Autor Tópico: Imprimir fotos ou mandar imprimir?  (Lida 1724 vezes)

Natanael Gohl

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 02 de Dezembro de 2019, 11:42:06
Bom dia pessoal.

Trabalhei algum tempo com fotografia para ver se iria gostar do ramo... emfim acabei gostando e hoje estou dando um novo passo. Decidi começar a trabalhar de forma profissional e me dedicar a fotografia, antes eu utilizava uma Epson l395 ecotank e imprimia as poucas fotos que fazia para os amigos.

Porém agora eu vejo que preciso investir em qualidade e para começar a trabalhar profissionalmente essa impressora não vai me acompanhar, o que seria mais ideal, trocar a impressora ou mandar fazer as impressões em empresas como fotoregistro?

Se eu fosse trocar a impressora, qual me recomendariam, utilizar qual papel?

A escolha da camera já fiz e está para chegar, comprei uma canon 80d.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2019, 11:50:29
Tanto faz, vc precisa fazer umas contas, resolver uma equação.
As perguntas para começar o raciocínio são:

Qual o volume de fotos que eu terei que imprimir?

Se comprar uma impressora nova o investimento será recuperado???

Ela terá demanda para eu conseguir o custo por foto para acompanhar os preços de mercado???

Vc precisa fazer esse tipo de raciocínio, entendeu?
?? Veja é um negócio profissional, vc precisa ganhar o suficiente para pagar o investimento inicial, os insumos, o custo operacional, a depreciação do equipamento e conseguir um lucro.

Conhecimento importa mais que equipamento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2019, 11:52:14
Eu estudei a aquisição de uma impressora há um tempo atrás. Se for pensar apenas no lado racional não vale a pena. Mais fácil achar um bom lab em que você confie e conheça a qualidade, ajuste seu processo de edição com eles para a impressão sair bacana.

Agora imprimir em casa tem suas vantages, você faz a impressão na hora e já está com a foto ali na sua mão, mais rápido, tem essa questão legal do "faça você mesmo" do processo, calibração etc, etc. Se esses fatores contarem muito para você, aí pode compensar ter a impressora em casa.

Eu acabei não comprando a impressora, mas quando tiver uma graninha sobrando para gastar em algo não totalmente necessário, quero comprar uma dessas ecotank para imprimir minhas fotos em tamanho menores (18x13 por exp) e poder visualizar uma série de fotografias em um varal ou na mesa, para ajudar a compor um conjunto de imagens e ver como elas funcionam no conjunto.
As impressões maiores pretendo continuar fazendo no lab mesmo  :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2019, 11:52:57
Eu mandaria imprimir em empresas especializadas. Em casa, com impressoras de preços acessíveis, a gente não consegue atingir a mesma qualidade de uma impressão química. Mas o maior problema é a durabilidade, pra ter fotos que não vão debotar com o tempo e com o sol, precisa investir em bons insumos (papel e tinta), e isso sai bem caro.

Eu tenho uma impressora fotográfica que comprei com esse intuito, mas não uso mais pra fotos, sempre mando imprimir em algum lugar, não compensa.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2019, 12:20:47
Já rolaram alguns tópicos aqui sobre isso. Tava procurando um que acabei não achando, um que rendeu papo. Pelo que lembro, o criador do tópico imprimia em casa mesmo as fotos.
Mas eu particularmente, sou da mesma opinião que Humberto. Prefiro mandar "revelar" do que imprimir em casa. Não sei se alguma impressora e insumos domésticos conseguem reproduzir a mesma qualidade dos laboratórios... o que normalmente tá acessível, não só nos entrega imagem de qualidade inferior se comparada aos labs, como também, desbotam com o tempo.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2019, 12:35:04
Sim, essas últimas obs dos colegas acima são importantes. Veja impressora jato de tinta Epson ou HP comum de escritório não é equipamento profissional para fotografia.

A tinta de impressora jato de tinta comum não dura a mesma quantidade de anos de uma impressora profissional. Além disso o papel fotográfico comum mais barato não presta, nem em resolução, nem em sangria, nem em durabilidade.

Se vc ainda quiser fazer a conta que eu sugeri acima, considere comprar uma impressora profissional, aí tem marcas como HITI, Noritsu, Epson Pro, Canon profissional, etc...
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2019, 12:35:34 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2019, 12:39:40
Tb dou preferência pra imprimir em lab, mas lab físico, nada de internet


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2019, 13:52:00
Quanto maior o seu investimento no equipamento, menor o seu custo de impressão, porém, contudo, todavia vai precisar de volume

Se o seu padrão de qualidade é Foto Registro, qualquer equipamento serve

Se vai trabalhar com uma qualidade superior aos labs, custo nem tanto, vai precisar de um espectrofotômetro e uma impressora com um minimo de qualidade para fotografia, papeis idem e se for trabalhar com bulk, tem que ser um original (leia-se Epson)

O principal problema nos labs são as fotos grandes, já via 30x45 muito ruim... ruim mesmo e de laboratórios bons ou com um bom mkt.

Sem ofender ninguém, tem que ver o seu publico alvo. Alguns não enxergam qualidade ou não precisam, padrão QMS  de qualidade e tudo bem, uma  questão de percepção. 

Antes brigava muito por qualidade hoje em dia penso, "vai ficar na minha parede? Eu que vou ficar olhando esta foto?", claro que não, logo o importante é todo mundo ser feliz e toca o barco
 


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2019, 17:43:40
Eu imprimo, mas não sou como a maioria. Comprei minha impressora em uma mega-promoção: 250 dólares por uma Canon Pro-100 (8 cores), com papel, e com reembolso de 200 dólares. Na prática, comprei o papel e ganhei a impressora.

Como tenho acesso fácil a produtos americanos, estou recondicionando meus cartuchos com um kit da Precision Colors (o cara sabe o que faz, e conhece muito de impressão):
https://www.precisioncolors.com/PC42.html

O kit pra encher os cartuchos 8 vezes custa 140 dólares.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2019, 17:48:03
Eu imprimo, mas não sou como a maioria. Comprei minha impressora em uma mega-promoção: 250 dólares por uma Canon Pro-100 (8 cores), com papel, e com reembolso de 200 dólares. Na prática, comprei o papel e ganhei a impressora.

Como tenho acesso fácil a produtos americanos, estou recondicionando meus cartuchos com um kit da Precision Colors (o cara sabe o que faz, e conhece muito de impressão):
https://www.precisioncolors.com/PC42.html

O kit pra encher os cartuchos 8 vezes custa 140 dólares.
caraca, barato heim???

Vc conhece ai algum fornecedor de kit refil para a Epson 3880 que seja de boa qualidade???
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2019, 18:05:24
caraca, barato heim???

Vc conhece ai algum fornecedor de kit refil para a Epson 3880 que seja de boa qualidade???

Mesmo esquema:
https://www.precisioncolors.com/E9B3_ref.html

Mas é mais caro que o kit da Canon.