Autor Tópico: Câmera, recursos e decepções  (Lida 4874 vezes)

ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Online: 09 de Dezembro de 2019, 17:14:46
Olá amigos,

Este post na verdade é uma espécie, sei lá, de desabafo. Tenho um evento (gratuito, para portfólio) no próximo sábado.

Já andei "fuçando" na minha Eos M50, e consegui até que tirar algumas fotos legais.

Mas ontem, com minha família, fomos ao aquário da cidade, e eu levei a câmera, para praticar mais.

Bem, ela aparentemente, assim que a liguei e tentei tirar fotos, "travou": aparecia uma mensagem no viewfinder e no touch dizendo para pressionar o touch para cancelar, um bip era audível, e uma luz vermelha piscava. Fiquei preocupado e até mesmo desesperado.

Até que fui me dar conta de que o timer dela estava ativado. Resultado: eu sabia que deveria desativar o timer, porém, não achei, nas configurações dela, onde fazer isto. Aí, só me restou restaurar as configurações de fábrica, o que me causou vários problemas, como por exemplo as primeiras fotos terem saído sem o respectivo arquivo RAW (depois fui ativar isto nas configurações).

Bem, mas aí me vem o questionamento: como vou fazer eventos, trabalhar com isto, se fico desesperado com algo tão simples? Se nem ao menos achar onde desativo o timer eu consigo? E outra, por que o timer ativou sozinho (já é a segunda vez que isto me acontece)?

Depois, dentro do aquário, usando o flash de várias maneiras, rebatendo no teto, pra trás, etc, não consegui bons resultados. Só uma ou duas fotos, creio eu, fora do aquário, depois, ficaram boas.

Bem, fiquei me fazendo estes questionamentos, e me perguntando se não joguei 3500 reais fora, e se não é melhor desistir da fotografia. :(
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2019, 17:15:58 por ewsg »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2019, 17:29:27
Bom, uma coisa que qualquer pessoa deve fazer é, ao adquirir um novo equipamento, ler o manual atentamente e se puder, praticar as funções com ele em mãos, para justamente saber entender ( ou evitar ) os problemas e surpresas que certamente irão surgir.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2019, 17:43:45
Olá amigo...
Veja bem. Ter um equipamento "profissional" não faz da pessoa um fotógrafo.
Eu diria que para trabalhar, cobrar para tirar fotos, você terá que ter muito mais do que equipamentos.
Sei que isso é cliché. E até soa como papo coorporativista, excludente. Mas não é.
Você PRECISA ter o equipamento da sua mão.. Acessar e saber configurar todos os recursos necessários ao trabalho que irá desempenhar. Você PRECISA conhecer sobre iluminação. Isso você já descobriu..
Mas vamos seguir. Na minha opinião, pra cobrar por um trabalho, você precisa garantir que o fará, mesmo em condição adversa... Então acho necessário ter câmera e lente reservas. Flash e RF inúmeras pilhas. Um bom computador pra revelar essas fotos. Conhecimento no software que irá usar também...
Enfim... Eu já trabalho há alguns anos com fotografia e sei que também teria que me readaptar para poder migrar de sistema, por exemplo... Isso significa que teria novamente que passar algumas horas estudando, testando e usando um equipamento novo para leva-lo a campo.
Então minha resposta pra você é: dê tempo ao tempo...
Aproveite seu equipamento sem o compromisso de uma profissão. Extraia tudo que ele pode te dar. Submeta-se a situações diversas e adversas. Corrija os erros que virão. E assim, você aos poucos irá se tornar um fotógrafo.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2019, 18:29:30
Olá amigos,

Este post na verdade é uma espécie, sei lá, de desabafo. Tenho um evento (gratuito, para portfólio) no próximo sábado.

Já andei "fuçando" na minha Eos M50, e consegui até que tirar algumas fotos legais.

Mas ontem, com minha família, fomos ao aquário da cidade, e eu levei a câmera, para praticar mais.

Bem, ela aparentemente, assim que a liguei e tentei tirar fotos, "travou": aparecia uma mensagem no viewfinder e no touch dizendo para pressionar o touch para cancelar, um bip era audível, e uma luz vermelha piscava. Fiquei preocupado e até mesmo desesperado.

Até que fui me dar conta de que o timer dela estava ativado. Resultado: eu sabia que deveria desativar o timer, porém, não achei, nas configurações dela, onde fazer isto. Aí, só me restou restaurar as configurações de fábrica, o que me causou vários problemas, como por exemplo as primeiras fotos terem saído sem o respectivo arquivo RAW (depois fui ativar isto nas configurações).

Bem, mas aí me vem o questionamento: como vou fazer eventos, trabalhar com isto, se fico desesperado com algo tão simples? Se nem ao menos achar onde desativo o timer eu consigo? E outra, por que o timer ativou sozinho (já é a segunda vez que isto me acontece)?

Depois, dentro do aquário, usando o flash de várias maneiras, rebatendo no teto, pra trás, etc, não consegui bons resultados. Só uma ou duas fotos, creio eu, fora do aquário, depois, ficaram boas.

Bem, fiquei me fazendo estes questionamentos, e me perguntando se não joguei 3500 reais fora, e se não é melhor desistir da fotografia. :(

Faz um curso basico de fotografia, vai encurtar muito seu caminho…


ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2019, 18:44:03
@Raphael Sombrio,

Li tudo. Do início ao fim. E ele é muito "genérico", digamos. Deixa mais perguntas na cabeça do que respostas. Só dá uma leve pincelada em cada função, sem detalhar nada. Muito ruim, o manual da Eos M50.

@nandoespinosa,

Entendi, amigo. Olha, eu sei que preciso estudar bastante, praticar bastante, etc. Sei que o equipamento não é tudo, também. Já investi em flash, em pilhas recarregáveis da Eneloop, adquiri o pacote fotografia da Adobe, tenho dois bons computadores (um desktop e um notebook) para as necessárias edições e revelações, etc.

Mas episódios como estes, me desanimam. Sei lá. E não entendo, até hoje, como a M50 foi, por 2 vezes, entrar no modo "timer".

@Marcio WH,

Já estou fazendo vários, EAD, na Udemy.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2019, 18:44:24 por ewsg »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2019, 19:18:31
Já disseram tudo, você está colocando a carroça na frente dos bois. Aprenda a usar seu equipamento e tenha muita afinidade com ele, do contrário você só terá dor de cabeça.

Outra coisa, você é novo aqui no fórum e recém comprou seu equipamento. Pra alguém aprender o básico de fotografia e ter afinidade com o equipamento eu não dou menos de um ano. Se a pessoa diz que aprendeu em menos tempo eu torço nariz e geralmente a vejo fazendo perguntas básicas ou cometendo erros por aí que já deveria ter aprendido. Para se tornar um bom fotógrafo bota mais uns 5 anos de estudo e prática nessa conta, só aí você já começa a perceber que fotografia não tem nada de simples e requer muita dedicação!

Se você achava que ia ser rápido e fácil então melhor rever seus planos :ok:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2019, 19:29:35
Já disseram tudo, você está colocando a carroça na frente dos bois. Aprenda a usar seu equipamento e tenha muita afinidade com ele, do contrário você só terá dor de cabeça.

Outra coisa, você é novo aqui no fórum e recém comprou seu equipamento. Pra alguém aprender o básico de fotografia e ter afinidade com o equipamento eu não dou menos de um ano. Se a pessoa diz que aprendeu em menos tempo eu torço nariz e geralmente a vejo fazendo perguntas básicas ou cometendo erros por aí que já deveria ter aprendido. Para se tornar um bom fotógrafo bota mais uns 5 anos de estudo e prática nessa conta, só aí você já começa a perceber que fotografia não tem nada de simples e requer muita dedicação!

Se você achava que ia ser rápido e fácil então melhor rever seus planos :ok:

Concordo totalmente e, amigo, adquira um bom curso de fotografia online ou estude numa escola de fotografia. Leia livros (hoje o povo acha que é só ir ver uns vídeos no Youtube e já se acham fotógrafos). , vá praticar na rua, marque ensaios com amigos ou parentes para você treinar e dê as fotos de presente e diga que está estudando e criando portifólio.

Fotografia requer tempo, paciẽncia, e como profissão é um negócio e precisa dar lucro. Você precisará estudar marketing, como captar clientes, como calcular seus custos. Mas antes disso, aprenda a dominar sua câmera. Você deve estar fazendo alguma pequena besteira com a câmera. Tenta buscar informações do manual da câmera em inglês, geralmente é mais completo.

Estude a teoria, leia, e pratique muito. Com o tempo você irá evoluir e se eu fiz ótimas fotos com uma Xti , com uma M5 você poderá fazer muito mais.


pedrortega12

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2019, 19:33:19
Pelo que entendi tua auto-estima ficou abalada, mas aconselho a seguir em frente porque erros e tomadas de decisão erradas acontecem, sobretudo em situações de correria como eventos. Quanto ao seu evento, converse bem com seu cliente para estar com o briefing na cabeça quando for fazer.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2019, 19:34:57
Além de tudo o que já disseram: fotografar aquário com flash não é fácil.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 09 de Dezembro de 2019, 20:17:12
A primeira coisa que posso dizer é que concordo com tudo que já foi dito: conheça seu equipamento.

A segunda coisa (pensando "polianamente"): Da próxima vez que em sua câmera aparecer uma mensagem no viewfinder e no touch dizendo para pressionar o touch para cancelar, um bip era audível, e uma luz vermelha piscar, você já vai saber qual é o problema. Que venha o próximo problema.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Dezembro de 2019, 20:23:52
Eu já estou nesse hobby há uns 4 anos, já li quase uns 15 livros, vi horas e horas de vídeos no YouTube, estou com a mesma câmera desde o início e não me arriscaria a trabalhar como fotógrafo. Pelo menos não em eventos, em que a câmera precisa ser um prolongamento de você para que não se perca os momentos chave dos eventos. Até arrisco, de brincadeira, em alguma festinha de família. Está certo que não fotografo tão frequentemente assim, mas acredito que suas expectativas estão um pouco exageradas quanto ao tempo.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 09 de Dezembro de 2019, 20:58:41
Além de tudo o que já disseram: fotografar aquário com flash não é fácil.

Dica que cobraria facilmente 500 reais pra ensinar rsrs: evite flash ao fotografar no aquário, o ideal é usar longa exposição de 1s ou até 30 segundos. O vidro produz muitos reflexos da luz, somado a água que é muito reflexiva também  e o flash irá produzir ainda mais reflexos, com a longa exposição o reflexo não sai nas fotos.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Dezembro de 2019, 21:10:10
Dica que cobraria facilmente 500 reais pra ensinar rsrs: evite flash ao fotografar no aquário, o ideal é usar longa exposição de 1s ou até 30 segundos. O vidro produz muitos reflexos da luz, somado a água que é muito reflexiva também  e o flash irá produzir ainda mais reflexos, com a longa exposição o reflexo não sai nas fotos.
Uai?! Mas com uma longa exposição assim qualquer peixe viraria um borrão. Não entendi...

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 09 de Dezembro de 2019, 22:01:34
@Raphael Sombrio,

Li tudo. Do início ao fim. E ele é muito "genérico", digamos. Deixa mais perguntas na cabeça do que respostas. Só dá uma leve pincelada em cada função, sem detalhar nada. Muito ruim, o manual da Eos M50.

@nandoespinosa,

Entendi, amigo. Olha, eu sei que preciso estudar bastante, praticar bastante, etc. Sei que o equipamento não é tudo, também. Já investi em flash, em pilhas recarregáveis da Eneloop, adquiri o pacote fotografia da Adobe, tenho dois bons computadores (um desktop e um notebook) para as necessárias edições e revelações, etc.

Mas episódios como estes, me desanimam. Sei lá. E não entendo, até hoje, como a M50 foi, por 2 vezes, entrar no modo "timer".

@Marcio WH,

Já estou fazendo vários, EAD, na Udemy.

Curso presencial, onde voce pode tirar suas duvidas na hora com a explicacao junto, sendo explicado na sua frente com  um equipamento que voce possa tocar, vai ficar muito mais facil de assimilar e vai aprender muito mais rapido.

Aqui e proibido usar flash em aquarios, parque de corujas, em muitos museus e competiicao de carros e motos em circuitos eles pedem pra nao usar,pra nao atrapalhar os pilotos…


ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #14 Online: 10 de Dezembro de 2019, 09:10:21
Valeu amigos. Por todas as críticas, sugestões, avisos, informações. Todas sempre úteis.

Na verdade, não estou com pressa, e esse primeiro evento que vou fazer, vai ser de graça, já deixei bem claro isto, e disse que era pro meu portfólio.

Agora, na real, o que me deu foi mesmo o que o amigo acima disse: a autoestima meio que foi "pras cucuias".  :(

Eu li o manual e entendi tudo. Mas ele é bem pobre. Estou me esforçando ao máximo, mexendo na câmera, usando, etc. Vamos ver no que isto vai dar.

Também estou lendo um livro (aceito recomendações, também :) ), além dos cursos na Udemy.