uns 15 segundos de câmera ligada, o EVF começa a travar. Pressionando o botão pela metade faz voltar ao normal, mas depois engasga de novo. Creio que seja um modo agressivo de economia de bateria. A "solução" adotada é só usar o modo boost.


Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk
Cara, mas isso é se você deixar a câmera ligada por muito tempo pelo que sei e somente no modo de prévia, se usar o EVF sem prévia ele não faz isso.

Não é só ela, todas fazem.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 22 de Novembro de 2019, 10:29:18
Cara, mas isso é se você deixar a câmera ligada por muito tempo pelo que sei e somente no modo de prévia, se usar o EVF sem prévia ele não faz isso.

Não é só ela, todas fazem.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
Não, cara. É da X-H1. Deve sair um update entre dezembro e janeiro, que espero que resolva.

https://www.dpreview.com/forums/thread/4283055

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 22 de Novembro de 2019, 13:01:32
Não, cara. É da X-H1. Deve sair um update entre dezembro e janeiro, que espero que resolva.

https://www.dpreview.com/forums/thread/4283055

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk

Olhei o "problema" de novo. Parece ser proposital. Não é que fique engasgando, mas a taxa de atualização cai brutalmente. Depois de alguns segundos (entre 15 e 30, não tem tempo certo), ela começa a atualizar a cada meio segundo, mais ou menos. No modo boost, fica sempre atualizando. Ouvi reclamações da bateria, embora eu não tenha tido problemas. Talvez tenha sido um esforço pra economizar um pouco mais.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #21 Online: 22 de Novembro de 2019, 14:59:20
Hoje eu estou apaixonado pelos EVFs. Quando uso 2 corpos sendo uma Mirrorless e uma DSLR sempre bate uma leve deprê na hora q eu boto a DSLR no olho uahauha
Porém um problema que eu sinto no EVFs é quando vou fazer foto de balada usando velocidade baixa. Na minha "receita de bolo" eu sempre deixo o ISO quase no minimo e a abertura bem fechada (de F/9 pra mais fechado) e o flash vira a fonte principal de iluminação. Assim, o EVF fica PRETO e vc não vê um p*to do que tá fotografando

O legal das XPRO é ela ter o visor híbrido tipo rangefinder, nesses casos ele ajuda muito. Isso é um problema que eu não tenho com uma DSLR por exemplo. Porém sofro isso em 5-10% do tempo que eu estou fotografando, os outros 90-95% do tempo o EVF me é muito mais útil do que um OVF  :D

Acho q eu entendi o que ele quis dizer. Na X-E2 por exemplo se vc faz disparo continuo ele vai dando umas congeladinhas na imagem no EVF, então se vc senta o dedo tem horas q precisa meio que adivinhar pra onde as coisas estão andando e ir acompanhando no feeling. Na X-T1 e na XPRO2, por exemplo eu já não vi isso.

O Sosa já respondeu, mas é só desligar o preview de exposição. De noite em eventos só uso desligado, assim posso deixar a exposição lá em baixo e complementar com flash!

Outra coisa que costumo fazer e que ninguém que conheço faz é deixar o preview da foto ativado em continuo, assim quando não preciso ver a imagem dou dois cliques rápidos (um de captura e outro para tirar a imagem da tela), e quando preciso ver para conferir alguma coisa é só capturar e olhar com calma. Prefiro fazer isso do que deixar em um preview muito rápido ou sem, o muito rápido terá o mesmo efeito que o duplo clique que faço, mas quando quiser olhar com calma não vou ver quase nada (serviria só pra conferir a exposição), e o sem fica tendo que abrir cada foto individualmente (só vale a pena em situações mais constantes ou que preciso de muita agilidade)

Hoje eu não tenho a mínima vontade de voltar para OVF, mesmo o meu EVF sendo antigo e tendo seus defeitos as vantagens são muito maiores. OVF só se for da linha XPRO ou X100 que é quase um minority report com todas as informações que tem no EVF  :hysterical:


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #22 Online: 22 de Novembro de 2019, 15:10:30
E você tem que desligar a prévia de exposição quando for fazer suas fotos

O Sosa já respondeu, mas é só desligar o preview de exposição. De noite em eventos só uso desligado, assim posso deixar a exposição lá em baixo e complementar com flash!

Eu não costumo ser burro, mas agora lendo o comentário de vcs eu percebo que estava sendo MUITO burro  :doh: :doh: :doh:
Caraio, uma coisa tão simples não me passou na cabeça  :aua: :hysterical:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 22 de Novembro de 2019, 15:13:07
Hoje eu estou apaixonado pelos EVFs. Quando uso 2 corpos sendo uma Mirrorless e uma DSLR sempre bate uma leve deprê na hora q eu boto a DSLR no olho uahauha
Porém um problema que eu sinto no EVFs é quando vou fazer foto de balada usando velocidade baixa. Na minha "receita de bolo" eu sempre deixo o ISO quase no minimo e a abertura bem fechada (de F/9 pra mais fechado) e o flash vira a fonte principal de iluminação. Assim, o EVF fica PRETO e vc não vê um p*to do que tá fotografando

O legal das XPRO é ela ter o visor híbrido tipo rangefinder, nesses casos ele ajuda muito. Isso é um problema que eu não tenho com uma DSLR por exemplo. Porém sofro isso em 5-10% do tempo que eu estou fotografando, os outros 90-95% do tempo o EVF me é muito mais útil do que um OVF  :D

Acho q eu entendi o que ele quis dizer. Na X-E2 por exemplo se vc faz disparo continuo ele vai dando umas congeladinhas na imagem no EVF, então se vc senta o dedo tem horas q precisa meio que adivinhar pra onde as coisas estão andando e ir acompanhando no feeling. Na X-T1 e na XPRO2, por exemplo eu já não vi isso.
Eu não sei nas outras marcas mas na Sony, tem a função para você desabilitar o preview, ou seja, o seu EVF fica sempre simulando uma exposição próximo de zero e você tem que olhar no fotômetro/histograma para ver como está. Contudo, eu fiquei surpreso que na minha Sony A7III quando espeto o meu flash Godox, a máquina já vai automaticamente para essa função.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #24 Online: 22 de Novembro de 2019, 15:19:17
O dia que o evf perfeito estiver no mercado, vai atropelar de vez as dslrs
Olha o efeito da ML no Lindsay após um tempo de uso..... o que mais fascina nas ML é a tecnologia embarcada que ela traz. Muitas vezes ainda ela não está madura mas basta ter paciência que vai chegar lá.

A propósito, Lindsay, faltou lá no primeiro post mencionar a Z6/Z7.

Como já mencionei em outro tópico, o EVF da Z e da R são muuuuuito bons. Parece que ambos ainda sofrem um pouco quando você está fotografando em modo H+ e tem um certo lag mas, fora isso, acho que já chegaram num nível bem razoável.

A A7III tem um EVF um pouco sofrido quando compara-se com a concorrência. Demorei um pouco para acostumar com a qualidade e cores que ele apresenta mas um outro ponto que gosto nele e queria trazer para a discussão são todas as customizações/oções de visualização que você tem nele. O meu EVF parece monitor de caça de guerra..... tem letrinha e informação para tudo quanto é lado, incluindo, o histograma que acho muito útil para não ser enganado pelo brilho do EVF.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #25 Online: 22 de Novembro de 2019, 16:11:39
Você está concluindo isso, pra mim o EVF já superou em muito o OVF, se eu quiser compor no escuro, o OVF fica no breu, o EVF não, por exemplo.

Olha, então evoluiu muito, pois as câmeras que tive contado com visor eletrônico de amigos me acompanhando nas fotos noturnas se mostraram muito ruins para enquadrar no escuro. A única coisa que se enxerga são luzes mais pronunciadas, como a iluminação pública, por exemplo. A minha por ter visor ótico consigo ainda que timidamente definir a partir de onde está o céu e onde é a linha do chão.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 22 de Novembro de 2019, 16:13:01
Eu não sei nas outras marcas mas na Sony, tem a função para você desabilitar o preview, ou seja, o seu EVF fica sempre simulando uma exposição próximo de zero e você tem que olhar no fotômetro/histograma para ver como está. Contudo, eu fiquei surpreso que na minha Sony A7III quando espeto o meu flash Godox, a máquina já vai automaticamente para essa função.
Ja falei que da pra fazer isso na Fuji também, mas o Felipe não escuta...

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 22 de Novembro de 2019, 16:13:29
Olha, então evoluiu muito, pois as câmeras que tive contado com visor eletrônico de amigos me acompanhando nas fotos noturnas se mostraram muito ruins para enquadrar no escuro. A única coisa que se enxerga são luzes mais pronunciadas, como a iluminação pública, por exemplo. A minha por ter visor ótico consigo ainda que timidamente definir a partir de onde está o céu e onde é a linha do chão.
Mais tarde posto uma foto.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 22 de Novembro de 2019, 16:27:04
Como já mencionei em outro tópico, o EVF da Z e da R são muuuuuito bons. Parece que ambos ainda sofrem um pouco quando você está fotografando em modo H+ e tem um certo lag mas, fora isso, acho que já chegaram num nível bem razoável.

Eu já acho menos, penso que eles ainda são sofríveis... esses como o da R que dizem que é bom, poderia ser muito melhor em varias situações. Por ex, hoje fui fotografar uma criançada em uma escola, dezenas de alunos, e eu, o fotografo tentando deixar a garotada a vontade para produzir sorrisos e expressões espontâneas. A gente gesticula, se movimenta bastante, reposiciona a câmera a todo momento, tira do olho, e recoloca no rosto, fica complicado para o EVF acompanhar os movimentos com perfeição, ele não consegue, só no lag que o sensor de proximidade leva para alternar entre LCD E EVF  já se perde tempo. O ideal é que em situações como essa, o EVF fique ligado o tempo todo.

Acho que essa coisa vai começar a ficar boa mesmo qd a resolução chegar nos 10Mpixels e com frequência de atualização de 240hz, consumindo pouca bateria para em algumas situações ficar ligado o tempo todo.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2019, 16:31:52 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 22 de Novembro de 2019, 17:07:19
Specs de algumas câmeras:

Sony A7III
0,5 inch OLED display
2.36 MP
100% coverage
0.78x magnification
60 fps
Eye point: 23mm


Canon EOS R:
0,5 inch OLED display
3.69 MP
100% coverage
0.76x magnification
60 fps
Eye point: 23mm


Sony A9 II
0,5 inch OLED display
3.69 MP
100% coverage
0.78x magnification
120 fps
Eye point: 23mm


Leica SL2 & Panasonic S1
0,5 inch OLED display
5.76 MP
100% coverage
0.78x magnification
120 fps
time delay 0.005 s
Eyepoint: 21 mm


Fuji X-E2
0,5 inch OLED display
2.36 MP
100% coverage
0.64x magnification
50 fps
time delay 0.005 s
Eyepoint: 23mm


Fuji X-H1
0,5 inch OLED display
3.69 MP
100% coverage
0.75x magnification
100 fps
time delay 0,005 s
Eyepoint: 23mm


Fuji GFX-100
0,5 inch OLED display
5.76 MP
100% coverage
0.86x magnification
85 fps
time delay ??? s
Eyepoint: 23mm

Nikon Z 7

Electronic viewfinder   1.27-cm/0.5-in., approx. 3690k-dot (Quad VGA) OLED with color balance and auto and 11-level manual brightness controls
Frame coverage   Approx. 100% horizontal and 100% vertical
Magnification   Approx. 0.8x (50 mm lens at infinity, -1.0 m-1)
Eyepoint   21 mm (-1.0 m-1; from center surface of viewfinder eyepiece lens)
Diopter adjustment   -4 to +2 m-1
Eye sensor   Automatically switches between monitor and viewfinder displays
Delay: ?

Nikon Z 6 - Igual a z 7   :snack:
« Última modificação: 22 de Novembro de 2019, 17:10:17 por Leonardo Tonin »