Autor Tópico: 7artisans 55mm f/1.4 - um review despretensioso  (Lida 2114 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 05 de Dezembro de 2019, 18:38:04
Nota: esta é uma resenha sem muito teor científico. Só estou fazendo porque realmente gostei desta lente. Todas as fotos podem ser vistas no tamanho original clicando nelas.

Coisas diferentes são interessantes por motivos diferentes. Uma lente Fuji 56mm f/1.2 é interessante por ser uma das melhores lentes de retratos pro sistema Fuji. Enquanto não compro esta lente, resolvi gastar relativamente pouco (paguei 99 na promoção) em uma lente da marca desconhecida 7artisans, especificamente a 55mm f/1.4. O preço regular dela é 120 dólares.

É uma lente toda em metal e vidro (li em algum lugar que a baioneta é de latão), com construção satisfatoriamente sólida, com anel de foco bem macio e amortecido, e anel de abertura sem cliques entre os pontos. Por isso todos os exemplos aqui têm abertura aproximada. Ah, a lente tem só foco manual. O foco com minha Fuji X-H1 é razoavelmente preciso, mesmo em f/1.4.

A lente tem 9 lâminas no diafragma, que fazem uma abertura bem redonda. Quando toda aberta, achei o bokeh muito bom. O centro da imagem é razoavelmente nítido, na minha opinião:


f/1.4, aumentei 2/3 de ponto a partir do raw, e não editei mais nada.


Em f/1.4, com edição leve de cores. O foco não cravou no olho, mas no alto da cabeça dá pra ver o detalhe dos cabelos, e um traço de aberração cromática.


f/1.4, aumentei 2/3 de ponto a partir do raw, e não editei mais nada.

A distorção é bem baixa. Nesta foto não se vê distorção - as fieiras de cimento dão impressão de barril, mas estão na verdade retas. Note também que a qualidade de imagem em f/4 (não é f/1.4) é bem razoável (eu diria quase igual) no centro e nas bordas.


f/4, aumentei 2/3 de ponto a partir do raw, e não editei mais nada.

Conclusão: pra retratos, se você não quer gastar muito, tem várias opções muito boas, especialmente pra quem usa mirrorless APS-C. A Mitakon 50mm f/0.95 tem boa qualidade, embora tenha preço já perto do da Fuji 56mm f/1.2, que tem foco automático e é nítida mesmo aberta. Tem a Rokinon 50mm f/1.2, que é difícil de competir em qualidade ótica/preço. Pra quem está na pindaíba e quer uma lente de retratos, a 7artisans é decente, especialmente custando tão pouco e sendo tão divertida de usar. Pra quem pode gastar um pouco mais, a Rokinon oferece qualidade absoluta bem maior, e custa pouco mais (embora seja quase o triplo). Se dinheiro não é problema, eu iria de Fuji 56mm f/1.2.

Obrigado por ler!
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2019, 18:40:24 por felipemendes »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2019, 19:46:16
Bom review!

As 7artisan são lentes bem honestas, entregam uma qualidade até que boa por um ótimo valor


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2019, 21:01:42
Nota: esta é uma resenha sem muito teor científico. Só estou fazendo porque realmente gostei desta lente. Todas as fotos podem ser vistas no tamanho original clicando nelas.

Coisas diferentes são interessantes por motivos diferentes. Uma lente Fuji 56mm f/1.2 é interessante por ser uma das melhores lentes de retratos pro sistema Fuji. Enquanto não compro esta lente, resolvi gastar relativamente pouco (paguei 99 na promoção) em uma lente da marca desconhecida 7artisans, especificamente a 55mm f/1.4. O preço regular dela é 120 dólares.

É uma lente toda em metal e vidro (li em algum lugar que a baioneta é de latão), com construção satisfatoriamente sólida, com anel de foco bem macio e amortecido, e anel de abertura sem cliques entre os pontos. Por isso todos os exemplos aqui têm abertura aproximada. Ah, a lente tem só foco manual. O foco com minha Fuji X-H1 é razoavelmente preciso, mesmo em f/1.4.

A lente tem 9 lâminas no diafragma, que fazem uma abertura bem redonda. Quando toda aberta, achei o bokeh muito bom. O centro da imagem é razoavelmente nítido, na minha opinião:


f/1.4, aumentei 2/3 de ponto a partir do raw, e não editei mais nada.


Em f/1.4, com edição leve de cores. O foco não cravou no olho, mas no alto da cabeça dá pra ver o detalhe dos cabelos, e um traço de aberração cromática.


f/1.4, aumentei 2/3 de ponto a partir do raw, e não editei mais nada.

A distorção é bem baixa. Nesta foto não se vê distorção - as fieiras de cimento dão impressão de barril, mas estão na verdade retas. Note também que a qualidade de imagem em f/4 (não é f/1.4) é bem razoável (eu diria quase igual) no centro e nas bordas.


f/4, aumentei 2/3 de ponto a partir do raw, e não editei mais nada.

Conclusão: pra retratos, se você não quer gastar muito, tem várias opções muito boas, especialmente pra quem usa mirrorless APS-C. A Mitakon 50mm f/0.95 tem boa qualidade, embora tenha preço já perto do da Fuji 56mm f/1.2, que tem foco automático e é nítida mesmo aberta. Tem a Rokinon 50mm f/1.2, que é difícil de competir em qualidade ótica/preço. Pra quem está na pindaíba e quer uma lente de retratos, a 7artisans é decente, especialmente custando tão pouco e sendo tão divertida de usar. Pra quem pode gastar um pouco mais, a Rokinon oferece qualidade absoluta bem maior, e custa pouco mais (embora seja quase o triplo). Se dinheiro não é problema, eu iria de Fuji 56mm f/1.2.

Obrigado por ler!
Legal esse review, sem duvida uma boa opção,  eu diria que é uma lente de caráter especial, tem personalidade hehehehehe

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2019, 09:25:40
Eu to de olho na 35mm 1.2, mas cada dia mais difícil sobrar uma graninha pra ela.

Pena a 7 Artisans não ter uma 18mm :assobi: :hysterical:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2019, 09:35:17
Eu to de olho na 35mm 1.2, mas cada dia mais difícil sobrar uma graninha pra ela.

Pena a 7 Artisans não ter uma 18mm :assobi: :hysterical:
Compra a 12mm Rokinon ou a 21mm 1.4 Rokinon

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2019, 09:54:04
Eu to de olho na 35mm 1.2, mas cada dia mais difícil sobrar uma graninha pra ela.

Pena a 7 Artisans não ter uma 18mm :assobi: :hysterical:

A 35 1.2 já acho um pouco soft demais!


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2019, 08:49:09
A 35 1.2 já acho um pouco soft demais!

Já ouvi comentários disso, mas quero pra retratos mesmo então serviria.

Compra a 12mm Rokinon ou a 21mm 1.4 Rokinon

12mm acho demais. Olhei os preços da 21mm, só que colocando um pouco mais pegaria uma 23mm f/2 da fuji mesmo.
Vi uma outra 21mm da Kamlam, em torno de R$600 no ali. Agora saber se presta são outros quinhentos.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2019, 08:51:21
Já ouvi comentários disso, mas quero pra retratos mesmo então serviria.

12mm acho demais. Olhei os preços da 21mm, só que colocando um pouco mais pegaria uma 23mm f/2 da fuji mesmo.
Vi uma outra 21mm da Kamlam, em torno de R$600 no ali. Agora saber se presta são outros quinhentos.
Pode ir na 21mm 1.4, eu assino embaixo.

Não tem AF, mas tem 1.4 e é nítida até dizer chega.

Bom, se precisa de AF aí melhor a 23 f2 mesmo.

Vai sair a 23 1.4 da Viltrox agora em 2020, a 33mm 1.4 vai sair por 250 USD. Tudo com AF...

Abri um tópico pra isso .

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk