Autor Tópico: Affinity Photo  (Lida 5551 vezes)

aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Novembro de 2019, 12:18:48
Bom dia, pessoal.

Atualmente tenho utilizado principalmente o DXO Photolab para editar minhas fotos e o ON1 Photo Raw para organizar, classificar e separar em álbuns, ou eventualmente para aplicar alguns efeitos legais que ele tem lá, alguns filtros.

Sou hobbista e não tenho intenção de trabalhar com edição pesada. Tiro fotos de família, amigos, viagens, paisagem...

Porém recebi o email da Black Friday da Affinity, com redução de 30% do preço do Affinity Photo. Já vi que algumas pessoas aqui usam. Com relação aos programas que eu já uso eu teria algum ganho no tratamento de imagem com o Affinity Photo? Por exemplo, remoção de manchas ou objetos ou tratamento de pele seriam mais bem feitos nele que nos outros programas que já uso? Ou a curva de aprendizado ou o custo benefício não compensam, levando em conta o que já tenho aqui?

Desde já agradeço a ajuda!
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2019, 17:15:55
 :snack: :snack:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2019, 17:38:44
Bom dia, pessoal.

Atualmente tenho utilizado principalmente o DXO Photolab para editar minhas fotos e o ON1 Photo Raw para organizar, classificar e separar em álbuns, ou eventualmente para aplicar alguns efeitos legais que ele tem lá, alguns filtros.

Sou hobbista e não tenho intenção de trabalhar com edição pesada. Tiro fotos de família, amigos, viagens, paisagem...

Porém recebi o email da Black Friday da Affinity, com redução de 30% do preço do Affinity Photo. Já vi que algumas pessoas aqui usam. Com relação aos programas que eu já uso eu teria algum ganho no tratamento de imagem com o Affinity Photo? Por exemplo, remoção de manchas ou objetos ou tratamento de pele seriam mais bem feitos nele que nos outros programas que já uso? Ou a curva de aprendizado ou o custo benefício não compensam, levando em conta o que já tenho aqui?

Desde já agradeço a ajuda!
O Affinity é um Photoshop mais espertinho, os ganhos dele são na agilidade para fazer as coisas, no entanto, ele não é tão completo quanto o Photoshop em termos de recursos.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2019, 20:17:52
... no entanto, ele não é tão completo quanto o Photoshop em termos de recursos.

O que não quer dizer muito. A maioria esmagadora das pessoas não usa nem 10% do que o PS faz.
No meu caso nunca lidei com uma situação que só tivesse solução no PS mas não tivesse no Affinity.

Se eu tiver que editar pra valer uma imagem, com um montão de máscaras e coisas mais bizarras, não seria o PS que eu escolheria, e sim o PictureWindow Pro. Digamos que é o "equivalente" para edição do RawTherapee. A maioria aqui iria no máximo se benzer ao ver a cara dele hahaha !

Nogueira, pode ir tranquilo no Affinity. Se precisar, eu te ajudo.
O que você ganha é agilidade e um programa que roda mole em um pc furreco com 4G de memória mais rápido que um PS em uma máquina dez vezes mais cara...
« Última modificação: 25 de Novembro de 2019, 20:19:00 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Novembro de 2019, 20:26:56
O que não quer dizer muito. A maioria esmagadora das pessoas não usa nem 10% do que o PS faz.
No meu caso nunca lidei com uma situação que só tivesse solução no PS mas não tivesse no Affinity.

Se eu tiver que editar pra valer uma imagem, com um montão de máscaras e coisas mais bizarras, não seria o PS que eu escolheria, e sim o PictureWindow Pro. Digamos que é o "equivalente" para edição do RawTherapee. A maioria aqui iria no máximo se benzer ao ver a cara dele hahaha !

Nogueira, pode ir tranquilo no Affinity. Se precisar, eu te ajudo.
O que você ganha é agilidade e um programa que roda mole em um pc furreco com 4G de memória mais rápido que um PS em uma máquina dez vezes mais cara...
É, mas o PS tem muito plugin, isso ajuda demais.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 25 de Novembro de 2019, 20:44:06
É, mas o PS tem muito plugin, isso ajuda demais.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

E um montão deles funcionam perfeitamente com o Affinity...


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Novembro de 2019, 20:48:18
O que não quer dizer muito. A maioria esmagadora das pessoas não usa nem 10% do que o PS faz.
No meu caso nunca lidei com uma situação que só tivesse solução no PS mas não tivesse no Affinity.

Se eu tiver que editar pra valer uma imagem, com um montão de máscaras e coisas mais bizarras, não seria o PS que eu escolheria, e sim o PictureWindow Pro. Digamos que é o "equivalente" para edição do RawTherapee. A maioria aqui iria no máximo se benzer ao ver a cara dele hahaha !

Nogueira, pode ir tranquilo no Affinity. Se precisar, eu te ajudo.
O que você ganha é agilidade e um programa que roda mole em um pc furreco com 4G de memória mais rápido que um PS em uma máquina dez vezes mais cara...
Você é o cara da ajuda! Depois da sua dica que comprei o DXO, minha melhor escolha dos últimos tempos.
A minha dúvida é se vou ganhar alguma coisa na qualidade da edição ou algum recurso adicional em relação aos softwares que tenho aqui. Lembrando que meu negócio é só edição de foto. Nada mais que isso. Ou seja, vou usar pouco do potencial dele. Mas o preço, 35 dólares, é bem chamativo.
E, se eu comprar, não vou dispensar sua ajuda.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 25 de Novembro de 2019, 21:07:51
Você é o cara da ajuda! Depois da sua dica que comprei o DXO, minha melhor escolha dos últimos tempos.
A minha dúvida é se vou ganhar alguma coisa na qualidade da edição ou algum recurso adicional em relação aos softwares que tenho aqui. Lembrando que meu negócio é só edição de foto. Nada mais que isso. Ou seja, vou usar pouco do potencial dele. Mas o preço, 35 dólares, é bem chamativo.
E, se eu comprar, não vou dispensar sua ajuda.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk


A resposta que você espera é impossível de ser dada. Programas diferentes podem precisar de processos diferentes para atingir um determinado resultado. A minha aproximação é um tanto diferente da convencional, da "manada".

O programa de gerenciamento / Organização de imagens que uso atualmente é o Photo Supreme, pois o Phase One Media Pro foi descontinuado pelo fabricante. Na verdade o PSU é bem melhor.

Só que dependendo da câmera usada posso ter que usar programas diferentes para tratar as imagens. Por exemplo, as câmeras com sensor Bayer vão de DxO, as Foveon, Sigma Photo Pro e a Fuji, o Capture One Express for Fuji ou o Silkypix. De quebra tenho aqui o Luminar 3 e o 4.

Pelo PSU posso chamar o programa mais adequado para a tarefa. Se for edição pura e simples, chamo o Affinity. Isso me permite uma agilidade muito grande na escolha do que usar.

No caso do Affinity, ele não tem um "image browser", então um gerenciador como o PSU ou outro qualquer que permita ver de forma decente a coleção de fotos realmente ajuda uma barbaridade, principalmente no caso do Windows, que não tem uma maneira decente de navegar pelas fotos. No Mac, na pior das hipóteses pode usar o Apple Photos (argh!) e o Affinity como "helper application", nome idiota para editor externo.

As ferramentas do Affinity são um pouco diferentes das do PS e de outros programas, mas é um conjunto de muito peso e eficiência. Se você não faz questão de pertencer à manada da Adobe, seja pelo motivo que for, com certeza vale a pena. Fui usuário de Adobe por décadas e hoje quero uma distância deles como nunca quis de outra software house. Mas esse sou eu, como já disse publicamente dezenas de vezes. O programa que me fez enterrar de vez o PS e o LR foi justamente o Affinity. Tem gente que vai me chamar de herege, espernear e falar a mesma lenga-lenga de sempre "que é o que o mercado quer e exige". Dane-se o mercado, não trabalho para ninguém e faço o que eu quero.

Baixe o demo do Affinity e veja TODOS os videos de tutoriais. Só assim poderá entender se fará melhor ou não.

Abs!


Ah, quanto ao DxO acho que tem uma meia dúzia de gatos pingados aqui no fórum que usam, eu, o Pictus e não me lembro quem mais. O resto fica meio que no de sempre, sempre com o pé atras e reclamando.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2019, 21:09:19 por AFShalders »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2019, 06:05:09
Eu ainda irei usar o dxo, pois eles deram uma versao antiga gratuita, eu achei uma atitude muito boa.





cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2019, 13:08:36
Eu ainda irei usar o dxo, pois eles deram uma versao antiga gratuita, eu achei uma atitude muito boa.

Como minhas câmeras são sempre de gerações passadas usei direto as versões 8 e 9 do DXO.

Bom enquanto durou. Parou de funcionar quando migrei para Windows 10.

Tabela de compatibilidade Win e Mac em:

https://support.dxo.com/hc/en-us/articles/208737388-Which-version-of-Windows-or-OS-X-is-DxO-OpticsPro-compatible-with-
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2019, 13:21:51
Como minhas câmeras são sempre de gerações passadas usei direto as versões 8 e 9 do DXO.

Bom enquanto durou. Parou de funcionar quando migrei para Windows 10.

Tabela de compatibilidade Win e Mac em:

https://support.dxo.com/hc/en-us/articles/208737388-Which-version-of-Windows-or-OS-X-is-DxO-OpticsPro-compatible-with-

O suporte para programas de 32bits no W10 é meio esquisito, por isso que dá pau.
Fiz o upgrade para o PhotoLab 3 ja tem um tempo, mas ainda tenho ativadas as versões PL1, DXO 10 e 11
Acho que o upgrade vale a pena.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Novembro de 2019, 13:42:49
Cxpostal e AFShalders, eu nao tenho usado muito a versao que tenho (11) ou editado em outro programa, portanto nao percebi nada. Obrigado Afschalders pelo toque.




AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 26 de Novembro de 2019, 14:12:56
Cxpostal e AFShalders, eu nao tenho usado muito a versao que tenho (11) ou editado em outro programa, portanto nao percebi nada. Obrigado Afschalders pelo toque.

Da 10 em diante já é 64-bits


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #13 Online: 26 de Novembro de 2019, 15:47:32


Com relação aos programas que eu já uso eu teria algum ganho no tratamento de imagem com o Affinity Photo? Por exemplo, remoção de manchas ou objetos ou tratamento de pele seriam mais bem feitos nele que nos outros programas que já uso? Ou a curva de aprendizado ou o custo benefício não compensam, levando em conta o que já tenho aqui?

Desde já agradeço a ajuda!

Não estou familiarizado com os programas que você usa.
Também fotografo por Hobby.
Gosto muito destes ajustes no Affinity: remoção de manchas, remoção de objetos indesejados (aquele papagaio de pirata na foto das férias), tratamento de pele por separação de frequência, ajuste de nitidez.
Tem muito tutorial por vídeo disponível.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Novembro de 2019, 19:02:56
Olá, pessoal!

Só atualizando a minha situação, já que iniciei o tópico. Assisti uns videos do Affinity Photo e fiquei bastante impressionado com o que posso conseguir melhorar no resultado final das fotos com ele. Em especial assisti um video de tratamento de pele e reproduzi o que aprendi e fiquei embasbacado.

Obviamente qualquer um de vocês profissas aqui conseguiria um resultado melhor... rs. Mas, como eu nunca tinha feito nada igual, entendi que vai valer a pena como upgrade aqui das minhas ferramentas de edição. Como gosto muito de tirar retrato da esposa, familiares e amigos e curto gastar um tempinho mais editando uma ou outra foto pra um resultado mais refinado, fiquei animado e acabei aproveitando a promoção do Black Friday.

Como o AFShalders citou o Photo Supreme para gestão dos arquivos, acabei baixando e testando o mesmo e também fiquei bastante satisfeito com ele. Tive um problema com um bug aqui, mandei email para o suporte e em poucas horas já me responderam com a solução temporária e falando que vão soltar uma atualização para corrigir o problema que encontrei, que é específico da versão em Português. Ou seja, o software parece ser excelente (estou avaliando há 1 dia só) e o suporte também. E também está com desconto de 20% na Black Friday. Não sei se vou comprar também... mas fica a dica.
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM