Autor Tópico: Vamos conversar sobre EVF ???  (Lida 4638 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 22 de Novembro de 2019, 17:16:12
Specs de algumas câmeras:

Nikon Z6 & Z7
0,5 inch OLED display
3.69 MP
100% coverage
0.80x magnification
60 fps
time delay 0.005 s
Eye point: 21mm


Sony A7III
0,5 inch OLED display
2.36 MP
100% coverage
0.78x magnification
60 fps
time delay 0.005 s
Eye point: 23mm


Canon EOS R:
0,5 inch OLED display
3.69 MP
100% coverage
0.76x magnification
60 fps
time delay 0.005 s
Eye point: 23mm


Sony A9 II
0,5 inch OLED display
3.69 MP
100% coverage
0.78x magnification
120 fps
time delay 0.005 s
Eye point: 23mm


Leica SL2 & Panasonic S1
0,5 inch OLED display
5.76 MP
100% coverage
0.78x magnification
120 fps
time delay 0.005 s
Eyepoint: 21 mm


Fuji X-T3
0,5 inch OLED display
3.69 MP
100% coverage
0.75x magnification
100 fps
time delay 0.005 s
Eyepoint: 23mm


Fuji X-E2
0,5 inch OLED display
2.36 MP
100% coverage
0.64x magnification
50 fps
time delay 0.005 s
Eyepoint: 23mm


Fuji X-H1
0,5 inch OLED display
3.69 MP
100% coverage
0.75x magnification
100 fps
time delay 0,005 s
Eyepoint: 23mm


Fuji GFX-100
0,5 inch OLED display
5.76 MP
100% coverage
0.86x magnification
85 fps
time delay ??? s
Eyepoint: 23mm



« Última modificação: 22 de Novembro de 2019, 17:16:42 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 22 de Novembro de 2019, 17:17:58
Olha o efeito da ML no Lindsay após um tempo de uso..... o que mais fascina nas ML é a tecnologia embarcada que ela traz. Muitas vezes ainda ela não está madura mas basta ter paciência que vai chegar lá.

A propósito, Lindsay, faltou lá no primeiro post mencionar a Z6/Z7.

Como já mencionei em outro tópico, o EVF da Z e da R são muuuuuito bons. Parece que ambos ainda sofrem um pouco quando você está fotografando em modo H+ e tem um certo lag mas, fora isso, acho que já chegaram num nível bem razoável.

A A7III tem um EVF um pouco sofrido quando compara-se com a concorrência. Demorei um pouco para acostumar com a qualidade e cores que ele apresenta mas um outro ponto que gosto nele e queria trazer para a discussão são todas as customizações/oções de visualização que você tem nele. O meu EVF parece monitor de caça de guerra..... tem letrinha e informação para tudo quanto é lado, incluindo, o histograma que acho muito útil para não ser enganado pelo brilho do EVF.

Ter Histograma e uma boa.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #32 Online: 22 de Novembro de 2019, 17:37:01
Eu já acho menos, penso que eles ainda são sofríveis... esses como o da R que dizem que é bom, poderia ser muito melhor em varias situações. Por ex, hoje fui fotografar uma criançada em uma escola, dezenas de alunos, e eu, o fotografo tentando deixar a garotada a vontade para produzir sorrisos e expressões espontâneas. A gente gesticula, se movimenta bastante, reposiciona a câmera a todo momento, tira do olho, e recoloca no rosto, fica complicado para o EVF acompanhar os movimentos com perfeição, ele não consegue, só no lag que o sensor de proximidade leva para alternar entre LCD E EVF  já se perde tempo. O ideal é que em situações como essa, o EVF fique ligado o tempo todo.

Acho que essa coisa vai começar a ficar boa mesmo qd a resolução chegar nos 10Mpixels e com frequência de atualização de 240hz, consumindo pouca bateria para em algumas situações ficar ligado o tempo todo.


Mas isso é uma lentidão causada pelo sensor que liga e desliga o EVF, não está atrelada a performance do EVF em si!

Eu não uso isso em situações que preciso de rapidez, é realmente lento para fazer a troca. Costumo deixar o EVF ligado direto (em eventos) ou o LCD direto (em ocasiões com tripé). O que sinto falta nesse ponto é uma opção para deixar ambos ligados e só desligar o LCD quando aproximar o rosto, evitaria essa transição e facilitaria em algumas situações.
No caso da Fuji tem quatro opções, lcd+EVF transição auto, lcd, EVF, EVF auto on/off, essa quinta que mencionei fecharia com chave de ouro!

A troco de resolução os EVFs atuais estão na faixa de 0,5in por 3,7mpx, isso deve dar mais de 5mil PPI :eek:
Comparando com o que nos é agradável de enxergar, 300ppi, isso é muita coisa!
Claro que quanto mais resolução mais possibilidade da imagem ficar nítida e contrastada, mas esse não é um problema hoje. Talvez o tamanho da tela do EVF ou a magnificação pudessem ser maior, mas aí tem outras limitações físicas também...
Acredito que o único incomodo real que as pessoas podem sentir com os evfs de hoje é em relação a taxa de atualização e ao lag (que já está baixíssimo). O resto é costume mesmo, igual quando mudou de tela de tubo pra lcd, muita gente estranhou


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #33 Online: 22 de Novembro de 2019, 18:43:14
Eu já acho menos, penso que eles ainda são sofríveis... esses como o da R que dizem que é bom, poderia ser muito melhor em varias situações. Por ex, hoje fui fotografar uma criançada em uma escola, dezenas de alunos, e eu, o fotografo tentando deixar a garotada a vontade para produzir sorrisos e expressões espontâneas. A gente gesticula, se movimenta bastante, reposiciona a câmera a todo momento, tira do olho, e recoloca no rosto, fica complicado para o EVF acompanhar os movimentos com perfeição, ele não consegue, só no lag que o sensor de proximidade leva para alternar entre LCD E EVF  já se perde tempo. O ideal é que em situações como essa, o EVF fique ligado o tempo todo.

Acho que essa coisa vai começar a ficar boa mesmo qd a resolução chegar nos 10Mpixels e com frequência de atualização de 240hz, consumindo pouca bateria para em algumas situações ficar ligado o tempo todo.
Eu sei como é tentar organizar a criançada para tirar foto de grupo... eu sempre tiro várias para tentar achar uma onde está todo mundo com olho aberto, sorrindo e olhando para a câmera...
Pelo menos nas ML dá para usar o LCD tilt para facilitar a visualização.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 22 de Novembro de 2019, 20:22:43
O que sinto falta nesse ponto é uma opção para deixar ambos ligados e só desligar o LCD quando aproximar o rosto, evitaria essa transição e facilitaria em algumas situações.

Isso seria o ideal... ainda não sei se a EOS R consegue fazer isso, terei que entrar no manual de 600 paginas para ler.

Mas se a câmera não consegue manter ligado é tipo uma besteira interna, porque tenho ainda aqui filmadoras com mais de 10 anos de idade que nunca desligam o EVF, mas o LCD vc pode deixar ligado ou desligado.


A troco de resolução os EVFs atuais estão na faixa de 0,5in por 3,7mpx, isso deve dar mais de 5mil PPI :eek:
Comparando com o que nos é agradável de enxergar, 300ppi, isso é muita coisa!
Claro que quanto mais resolução mais possibilidade da imagem ficar nítida e contrastada, mas esse não é um problema hoje. Talvez o tamanho da tela do EVF ou a magnificação pudessem ser maior, mas aí tem outras limitações físicas também...

Acredito que o único incomodo real que as pessoas podem sentir com os evfs de hoje é em relação a taxa de atualização e ao lag (que já está baixíssimo).
Sim estou em fase de transição e talvez eu me acostume, mas não é só resolução, tem os problemas de visualização com os movimentos laterais, moiré, etc...

Talvez a tela do EVF em si seja suficiente, mas tem um gargalo antes dela que a deixa limitada; entendendo as limitações do sensor e do processamento é possível entender melhor as falhas que aparecem no EVF. Essas questões limitam as câmeras ML esportivas.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2019, 20:24:37 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #35 Online: 23 de Novembro de 2019, 14:12:42
Olha, então evoluiu muito, pois as câmeras que tive contado com visor eletrônico de amigos me acompanhando nas fotos noturnas se mostraram muito ruins para enquadrar no escuro. A única coisa que se enxerga são luzes mais pronunciadas, como a iluminação pública, por exemplo. A minha por ter visor ótico consigo ainda que timidamente definir a partir de onde está o céu e onde é a linha do chão.

Não é o ideal, mas quando vou fotografar as estrelas, uso uma mira feita pra colocar na sapata de flash. Neste caso, sempre achei o OVF muito escuro também. A mira facilita muito. Obviamente não dá pra fazer o enquadramento fino por ele, mas dá pra saber onde vai ficar o centro da foto.



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #36 Online: 11 de Dezembro de 2019, 11:34:29
Para apimentar mais nosso papo do dia a dia instrinsicamente ligado ao assunto EVF.

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,136094.0.html

Acho que o intuito desse tópico foi outro, Thales rsrs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #37 Online: 11 de Dezembro de 2019, 12:03:43
Já corrigi... apaguei minha mensagem.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #38 Online: 11 de Dezembro de 2019, 16:44:10
Uma coisa que incomoda um pouco no EVF da A73 é a "pixelização". Dá nitidamente para ver os quadradinhos e resultando um efeito que desbota um pouco as cores. Depois de um tempo você acostuma. Mas quando uso a minha 5D3 e volto para a A73 começo a reparar de novo.

Porém, as funcionalidade do EVF acho que superam em muito as limitações. Informações e simulação de exposição para diversas situações podem salvar a foto.

Além disso, as atualizações de software ainda podem mitigar ou melhorar muitas coisas para EVFs e a câmera em geral, o que nas DSLRs fica mais difícil.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #39 Online: 11 de Dezembro de 2019, 16:52:19
Uma coisa que incomoda um pouco no EVF da A73 é a "pixelização". Dá nitidamente para ver os quadradinhos e resultando um efeito que desbota um pouco as cores. Depois de um tempo você acostuma. Mas quando uso a minha 5D3 e volto para a A73 começo a reparar de novo.

Porém, as funcionalidade do EVF acho que superam em muito as limitações. Informações e simulação de exposição para diversas situações podem salvar a foto.

Além disso, as atualizações de software ainda podem mitigar ou melhorar muitas coisas para EVFs e a câmera em geral, o que nas DSLRs fica mais difícil.
Concordo... esses dias fui na Best Buy e olhei no buraquinho da Z50 e da Z6... depois volta para a A7III e dá para ver que está com o projeto antigo e deficiente. Contudo,  se acostuma rápido e os outros pros que vem do seu uso compensam tranquilamente isso.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales