Autor Tópico: Nikon Z50 - Eu manuseei  (Lida 1737 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 05 de Dezembro de 2019, 13:35:35
Sabe como é... semana passada, Black Friday por aqui e fui dar um pulo na Best Buy para ver o que tava rolando.
Na parte de câmera tinha a Z50 no mostruário e usei ela por uns 2 a 3 min. De maneira geral eu gostei muito do que vi.

Ela tem praticamente todas as características do corpo da Z6/Z7 que eu acho a melhor mirrorless em termos de design/tamanho/peso.

Ela tem praticamente o tamanho da A7 só que mais leve e com um grip bem melhor. Falta nela mais botões customizáveis, um joystick e um directional pad melhor (se possível com uma rodinha). A tela e o EVF são melhores que da A7III e provavelmente melhor que qualquer outra ML APS-C Sony e Canon.

Parabéns Nikon pelo brinquedinho. O foco é igual o da Z6. Rápido e tem o eye AF igual. Para uma câmera para viagem, hobby, etc... e talvez até um nível de eventos mais simples ela deve atender.

A lente do kit é super compacta. Acho que o maior contra dessa câmera é o preço. Sei que são propostas diferentes mas eu ainda teria uma EOS RP ao invés de uma APS-C.

Provavelmente o preço da câmera é esse por conta do ótimo corpo que ela tem mas a Nikon deveria então ter lançado essa câmera com sensor FF e lançasse uma APS-C 200 a 300 dólares mais barato, mesmo que fosse para empatar dinheiro mas garantir presença no mercado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2019, 15:20:38
Depois que eu desisti (de novo) de mais uma marca ML, eu preciso eleger outra marca de novo  :ok:
Tudo depende para o que você quer?
Para eventos, acho que R e A7III são de longe as melhores. Para vida selvagem, esporte e fotojornalismo Sony A9 mas quando se olhar para hobby e viagem acho que além da Fuji, essa Z50 tem uma excelente proposta. Definitivamente eu não gosto das Sony A6xxx para o meu gosto.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2019, 17:06:30
Eu acharia legal se houvesse a menor possibilidade de haver um conjunto de lentes Z DX. Mas conhecendo a Nikon, isso não vai acontecer. 


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2019, 17:48:50
Uma camera legal para uma 35, 50 1.8


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2019, 17:59:49
Eu acharia legal se houvesse a menor possibilidade de haver um conjunto de lentes Z DX. Mas conhecendo a Nikon, isso não vai acontecer.
A Nikon tem que ousar para recuperar mercado. Eu, se fosse eles, pegava esse design da Z50, colocava os materiais e construção barata da D3xxx, tirava IBIS, EVF, deixava bateria e memória fixa igual celular e colocava no mercado por 350 a 400 dólares.
Ela vai atingir uma geração/mercado fora da nossa (bolha) realidade que é muito maior e está acostumado a fotografar com Smarphone. Já imaginou uma câmera com sensor APS-C ou M4/3 e as capabilidades positivas que ela tem mas com uma interface e uso simplificado como de iPhone/Samsung? Vai vender pacas!!!!

Nós nunca compraríamos pois somos raiz e acreditamos que câmeras assim não prestam mas para a maioria absoluta da população seria o contrário. Já imaginou pagar metade ou menos do valor de um smartphone premium e ter qualidade de imagem muuuito melhor e ainda com uma câmera "profissional" na mão?

Infelizmente isso não irá acontecer pois empresas japonesas tem na sua cultura um orgulho muito grande e uma dificuldade enorme em fazer grandes mudanças.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2019, 18:00:47
Uma camera legal para uma 35, 50 1.8
Nada impediria eles fazerem o que a Canon fez no EF: desenvolver uma pancake 40 mm 2.8 que pode ser usada nos dois formatos de sensores.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2019, 20:19:12
No momento estou traumatizado com foco...

mesmo que seja apenas estúdio com alguém parado, isso tem que funcionar. (O mínimo que eu espero com gente parada, é acerto de 100%). Modelos são impacientes, dá trabalho refazer uma expressão perdida.
Canon e Sony atendem perfeitamente. Mas acho que mesmo a Nikon já está em um nível aceitável.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #7 Online: 06 de Dezembro de 2019, 10:52:31
Essa câmera ficou bem bacaninha. Parece que a lente do kit é muito boa. Se tiver uma 24mm 2.8 para DX bem pequena, acho que vou querer.  :D
D600 - E-M10


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 06 de Dezembro de 2019, 12:08:49
Essa câmera ficou bem bacaninha. Parece que a lente do kit é muito boa. Se tiver uma 24mm 2.8 para DX bem pequena, acho que vou querer.  :D

Acho que não precisava muito. Primes básicas, 18-24-35-55mm mais aquela lista interminável de 18-xx já estaria de bom tamanho pra mim. Mas não creio que vá acontecer. Fotógrafo Nikon vai ter que comprar aquelas lentes Z FX caríssimas.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 06 de Dezembro de 2019, 12:23:08
Acho que não precisava muito. Primes básicas, 18-24-35-55mm mais aquela lista interminável de 18-xx já estaria de bom tamanho pra mim. Mas não creio que vá acontecer. Fotógrafo Nikon vai ter que comprar aquelas lentes Z FX caríssimas.
2.0 ou 2.8 pancake já resolveria. O problema é que o baixo volume complica um line up de lente tão diversificado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales