Autor Tópico: Lista das Melhores Cameras para Viajar (NatGeo)  (Lida 7161 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #60 Online: 06 de Dezembro de 2019, 12:27:12

Thales,  achei bem legal as suas premissas , concordo com boa parte , mas não com tudo, hehe , por exemplo:

- distância focal disponível  de 20mm a 35mm é a média dos smartphones. Eu pelo menos, não me daria ao trabalho de levar uma câmera pra viagem ter disponível  somente o enquadramento que meu telefone proporcionaria .

- Nao precisar de EVF/OVF?? Garanto que vc vai mudar de ideia na primeira  oportunidade de foto contra luz  com Sol , hehe ... quando eu viajei pros lençóis maranhenses,  sofri um bocado com a minha nex-5n pra enxerga na tela o que eu tava fotografando.  Esse ano fui pro Atacama ja com a 6D,  e nesse quesito pelo menos  , foi um alívio ter o ovf a disposição.

Levar lentes não mais  claras que F4 ou F2.8.... sim, desde que   a câmera lide bem com ISO alto... aí  concordo.  No Chile/Atacama esse ano eu fui com uma 6D com  a 17-40 e a 70-200 , ambas F4, aí foi tranquilo, mesmo tirando foto a noite  Mas nas  minhas viagens ainda na época de Sony nex,  que o limite aceitável de ISO é até uns 1600, ter tipo uma cinquentinha 1.8 a disposição pra foto em ambiente com pouca iluminação  é praticamente mandatório,  rs

E sim , esse set que eu montei (canon 6d mais 17-40F4L e 70-200 F4L) acho um ótimo custo benefício. Não consigo visualizar um set fullframe nikon/Sony com mesmo valor que investi com lentes do mesmo patamar.

Eu estou super satisfeito com esse set é virei casaca me  tornando canonzeiro lover ? Claro!!! Que não! Haha

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Entendo perfeitamente o seu ponto do OVF/EVF e ter bom rendimento em alto iso ou aberturas grandes mas é que geralmente isso traz junto um investimento mais alto ou equipamentos maiores (corpo e/ou lente). Eu, por exemplo, que já tenho A7III ou poderia ser a Z ou R, levaria qualquer uma delas se precisa realmente desses dois pontos que você adicionou. Por isso foi pensando em uma opção de backup para uso no dia a dia e a opção principal para viagem. Se a Canon pegasse a EOS M100 e desse umas pequenas ajustadas, acho que seria a câmera ideal para viajar.

Tudo isso pensando em uma viagem aonde o foco principal não é fotografia e sim curtir e a fotografia vem como bônus. Se eu fosse para uma viagem fotográfica aí sim eu levaria mais coisa mas é outra discussão.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #61 Online: 06 de Dezembro de 2019, 12:28:07
Vamos lá pessoal.... copiem e colem o que concordaram e mudem o que não concordem. Tenho certeza que vamos chegar a um consenso bem grande e será uma câmera muuuito mais barato que a maioria da lista da NatGeo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #62 Online: 06 de Dezembro de 2019, 13:00:30
Se eu fosse listar o que realmente seria mandatório para uma câmera de viagem, deixando os desejos e pretensões de lado, seria assim:

- Sensor com ótima latitude
- No mínimo M4/3 no tamanho
- Fotografia em RAW
- Possibilidade de Bracket
- Distância focal disponível entre 20 a 35 mm
- Pequena e leve
- de preferência uma lente só
- facilidade de uso

Coisas que não preciso:
- EVF/OVF
- Ser FF
- ser lente de abertura maior que 2.8 (na real, acho que f/4 constante já daria conta)
- IBIS
- dual slot
- inúmeros dials ou customizações se tiver um touch screen 100% funcional

Por isso que quase que eu comprei uma EOS M100 quando ia viajar para a Europa.

E aí? Dessa lista saem 2 perguntas:

1 - O que vocês concordam e discordam?
2 - Quais câmeras de melhor custo x benefício entrariam aí?

Lembrem de responder com a razão e não com a emoção...  >:D >:D
Dual slot e RAW eu não preciso. Até por que, em viagem, tenho restrição a tamanhos de arquivos e a quantidade de cartões que posso levar.

Mas o IBIS é muito bom. Pode "salvar uma vida" ao tentar tirar fotos de dentro de táxi e ônibus de turismo -- são situações bem corriqueiras pra mim.

Sent from my motorola one using Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 06 de Dezembro de 2019, 13:05:16
Tem sido meu kit de viagem de sempre:

Fuji X-T2
XF 10-24 F/4
XF 35 1.4
XF 55-200

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #64 Online: 06 de Dezembro de 2019, 13:30:40
Se eu fosse listar o que realmente seria mandatório para uma câmera de viagem, deixando os desejos e pretensões de lado, seria assim:

- Sensor com ótima latitude
- No mínimo M4/3 no tamanho
- Fotografia em RAW
- Possibilidade de Bracket
- Distância focal disponível entre 20 a 35 mm
- Pequena e leve
- de preferência uma lente só
- facilidade de uso

Coisas que não preciso:
- EVF/OVF
- Ser FF
- ser lente de abertura maior que 2.8 (na real, acho que f/4 constante já daria conta)
- IBIS
- dual slot
- inúmeros dials ou customizações se tiver um touch screen 100% funcional

Por isso que quase que eu comprei uma EOS M100 quando ia viajar para a Europa.

E aí? Dessa lista saem 2 perguntas:

1 - O que vocês concordam e discordam?
2 - Quais câmeras de melhor custo x benefício entrariam aí?

Lembrem de responder com a razão e não com a emoção...  >:D >:D

No geral, eu concordo, mas há um critério que vc não colocou (e que pode nem ser mais um problema), que é uma bateria pra durar uns 500 cliques. Muito interessante também ter carga por USB. Ter que levar carregador dedicado já passou do ponto. Se tiver carga rápida, melhor ainda.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #65 Online: 06 de Dezembro de 2019, 13:59:36
No geral, eu concordo, mas há um critério que vc não colocou (e que pode nem ser mais um problema), que é uma bateria pra durar uns 500 cliques. Muito interessante também ter carga por USB. Ter que levar carregador dedicado já passou do ponto. Se tiver carga rápida, melhor ainda.
Bem observado.... isso já é padrão em algumas marcas hoje mas a maioria ainda carece desse recurso. Hoje todo mundo tem um power bank ou um carregador com saída USB na bolsa, hotel, restaurantes, aeroportos, Uber, etc...
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #66 Online: 06 de Dezembro de 2019, 14:00:40
Tem sido meu kit de viagem de sempre:

Fuji X-T2
XF 10-24 F/4
XF 35 1.4
XF 55-200

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
Dessas 3 lentes, seguindo meu raciocíonio, seria só a 10-24... acho que cobre muito bem o propósito das minhas viagens.... talvez uma 35 f/2 de tira colo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #67 Online: 06 de Dezembro de 2019, 14:07:04
Pra grande parte das viagens sempre viajei com a XE2 + 18mm pancake

O restante vai depender da viagem mesmo, nunca levaria uma 9mm pra um safári, mas tb nunca levaria a 50-230mm pra NY rsrs

Como disse antes, dependendo levo até tripé e flash!
Mas essencial só a XE2 com a 18mm que dá pra levar até no bolso


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #68 Online: 06 de Dezembro de 2019, 14:09:32
Para mim o kit seria uma pana G9 + oly 12-100mm F4 pro + 17mm F1.7


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 06 de Dezembro de 2019, 14:11:48
Eu nunca fiz um safári...  :assobi:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #70 Online: 06 de Dezembro de 2019, 14:12:07
E, já que mencionamos safaris, mais de uma vez. Em alguns casos, a 800 MM (também mencionada) é um baita overkill. Dependendo do local, os guias vão levar você a locais onde os animais estão bem acostumados a presença humana e, nestes casos, uma 24-70 resolve bem demais.

Sent from my motorola one using Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 06 de Dezembro de 2019, 14:16:05
E, já que mencionamos safaris, mais de uma vez. Em alguns casos, a 800 MM (também mencionada) é um baita overkill. Dependendo do local, os guias vão levar você a locais onde os animais estão bem acostumados a presença humana e, nestes casos, uma 24-70 resolve bem demais.

Sent from my motorola one using Tapatalk
Safari eu não sei, mas em breve devo ir ao Pantanal e quero levar minha 100-400 pras viagens.

O bom é que ela é do tamanho de uma 24-70 2.8 L com adaptador...

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #72 Online: 06 de Dezembro de 2019, 15:06:01
Safari eu não sei, mas em breve devo ir ao Pantanal e quero levar minha 100-400 pras viagens.
Acho que APS-C ML e, principalmente, M4/3 tem ótimas tele bem compactas. A Olympus tem uma equivalente a 150-600 bem compacta e barata. Acho que para viagem mais descompromissada tá valendo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #73 Online: 06 de Dezembro de 2019, 15:08:57
Pantanal com essa 100-400mm da Fuji deve ser demais!


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #74 Online: 06 de Dezembro de 2019, 16:09:56
Safari eu não sei, mas em breve devo ir ao Pantanal e quero levar minha 100-400 pras viagens.

O bom é que ela é do tamanho de uma 24-70 2.8 L com adaptador...

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
Oh yeah!!

Sent from my motorola one using Tapatalk