Autor Tópico: Câmera do Smartphone ou DSLR? (Iniciante)  (Lida 1952 vezes)

Davi Araújo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 25 de Novembro de 2019, 22:17:20
Amigos, boa noite.
Quero tirar fotos e gravar os eventos na igreja que frequento. No momento, estou utilizando a câmera do meu smartphone. Por ter uma capacidade em pixels muito pequena (8 MP) estou meio que desapontado em investir em um aparelho mais top. Por exemplo, comprar o Galaxy A70 que possui uma lente de 32 MP. Mas, fico com receio de não ter tanta qualidade, pois parece que todos os smartphones salvam as fotos em JPEG.

Toda foto que tiro, ao dar o zoom para ver alguns detalhes, embaça demais, distorce. Me disseram que é devido o formato da imagem (JPEG).

Minha dúvida: por exemplo, a câmera do Galaxy A70 (lente de 32 MP) seria melhor que a câmera da Canon T100 de 18 MP? Meu objetivo será tirar fotos (não para algo profissional, apenas postar na redes sociais, fazer slides, imprimir etc) e filmar. O meu aparelho atual filma em Full HD, não vejo problemas na qualidade das imagens; mas, ao dar zoom nas fotos tiradas, distorce muito
« Última modificação: 25 de Novembro de 2019, 22:22:18 por Davi Araújo »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2019, 11:09:46
A menos que você tenha interesse em se aprofundar na fotografia, investir em lentes, aprender a editar imagens, etc, eu recomendaria você comprar um smartphone bom em fotografia.

Essa questão de que as imagens não tem qualidade / distorce pq são JPG é mentira, elas não tem qualidade pq o seu smartphone não tem uma câmera boa.
Outra conceito errado que te ensinaram é que mais megapixels = mais qualidade. Isso é falso. Hoje em dia 12mp já é suficiente para a maioria das aplicações inclusive imprimir em tamanho razoável.

Resumindo, sem dúvidas uma câmera dedicada (Canon, Nikon, etc) te entrega mais qualidade e principalmente mais possibilidades do que a câmera do celular, mas tem que levar em conta que para tirar proveito disso você terá que investir em boas lentes, aprender a editar as imagens no computador, aprender a utilizar todas as configurações que a câmera permite (ISO, diafragma, velocidade obturador, DOF, modos de medição de luz e e de foco, etc)... a câmera do celular pode não entregar tudo o que a câmera entrega mas a interface é infinitamente mais simples de usar, as fotos são armazenadas automaticamente na nuvem, estão prontas para postar nas redes sociais e/ou compartilhar com as pessoas.

Para fotografia eu procuraria um Samsung da linha S, modelo 8 ou mais atual já são ótimos. Tenho ouvido falar bem dos Huawei e dos Xiaomi mas não conheço os modelos então não sei recomendar.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2019, 11:47:21
Procure por uma câmera do tipo super zoom, existem varias que vão entregar uma qualidade melhor que um celular, que filmam com muita propriedade, que tem estabilização, etc... penso ser a solução ideal pra vc.

Veja um exemplo, esse vídeo foi gravado por uma pessoa que estava na plateia, olha só a qualidade de imagem e aproximação que ele consegue com essa câmera:




Conhecimento importa mais que equipamento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2019, 11:58:20
Procure por uma câmera do tipo super zoom, existem varias que vão entregar uma qualidade melhor que um celular, que filmam com muita propriedade, que tem estabilização, etc... penso ser a solução ideal pra vc.

Veja um exemplo, esse vídeo foi gravado por uma pessoa que estava na plateia, olha só a qualidade de imagem e aproximação que ele consegue com essa câmera:





A menos que você necessite do zoom, eu acho as superzoom mau negócio (e eu tô falando da linha mais acessível e não dessa Sony que custa 10 mil reais).

Entre uma superzoom de 2 mil reais e um smartphone de 2 mil reais, a menos que o zoom seja necessário, eu iria de smartphone.

A grande vantagem do celular é a conveniência, facilidade de operação e transferência de arquivos.. se for abrir mão disso melhor partir logo pra uma ML ou DSLR que pelo menos voce compensa a falta de conveniência com um sensor maior e possibilidade de usar lentes diversas.

Just my 2 cents.

 :ok:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2019, 12:03:31
A menos que você necessite do zoom, eu acho as superzoom mau negócio (e eu tô falando da linha mais acessível e não dessa Sony que custa 10 mil reais).

Entre uma superzoom de 2 mil reais e um smartphone de 2 mil reais, a menos que o zoom seja necessário, eu iria de smartphone.

A grande vantagem do celular é a conveniência, facilidade de operação e transferência de arquivos.. se for abrir mão disso melhor partir logo pra uma ML ou DSLR que pelo menos voce compensa a falta de conveniência com um sensor maior e possibilidade de usar lentes diversas.

Just my 2 cents.

 :ok:
Ok mas o colega ai não esta satisfeito com o celular.

Existem varias superzoons bem mais baratas  do que essa ai, tem que pesquisar. ex: Canon PowerShot Sx530hs
Conhecimento importa mais que equipamento.


Davi Araújo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2019, 12:26:35
Colegas, bom dia!
Muito obrigado pelos esclarecimentos. Realmente, uma câmera dedicada parece ser mais top; traz a foto na sua integra e com qualidade, mesmo tendo que parar para tratar as imagens, converter o arquivo para outras extensões para visualizar em outros dispositivos etc. Creio que teria que fazer umas espécie de curso para fotografias; aprender as técnicas e aprender mais sobre o equipamento em si e seus componentes, certo?

Pode ser até um projeto futuro. Gosto muito de tirar fotos e gravar vídeos.

Agora, realmente o meu smartphone não é top, até porque deixei recentemente o meu Motorola com 5 MP e passei para um Samsung com 8 MP; dá para quebrar o galho. Tirar fotos dos eventos, dos irmãos, filmar os cultos, apresentações. Mas, me decepciono quando dou o zoom nas fotos tiradas, ficam horríveis. E, pelo fato de ser 8 MP, achei que traria qualidade em alguns detalhes.

Até pensei em adquirir essas câmeras digitais portáteis (com 12 MP para cima). Compensa? Tem opções no mercado? Porque depois, posso comprar uma Canon SL2, por exemplo. E, me aventurar no mundo da fotografia, das filmagens. 


(Mesmo continuando com o smartphone, quero ver se tem um tripé bom para ele, para deixar filmando).
« Última modificação: 26 de Novembro de 2019, 12:28:27 por Davi Araújo »


Davi Araújo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2019, 12:43:18
Imagem tirada pelo Samsung 8 MP:

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20191123_083407-jpg



Dando zoom na mesma imagem (a medida que vou aumentando o zoom, vai piorando as distorções):

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/sem_titulo-png-38809371-9527-4ee2-b3b2-3fc10a88cf1f



(Fico com medo do Samsung S8, por exemplo, ter o mesmo "problema")....
« Última modificação: 26 de Novembro de 2019, 12:54:56 por Davi Araújo »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2019, 12:47:54
Celulares top de linha tem ótimo codec e qualidade de gravação de vídeo mas custam igual ou mais caro que um equipamento para filmagem como o Lindsay já comentou.

Se você realmente quer entrar no ramo de filmagens, sugiro ir para um equipamento mais apropriado. Uma Canon SL2 por exemplo com seu Dual Pixel e lente do kit já entregam um ótimo resultado e ainda de quebra você ganha uma câmera fotográfica de brinde de alta qualidade.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2019, 13:38:59
Ok mas o colega ai não esta satisfeito com o celular.

Existem varias superzoons bem mais baratas  do que essa ai, tem que pesquisar. ex: Canon PowerShot Sx530hs

Mas claramente o celular dele não tem muita qualidade.
Os últimos lançamentos são muito bons, ótima qualidade de imagem. Inclusive recentemente eu postei aqui uma comparação entre a Canon 6DmkII e um celular em modo de fotografia noturnar, em situações de baixíssima luz, e o celular se saiu muito melhor que a câmera. Só exemplos claro.

Eu tenho uma DSLR e não penso em trocar pelo celular, mas isso pq eu sou um cara que realmente gosta de fotografia e tenho a disposição de carregar o equipamento pesado pra cima e pra baixo, tratar as fotos no computador, etc... é algo pra quem realmente tem interesse em fotografia ou trabalha no ramo. Já vi muitos amigos que compram uma câmera DSLR para hobby e passa poucos meses ela tá guardada no armário pq a pessoa não tem saco de carregar pros lugares e ter que editar as fotos, acaba utilizando apenas o celular que é muito mais conveniente.

Ps: Se o OP quer entrar no mercado de filmagem profissional (coisa que ele não disse), aí sim recomendo investir em uma câmera mesmo.



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2019, 13:41:30
Existem diversos "filmmakers" e profissionais do audio visual que já fizeram vídeos top usando iPhone ou outros celulares de primeira.
Acho que, acima do equipamento, o olhar artístico e a edição fazem muito mais diferença no final. Nem estou levando esse ponto em consideração aqui no tópico pois o usuário é o mesmo e esse fator pode ser descartado para responder o questionamento dele.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2020, 06:59:10
Colegas, bom dia!
Muito obrigado pelos esclarecimentos. Realmente, uma câmera dedicada parece ser mais top; traz a foto na sua integra e com qualidade, mesmo tendo que parar para tratar as imagens, converter o arquivo para outras extensões para visualizar em outros dispositivos etc. Creio que teria que fazer umas espécie de curso para fotografias; aprender as técnicas e aprender mais sobre o equipamento em si e seus componentes, certo?

Pode ser até um projeto futuro. Gosto muito de tirar fotos e gravar vídeos.

Agora, realmente o meu smartphone não é top, até porque deixei recentemente o meu Motorola com 5 MP e passei para um Samsung com 8 MP; dá para quebrar o galho. Tirar fotos dos eventos, dos irmãos, filmar os cultos, apresentações. Mas, me decepciono quando dou o zoom nas fotos tiradas, ficam horríveis. E, pelo fato de ser 8 MP, achei que traria qualidade em alguns detalhes.

Até pensei em adquirir essas câmeras digitais portáteis (com 12 MP para cima). Compensa? Tem opções no mercado? Porque depois, posso comprar uma Canon SL2, por exemplo. E, me aventurar no mundo da fotografia, das filmagens. 


(Mesmo continuando com o smartphone, quero ver se tem um tripé bom para ele, para deixar filmando).

Uma SL2 com lente do kit custa em torno de 2.000 reais e te entrega qualidade muito superior a qualquer celular. Ela tem wifi e pode instalar o aplicativo da Canon no celular e passar as fotos em JPG direto pelo Wifi da Câmera para o celular... do seu celular pode tratar num aplicativo como Snapseed e compartilhar com outros amigos que possuem celular ou postar em redes sociais... tudo muito prático e muito mais versátil (lentes melhores, sensor maior, qualidade de imagem bem superior). Acho que vale mais do que investir em celulares de 2.000, 3.000 reais


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2020, 07:00:58
Mas claramente o celular dele não tem muita qualidade.
Os últimos lançamentos são muito bons, ótima qualidade de imagem. Inclusive recentemente eu postei aqui uma comparação entre a Canon 6DmkII e um celular em modo de fotografia noturnar, em situações de baixíssima luz, e o celular se saiu muito melhor que a câmera. Só exemplos claro.

Eu tenho uma DSLR e não penso em trocar pelo celular, mas isso pq eu sou um cara que realmente gosta de fotografia e tenho a disposição de carregar o equipamento pesado pra cima e pra baixo, tratar as fotos no computador, etc... é algo pra quem realmente tem interesse em fotografia ou trabalha no ramo. Já vi muitos amigos que compram uma câmera DSLR para hobby e passa poucos meses ela tá guardada no armário pq a pessoa não tem saco de carregar pros lugares e ter que editar as fotos, acaba utilizando apenas o celular que é muito mais conveniente.

Ps: Se o OP quer entrar no mercado de filmagem profissional (coisa que ele não disse), aí sim recomendo investir em uma câmera mesmo.



Meu amigo, como um celular com sensor minúsculo pode ser melhor que uma câmera Fullframe recente? Ainda não chegamos nesse ponto, talvez no futuro rsrsrssrs