Autor Tópico: Fóruns e seus participantes.  (Lida 4490 vezes)

lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 09 de Dezembro de 2019, 11:43:28
Eu só "participo" daqui. Já fui membro do Esquina, Digiforum (o 1o que eu entrei, pra obter ajuda pra comprar uma Canonzinha A75 eu acho há anos atrás), e depois o BrFoto.

Não aprendi nada com os foruns, nem ensinei (pff quem sou eu pra ensinar alguma coisa).

Desculpem a minha sinceridade, entrei nos foruns só pra negociar equipamento. E obter informações.

Mas fiz até amizades, vejam só.

No mais, entro pra encher o saco das pessoas e passar tempo, pois não tenho mais nada pra vender, e não quero comprar nada...


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #16 Online: 09 de Dezembro de 2019, 11:58:58
Desculpem a minha sinceridade, entrei nos foruns só pra negociar equipamento. E obter informações.

Mas fiz até amizades, vejam só.

No mais, entro pra encher o saco das pessoas e passar tempo, pois não tenho mais nada pra vender, e não quero comprar nada...
= 98% dos foristas  :hysterical:  :ok:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 09 de Dezembro de 2019, 12:08:07
O Esquina era bom não era?
Era este fórum que só entrava com convite?
Ele acabou tb?
Sim Peri o Esquina era bem legal, fiz grandes amigos ali, e aprendi bastante com a velha guarda que frequentava o fórum, principalmente qd o assunto era filme, revelação, ampliação, médio formato e grande formato. Não houve tempo para que a fotografia digital frequentasse de maneira mais efetiva aquele forum.

No entanto, vc sabe, os conhecimentos fotográficos são os mesmos.
Conhecimento importa mais que equipamento.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #18 Online: 09 de Dezembro de 2019, 12:24:20
Acho que o mercado nacional não suporta tantos fóruns de fotografia.

Sim Peri o Esquina era bem legal, fiz grandes amigos ali, e aprendi bastante com a velha guarda que frequentava o fórum, principalmente qd o assunto era filme, revelação, ampliação, médio formato e grande formato. Não houve tempo para que a fotografia digital frequentasse de maneira mais efetiva aquele forum.

No entanto, vc sabe, os conhecimentos fotográficos são os mesmos.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 09 de Dezembro de 2019, 12:30:43
Acho que o mercado nacional não suporta tantos fóruns de fotografia.
Mas veja, na época todos aqueles foruns tinham milhares de participantes, as redes sociais atrapalharam.

O br teve uma época que só tinha fera.
Mas tb o couro comia, um brigueiro da porra. Kkk
No BR discutíamos mais fotografia, assim como aqui tbm tivemos grandes discussões sobre fotografia, naquela época linguagem e estética fotográfica é algo mais interessante, pouca coisa sobre modelos e competição entre fabricantes de equipamentos. Esse negocio de que uma câmera é melhor que outra não rolava bem ali, o que importava mesmo eram as técnicas e o resultado da fotografia.

O couro comia sim, mas aqui tbm já comeu, no passado... Eu observo que esses fóruns passam por períodos, uma coisa meio cíclica. As gerações mudam, o conhecimento estabelecido se perde ao longo do tempo, e a próxima geração tem que passar por todo um processo de aprendizagem recuperando aquilo que já era de conhecimento geral associado com as novas vertentes determinadas pelos fabricantes que colocam os equipamentos no mercado. Lembre-se do que Flusser dizia, somos meros operadores de maquinas.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2019, 12:32:00 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 09 de Dezembro de 2019, 12:46:14
A respeito do Esquina, por algum motivo vejo a galera lembrando do Ballot, mas observem que o Ballot foi mais ativo já no final dos tempos daquele forum.

Quem fez o esquina foram outras pessoas, me lembro aqui do Nana Sousa Dias (português), do Rodrigo Whitaker Salles (ele está bem velhinho hoje), e mais toda uma galera, não vou me lembrar de todos, mas ali estava até mesmo o Elmo que já participou mais ativamente aqui no MF; não se pode esquecer tbm os administradores como o Carlos Costa que empenhou tempo e esforço aquela coisa no ar por anos.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2019, 12:46:53 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #21 Online: 09 de Dezembro de 2019, 13:04:39
Eu comecei aqui e sempre procurei prequentar aqui de vez em quando....  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Já dei umas acessadas no Digi há muitos anos atrás mas já não tenho tempo para 1 fórum, imagina 2 ou 3.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 09 de Dezembro de 2019, 13:09:08
Eu comecei aqui e sempre procurei prequentar aqui de vez em quando....  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Já dei umas acessadas no Digi há muitos anos atrás mas já não tenho tempo para 1 fórum, imagina 2 ou 3.
Da no mesmo...

Eu tinha acho que por volta de 4 mil posts tanto no esquina como no BRfoto, somados aos 5k que tenho hoje aqui no MF daria os 13K que vc tem aqui...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 09 de Dezembro de 2019, 13:11:50
Da no mesmo...

Eu tinha acho que por volta de 4 mil posts tanto no esquina como no BRfoto, somados aos 5k que tenho hoje aqui no MF daria os 13K que vc tem aqui...
Eu comecei início de 2012 (caraca já fazem quase 8 anos  :eek: :eek: :eek: :eek:). Já fui bem mais ativo mas tenho procurado aparecer pelo menos 1 semana a cada 4 para dar minhas orelhadas e caneladas por aqui.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #24 Online: 09 de Dezembro de 2019, 15:02:07
As redes sociais tiraram o movimento dos fóruns.
Engraçado é que a atividade fotografia foi muito penalizada.
Vou explicar...
Se vc pega um cara que anda de motocross.
Ele vai lá no fórum dele e o Instagram ajuda o fórum,  porque a quantidade de fotos que aparecem aumenta significativamente e populariza aquela parte visual que não existia pra todo mundo.
Mas a informação sobre qual moto é melhor e etc permanece no fórum e o cara volta lá, continuando o fluxo.
Na fotografia não, porque o cara vai pro Instagram mas a matéria prima vai junto, o meio principal que é a própria imagem já é a finalidade do veículo.
Então é como se tudo aquilo se transportasse do fórum para a outra plataforma,  esvaziando o fórum.
Não sei se me fiz entender,  mas é um fenômeno interessante de acompanhar.

Mas veja, na época todos aqueles foruns tinham milhares de participantes, as redes sociais atrapalharam.
No BR discutíamos mais fotografia, assim como aqui tbm tivemos grandes discussões sobre fotografia, naquela época linguagem e estética fotográfica é algo mais interessante, pouca coisa sobre modelos e competição entre fabricantes de equipamentos. Esse negocio de que uma câmera é melhor que outra não rolava bem ali, o que importava mesmo eram as técnicas e o resultado da fotografia.

O couro comia sim, mas aqui tbm já comeu, no passado... Eu observo que esses fóruns passam por períodos, uma coisa meio cíclica. As gerações mudam, o conhecimento estabelecido se perde ao longo do tempo, e a próxima geração tem que passar por todo um processo de aprendizagem recuperando aquilo que já era de conhecimento geral associado com as novas vertentes determinadas pelos fabricantes que colocam os equipamentos no mercado. Lembre-se do que Flusser dizia, somos meros operadores de maquinas.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2019, 15:05:05 por peridapituba »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 09 de Dezembro de 2019, 15:06:34
As redes sociais tiraram o movimento dos fóruns.
Engraçado é que a atividade fotografia foi muito penalizada.
Vou explicar...
Se vc pega um cara que anda de motocross.
Ele vai lá no fórum dele e o Instagram ajuda o fórum,  porque a quantidade de fotos que aparecem aumenta significativamente e populariza aquela parte visual que não existia pra todo mundo.
Mas a informação sobre qual moto é melhor e etc permanece no fórum e o cara volta lá, continuando o fluxo.
Na fotografia não, porque o cara vai pro Instagram mas a matéria prima vai junto, o meio principal que é a própria imagem já é a finalidade do veículo.
Então é como se tudo aquilo se transportasse do fórum para a outra plataforma,  esvaziando o fórum.
Não sei se me fiz entender,  mas é um fenômeno interessante de acompanhar.
sim compreendo, faz sentido...
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #26 Online: 09 de Dezembro de 2019, 20:40:32
Eu comecei no Orkut... Mas nunca curti as discussões sobre fotografia no FB. Acho que tem a ver com isso que o Peri citou. No Orkut a coisa era mais dividida em tópicos, havia alguns até sem foto envolvida.

Hoje o que participo mais é esse aqui (até pra exercitar o português), embora eu participe também do DPReview.


batman2001

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 843
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 11 de Dezembro de 2019, 19:27:15
Bom, eu comecei em um fórum que na época era mais voltado aos DVR, mas cresceu e abrangeu outros temas, como programas de edição de vídeos, Slideshow, navegadores, AV....enfim, tinha um pouco de cada, mas o fórum acabou.
Aprendi muita coisa por la, fizemos grandes amizades que saíram do virtual e tornou uma grande família.
Ao adquirir uma compacta FZ150 entrei aqui no MF, e a Helena como sempre muito atenciosa e prestadora nas minhas duvidas, fui ficando.... :assobi:
Gosto de fotografias como um hobby, e aqui aprendi e estou aprendendo com a galera um pouco de cada, e vou tentando por na prática....uma hora quem sabe, eu acerto a mão e chego em primeiro em algum ( DESAFIO GP )...... :hysterical: :hysterical: 
"Dê a um homem um peixe e Ele o alimentará por um dia. Compre uma câmera para Ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #28 Online: 11 de Dezembro de 2019, 21:06:29
Achei que vc ia falar que começou em algum fórum de Gothan City.  :D

Bom, eu comecei em um fórum que na época era mais voltado aos DVR, mas cresceu e abrangeu outros temas, como programas de edição de vídeos, Slideshow, navegadores, AV....enfim, tinha um pouco de cada, mas o fórum acabou.
Aprendi muita coisa por la, fizemos grandes amizades que saíram do virtual e tornou uma grande família.
Ao adquirir uma compacta FZ150 entrei aqui no MF, e a Helena como sempre muito atenciosa e prestadora nas minhas duvidas, fui ficando.... :assobi:
Gosto de fotografias como um hobby, e aqui aprendi e estou aprendendo com a galera um pouco de cada, e vou tentando por na prática....uma hora quem sabe, eu acerto a mão e chego em primeiro em algum ( DESAFIO GP )...... :hysterical: :hysterical:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 11 de Dezembro de 2019, 22:02:20
Eu tinha prometido fotos dos colegas que conheci pelos fóruns, tenho bastante coisa guardada, mas tudo perdido no meio de tantos arquivos e HDs que tenho.

Achei algumas aqui do período de 2010/2011/2012



Zé Luiz e Rodrigo Whitaker Salles


Rodrigo Whitaker Salles com sua Kodak 8x10 (acho que era isso) um encontro na casa da Denise.


O Rodrigo fazendo um retrato...



Edu (acho que era esse o nome) Caires Duarte (lá de Santos) com o Rodrigo e esposa, um café no mercadão, aqui antes de comer o lanche de mortadela.


As câmeras da galera no mesmo dia, uma dessas P67 era minha.
Conhecimento importa mais que equipamento.