Autor Tópico: A injusta comparação de ISO alto entre CROP e FF  (Lida 20786 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.557
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 21 de Outubro de 2019, 21:47:24
Aquela parte embutida no sensor o sftw que lê que calcula a fotometria varia de um modelo de câmera para outra.
E ainda, dependendo do modo de medição escolhido ela faz um calculo diferente.

Pegue uma mesma câmera e calcule a exposição para uma foto FF (usando os pontos espalhados pelo sensor). Agora mantendo essa mesma exposição (sem mexer na posição da camera), ao reduzir a foto para a área do sensor APS-C (cropando a foto pelo fator de crop, temos o seguinte:
O DOF será exatamente a mesma coisa em ambas as fotos, e da mesma forma exposição (são idênticas neste quesito). Mas serão fotos diferentes com o campo de visão diferentes.

Agora pegando duas câmeras diferentes (uma FF e outra APS-C) e usando qualquer modo de medição (até mesmo o pontual que usa uma porcentagem de área no centro do quadro), só que com a mesma lente/mesma distancia focal. Para manter o mesmo enquadramento teria que mudar a posição da câmera. A partir dai, haverá uma medição/leitura e calculo da exposição diferente. Isso se dá por 2 motivos, primeiramente pq a área de medição de uma câmera (mesmo que seja a pontual central) é diferente da outra (em tamanho), e porque são fotos diferentes, com posição da câmera e ângulo de visão diferentes.

Nando vc jamais vai conseguir manter as mesmas condições de medição usando câmeras de modelos diferente, com sensor de tamanho diferente, com distancia focal diferente, perspectiva diferente, etc...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.557
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 21 de Outubro de 2019, 22:09:00
Sem uma comparação programada e controlada, a média é ISO 4000 na 80D e 6400 pra 5D, e mesmo assim ainda tem uma exposição levemente maior na 80D.

Direto e reto aqui Nando, neste caso temos sensores de gerações diferentes. Acho que aqui tem tbm aquele negocio que discutimos em outro topico, do sensor ISOLESS, ou ISO Variance, onde a sensibilidade ISO variava em degraus, poucos degraus, e o resto era ampliação/redução digital.

Logo chega aqui o Antonio, o Vangelis e a galera que entende mais sobre isso do que eu, para validar essa informação.

Veja:
https://improvephotography.com/34818/iso-invariance/



Veja agora o caso da 80D:
http://www.dpreview.com/news/7168986570/canon-shows-dynamism-eos-80d-breaks-new-ground-for-canon-low-iso-dr/2
« Última modificação: 21 de Outubro de 2019, 22:10:34 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #77 Online: 22 de Outubro de 2019, 11:50:19
:ponder: :ponder: :ponder:

Fotometria é a graduação da câmera à luz disponível.. Sendo o zero o que a câmera entende como cinza 18%.
Exposição é a quantidade de luz captada pela câmera.
Como já foi dito antes, cada câmera pode entender o cinza 18% de uma forma... Então os fotometros acusam medições diferentes para uma mesma exposição.
Sempre tive diferentes fotometrias para minhas câmeras. Nunca fiz um teste bem controlado.
Mas a diferença chegava a 2 pontos entre um corpo e outro.

Sem sacanagem, não entendi o que você quer dizer com essa questão de fotometria X exposição em relação ao que falei.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #78 Online: 23 de Outubro de 2019, 08:17:16
Veja agora o caso da 80D:
http://www.dpreview.com/news/7168986570/canon-shows-dynamism-eos-80d-breaks-new-ground-for-canon-low-iso-dr/2

A Canon fez um bom trabalho no sensor da 80D... e parece que melhorou ainda mais nos testes que vi da 90D... nesse mesmo "aplicativo" comparador aí do Dpreview. Achei ótimo a questão da recuperação de sombras da 90D, comparando com a 80D inclusive.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #79 Online: 23 de Outubro de 2019, 08:30:59
Sem sacanagem, não entendi o que você quer dizer com essa questão de fotometria X exposição em relação ao que falei.
Parecemos dois doidos, Vange...
Um fala, o outro não entende... E seguimos conversando.
O que quis dizer é que fotômetro é um equipamento. E os diferentes fotometros de diferentes câmeras fazem medições diferentes.
Pra falarmos em comparação de fotometria, como você escreveu, teríamos que calibrar todos igualmente, ou usar fotômetro manual.
No meu caso, eu uso a medição pelo histograma e defino assim qual a fotometria que eu quero pra aquela câmera, naquele cenário. O que resulta uma fotometria diferente em diferentes corpos / lentes.


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #80 Online: 04 de Novembro de 2019, 13:47:27
Não tenho gabarito técnico para participar, mas tô adorando ler esse tópico, continuem por favor  :hysterical: :clap: :snack:
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.557
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 04 de Novembro de 2019, 15:17:40
Parou pq??? Pq parou???

 :clap: :clap: :clap:
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #82 Online: 04 de Novembro de 2019, 17:25:10
Gente, o valor medido em EV, de um fotômetro depende de várias coisas.

1) ângulo de visão
2) se é leitura incidente ou refletida. Camera só faz refletida se não usar nenhum acessório.
3) padrão de medida

Dos padrões temos:

1) média central
2) spot (<= 2% da área)
3) parcial (entre 5 e 10% da área, mas o valor varia dependendo da câmera)
4) multi-pattern (evaluative, 3D Matrix, o nome e o comportamento variam de acordo com o modelo e fabricante)

Se for média central, com o mesmo ISO e angulo de visão para uma determinada cena, o correto seria a leitura ser a mesma sempre. Todas as minhas câmeras nesse modo dão uma leitura muito próxima, com 1/2 ou menos EV de erro. Esse erro normalmente é devido ao T da lente.

Se for multi-pattern, aí pode bater ou não bater em todas as câmeras porque o valor calculado depende do que o fabricante decidiu que pesa mais na medida. Multi-pattern tem desde dois segmentos, pegando o centro e a periferia, até mais de mil pontos. O valor depende até do modo de operação que a câmera estiver, tem câmeras que dão maior enfase ao terço inferior da imagem quando em modo paisagem por exemplo e maior peso na região central quando em portrait.

Se o fabricante não te diz como é o padrão da medida, não tem como saber, é ter fé e se acostumar com a câmera.

Histograma não é fotometro. Ele mostra a distribuição dos tons e se tem alguma coisa estourando. Tem muitas vezes que ir pelo histograma não funciona se não souber o que está fazendo.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2019, 17:26:32 por AFShalders »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #83 Online: 04 de Novembro de 2019, 17:43:17
Se for multi-pattern, aí pode bater ou não bater em todas as câmeras porque o valor calculado depende do que o fabricante decidiu que pesa mais na medida. Multi-pattern tem desde dois segmentos, pegando o centro e a periferia, até mais de mil pontos. O valor depende até do modo de operação que a câmera estiver, tem câmeras que dão maior enfase ao terço inferior da imagem quando em modo paisagem por exemplo e maior peso na região central quando em portrait.
Acho que esse é um ponto importante... A medição matricial (canon) deve variar entre câmeras diferentes.
Eu acho que a ponderada ao centro também.
Minha comparação sempre foi entre corpos de gerações diferentes, inclusive. Não fiz nem a comparação da 80D com a 6DMKII, por exemplo.
Mas claro. Tem outras variáveis a interferir. A questão é saber aliar a leitura do histograma com o que o fotômetro está dizendo, e assim aprender a interpretar os limites DAQUELA LEITURA.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #84 Online: 04 de Novembro de 2019, 18:57:40
Acho que esse é um ponto importante... A medição matricial (canon) deve variar entre câmeras diferentes.
Eu acho que a ponderada ao centro também.
Minha comparação sempre foi entre corpos de gerações diferentes, inclusive. Não fiz nem a comparação da 80D com a 6DMKII, por exemplo.
Mas claro. Tem outras variáveis a interferir. A questão é saber aliar a leitura do histograma com o que o fotômetro está dizendo, e assim aprender a interpretar os limites DAQUELA LEITURA.

A ponderada é bem semelhante entre todas as câmeras, já comparei com Pentax de filme, digital, Canon 5D, Panasonic.. Varia mas dentro de 1/2 a 2/3 de ponto se fizer com cuidado.

A matricial varia sim , mesmo entre câmeras do mesmo fabricante, porque a própria matriz varia, assim como os pesos de cada segmento. Uma vez li a descrição das EOS 500 de filme e naquea época já era bem complicado, imagina agora...



hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 24 de Dezembro de 2019, 17:13:06
Tô achando o fórum meio apático. Tenho entrado pouco também. Devido uma alta nos trabalhos  :ok: :worship:.
Então resolvi trazer aqui uma pimentinha pros nossos próximos dias.
Como alguns sabem, eu trabalho basicamente com ISO alto. Sempre acima de 3200. E meu set é composto por uma 5D MKIII e uma 80D.
No último trabalho, um espetáculo de 7h de duração (imaginem como ficou minha bunda - sentado 7h c/ 2 intervalos de 10' para ir ao banheiro) resolvi usar a 80D com a 24-105 f/4 e a 5DMKIII com a 70-200 f/4, pois o palco tava meio longinho para fazer o contrário.
Durante o espetáculo me chamou atenção algo que já havia percebido há tempos, inclusive já falei sobre isso em algum tópico aqui: A 5D precisa de ISO mais alto pra chegar na mesma exposição (comparando vel e abert similares) do que a 80D.
Sem uma comparação programada e controlada, a média é ISO 4000 na 80D e 6400 pra 5D, e mesmo assim ainda tem uma exposição levemente maior na 80D.

Depois dessa looonga introdução, vem o meu questionamento / encafifamento.

Quando comparamos o desempenho de uma câmera "cropada" com uma FF em altos ISOs não estamos sendo injustos?

O certo não seria compararmos as imagens numa mesma exposição? Tanto no quesito ruído quanto em nitidez?

Enfim, achei uma discussão interessante e gostaria muito de ouvir o entendimento dos amigos com mais conhecimento técnico que eu (quase todos  :hysterical:).

Nando,
Com um pouco de atraso, eu acho que não há problema de fazer a comparação.
Tampouco acho que a APS sai perdendo com isso.
Essas pequenas diferenças de ISO não complicam em nada o uso das câmeras na prática.
Se determinada câmera A vai bem sem ruído até ISO 6400 e outra até 5000...
Tudo bem, a que vai a 6400 é melhor. Mesmo porque os comparativos são feitos começando em ISO 100 e indo até quanto der vontade, para ambas.
Então elas serão avaliadas de forma igual.
As diferenças entre as Crop e as FF é puramente questão de projeto.
As FF tem mais atenção das fábricas e são produzidas com mais esmero e geralmente com melhor qualidade, apenas isso. Esse é o motivo de serem melhores em sensibilidade mais alta.

Ou seja: O que vale mesmo e o resultado prático e que pode ser usado na vida real para ambas.
Ninguem vai fazer questão se essa câmera em ISO 640 está realmente em ISO 640 ou 800.
O importante é que ela tenha bom desempenho até um ISO alto que lhe seja útil para aquele trabalho.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva