Autor Tópico: Análise de fotos  (Lida 1065 vezes)

rodrigodel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 03 de Dezembro de 2019, 14:45:23
Caros, boa tarde!
Eu comprei uma máquina T6i para tirar fotos do meu filho. Ele tem dois anos hoje. Sou completamente leigo no assunto fotografia, mas de um tempo pra cá comecei a gostar e tiro hoje cada vez mais fotos dele. Só que eu queria aprender mais. comprei recentemente mais duas lentes: Lente Sigma 17-50mm F/2.8 Dc Ex Os Hsm para substituir a lente do kit e a Lente Canon Ef 70-300mm F/4-5.6 Is Ii Usm para pegar fotos mais de longe, lente com a qual tirei as duas fotos abaixo.
Agradeço muito as dicas de vocês. Qualquer coisa que puderem opinar será muito bem vindo. Podem descer a lenha também!








felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2019, 17:53:47
Bem vindo, Rodrigo! Você já tem um equipamento de excelente tamanho pra quem quer começar a fotografar. E tem a disposição, que é ainda mais importante que o equipamento.

Dito isso, vamos ao que interessa: como deixar uma foto interessante. Não que eu tenha a resposta, mas posso tentar ajudar: na sua primeira foto, o céu ficou um pouco branco demais (chama-se que "estourou"), mas que dizem que nas Canon pode ser recuperado com programas de edição. Além disso, as cores e formas podem ser melhor exploradas com uso de contraste e saturação. Mas é uma foto de uma monte de coisas, e de nada ao mesmo tempo.

A segunda foto está meio morna, porque tudo ficou com uma cor meio escura. Trabalhe bem as cores na edição, e seu trabalho vai melhorar muito.

Continue praticando!



Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2019, 08:44:51
Seja bem vindo!

Tambem sou amador, entao aguarde por mais comentarios.

Antes perdao por falta de acentos e cedilhas, nesse aparelho nao tem e se eu ficar copiando e colando, um texto pequeno, demoro meia hora ou mais pra postar e claro os erros de portugues…

Na primeira foto fora os "probleminhas" que o Felipe citou, do estouro no ceu, casas branca e na agua, poderia ter sub exposto acredito que ate um ponto. gostei do enquadramento, poderia ter passado pro preto e branco, disfarcaria os estouros, se possivel refaca a foto de manha ou a tarde com o ceu azul e a noite, em todas as fotos tentando pegar o reflexo dos colorido das casas na agua durante o dia e o reflexo das luzes a noite, a qualidade de imagem aqui esta ruim, entao vou presumir, fecha mais a abertura pra ter mais detalhes/nitidez…

Na segunda foto, tambem fecharia mais abertura como dito pelo Felipe, ficou sub exposto, poderia de movido a setinha do fotometro pra mais um ou dois tercos, essa foto com o ceu azul, ficaria espetacular, com o crop acima das copas das arvores embaixo da foto e logo apos a arvore a direita da igreja. Verdes (vermelho ou amarelo no Outono) das copas das arvores, branco perola da igreja e ceu azul, se a igreja fica iluminada de noite,  experimenta tirar algumas tambem.

Continue postando e boas fotos!
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2019, 08:46:48 por Marcio WH »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2019, 11:02:24
O que podemos te apontar aqui é corrigindo detalhes técnicos dessa foto como já disseram, expondo melhor e não estourando ou subexpondo demais. Se você está gostando de fotografia vale a pena se aprofundar um pouco, estude composição (tem muitos livros bons por aí) e também um pouco de pós edição.

Pensando do lado de composição ambas possuem informações demais, você poderia ter focado melhor em um tema e capturado isso. Na primeira imagine uma foto bem mais próxima (se possível, claro) mostrando apenas os barcos no canto esquerdo, ou então os barcos no meio com as casas ao fundo, as possibilidades são imensas nessa paisagem. Na segunda faltou um pouco de conhecimento para valorizar a sua foto, remover um pouco do lado direito e do céu já a deixaria bem mais interessante.
A composição tem que nos fazer viajar pela imagem e apreciá-la por completo. Algo que sempre devemos fazer é parar e pensar "O que quero mostrar?", e assim compor sua imagem de acordo!

O que posso te dizer é que suas idéias foram interessantes, a execução pecou um pouco. Com o tempo e estudo necessário você vai corrigir isso com ctza! :ok:


rodrigodel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2019, 13:35:17
Obrigado pelo feedback pessoal! Muito valioso pra mim.
A questão do céu branco e que ele estava assim mesmo no dia! Sobre o branco nas casas estourado, pelo que eu entendi o "estourado" é quando fica branco demais, ou amarelo demais... estourar é exatamente o que?
Sobre a foto morna, eu tenho o raw e vou tentar fazer um novo tratamento.

Lucas sobre o que queria mostrar eu concordo plenamente, tirei as fotos sem saber o que queria mostrar, tudo e nada ao mesmo tempo. Vou levar essa lição para as próximas fotos.

Grande abraço,

Rodrigo


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2019, 16:24:56
Obrigado pelo feedback pessoal! Muito valioso pra mim.
A questão do céu branco e que ele estava assim mesmo no dia! Sobre o branco nas casas estourado, pelo que eu entendi o "estourado" é quando fica branco demais, ou amarelo demais... estourar é exatamente o que?
Sobre a foto morna, eu tenho o raw e vou tentar fazer um novo tratamento.

Lucas sobre o que queria mostrar eu concordo plenamente, tirei as fotos sem saber o que queria mostrar, tudo e nada ao mesmo tempo. Vou levar essa lição para as próximas fotos.

Grande abraço,

Rodrigo

Estourar é quando a cor ou luminosidade vai além do que a câmera consegue registrar. O contrário disso (que é mais ou menos a mesma coisa, se é que você me entende  :ponder:) é quando a imagem fica tão sub-exposta que vira preto, e não se consegue recuperar.

Tem como detectar na câmera, usando histograma ou o modo de detecção de estouro/subexposição. Veja o manual da câmera. Pelo histograma, se houver alguma parte do gráfico encostado na direita ou esquerda do gráfico, houve perda de informação ali.

Na sua primeira foto, como exemplo, abri no Gimp (é gratuito) e usei a ferramenta color picker, que pega a cor de um determinado pixel. Primeiro medi o céu, e depois dei um clique duplo na cor que eu acabei de medir:


255 em qualquer canal de cor significa que aquele canal (vermelho, verde, azul) estourou. No seu caso, o céu estourou em todas as cores, causando um branco irreversível. É a mesma coisa que o fffff na notação HTML; é o branco total. Da mesma forma, zero em qualquer canal significa que sub-expôs além da recuperação. Obviamente você pode estourar um canal sem estourar o outro. Vc pode ter um vermelho que estourou, e o azul e verde estarem ok, por exemplo. A princípio isto nem é um problema, a não ser que vc queira recuperar alguma informação dali. Por exemplo, no seu caso é muito difícil (se não impossível) recuperar o formato das nuvens, ou as ondas do mar, ali onde ficou mais claro.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2019, 16:27:09 por felipemendes »