Autor Tópico: Qual TV vale mais a pena para editar fotos  (Lida 5151 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #15 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 10:08:14
A Digital Cinema Initiatives (DCI), é uma associação de empresas de produção cinematográfica (Warner Bros, Metro-Goldwyn-Mayer, Fox Twentieth Century Fox Film, Universal Studios e SONY Pictures Entertainment).

O DCI-P3 é 25% maior que o espaço de cores sRGB e apenas 4% menor que o NTSC.

Como a maioria das pessoas começaram a assistir filmes em diferentes plataformas, como smartphones, tablet ou computador, em vez de ir ao cinema tradicional, essas empresas introduziram o DCI-P3 em seus dispositivos para obter melhor reprodução de cores do que usar sRGB.

Muitos produtos da Apple, Sony, Samsung e Google utilizam este espaço de cor.



Para fotografia o DCI-P3 perde uma boa parte dos verdes mais saturados em relação ao Adobe RGB, mas em comparação ao sRGB é bem melhor.

Parece que o mercado tem colocado como referência básica para um bom desempenho de cores como 90% DCI-P3.

Cada fabricante usa uma referência diferente:
ex: 110% sRGB / 100% NTSC

E agora começaram a adicionar o % para DCI-P3
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 10:15:56
A Digital Cinema Initiatives (DCI), é uma associação de empresas de produção cinematográfica (Warner Bros, Metro-Goldwyn-Mayer, Fox Twentieth Century Fox Film, Universal Studios e SONY Pictures Entertainment).

O DCI-P3 é 25% maior que o espaço de cores sRGB e apenas 4% menor que o NTSC.

Como a maioria das pessoas começaram a assistir filmes em diferentes plataformas, como smartphones, tablet ou computador, em vez de ir ao cinema tradicional, essas empresas introduziram o DCI-P3 em seus dispositivos para obter melhor reprodução de cores do que usar sRGB.

Muitos produtos da Apple, Sony, Samsung e Google utilizam este espaço de cor.



Para fotografia o DCI-P3 perde uma boa parte dos verdes mais saturados em relação ao Adobe RGB, mas em comparação ao sRGB é bem melhor.

Parece que o mercado tem colocado como referência básica para um bom desempenho de cores como 90% DCI-P3.

Cada fabricante usa uma referência diferente:
ex: 110% sRGB / 100% NTSC

E agora começaram a adicionar o % para DCI-P3
Uso sempre o Adobe RGB. Inclusive para impressão onde este perfil é mais indicado.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #17 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 10:29:56
Outra questão importante é achar uma TV que você possa realizar a calibração de cores.
Isso é fundamental.
O Rafael Ferreira (Adobe Pro) diz que não se deve editar em TVs, pois as cores sofrem um pouco e o contraste normalmente é grande demais. Não sei se essa afirmação está atualizada.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #18 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 10:30:28
Uso sempre o Adobe RGB. Inclusive para impressão onde este perfil é mais indicado.

Sim, para o arquivo digital o recomendado é AdobeRGB.

Mas se o monitor (ou TV) é DCI-P3, o gamut de cores que o monitor vai exibir é maior que sRGB.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #19 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 10:46:20
Agora quando instalar vou tentar calibrar ela utilizando algum programa, pois esse modelo parece ser bem mais complexo de configurar do que minha TV antiga.

No mesmo site que você citou anteriormente tem um tutorial sobre calibrar TV:
https://www.rtings.com/tv/learn/how-to-calibrate-your-tv
Contem links para download de alguns padrões de imagem para ajudar nos ajustes.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #20 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 12:41:18
Sim, para o arquivo digital o recomendado é AdobeRGB.
Eu discordo dessa afirmação... Sei que off topic. Mas acho que carece de um pitaco.  :fight: :fight: :fight:
O espaço de cor de trabalho deve ser igual ao espaço de cor FINAL.
Se você irá exportar seus arquivos em sRGB, trate-os em sRGB.
Como a maioria dos meus (e acho que a maioria de quase todo mundo) usa em dispositivos sRGB, não vejo por que tratar em AdobeRGB....


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 13:09:46
Eu discordo dessa afirmação... Sei que off topic. Mas acho que carece de um pitaco.  :fight: :fight: :fight:
O espaço de cor de trabalho deve ser igual ao espaço de cor FINAL.
Se você irá exportar seus arquivos em sRGB, trate-os em sRGB.
Como a maioria dos meus (e acho que a maioria de quase todo mundo) usa em dispositivos sRGB, não vejo por que tratar em AdobeRGB....
Eu opero em adobergb de ponta a ponta.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #22 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 13:24:11
Eu opero em adobergb de ponta a ponta.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk
Bom. Aí são outros 500...
Como eu disse: o espaço depende do final.
Se você entrega seu material impresso prós cliente e sua gráfica é em AdobeRGB... O espaço certo é esse.

Enviado de meu motorola one vision usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 13:39:19
Bom. Aí são outros 500...
Como eu disse: o espaço depende do final.
Se você entrega seu material impresso prós cliente e sua gráfica é em AdobeRGB... O espaço certo é esse.

Enviado de meu motorola one vision usando o Tapatalk
Não uso gráficas, uso impressoras Canon Prograf nas minhas impressões.

A questão é que a Prograf pra piorar as coisas utiliza um espaço de cor diferente de tudo, só pra ajudar.

O espaço de cor que mais chega perto é o Adobe RGB e meu monitor é 100% Adobe RGB.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #24 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 13:58:48
Eu discordo dessa afirmação... Sei que off topic. Mas acho que carece de um pitaco.  :fight: :fight: :fight:
O espaço de cor de trabalho deve ser igual ao espaço de cor FINAL.
Se você irá exportar seus arquivos em sRGB, trate-os em sRGB.
Como a maioria dos meus (e acho que a maioria de quase todo mundo) usa em dispositivos sRGB, não vejo por que tratar em AdobeRGB....

heheheh mais um pitaco então.  :fight: :assobi: :D
tb sei que é meio off topic, mas vamos lá... :assobi:


Eu prefiro fazer todo o tratamento de imagem no maior espaço de cor disponível. Assim tenho meu original tratado da maneira que visualizei a imagem e adequo depois conforme as características da mídia de saída.

Uso o Lightroom e todo o arquivo RAW é tratado automaticamente em um espaço de cor similar ao ProphotoRGB, acho que o nome que a Adobe utilizava era MelissaRGB, não me recordo de cabeça. Assim sendo, não trato em sRGB.
No meu caso, LR resolve 95% do que preciso.

Um exemplo para ilustrar porque prefiro editar com um espaço de cor maior:
No gráfico abaixo temos o gamut de cores para 3 situações:
gráfico verde : AdobeRGB
gráfico vermelho: sRB
gráfico branco: papel Hahnemuehle Photo Rag


Perceba que de acordo com o perfil ICC do papel Hahnemuehle Photo Rag (para uma Epson 3880, que eu tenho) o gamut de cor é menor que sRGB, mas,  tem parte que ultrapassa a capacidade do sRGB.

Por isso ,"eu" prefiro editar sempre num espaço de cor maior. A idéia é preservar a maior quantidade de cores possível durante a edição, e não começar com um arquivo reduzido em cores.  E depois faço a conversão  para o tipo de saída desejado. Meu original tratado está "pronto" (vamos assim dizer).

Mas, essa á maneira como trabalho e estou satisfeito com os resultados que produz, tanto para web, revista impressa e fineart.

Cada fotógrafo acaba ajustando esses detalhes dentro de seu fluxo de trabalho e se o resultado atende o fotógrafo e/ou cliente, está ok.


« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2020, 14:00:58 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 08:14:26
A Digital Cinema Initiatives (DCI), é uma associação de empresas de produção cinematográfica (Warner Bros, Metro-Goldwyn-Mayer, Fox Twentieth Century Fox Film, Universal Studios e SONY Pictures Entertainment).

O DCI-P3 é 25% maior que o espaço de cores sRGB e apenas 4% menor que o NTSC.

Como a maioria das pessoas começaram a assistir filmes em diferentes plataformas, como smartphones, tablet ou computador, em vez de ir ao cinema tradicional, essas empresas introduziram o DCI-P3 em seus dispositivos para obter melhor reprodução de cores do que usar sRGB.

Muitos produtos da Apple, Sony, Samsung e Google utilizam este espaço de cor.



Para fotografia o DCI-P3 perde uma boa parte dos verdes mais saturados em relação ao Adobe RGB, mas em comparação ao sRGB é bem melhor.

Parece que o mercado tem colocado como referência básica para um bom desempenho de cores como 90% DCI-P3.

Cada fabricante usa uma referência diferente:
ex: 110% sRGB / 100% NTSC

E agora começaram a adicionar o % para DCI-P3

Ótima explicação muito obrigado mesmo :worship: :worship:

Na minha TV antiga eu tinha opção de escolher entre sRGB ou Adobe RGB. Ontem eu instalei a TV nova, mais não tive muito tempo de procurar isso, agora estou pensando se ela vai ter opção para Adobe RGB ou não.
Depois do trabalho vou mexer mais.
Obrigado também a todos que estão comentando, é bom ver as opiniões.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #26 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 11:27:27
Ótima explicação muito obrigado mesmo :worship: :worship:

Na minha TV antiga eu tinha opção de escolher entre sRGB ou Adobe RGB. Ontem eu instalei a TV nova, mais não tive muito tempo de procurar isso, agora estou pensando se ela vai ter opção para Adobe RGB ou não.
Depois do trabalho vou mexer mais.
Obrigado também a todos que estão comentando, é bom ver as opiniões.

:ok: :ok:
Depois comente mais sobre sua experiência com a TV nova.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 14:46:27
:ok: :ok:
Depois comente mais sobre sua experiência com a TV nova.

Estou gostando muito dela é uma evolução muito grande em comparação com minha TV antiga, principalmente na qualidade dos tons de preto realmente gera uma sensação de profundidade na foto, fora a nitidez muito boa mesmo.
Uma coisa interessante, é que na TV antiga algumas das minhas fotos que tinham fundo com cores escuras, ou céu escuro com por do sol ficavam com posterização, eu nem postava ela no Flickr por causa disso, pensava que era erro meu ou foto mal feita etc, agora nessa ficou perfeito nada de posterização imagem perfeita nos nuances mais escuros.
Ela tem opção de Gama ST.2084, BT.1886, HLG e Gama 2.2, em jogos fica padrão ST.2084. Na área de trabalho posso escolher entre Gama 2.2 ou BT.1886, deixei em Gama 2.2.
Aos poucos vou comentando mais sobre ela, e as configurações que estou testando.



Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 21 de Fevereiro de 2020, 13:10:51
Estou com problema entre a escala de resolução e o navegador, o Windows recomenda 300% de escala para resolução 4k fica bom no geral, ao colocar em 100% fica tudo tão pequeno que fica difícil de ler qualquer texto.
Porém minhas fotos no Flickr utilizando o link de alta resolução, ficam todas pixeladas se estiver com escala 300%, em 100% fica perfeito. Na TV antiga era 1080p dessa forma a escala ficava em 100%, e com isso mesmo abrindo o link 4k a imagem só ficava com zoom mas mantendo uma boa qualidade.
Já coloquei a TV em 1080p apesar de ficar fluido em 120hz não vale a pena, prefiro a nitidez do 4k em 60hz mesmo.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 21 de Fevereiro de 2020, 14:15:49
Estou com problema entre a escala de resolução e o navegador, o Windows recomenda 300% de escala para resolução 4k fica bom no geral, ao colocar em 100% fica tudo tão pequeno que fica difícil de ler qualquer texto.
Porém minhas fotos no Flickr utilizando o link de alta resolução, ficam todas pixeladas se estiver com escala 300%, em 100% fica perfeito. Na TV antiga era 1080p dessa forma a escala ficava em 100%, e com isso mesmo abrindo o link 4k a imagem só ficava com zoom mas mantendo uma boa qualidade.
Já coloquei a TV em 1080p apesar de ficar fluido em 120hz não vale a pena, prefiro a nitidez do 4k em 60hz mesmo.
Eu tenho um PC multimidia na minha sala, fica junto com a TV e o Home Theater e realmente, o windows sabe que se trata de uma TV e faz esse scaling ai pra ficar visível a distancia, pq normalmente as pessoas veem a TV do sofá.

São duas coisas que brigam, a windows mostrando a interface ajustada para usabilidade a distancia e ver as fotos em alta resolução.

Agradeço, vai atualizando a gente ai por favor, interessante saber como vc vai resolver essa questão.
Conhecimento importa mais que equipamento.