Autor Tópico: Full Frame para hobby  (Lida 2651 vezes)

Dick Grayson

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 28 de Novembro de 2019, 11:44:12
Bom dia galera,

Comecei na fotografia a pouco tempo, adquirindo uma T3i usada com duas lentes (uma 18-55 e uma 50mm da yongnuo). Porém, desde já comecei a guardar dinheiro para daqui um ou dois anos, quando eu tiver experiência e dinheiro suficiente, poder comprar uma câmera full frame. Eu sou um grande entusiasta por fotografia, mas ainda não "me encontrei", não tem um tipo específico de foto que eu gosto mais de fazer. Gosto de fotografar tudo que da na telha. Portanto eu queria uma câmera "pau-pra-toda-obra", que faça de tudo um pouco, desde fotografar esportes (os treinos de futebol americano com meu time, as saídas pra andar de longboard com meus amigos, etc), até fazer ensaios, fotos de viagens, fotos de divulgação, etc.

Sei que estou no começo, e que em um ou dois anos muita coisa pode mudar, não só em questão de lançamentos de câmeras, mas como posso encontrar um nicho específico que me agrade mais. Mas considerando que nada mude, e eu continue fazendo o que eu faço hoje, usando a câmera para hobby, qual full frame vocês acham que é a com melhor custo benefício? Pelo que eu pude observar pesquisando, a 6D é uma das melhores, se não a melhor, em questão custo-benefício, porém como eu pretendo fazer foto de esportes também, o número de pontos de foco que ela tem me desanima bastante.

Pra ser sincero, meu sonho de consumo é uma 6D Mark II. Eu sou louco nessa câmera, porém acho um investimento muito alto para alguém que usa somente para hobby. O que vocês acham dela e da 5D Mark III? Valem a pena? Vocês têm alguma outra indicação de câmera? Pro que eu faço, vale a pena comprar uma full frame, ou melhor se manter no APS-C e juntar dinheiro para uma 80D ou uma 77D (a 77D, inclusive, é outra câmera que enche meus olhos, assim como a 6D Mark II)?

Valeu pela atenção, e pra quem puder "me dar um norte" aí, eu agradeço.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2019, 11:59:47
...O que vocês acham dela (6DII) e da 5D Mark III? Valem a pena? Vocês têm alguma outra indicação de câmera? Pro que eu faço, vale a pena comprar uma full frame, ou melhor se manter no APS-C e juntar dinheiro para uma 80D ou uma 77D (a 77D, inclusive, é outra câmera que enche meus olhos, assim como a 6D Mark II)?

Valeu pela atenção, e pra quem puder "me dar um norte" aí, eu agradeço.

Olá, a questão hobby vai bem mais além do uso que fazemos (pelo menos eu) da camera. Ai hobby sabemos que não entram fatores de trabalho mas sim o que mais te agrada, aquilo que vc gosta e deseja. Pra hobby qualquer FF vai fazer a mesma coisa que uma APS-C.

A questão 5DIII: As camera que encontramos por ai já foram bem usadas profissionalmente e estão surradas, ela aguenta? Sim, mas não quer dizer que valha o que pedem muitas vezes, então é melhor ir numa 6DII nova. Quando se acha uma 5DIII pouco rodada está mais caro que a 6DII, e ao meu ver elas empatam no critério qualidade, foco, ISO.
Embora eu preferiria pra hobby algo mais "portátil, leve e discreto" e nisso temos opções melhores que a 6DII no APS-C da Fuji por exemplo, e melhor, custando até menos. Uma X-T2/20/30 por exemplo. São cameras mais fáceis de se carregar numa mochilinha em viagens, lentes menores e discretas e com uma qualidade de invejar qualquer FF. Já usei uma X-T1 e achei a qualidade dela muito boa pra ISO 3200 que usei.

Considerando o valor que eu acho que vc investiria numa 6DII e se quiser ficar na Canon eu ficaria no APS-C e pegaria uma camera mais "esporte" como a 80D ou até mesmo uma 7DII pq não né :assobi:
Lembrando que no APS-C as lentes são mais baratas e leves.

Ao meu ver pro seu uso é tanto faz, sério, uma FF não vai fazer diferença na sua fotografia, mas claro quando se trata de hobby vc tem mais gosto de fotografar quando se usa o equipamento que vc tanto deseja. :wub:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2019, 12:28:15
Olá, a questão hobby vai bem mais além do uso que fazemos (pelo menos eu) da camera. Ai hobby sabemos que não entram fatores de trabalho mas sim o que mais te agrada, aquilo que vc gosta e deseja. Pra hobby qualquer FF vai fazer a mesma coisa que uma APS-C.

A questão 5DIII: As camera que encontramos por ai já foram bem usadas profissionalmente e estão surradas, ela aguenta? Sim, mas não quer dizer que valha o que pedem muitas vezes, então é melhor ir numa 6DII nova. Quando se acha uma 5DIII pouco rodada está mais caro que a 6DII, e ao meu ver elas empatam no critério qualidade, foco, ISO.
Embora eu preferiria pra hobby algo mais "portátil, leve e discreto" e nisso temos opções melhores que a 6DII no APS-C da Fuji por exemplo, e melhor, custando até menos. Uma X-T2/20/30 por exemplo. São cameras mais fáceis de se carregar numa mochilinha em viagens, lentes menores e discretas e com uma qualidade de invejar qualquer FF. Já usei uma X-T1 e achei a qualidade dela muito boa pra ISO 3200 que usei.

Considerando o valor que eu acho que vc investiria numa 6DII e se quiser ficar na Canon eu ficaria no APS-C e pegaria uma camera mais "esporte" como a 80D ou até mesmo uma 7DII pq não né :assobi:
Lembrando que no APS-C as lentes são mais baratas e leves.

Ao meu ver pro seu uso é tanto faz, sério, uma FF não vai fazer diferença na sua fotografia, mas claro quando se trata de hobby vc tem mais gosto de fotografar quando se usa o equipamento que vc tanto deseja. :wub:

Falou tudo! :ok:


Slayk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2019, 12:56:21
Lembrando que você terá que gastar uma grana pra comprar um computador para edição.

Eu estive nesse dilema há  10 meses atras, fiquei 4 meses pesquisando,  e ainda estou em partes. no começo do ano tinha 7mil pra investir, ia comprar a 6D porque e FF e top blah blah blah, conheci este forum  :worship: ...... e me ajudaram muito

Comprei uma T7i com 18-55 + 50mm 1.8 + 55-250 +bateria extra + Flash YN600ex RT II + radio Flash + cartão de memória Extreme PRO

Montei um kit bem generoso, que nas mãos de um profissional faz belos trabalhos, vai me suprir por 2 anos, até eu me entender na fotografia e saber o que me falta.

Não me recordo da 80D ou 77D mas a T7i tem 45 pontos de foco
« Última modificação: 28 de Novembro de 2019, 13:02:27 por Slayk »


Dick Grayson

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2019, 13:15:29
Olá, a questão hobby vai bem mais além do uso que fazemos (pelo menos eu) da camera. Ai hobby sabemos que não entram fatores de trabalho mas sim o que mais te agrada, aquilo que vc gosta e deseja. Pra hobby qualquer FF vai fazer a mesma coisa que uma APS-C.

A questão 5DIII: As camera que encontramos por ai já foram bem usadas profissionalmente e estão surradas, ela aguenta? Sim, mas não quer dizer que valha o que pedem muitas vezes, então é melhor ir numa 6DII nova. Quando se acha uma 5DIII pouco rodada está mais caro que a 6DII, e ao meu ver elas empatam no critério qualidade, foco, ISO.
Embora eu preferiria pra hobby algo mais "portátil, leve e discreto" e nisso temos opções melhores que a 6DII no APS-C da Fuji por exemplo, e melhor, custando até menos. Uma X-T2/20/30 por exemplo. São cameras mais fáceis de se carregar numa mochilinha em viagens, lentes menores e discretas e com uma qualidade de invejar qualquer FF. Já usei uma X-T1 e achei a qualidade dela muito boa pra ISO 3200 que usei.

Considerando o valor que eu acho que vc investiria numa 6DII e se quiser ficar na Canon eu ficaria no APS-C e pegaria uma camera mais "esporte" como a 80D ou até mesmo uma 7DII pq não né :assobi:
Lembrando que no APS-C as lentes são mais baratas e leves.

Ao meu ver pro seu uso é tanto faz, sério, uma FF não vai fazer diferença na sua fotografia, mas claro quando se trata de hobby vc tem mais gosto de fotografar quando se usa o equipamento que vc tanto deseja. :wub:

Legal Pablo, muito obrigado pela ajuda.

Você me fez pensar se eu realmente preciso de uma FF. Talvez eu só esteja tendo o olho maior do que a barriga mesmo, não sei. Acho que no meu caso, vai ser melhor ir para uma APS-C melhor antes de pensar em ir pra FF, né? O bom é que se eu fosse pra uma 80D ou 77D, eu conseguiria comprar uma antes do planejado, e conseguiria aproveitar minhas lentes.

Na sua opinião, FF serve só para quem trabalha com fotografia?

E obrigado pelas dicas dessas câmeras da Fuji. Confesso que não conheço nada de câmeras fora do universo Canon e Nikon, vou dar uma pesquisada nessas que você citou.


Dick Grayson

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2019, 13:27:27
Lembrando que você terá que gastar uma grana pra comprar um computador para edição.

Eu estive nesse dilema há  10 meses atras, fiquei 4 meses pesquisando,  e ainda estou em partes. no começo do ano tinha 7mil pra investir, ia comprar a 6D porque e FF e top blah blah blah, conheci este forum  :worship: ...... e me ajudaram muito

Comprei uma T7i com 18-55 + 50mm 1.8 + 55-250 +bateria extra + Flash YN600ex RT II + radio Flash + cartão de memória Extreme PRO

Montei um kit bem generoso, que nas mãos de um profissional faz belos trabalhos, vai me suprir por 2 anos, até eu me entender na fotografia e saber o que me falta.

Não me recordo da 80D ou 77D mas a T7i tem 45 pontos de foco

Eu tenho um computador relativamente bom, porque as vezes preciso mexer com Autocad e tals, quanto a isso está tranquilo.

É então, eu fiquei meses pesquisando antes de comprar minha primeira câmera. Mas depois de pesquisar muito (inclusive o fórum aqui também me ajudou demais), eu entendi que eu precisava de uma câmera razoável, para poder ingressar no mundo da fotografia e aprender a usar ela muito bem antes de poder evoluir para outras câmeras melhores. Já pensando nisso, eu comecei a juntar grana esse mês. Espero que até o final do ano que vem eu já tenha experiência (e dinheiro) o suficiente pra trocar de câmera.

E parabéns pelo seu kit, é de dar inveja. hahahahha

A 77D basicamente é a mesma coisa da T7i, mas com um corpo mais lacrado, e com o visor em cima.
Você já usou sua câmera para fotografar algum esporte? Teve problema com o foco?


brunogrossl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2019, 14:13:20
A 77D basicamente é a mesma coisa da T7i, mas com um corpo mais lacrado, e com o visor em cima.

E acredite, esse visor de cima é uma mão na roda!

Eu pulei de uma T6 para uma 7DII e no começo achava que seria desnecessário esse visor, pois na tela grande aparecem as mesmas informações.

Mas a possibilidade de deixar a tela desligada (e salvar mais bateria) é muito interessante, principalmente para quem fotografa esporte, que é meu caso.


Slayk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Novembro de 2019, 14:24:19
A 77D basicamente é a mesma coisa da T7i, mas com um corpo mais lacrado, e com o visor em cima.
Você já usou sua câmera para fotografar algum esporte? Teve problema com o foco?

Esportes ainda não tive essa felicidade, já fotografei patinação de dança no gelo, sem problemas, foco excelente.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2019, 14:32:10
Seja bem vindo!

Explora bem o equipamento que tem em maos, que ate la voce vai saber exatamente o que precisa, pra  investir agora, somente uma 55-250 stm, caso pense em trabalhar com fotografia um flash externo mais barato pra ir treinando (eu usaria do propria camera).



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2019, 14:35:37
Qualquer uma.  :ok:


Dick Grayson

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2019, 14:55:29
E acredite, esse visor de cima é uma mão na roda!

Eu pulei de uma T6 para uma 7DII e no começo achava que seria desnecessário esse visor, pois na tela grande aparecem as mesmas informações.

Mas a possibilidade de deixar a tela desligada (e salvar mais bateria) é muito interessante, principalmente para quem fotografa esporte, que é meu caso.

Imagino, Bruno. Eu queria pegar uma 60D também já por isso, pra ir me acostumando com o visor de cima e com uma câmera mais "robusta", mas quando surgiu a oportunidade de comprar a T3i bem conservada por um bom preço, não deixei passar.

Você ficou quanto tempo com a T6 antes de ir pra 7DII?


Dick Grayson

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #11 Online: 28 de Novembro de 2019, 14:57:38
Esportes ainda não tive essa felicidade, já fotografei patinação de dança no gelo, sem problemas, foco excelente.

Legal, bom saber disso. Acredito que com uma 77D ou 80D não vou ter problemas também então. Obrigado pela ajuda!
Aliás, você usou o dual pixel ou os pontos de foco da câmera mesmo?


Dick Grayson

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #12 Online: 28 de Novembro de 2019, 15:03:32
Seja bem vindo!

Explora bem o equipamento que tem em maos, que ate la voce vai saber exatamente o que precisa, pra  investir agora, somente uma 55-250 stm, caso pense em trabalhar com fotografia um flash externo mais barato pra ir treinando (eu usaria do propria camera).

Muito obrigado Marcio, de verdade.

Eu também acredito nisso que você falou, que explorando mais o meu equipamento eu vou saber melhor o que comprar mais pra frente. Mas eu queria ter essa opinião de pessoas experientes pra poder me dar uma direção melhor e pegar algumas dicas.

Aproveitando que você citou uso de flash, esse tipo de equipamento é algo que eu ainda não estudei muito. Eu tava pesquisando os preços de flashs porque penso em comprar um mesmo, mas não cheguei a ver se vale a pena comprar um baratinho pra aprender. Vejo na OLX e no ML uns mais em conta, de R$250,00 e R$300,00. Acha que vale a pena? O que eu tenho que procurar em um flash agora no início?


Dick Grayson

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #13 Online: 28 de Novembro de 2019, 15:03:49


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2019, 16:23:25
Legal Pablo, muito obrigado pela ajuda.

...
Na sua opinião, FF serve só para quem trabalha com fotografia?

E obrigado pelas dicas dessas câmeras da Fuji. Confesso que não conheço nada de câmeras fora do universo Canon e Nikon, vou dar uma pesquisada nessas que você citou.
Até mesmo quem trabalha com fotografia nos dias de hoje as APS-C estão com a mesma qualidade de FF de 3 anos atrás se não melhor no aspecto recuperação, a Fuji mesmo tem uma recuperação de sombras absurda se comparada com minha 6DII, é triste dizer mas é verdade. Eu mesmo até já cogitei a troca, mas não vai trazer um resultado absurdamente melhor pro meu trabalho, acho que agora não trocaria. Quando repensar meu set quem sabe.
A 80D mesmo briga de perto com a 6DII. :fight:

A grande vantagem de um set FF pra quem trabalha é ter uma gama de lentes fixas muito boa. Já o APS-C é sofrível, não se tem um equivalente 28mm (18mm), 35mm (22mm) 50mm (30mm). Exceto a Fuji que tem lentes dedicadas a esse sistema.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia