Depois vou pesquisar um pouco mais, mas cada fabricante produz seu proprio codec com caracteristicas distinto, mesmo sendo H.264, e o da Canon e o que gerava o maior arquivo de todos, muitos estavam pagando royalties pra usar o da Sony, por gravar o menor arquivo e mesmo assim sendo superior aos outros…
Onde leu isso que outros fabricantes estavam pagando royalties pra usar o codec da Sony?
Já usei canon 5d mark II, EOS -R e panasonic gh4 e todos usam h264, que me parece ser um formato/codec aberto, dado a sua popularidade. Não cheguei a comparar um mesmo video mas pelo meu uso não notei diferença de tamanho entre eles.
O que acontece é que a EOS-R e a GH4 te permitem escolher dois tipos de compressão H264: uma é a INTRA-FRAME a outra é INTER-FRAME (IPB). A INTRA-FRAME ocupa muito mais espaço mas é uma compressão menos agressiva já que atua somente em quadros isolados. É recomendada para quem quer editar e fazer color grading. Mas prepare o bolso pra comprar cartões rápidos e com muita capacidade de armazenamento. Já o modo IPB é uma compressão mais agressiva que atua num grupo de frames. O resultado são arquivos mais leves mas a edição é mais pesada e pode causar mais artefatos.
A sony de fato é única que usa um codec diferente que é o H265 (HEVC). Pode ser que seja mais eficiente mas não acho que tenha um qualidade melhor. Posso estar enganado mas ela não fornece a opção INTRA-FRAME. As cameras tipo a GH5s e blackmagic, que são mais usadas por profissionais da area, não usam esse codec (tenho quase certeza que não dão essa opção).
Tenho a EOS-R e ela produz videos soberbos. Imagens excelentes com bom dynamic range e low light mesmo usando a opção IPB, batendo e muito a GH4 que já usei (não seu sei em relação a GH5). Através do HDMI ela grava em 10bit 4:2:2, o que a coloca em um patamar de gente grande.
As sonys full frames podem ganhar em dynamic range e low light mas isso se deve ao sensor. Não tem nada a ver com o codec usado, que costuma ser a principal reclamação dos usuários dessas cameras. Tanto que os fãs da marca clamam por uma A7s III mais robusta nesse sentido.