Autor Tópico: Sensor com pequenos riscos? Apenas sujeira ou parece trincado... :(  (Lida 2255 vezes)

Laura Schapke

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Oi gente, recentemente percebi nas minhas fotos pequenas variações de pontos pretos que logo achei que eram sujeira ou fungos na lente, conforme tentava solucionar o problema percebi que na verdade a sujeira estava localizada no sensor da câmera, tudo certo até aí, levarei na assistência técnica mais rápido para fazer a limpeza pois a ansiedade está a mil. Porém fazendo testes, o famoso do pontinho no papel branco ou céu azul, aquele pontinho preto + uma pequena mancha do mesmo tamanho, ao fechar ainda mais o obturador aquela mancha que também parecia apenas sujeira parece virar vários risquinhos ou pelos?? Isso é sujeira mesmo ou pode estar trincado? Obrigada a compreensão de todos.

Como não consegui dar upload na imagem aqui deixei a foto no drive com este link do que parece ser a sujeira: https://drive.google.com/open?id=1OWNp0Yqi-leQW19E0r8icM3neP3wD8Zr
Isso sempre somente quando o obturador está em mais de +16, parece veias ou ramificações de linhas.

Obs: Sempre mantive extremo cuidado com meus equipamentos mantendo em caixas com anti-mofo e nunca houve casos de quedas ou qualquer possível arranhão, oq me deixa dúvidas.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2019, 16:46:39 por Laura Schapke »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2019, 16:58:34
Posta a imagem em alta resolução, está muito baixa. Mas está parecendo fungo.


Laura Schapke

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2019, 17:53:03
Posta a imagem em alta resolução, está muito baixa. Mas está parecendo fungo.

Oi, graças já me dá um certo alivio pensar que tivesse trincado de uma forma realmente bizarra e desconhecida. Tirei as fotos novamentes, a primeira com os riscos a abertura estava em F18 o máximo da minha 50mm 1.4.
A segunda em F4 fica quase imperceptível mas parece mais como uma mancha :>

Link: https://drive.google.com/open?id=120ReNfzfDcXn9vkKgd5oyKHhKWU8elCk
« Última modificação: 18 de Novembro de 2019, 17:53:25 por Laura Schapke »


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2019, 10:58:50
Mande pra assistência técnica. A minha T5 tem fungo por trás do espelho primário.
Provavelmente você pode ter problema com o armazenamento em lugar úmido ou se fizer muitas trocas de lentes.
Na assistência uma limpeza pode resolver o problema sem precisar trocar peças.
Se você troca lentes, sempre observe se tem grãos de detritos ou pêlos no entorno da câmara propriamente dita e limpe com bombinha fuc-fuc.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2019, 11:17:05
Parece mesmo ser fungo, leve a uma assistência que se o fungo estiver na superfície uma limpeza resolve. Agora existe uma remota possibilidade do fungo estar entre o filtro AA e o sensor, ai é "fight", vi uma 50D com fungo assim uma vez, o dono acabou vendendo barato, ficou com medo de mexer.


Laura Schapke

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2019, 19:24:06
Esperemos que seja algo superficial então mesmo, amanhã já estarei levando a assistência e comentarei sobre estes problemas a técnica. muito obrigada a vocês com certeza me senti muito mais calma. ; )


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 19 de Novembro de 2019, 22:02:11
Esperemos que seja algo superficial então mesmo, amanhã já estarei levando a assistência e comentarei sobre estes problemas a técnica. muito obrigada a vocês com certeza me senti muito mais calma. ; )

Não deixe de nos dizer qual foi o desfecho.


Laura Schapke

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #7 Online: 20 de Novembro de 2019, 17:25:53
Não deixe de nos dizer qual foi o desfecho.

Atualizando as informações, como tive que passar no centro aproveitei e passei na assistência, conversamos ele olhou e pode me dizer que era sim fungos e graças era na parte externa. Fizeram a limpeza em torno de 20 minutos, agora estou com as lentes e câmeras em casa bem guardadas para o problema não acontecer novamente, testei as duas lentes, ambas sem qualquer poeira ou fungo, muito obrigada a vocês também :D


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 20 de Novembro de 2019, 17:29:26
Atualizando as informações, como tive que passar no centro aproveitei e passei na assistência, conversamos ele olhou e pode me dizer que era sim fungos e graças era na parte externa. Fizeram a limpeza em torno de 20 minutos, agora estou com as lentes e câmeras em casa bem guardadas para o problema não acontecer novamente, testei as duas lentes, ambas sem qualquer poeira ou fungo, muito obrigada a vocês também :D

Que bom que tudo foi resolvido...

 :ok:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 20 de Novembro de 2019, 18:48:10
Atualizando as informações, como tive que passar no centro aproveitei e passei na assistência, conversamos ele olhou e pode me dizer que era sim fungos e graças era na parte externa. Fizeram a limpeza em torno de 20 minutos, agora estou com as lentes e câmeras em casa bem guardadas para o problema não acontecer novamente, testei as duas lentes, ambas sem qualquer poeira ou fungo, muito obrigada a vocês também :D
:ok:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Laura Schapke

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2019, 12:08:56
Oi gente, recentemente percebi nas minhas fotos pequenas variações de pontos pretos que logo achei que eram sujeira ou fungos na lente, conforme tentava solucionar o problema percebi que na verdade a sujeira estava localizada no sensor da câmera, tudo certo até aí, levarei na assistência técnica mais rápido para fazer a limpeza pois a ansiedade está a mil. Porém fazendo testes, o famoso do pontinho no papel branco ou céu azul, aquele pontinho preto + uma pequena mancha do mesmo tamanho, ao fechar ainda mais o obturador aquela mancha que também parecia apenas sujeira parece virar vários risquinhos ou pelos?? Isso é sujeira mesmo ou pode estar trincado? Obrigada a compreensão de todos.

Como não consegui dar upload na imagem aqui deixei a foto no drive com este link do que parece ser a sujeira: https://drive.google.com/open?id=1OWNp0Yqi-leQW19E0r8icM3neP3wD8Zr
Isso sempre somente quando o obturador está em mais de +16, parece veias ou ramificações de linhas.

Obs: Sempre mantive extremo cuidado com meus equipamentos mantendo em caixas com anti-mofo e nunca houve casos de quedas ou qualquer possível arranhão, oq me deixa dúvidas.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Novembro de 2019, 14:50:49
Eu uso caixa plástica transparente para guardar as lentes. Mas guardava dentro da caixa caixas de papelão e de couro sintético com os cacarecos (filtros, lenspen, tampas, ferramentas) e isso está errado. Removi os cacarecos, só guardo as lentes sem as tampas para poder entrar luz natural. Tiro a caixa de dentro do guarda-roupa de tempos em tempos para levar Sol. Isso você pode fazer Laura colocando a caixa numa estante ou mesa ou colocando a caixa ao Sol por até 20 minutos com  as lentes dentro. Assim elas estão protegidas da poeira e levam Sol. Vez em quando é bom limpar com álcool isopropílico mesmo sem usar as lentes. O álcool remove poeiras, gorduras das mãos e suor - isso é comida pra fungos.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro