Autor Tópico: Equipamento Para Começar Profissionalmente  (Lida 3438 vezes)

thalesmariz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 02 de Dezembro de 2019, 16:31:26
Fala, galera!

Quero começar a trabalhar com fotografia. Minha área de interesse a princípio é de eventos - festas, casamentos, eventos corporativos, shows, e outros eventos.

Quais equipamentos vocês recomendam pra começar a fotografar profissionalmente? Câmera tive dúvida entre a 6D Mark II e a 80D.

Obrigado desde já!

Abraços!


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2019, 16:47:56
Qual seu orçamento?
Além da câmera é bom pensar também na lente e flash para esse tipo de fotorafia que você quer fazer.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2019, 18:08:38
Recomendo procurar outra área para trabalhar. Aproveite para mudar de área se não comprou equipamento ainda.

Mas enfim, é apenas uma opinião de alguém que tem alguns amigos que não conseguem atualizar equipamento com as diárias que recebem por ai no mercado.

Mas caso vc queira seguir nessa profissão assim mesmo (talvez por identificar uma demanda específica ou algum nicho lucrativo), eu recomendo Sony ou Fuji.

Ou um iPhone 11 Pro.


thalesmariz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2019, 18:40:44
Qual seu orçamento?
Além da câmera é bom pensar também na lente e flash para esse tipo de fotorafia que você quer fazer.

Não quero já de cara comprar a câmera nem a lente mais cara de todas, mas quero fazer um investimento bom. De câmera a mais cara nas minhas opções seria a 6D Mark II, nessa faixa, por exemplo.

Sim, se puder indicar lente e flash também, agradeço. Câmera seria no máximo R$7 mil, lente no máximo R$3 mil, e flash não manjo muito dos preços, é o que faço menos ideia, mas um flash bom de menor preço.


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2019, 23:45:20
Não quero já de cara comprar a câmera nem a lente mais cara de todas, mas quero fazer um investimento bom. De câmera a mais cara nas minhas opções seria a 6D Mark II, nessa faixa, por exemplo.

Sim, se puder indicar lente e flash também, agradeço. Câmera seria no máximo R$7 mil, lente no máximo R$3 mil, e flash não manjo muito dos preços, é o que faço menos ideia, mas um flash bom de menor preço.

Lente posso indicar a 24-105 L, ou uma 35 F2 + 85 1.8 (se a 35 couber no orçamento)
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2019, 00:20:34
Thales, antes de mais nada, se você quer se especializar em eventos como casamentos, etc, eu recomendo que você procure uma equipe e se ofereça de assistente por um valor simbólico, apenas para você aprender e ganhar autoconfiança.

Sobre os equipamentos, cara, vou ser sincero, não vale hoje em dia gastar tanto assim. Por exemplo, eu considero que o ISO das atuais câmeras APSC da Canon está muito bom. Com a SL2 (que usa o mesmo sensor da 80D, mas com processador melhorada) , dá pra tirar de boa fotos com ISO até 6400, sem problemas.

A melhor dica que posso atuar é: tenha equipamentos baratos e de bom custo-benefício, mas duplicados. Por exemplo, ter dois corpos de camera, duas lentes para cada corpo, dois flashs, pilhas e cartões de memória reservas.

De nada adianta comprar uma 6D Mark 2 com uma 24-7- 2.8 ou sei lá pra Nikon uma D750 com 24-70 Nikon, se seu equipamento falha na hora do evento. Você precisa ter backups: é melhor ter backups baratos do que ter um equipamento top.

Com menos de 10.000 reais, dá pra comprar dois kits APSC:

-> Canon 80D + 18-55; (4.000,00)

-> Canon SL2 + 18-55; (2.000,00)

-> Sigma ou Tamron 17-50 2.8 (1.500,00)

-> Flash Youngnuo ou Godox . (800,00)

Um bom fotógrafo fará milagres até com equipamentos de entrada.


thalesmariz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2019, 15:07:42
Thales, antes de mais nada, se você quer se especializar em eventos como casamentos, etc, eu recomendo que você procure uma equipe e se ofereça de assistente por um valor simbólico, apenas para você aprender e ganhar autoconfiança.

Sobre os equipamentos, cara, vou ser sincero, não vale hoje em dia gastar tanto assim. Por exemplo, eu considero que o ISO das atuais câmeras APSC da Canon está muito bom. Com a SL2 (que usa o mesmo sensor da 80D, mas com processador melhorada) , dá pra tirar de boa fotos com ISO até 6400, sem problemas.

A melhor dica que posso atuar é: tenha equipamentos baratos e de bom custo-benefício, mas duplicados. Por exemplo, ter dois corpos de camera, duas lentes para cada corpo, dois flashs, pilhas e cartões de memória reservas.

De nada adianta comprar uma 6D Mark 2 com uma 24-7- 2.8 ou sei lá pra Nikon uma D750 com 24-70 Nikon, se seu equipamento falha na hora do evento. Você precisa ter backups: é melhor ter backups baratos do que ter um equipamento top.

Com menos de 10.000 reais, dá pra comprar dois kits APSC:

-> Canon 80D + 18-55; (4.000,00)

-> Canon SL2 + 18-55; (2.000,00)

-> Sigma ou Tamron 17-50 2.8 (1.500,00)

-> Flash Youngnuo ou Godox . (800,00)

Um bom fotógrafo fará milagres até com equipamentos de entrada.

Valeu pelas dicas! Pois é, fiquei muito na dúvida se já dá pra começar com uma 80D ou alguma do tipo. Tenho uma 40D, é um modelo antigo, acha que dá pra usar ela como segunda câmera? Ou melhor pegar alguma mais atual? Lente tenho uma 18-135 que uso com a 40D, gosto muito.

To procurando equipes pra me oferecer como assistente, ainda não achei, se alguém pudar indicar alguma equipe agradeço muito. Moro no Rio.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #7 Online: 03 de Dezembro de 2019, 17:05:24
Pega a 6DII (cerca de R$6000 nova e R$5000 usada), uma 24-105 f/4L por cerca de R$2500 usada e um flash Godox TT685C por cerca de R$700 novo.

Deixa sua 40D com a 18-135 de backup.

Seria a melhor opção pro seu orçamento na minha opinião. Uma outra boa opção também é pegar a Canon EOS RP ao invés da 6DII. Mesmo preço, desempenho equivalente e tem algumas vantagens e desvantagens que valem a pena dar uma olhada.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2019, 17:09:00 por Di Torres »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 03 de Dezembro de 2019, 21:49:35
Pega a 6DII (cerca de R$6000 nova e R$5000 usada), uma 24-105 f/4L por cerca de R$2500 usada e um flash Godox TT685C por cerca de R$700 novo.

Deixa sua 40D com a 18-135 de backup.

Seria a melhor opção pro seu orçamento na minha opinião. Uma outra boa opção também é pegar a Canon EOS RP ao invés da 6DII. Mesmo preço, desempenho equivalente e tem algumas vantagens e desvantagens que valem a pena dar uma olhada.

Excelente alternativa também. E sim vale a pena ter a 40D de backup. É antiga, mas uma câmera muito boa.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2019, 09:58:52
Se eu fosse começar hoje com R$10 paus eu pensaria em ML.

Uma X-T3 (ou T2) + 18mm f/2 + 27mm f/2.8, ou até somente a 18-55 da fuji é fenomenal apesar da abertura variável. Baterias e um flash, ou se usar assistente um led.
Mantinha a 40D (alias boa camerazinha, a minha deixou saudades) de reserva. Já da pra se divertir bastante.

Porém se vc vai trabalhar para outras pessoas realmente é melhor ficar no CaNikon, assim vai ter mais facilidade de conseguir coisas emprestadas caso necessário, até pro pessoal tratar as fotos depois fica mais fácil. Se vai por vc mesmo eu pensaria nas ML com carinho.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2019, 10:01:41 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2019, 13:03:51
Recomendo procurar outra área para trabalhar. Aproveite para mudar de área se não comprou equipamento ainda.

Mas enfim, é apenas uma opinião de alguém que tem alguns amigos que não conseguem atualizar equipamento com as diárias que recebem por ai no mercado.

Mas caso vc queira seguir nessa profissão assim mesmo (talvez por identificar uma demanda específica ou algum nicho lucrativo), eu recomendo Sony ou Fuji.

Ou um iPhone 11 Pro.
:clap: :clap: :clap:
A opinião mais sensata, pura verdade!!!

Eu acho que a galera tem uma atração incondicional pela fotografia, mas é uma aventura, aventura sem controle. Se o cara for racional mesmo, e colocar as contas no papel, melhor mesmo procurar outra profissão.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 04 de Dezembro de 2019, 16:37:14
:clap: :clap: :clap:
A opinião mais sensata, pura verdade!!!

Eu acho que a galera tem uma atração incondicional pela fotografia, mas é uma aventura, aventura sem controle. Se o cara for racional mesmo, e colocar as contas no papel, melhor mesmo procurar outra profissão.

Exato, a cada ano a demanda vem caindo absurdamente, em todos os setores da fotografia, alguns já nem valem a pena, como os eventos infantis, outros já foram engolidos pelos telefones. Os casamentos que eram a "galinha dos ovos de ouro" estão com tanta concorrência que tem fotógrafo entrado em depressão já.

Todas as profissões passam por atualizações, mas a fotografia tem um carrasco chamado tecnologia, que ponha o produto final na mão de todos sem esforço.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 04 de Dezembro de 2019, 17:25:07
Exato, a cada ano a demanda vem caindo absurdamente, em todos os setores da fotografia, alguns já nem valem a pena, como os eventos infantis, outros já foram engolidos pelos telefones. Os casamentos que eram a "galinha dos ovos de ouro" estão com tanta concorrência que tem fotógrafo entrado em depressão já.

Todas as profissões passam por atualizações, mas a fotografia tem um carrasco chamado tecnologia, que ponha o produto final na mão de todos sem esforço.
Pois é Dellano, a gente até poderia abrir um tópico para conversar sobre isso, digo, a "tecnologia de uso pessoal" engolindo os mercados antes profissionais, e as possibilidades de equipamentos e mercados para o futuro.
Conhecimento importa mais que equipamento.


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #13 Online: 04 de Dezembro de 2019, 19:11:56
Exato, a cada ano a demanda vem caindo absurdamente, em todos os setores da fotografia, alguns já nem valem a pena, como os eventos infantis, outros já foram engolidos pelos telefones. Os casamentos que eram a "galinha dos ovos de ouro" estão com tanta concorrência que tem fotógrafo entrado em depressão já.

Todas as profissões passam por atualizações, mas a fotografia tem um carrasco chamado tecnologia, que ponha o produto final na mão de todos sem esforço.

Exatamente isso.

http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2016/10/sebastiao-salgado-preve-fim-da-fotografia-em-20-ou-30-anos.html


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #14 Online: 04 de Dezembro de 2019, 19:41:37
[...]
Ou um iPhone 11 Pro.

Com o preço de um iPhone 11 Pro é possível comprar uma boa câmera + lente (e com a vantagem de não desvalorizar tanto no ano seguinte), e ainda deve sobrar uma bela grana pra deixar como capital de giro ou acessórios.