Autor Tópico: Minha foto ficou subexposta!  (Lida 3738 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.497
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 12 de Dezembro de 2019, 13:07:14
E se você perguntar para aquele colega que abandonou a NASA para ser vendedor em uma revenda de câmeras. Ele deve saber explicar bem o sistema de foco :ok:

Já aqui, não foi eu que dei "piti", gerando discussão. Está no histórico ! Não tem como apagar !

Por favor, obedeça à regra proposta. Se não tem nada a acrescentar à discussão, abstenha-se.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.497
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 11 de Fevereiro de 2020, 17:23:21
Encontrei os pixels perdidos! Fazendo um teste de uma outra coisa (esse sim de uma coisa que me incomoda, já explico), encontrei os pixels perdidos pelos sensores de foco embutidos no sensor de imagem:


Como mal se pode ver, há um quadrado mais claro no centro da imagem, causado pelo arranjo de sensores de fase (ver a primeira foto deste tópico). Este quadrado mais claro apareceu ao tirar uma foto com a câmera tampada (100% escura) e depois superexpor em 12 pontos!  :eek: Se superexpor 5 pontos já era um erro grosseiro, imagine 12 pontos... Enfim, em condições extremas, os sensores de fase podem sim causar distúrbios na imagem. Como já vimos, 5 pontos não dá problema nenhum. Até 8 pontos, esse quadrado aí é quase imperceptível.

Mas o que eu estava realmente querendo testar?

Quando se faz uma foto de objetos luminosos no céu (galáxias, nebulosas, etc), se usa uma técnica de empilhamento de imagens, a fim de aumentar o sinal (que tende a se somar entre as imagens) e diminuir o ruído (que tende a se anular entre as imagens). Porém cada sensor (cada sensor mesmo, tem variações de câmera pra câmera do mesmo modelo) exibe um perfil transiente diferente, como se pode ver pelo tom diferente nas bordas inferior e superior desta imagem. Sem o uso de uma imagem calibrada com o perfil transiente correto, o "sinal" do sensor acaba se sobrepondo ao sinal das entrelas que quero capturar, causando esmaecimento das bordas, como pode ser visto nesta foto aqui.

Ainda não notei diferença por causa dos sensores de fase, mesmo neste tipo de edição. Mas pra acrescentar ao tópico, eu tinha que levantar o aspecto do perfil transiente, que nada tem a ver com sensores de fase.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2020, 17:24:34 por felipemendes »