Autor Tópico: Lista das Melhores Cameras para Viajar (NatGeo)  (Lida 7151 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #45 Online: 03 de Dezembro de 2019, 20:59:03
Acho que depende muito do tipo de viagem e qual lugar que a pessoa vai.

Não faz muito sentido para mim levar uma FF com meia duzia de lentes top para fotografar em ambiente urbano por exemplo, assim como não acho que faça sentido ir para um lugar com uma natureza incrível com um celular.

Claro que depende muito do caso, mas esse tipo de matéria é mais retórica e marketing do que realmente útil.

Quando viajo levo sempre dois equipamentos, uma compacta a sério no caso uma LX100 e um sistema com lentes intercambiáveis. Se for ambiente predominantemente urbano, algo mais leve, micro 4/3 ou Fuji. Se for um local com natureza espetacular, algo mais sofisticado tipo uma Sigma Merrill. Se for para trilhas, montanha e coisas do tipo, uma Pentax. Para complicar ainda mais, dá sempre para fazer um pouco de tudo com qualquer equipamento...

Tem tantas variáveis no meio, que essas matérias chegam a beirar o inútil.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2019, 20:59:54 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 03 de Dezembro de 2019, 21:13:35
Acho que depende muito do tipo de viagem e qual lugar que a pessoa vai.

Não faz muito sentido para mim levar uma FF com meia duzia de lentes top para fotografar em ambiente urbano por exemplo, assim como não acho que faça sentido ir para um lugar com uma natureza incrível com um celular.

Claro que depende muito do caso, mas esse tipo de matéria é mais retórica e marketing do que realmente útil.

Quando viajo levo sempre dois equipamentos, uma compacta a sério no caso uma LX100 e um sistema com lentes intercambiáveis. Se for ambiente predominantemente urbano, algo mais leve, micro 4/3 ou Fuji. Se for um local com natureza espetacular, algo mais sofisticado tipo uma Sigma Merrill. Se for para trilhas, montanha e coisas do tipo, uma Pentax. Para complicar ainda mais, dá sempre para fazer um pouco de tudo com qualquer equipamento...

Tem tantas variáveis no meio, que essas matérias chegam a beirar o inútil.
É bem por aí mesmo.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #47 Online: 04 de Dezembro de 2019, 06:47:29
:fight:

Interessante... na sessão "viajante" a Canon inclui EF 800mm f/5.6L IS USM https://www.loja.canon.com.br/pt/canonbr/compra-por-categoria-/cat-viajante

800MM ? Essa lente é "super discreta" kkkkkk

Thales, eu tenho a SL2 e ela com uma 50MM ou 24MM forma um kit muito discreto. A câmera é uma delícia de carregar o dia todo, sem cansar.

Se você usar apenas a 18-55 dela, já estará bem servido numa viagem.


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #48 Online: 04 de Dezembro de 2019, 13:10:50
Leica Q e Q2 são fantásticas, foco manual, uma puta lente e um belo sensor.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
Também não conhecia esses modelos, mas descobri que essa Leica Q2 custa tipo o somatório do que eu gastei viajando nos últimos 4 anos pelo menos , kkkkk .



Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #49 Online: 04 de Dezembro de 2019, 13:24:14
800MM ? Essa lente é "super discreta" kkkkkk


Mas e por que deveria ser discreta? Vocês estão generalizando.

O cara que vai para a África fazer safáris também é viajante e se quiser registrar os animais e tiver grana sobrando essa 800mm é uma das melhores opções.

Existe todo o tipo de viajante e de viagens.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2019, 13:24:32 por LeandroR »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 04 de Dezembro de 2019, 13:46:21
Mas e por que deveria ser discreta? Vocês estão generalizando.

O cara que vai para a África fazer safáris também é viajante e se quiser registrar os animais e tiver grana sobrando essa 800mm é uma das melhores opções.

Existe todo o tipo de viajante e de viagens.
Isso que falei lá em cima, o pessoal viajou demais nessa história querendo "enquadrar" o que seria um viajante.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 04 de Dezembro de 2019, 13:48:15
Se a galera aqui for no Grupo Leica Brasil do Facebook verá uma galera que viaja de Leica.

No Leica Photo então nem se fala...

E tem gente fazendo street com Leica na India... Ou seja, a questão específica de perigo levantada por alguns como fator motivacional para não usar uma câmera cara em viagens é totalmente sem fundamento.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #52 Online: 04 de Dezembro de 2019, 14:24:00
Só eu entendi que eles quiseram fazer uma lista de equipamentos mais compactos sem abrir mão da qualidade dos lançamentos mais recentes? :ponder:

Se alguém quer viajar com uma grande formato ou com um celular é uma escolha da pessoa, mas a lista foi bem coerente na questão portabilidade/qualidade e é uma boa referência para quem busca algo nessa linha!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 04 de Dezembro de 2019, 14:50:06
Se a galera aqui for no Grupo Leica Brasil do Facebook verá uma galera que viaja de Leica.

No Leica Photo então nem se fala...

E tem gente fazendo street com Leica na India... Ou seja, a questão específica de perigo levantada por alguns como fator motivacional para não usar uma câmera cara em viagens é totalmente sem fundamento.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
Que absurdo véio.... kkkkkkkkkkkkk isso é totalmente pessoal, cada uma é cada um... vc não consegue perceber que as pessoas pensam diferente???

Cada um viaja com aquilo que quiser, ok??? Mas pensar que não tem fundamento???  :eek: :eek: :eek:

Tudo bem, se não consegue, ao menos poderia aceitar  :ok:

Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #54 Online: 04 de Dezembro de 2019, 15:25:23
Mas e por que deveria ser discreta? Vocês estão generalizando.

O cara que vai para a África fazer safáris também é viajante e se quiser registrar os animais e tiver grana sobrando essa 800mm é uma das melhores opções.

Existe todo o tipo de viajante e de viagens.

O que não falta lá são serviços de aluguel que levam e buscam lentes no hotel que você está.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 04 de Dezembro de 2019, 16:09:53
Que absurdo véio.... kkkkkkkkkkkkk isso é totalmente pessoal, cada uma é cada um... vc não consegue perceber que as pessoas pensam diferente???

Cada um viaja com aquilo que quiser, ok??? Mas pensar que não tem fundamento???  :eek: :eek: :eek:

Tudo bem, se não consegue, ao menos poderia aceitar  :ok:
:-D



Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 04 de Dezembro de 2019, 17:39:37
Depois de tantas opiniões, vejo que o conceito de câmeras para viajar é muito amplo. Observo que a referida lista do tópico "Cameras para viajar da NatGeo" tem o detalhe "da NatGeo". Muito provavelmente o conceito desta lista é diferente de outra com câmeras para viajar passeando para guardar lembranças, digo sem ser um passeio fotografico.

Pensando bem, pela qualidade de imagens normalmente publicadas pela revista NatGeo, portadas por fotógrafos de primeira linha com equipamento grande e pesado, então está valendo.


Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #57 Online: 06 de Dezembro de 2019, 10:38:07
Se eu fosse listar o que realmente seria mandatório para uma câmera de viagem, deixando os desejos e pretensões de lado, seria assim:

- Sensor com ótima latitude
- No mínimo M4/3 no tamanho
- Fotografia em RAW
- Possibilidade de Bracket
- Distância focal disponível entre 20 a 35 mm
- Pequena e leve
- de preferência uma lente só
- facilidade de uso

Coisas que não preciso:
- EVF/OVF
- Ser FF
- ser lente de abertura maior que 2.8 (na real, acho que f/4 constante já daria conta)
- IBIS
- dual slot
- inúmeros dials ou customizações se tiver um touch screen 100% funcional

Por isso que quase que eu comprei uma EOS M100 quando ia viajar para a Europa.

E aí? Dessa lista saem 2 perguntas:

1 - O que vocês concordam e discordam?
2 - Quais câmeras de melhor custo x benefício entrariam aí?

Lembrem de responder com a razão e não com a emoção...  >:D >:D
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2019, 10:39:56 por Thales Souto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 06 de Dezembro de 2019, 12:02:15
Se eu fosse listar o que realmente seria mandatório para uma câmera de viagem, deixando os desejos e pretensões de lado, seria assim:

- Sensor com ótima latitude
- No mínimo M4/3 no tamanho
- Fotografia em RAW
- Possibilidade de Bracket
- Distância focal disponível entre 20 a 35 mm
- Pequena e leve
- de preferência uma lente só
- facilidade de uso

Coisas que não preciso:
- EVF/OVF
- Ser FF
- ser lente de abertura maior que 2.8 (na real, acho que f/4 constante já daria conta)
- IBIS
- dual slot
- inúmeros dials ou customizações se tiver um touch screen 100% funcional

Por isso que quase que eu comprei uma EOS M100 quando ia viajar para a Europa.

E aí? Dessa lista saem 2 perguntas:

1 - O que vocês concordam e discordam?
2 - Quais câmeras de melhor custo x benefício entrariam aí?

Lembrem de responder com a razão e não com a emoção...  >:D >:D
Gostei da sua lista Thales, baseado nisso vai a minha aqui:

- Sensor com boa latitude
- M4/3 ou APS-C
- Fotos em RAW
- Zoom leve e pequena ou fixa equivalente à 28 ou 35 mm
- Sim, uma lente só

Coisas que não preciso:
- EVF/OVF
- Ser FF
- ser lente de abertura maior que 2.8 (na real, acho que f/4 constante já daria conta)
- IBIS
- dual slot
- inúmeros dials ou customizações

Poderia ser Panasonic, Canon ou outra marca qq, mas estou por fora das outras marcas com tantos modelos.
Conhecimento importa mais que equipamento.


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #59 Online: 06 de Dezembro de 2019, 12:23:04
Se eu fosse listar o que realmente seria mandatório para uma câmera de viagem, deixando os desejos e pretensões de lado, seria assim:

- Sensor com ótima latitude
- No mínimo M4/3 no tamanho
- Fotografia em RAW
- Possibilidade de Bracket
- Distância focal disponível entre 20 a 35 mm
- Pequena e leve
- de preferência uma lente só
- facilidade de uso

Coisas que não preciso:
- EVF/OVF
- Ser FF
- ser lente de abertura maior que 2.8 (na real, acho que f/4 constante já daria conta)
- IBIS
- dual slot
- inúmeros dials ou customizações se tiver um touch screen 100% funcional

Por isso que quase que eu comprei uma EOS M100 quando ia viajar para a Europa.

E aí? Dessa lista saem 2 perguntas:

1 - O que vocês concordam e discordam?
2 - Quais câmeras de melhor custo x benefício entrariam aí?

Lembrem de responder com a razão e não com a emoção...  >:D >:D

Thales,  achei bem legal as suas premissas , concordo com boa parte , mas não com tudo, hehe , por exemplo:

- distância focal disponível  de 20mm a 35mm é a média dos smartphones. Eu pelo menos, não me daria ao trabalho de levar uma câmera pra viagem ter disponível  somente o enquadramento que meu telefone proporcionaria .

- Nao precisar de EVF/OVF?? Garanto que vc vai mudar de ideia na primeira  oportunidade de foto contra luz  com Sol , hehe ... quando eu viajei pros lençóis maranhenses,  sofri um bocado com a minha nex-5n pra enxerga na tela o que eu tava fotografando.  Esse ano fui pro Atacama ja com a 6D,  e nesse quesito pelo menos  , foi um alívio ter o ovf a disposição.

Levar lentes não mais  claras que F4 ou F2.8.... sim, desde que   a câmera lide bem com ISO alto... aí  concordo.  No Chile/Atacama esse ano eu fui com uma 6D com  a 17-40 e a 70-200 , ambas F4, aí foi tranquilo, mesmo tirando foto a noite  Mas nas  minhas viagens ainda na época de Sony nex,  que o limite aceitável de ISO é até uns 1600, ter tipo uma cinquentinha 1.8 a disposição pra foto em ambiente com pouca iluminação  é praticamente mandatório,  rs

E sim , esse set que eu montei (canon 6d mais 17-40F4L e 70-200 F4L) acho um ótimo custo benefício. Não consigo visualizar um set fullframe nikon/Sony com mesmo valor que investi com lentes do mesmo patamar.

Eu estou super satisfeito com esse set e virei casaca me  tornando canonzeiro lover ? Claro!!! Que não! Haha

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2019, 12:28:54 por dlgoes »