Autor Tópico: Câmera, recursos e decepções  (Lida 4880 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 10 de Dezembro de 2019, 14:54:27
Eu já adquiri um flash, um da Godox, e testei algumas vezes. Uma delas foi nesse aquário que citei acima, com resultados não lá muito bons. Rebatendo, não rebatendo, com difusor, etc: foi muito ruim. Tenho certeza que deve haver um jeito de fotografar lá dentro, talvez "brincando"com o ISO, etc. Não sei ainda, vou testar.


Ninguém disse mas eu vou contar um segredinho pra vc....

vou falar bem baixinho ok???? Não conta pra ninguém...

filtro polarizador ...
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2019, 15:03:49 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #31 Online: 10 de Dezembro de 2019, 15:02:13
Sobre o manual, li de "cabo a rabo": e ele é uma porcaria, apesar de ter 100 e pouca páginas (a parte em inglês). Apenas fornece leves pinceladas sobre cada elemento/item/função, sem entrar em detalhes nem nada. Deixa mais dúvidas do que respostas na cabeça.

Sobre as indicações de livros, já estão todas anotadas. Vou adquirir aos poucos.

Eu também fuço em tudo, adoro ler manuais...rsrsr Pena o da M50 ser tão "porco" (não sei se este seria o padrão em manuais de câmeras). Mas sei que ele me forneceu pouquíssima ajuda, e o que aprendi na máquina foi fuçando mesmo.

Aliás, nem sei se foi precipitação ter assinado logo de cara o pacote fotografia da Adobe, ou se eu deveria ter esperado mais um pouco.

Posso estar falando besteira, mas acredito que o fato de o manual não atender as tuas dúvidas é porque na verdade as tuas dúvidas são sobre fotografia. Se vc tivesse a questão técnica ( fotográfica ) totalmente resolvida muito provavelmente você saberia procurar no manual as coisas que precisaria saber para fazer o que precisa....

Então, estude, estude, estude. Leia o livro que o Nando te indicou, por enquanto os mais simples e objetivos são os mais indicados. Conforme vc começar a entender e conseguir resultados, mais interessante será buscar informações mais específicas.

Pratique muito, só o fazer e errar nos faz entender de verdade como as coisas funcionam. Faça fotos como as do primeiro evento que vc mencionou, mas te garanto que passado meio ano vc não mais irá considerar essas, fotos para o seu portfólio.

Embora os equipamentos e a informação estejam muito mais à mão, nada é tão simples quanto parece.

E uma última coisa: Que bom que vc assinou o pacote da Adobe! Fotografe em RAW e estude como fazer os ajustes para que a tua fotografia fique de acordo com o resultado que vc espera, pois esse parte, a revelação, é bem menosprezada por muitos fotógrafos, um grande erro.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #32 Online: 10 de Dezembro de 2019, 16:34:56
E uma última coisa: Que bom que vc assinou o pacote da Adobe! Fotografe em RAW e estude como fazer os ajustes para que a tua fotografia fique de acordo com o resultado que vc espera, pois esse parte, a revelação, é bem menosprezada por muitos fotógrafos, um grande erro.

Em outras épocas, eu diria pra começar com o gratuito e excelente RawTherapee. Mas com a facilidade que o pacote Adobe fornece, o gasto pode muito bem ser encarado como investimento.


ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #33 Online: 10 de Dezembro de 2019, 17:27:36
Obrigado, Lindsay, Raphael Sombrio e felipemendes. Tudo devidamente anotado e processado.

Ah, já estou fotografando em RAW: foi a primeira configuração na qual mexi na máquina. :D


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 10 de Dezembro de 2019, 18:18:45
Obrigado, Lindsay, Raphael Sombrio e felipemendes. Tudo devidamente anotado e processado.

Ah, já estou fotografando em RAW: foi a primeira configuração na qual mexi na máquina. :D
Filtro polarizador, remove reflexos... de agua, de vidro/janelas/vitrines, vai melhorar a sua foto do aquário...


Conhecimento importa mais que equipamento.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 11 de Dezembro de 2019, 06:11:28
Em outras épocas, eu diria pra começar com o gratuito e excelente RawTherapee. Mas com a facilidade que o pacote Adobe fornece, o gasto pode muito bem ser encarado como investimento.

Adobe e Capture One sao os mais comerciais.

Para quem nao gosta de assinatura, tem o Dxo, exposure e o R T. Eu acho o dxo mais complexo que o LR.

Eu desinstalei o raw therapee. Estou sem tempo para me aprofundar.




« Última modificação: 11 de Dezembro de 2019, 06:13:02 por Leonardo Tonin »


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #36 Online: 11 de Dezembro de 2019, 08:18:04
Bom, li todas as dicas dos colegas e me atrevo a dar uma que ninguém falou, mas que no seu caso pode ser bem útil: use o modo automático. Ele está aí para ser usado. Você vai perder liberdade criativa? Vai. Mas vai ter muito mais acertos do que erros.

Coloque um iso máximo e deixe no automático. Para o evento que está chegando, você vai ter a confiança de preocupar em enquadrar, escolher a melhor foto, etc. sem ter que preocupar com a câmera em si.

Depois, com o tempo, vá utilizando métodos semiautomaticos como prioridade de abertura e de velocidade (Av e Tv). Teste o modo manual, mas saiba que, se não for em estúdio, muitas vezes você não vai configurar tudo manualmente na câmera, e está ok. Não te faz menos fotógrafo. Entender a relação velocidade, abertura e ISO, para profundidade de campo, blur e granulação é mais importante agora do que saber todas as funções da câmera.

Mas o que eu faria nesse evento, é usar o automático, porque mesmo de graça, existe uma expectativa. É melhor, agora, se garantir...

Boa sorte!
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #37 Online: 11 de Dezembro de 2019, 12:00:19
Tava todo mundo concordando bonitinho... Aí o Tulio vem e POW... Meta polêmica na conversa...  :hysterical:

Bora lá.. É um trabalho? É pra ser profissional?
Então a NECESSIDADE do modo automático tem que ser totalmente descartada.
Percebe que eu escrevi necessidade e não USO.
Você pode usar os modos automáticos profissionalmente por opção, nunca por necessidade.
Por que se você não entende os conceitos básicos da fotografia (ABERTURA, TEMPO DE EXPOSIÇÃO, LUZ) a ponto de entender a ração para controla-los e o que implica as suas escolhas nesses parâmetros, VOCÊ NÃO DEVE FOTOGRAFAR PROFISSIONALMENTE.

Aí caímos naquela questão que já foi abordada. Há muitos "profissas" aí que não sabem sequer o é DoF, ou por que acontece o motion blur. Daí taca a câmera profissional no modo AUTO e sai fazendo promoção de ensaio no Facebook...

Desculpa mas acho que a sua dica, Tulio, além de não trazer nenhum benefício didático, pode colocar o colega num limbo perigoso do mercado.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #38 Online: 11 de Dezembro de 2019, 12:06:44
Tava todo mundo concordando bonitinho... Aí o Tulio vem e POW... Meta polêmica na conversa...  :hysterical:

Bora lá.. É um trabalho? É pra ser profissional?
Então a NECESSIDADE do modo automático tem que ser totalmente descartada.
Percebe que eu escrevi necessidade e não USO.
Você pode usar os modos automáticos profissionalmente por opção, nunca por necessidade.
Por que se você não entende os conceitos básicos da fotografia (ABERTURA, TEMPO DE EXPOSIÇÃO, LUZ) a ponto de entender a ração para controla-los e o que implica as suas escolhas nesses parâmetros, VOCÊ NÃO DEVE FOTOGRAFAR PROFISSIONALMENTE.

Aí caímos naquela questão que já foi abordada. Há muitos "profissas" aí que não sabem sequer o é DoF, ou por que acontece o motion blur. Daí taca a câmera profissional no modo AUTO e sai fazendo promoção de ensaio no Facebook...

Desculpa mas acho que a sua dica, Tulio, além de não trazer nenhum benefício didático, pode colocar o colega num limbo perigoso do mercado.

Ia comentar o mesmo, primeiro se aprende depois usa as ferramentas como achar melhor!


ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #39 Online: 11 de Dezembro de 2019, 12:18:40
Valeu amigos. :)

Beleza, não vou colocar a câmera no automático. Eu já estou estudando e lendo a respeito, e já sei pelo menos o básico a respeito de abertura, ISO, velocidade, etc. :)

Vou dar o máximo de mim nesse evento, o qual também está sendo oferecido para as clientes do consultório de psicologia em questão gratuitamente. E vou dar o máximo de mim, também, na edição e revelação das fotos.

Valeu a todos, e obrigado também ao amigo que mencionou o filtro polarizador: vi que é barato. Vou adquirir um e retornar ao aquário.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 11 de Dezembro de 2019, 12:44:25
Valeu amigos. :)

Beleza, não vou colocar a câmera no automático. Eu já estou estudando e lendo a respeito, e já sei pelo menos o básico a respeito de abertura, ISO, velocidade, etc. :)

Vou dar o máximo de mim nesse evento, o qual também está sendo oferecido para as clientes do consultório de psicologia em questão gratuitamente. E vou dar o máximo de mim, também, na edição e revelação das fotos.

Valeu a todos, e obrigado também ao amigo que mencionou o filtro polarizador: vi que é barato. Vou adquirir um e retornar ao aquário.
Com todo respeito a opinião dos colega acima, mas discordando.

Cara use sim o modo automático numa boa, eu uso sempre tranquilamente, sem problema nenhum.
Veja os modos P, Tv, Av, são todos modos automáticos, não há problema algum em usa-los, ainda mais no inicio, quando vc ainda não tem tanta habilidade. Fotografe em RAW e edite todas as suas fotos, o momento da edição é legal porque vc se conecta com aquilo que vc fez, e tem a possibilidade de perceber os erros, além de vc conhecer melhor a resposta de sua câmera.
Até mesmo o modo manual com o ISO no automático tbm é um modo automático. Fotografar no modo manual olhando para o ponteiro da exposição e se baseando por ele, tbm é de certa forma um modo automático, pois vc está obedecendo o mesmo calculo que a câmera está fazendo.

Comece pelo modo "P" e vá ajustando a foto pela compensação de exposição (-3, -2, -1, 0, +1, +2, +3). Experimente os modos de medição que sua câmera propõe, e vai entendendo aquilo que diferencia no calculo que a câmera faz da exposição. Nas situações em que vc entender que precisa de velocidade para congelar o movimento aumente a velocidade (ou o inverso disso),  nas situações em que vc precisar de maior ou menor profundidade de campo, mexa na abertura, basta girar a rodinha que a câmera te apresenta outras exposições proporcionais. Depois experimente os outros modos, como o Av e TV.

Se vc vai fazer eventos, enquanto a câmera automaticamente faz os cálculos pra vc, aproveite para se concentrar na linguagem da foto, no momento certo de clicar para registrar a emoção das pessoas, para observar de que maneira a posição da luz (incidência) afeta a sua cena, para entender a maneira como vc deve se relacionar com as pessoas.

Como já disseram, estude, tem que estudar, tem que praticar, mas não precisa ter medo de fotografar no automático, com todo respeito à opinião dos amigos, ok??? Vai sem medo, faz parte da aprendizagem.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2019, 12:51:20 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #41 Online: 11 de Dezembro de 2019, 12:55:06
Com todo respeito a opinião dos colega acima, mas discordando.

Cara use sim o modo automático numa boa, eu uso sempre tranquilamente, sem problema nenhum.
Veja os modos P, Tv, Av, são todos modos automáticos, não há problema algum em usa-los, ainda mais no inicio, quando vc ainda não tem tanta habilidade. Fotografe em RAW e edite todas as suas fotos, o momento da edição é legal porque vc se conecta com aquilo que vc fez, e tem a possibilidade de perceber os erros, além de vc conhecer melhor a resposta de sua câmera.
Até mesmo o modo manual com o ISO no automático tbm é um modo automático. Fotografar no modo manual olhando para o ponteiro da exposição e se baseando por ele, tbm é de certa forma um modo automático, pois vc está obedecendo o mesmo calculo que a câmera está fazendo.

Comece pelo modo "P" e vá ajustando a foto pela compensação de exposição (-3, -2, -1, 0, +1, +2, +3). Experimente os modos de medição que sua câmera propõe, e vai entendendo aquilo que diferencia no calculo que a câmera faz da exposição. Nas situações em que vc entender que precisa de velocidade para congelar o movimento aumente a velocidade (ou o inverso disso),  nas situações em que vc precisar de maior ou menor profundidade de campo, mexa na abertura. Depois experimente os outros modos, Av e TV.

Se vc vai fazer eventos, enquanto a câmera automaticamente faz os cálculos pra vc, aproveite para se concentrar na linguagem da foto, no momento certo de clicar para registrar a emoção das pessoas, para observar de que maneira a posição da luz (incidência) afeta a sua cena, para entender a maneira como vc deve se relacionar com as pessoas.

Como já disseram, estude, tem que estudar, tem que praticar, mas não precisa ter medo de fotografar no automático, com todo respeito à opinião dos amigos, ok??? Vai sem medo, faz parte da aprendizagem.

Você usa algum modo automático pq sabe como a câmera vai responder em tal situação, você sabe o que cada modo faz, e sabe como contornar em caso de necessidade...
Não dá pra falar pra alguém botar no verdinho e sair querendo fazer um evento sem saber o que faz, só vai conseguir um monte de foto tremida pois a câmera setou em 1/30 em algum local com menos luz! No mínimo tem que saber como limitar e compensar a exposição, coisa que demanda estudo básico!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 11 de Dezembro de 2019, 12:58:19
Você usa algum modo automático pq sabe como a câmera vai responder em tal situação, você sabe o que cada modo faz, e sabe como contornar em caso de necessidade...
Não dá pra falar pra alguém botar no verdinho e sair querendo fazer um evento sem saber o que faz, só vai conseguir um monte de foto tremida pois a câmera setou em 1/30 em algum local com menos luz! No mínimo tem que saber como limitar e compensar a exposição, coisa que demanda estudo básico!
Certo, tudo bem, compreendo a sua opinião, mas veja, eu penso diferente !!!  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #43 Online: 11 de Dezembro de 2019, 13:30:28
Tava todo mundo concordando bonitinho... Aí o Tulio vem e POW... Meta polêmica na conversa...  :hysterical:

Bora lá.. É um trabalho? É pra ser profissional?
Então a NECESSIDADE do modo automático tem que ser totalmente descartada.
Percebe que eu escrevi necessidade e não USO.
Você pode usar os modos automáticos profissionalmente por opção, nunca por necessidade.
Por que se você não entende os conceitos básicos da fotografia (ABERTURA, TEMPO DE EXPOSIÇÃO, LUZ) a ponto de entender a ração para controla-los e o que implica as suas escolhas nesses parâmetros, VOCÊ NÃO DEVE FOTOGRAFAR PROFISSIONALMENTE.

Aí caímos naquela questão que já foi abordada. Há muitos "profissas" aí que não sabem sequer o é DoF, ou por que acontece o motion blur. Daí taca a câmera profissional no modo AUTO e sai fazendo promoção de ensaio no Facebook...

Desculpa mas acho que a sua dica, Tulio, além de não trazer nenhum benefício didático, pode colocar o colega num limbo perigoso do mercado.

Bom, sabia que minha opinião poderia ser polêmica, mas vamos lá: primeiramente, acho que o importante é o produto e não o processo. Tenho fotos maravilhosas do meu casamento, e não sei se o fotógrafo utilizou modo automático, semiauto ou manual. Se for feito todo em automático, e tenha acertado muita coisa na pós produção, perde valor para mim? Nenhum. O fotógrafo contratado pela Apple, Samsung, etc. para fazer fotos com os respectivos celulares, consegue tirar fotos melhor do que eu. E eles não são fotógrafos?

Se a gente prega que o importante não é a ferramenta, mas o uso, não acho que devemos pregar a forma de uso. Como explicitei, para este evento, em que ele já combinou com a pessoa, está insegura do uso básico do equipamento e do tripé de luz (ISO, tempo, abertura), ele provavelmente conseguirá fotos melhores no automático. Mas o enquadramento, a emoção que ele buscar, vai ser dele...

A minha opinião continua com a necessidade de se aprender as técnicas - inclusive para saber quando pode dispensá-las. Eu fui um desses que, por muito tempo, achei que foto boa era manual, direto da máquina. Com o tempo aprendi a saber qual modo usar e a importância de cropar, de uma pós-produção.

Não é desserviço falar que existem alternativas, desserviço seria se eu falasse que essa é a única alternativa.
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 11 de Dezembro de 2019, 13:42:25
Certo, tudo bem, compreendo a sua opinião, mas veja, eu penso diferente !!!  :ok:
Lindsay, você disse sobre modo automático citando Av e TV mas o que o Túlio citou inicialmente foi o modo "câmera verdinha" mesmo. Acho que vocês estão falando de coisas um pouco diferentes. Concordo que Av é TV podem ajudar até mesmo a aprender, vendo como se comportam os outros dois parâmetros quando você escolhe um deles (abertura ou tempo). Agora, começar a fotografar no modo totalmente automático eu acho furada também...

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM