Autor Tópico: Uso ou não de flash em ambiente fechado com apenas uma janela  (Lida 3449 vezes)

ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Online: 29 de Novembro de 2019, 10:05:45
Amigos,

Vou fazer meu primeiro evento. Será gratuito, apenas para começar a criar meu portfólio.

Será um evento mais ou menos assim: "antes e depois". Um grupo de mulheres pacientes de um consultório de psicologia foi convidado a participar de tal evento, onde receberão um tratamento de beleza, com cabelo, corte, escova, maquiagem, etc. Meu trabalho será fotografar o "antes" e o "depois".

No caso, tenho uma Cano Eos M50. Preciso de um flash dedicado? O consultório é padrão, digamos. Possui apenas uma janela.

Grato desde já. :)


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2019, 10:10:20
Tudo vai depender de como a luz entra por essa janela, é suficiente?
Vá até o local e estude a luz se possível.
E flash é sempre bom ter e não usar do que precisar e não ter um. :D
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2019, 10:27:49
Tudo vai depender de como a luz entra por essa janela, é suficiente?
Vá até o local e estude a luz se possível.
E flash é sempre bom ter e não usar do que precisar e não ter um. :D

Exatamente.
Além de ver se é suficiente, precisa ver a qualidade da luz em relação como você vai posicionar as pessoas.
Não adianta muito ter a janela e ser obrigado a fazer contra luz.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2019, 11:12:06
Provavelmente vai precisar.
Aliás, em algum momento você irá precisar de um flash. É um equipamento quase indispensável ao fotógrafo.
Mas se você irá usar nesse caso.. Depende. Como os colegas já mencionaram.
PS.: Lembro que você não terá "só a luz da janela". Tem a iluminação do ambiente também.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2019, 11:16:03
Além de ver se é suficiente, precisa ver a qualidade da luz em relação como você vai posicionar as pessoas.

Acho que isso é o mais importante em relação ao uso do flash, ver a qualidade da luz. Consultórios geralmente são bem iluminados, mas se for aquela luz que vem só de cima, ainda mais se for luz branca, geralmente os resultados são ruins. Um flash bem rebatido pode te dar resultados surpreendentes. Desde que rebatido de forma correta.


Slayk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2019, 12:48:06
Como você citou maquiagem, geralmente (90%) de maquiadores usam Ringlights ou Leds, confirma antes, como vai ser a iluminação, eu faço esses eventos de WS de maquiagem, e não uso flash, as maquiadores tem ringlights e leds, pra tirar fotos da maquiagem e cabelo, eu consigo bem, agora se for do "evento" inteiro vai ter que estudar a luz do local.

Mas tudo vai depender do ambiente, e bom você ir antes pra estudar o local.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2019, 12:49:01 por Slayk »


ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2019, 12:58:10
Obrigado, pessoal.

Então, já fui no local. Tem uma janela e uma iluminação de led, ou fluorescente, não sei bem ao certo, no teto. Não é um lugar escuro, mas nunca se sabe.

Então, creio que terei de desembolsar uma graninha em algum flash, né...rsrsrs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2019, 02:21:05
Cara independente do local, um bom flash é sempre bem-vindo. Uma dica bem legal é comprar uma Softbox pra usar em cima do flash, dá uma difundida bem legal na luz. Quanto maior, mais suave será a luz sobre o  objeto ou pessoa que você está fotografando.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2019, 11:30:56
Uma dica bem legal é comprar uma Softbox pra usar em cima do flash, dá uma difundida bem legal na luz. Quanto maior, mais suave será a luz sobre o  objeto ou pessoa que você está fotografando.

Um softbox seria ideal, vai dar controle total da iluminação, mas o problema é que precisa de espaço, mesmo um softbox de 60cm x 60cm já ocupa bastante espaço. Dependendo do tamanho do local não rola, inclusive se tiver um pé direito baixo já fica chato usar... Em locais mais apertados eu acho que um flash bem rebatido já funciona melhor.


ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2019, 11:01:48
Opa, sobre o tal softbox, pessoal, seria o mesmo que difusor? Pergunto porque o flash que comprei vem com um difusor.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2019, 11:17:03
Opa, sobre o tal softbox, pessoal, seria o mesmo que difusor? Pergunto porque o flash que comprei vem com um difusor.



Isso é um softbox:



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Dezembro de 2019, 11:33:47
Vc está começando, assumiu um compromisso profissional, então entenda, nunca, jamais, vá para um trabalho como esse sem um flash de boa qualidade.

Se vc for usar um flash fora da câmera, precisa tbm de um controlador remoto. Precisa tbm depensar antecipadamente no esquema de luz que pretende fazer.

Pesquise esquemas de luz para retratos, escolha algo dentro de suas possibilidades, se tiver dúvidas pergunte novamente pra galera aqui.

 :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #12 Online: 02 de Dezembro de 2019, 14:12:20
Entendi. Valeu amigos. Já adquiri o flash da Godox sugerido pelo amigo acima. Agora estou atrás de baterias pra câmera, e não encontro. No Mercado Livre, já achei um monte de vendedores, faço algumas perguntas, e ninguém me responde. Fico com medo de adquirir, e dar errado. Ou do cara não estar mais na ativa, sei lá.

Mas muito obrigado a todos. :)


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Dezembro de 2019, 14:27:46
Entendi. Valeu amigos. Já adquiri o flash da Godox sugerido pelo amigo acima. Agora estou atrás de baterias pra câmera, e não encontro. No Mercado Livre, já achei um monte de vendedores, faço algumas perguntas, e ninguém me responde. Fico com medo de adquirir, e dar errado. Ou do cara não estar mais na ativa, sei lá.

Mas muito obrigado a todos. :)
Comprar bateria no ML é complicado se vc não conhece a loja/procedência. O melhor é conversar com o Nelson Nakamura e/ou Elis Portela:

https://www.facebook.com/orcamento.importdigital

https://www.facebook.com/elis.portela
Conhecimento importa mais que equipamento.


ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #14 Online: 02 de Dezembro de 2019, 14:36:02
Muito obrigado. Vou falar com eles agora mesmo. :)