Autor Tópico: AJUDA: Lente Canon 50mm 1.4 com Problema no Auto Foco  (Lida 2622 vezes)

freefall

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 12 de Dezembro de 2019, 19:58:12
Boa noite amigos, comprei uma lente usada e estou precisando identificar se ela está com defeito.

Comprei uma lente Canon 50mm 1.4 usada, desde ontem testei a lente de várias maneiras e me reparei com o seguinte problema:
Utilizando a lente no modo AF, quando a lente não encontra o foco em alguma coisa, o anel de foco fica girando ( comportamento normal ) até encontrar, porém quando ele não consegue encontrar de modo nenhum o foco no ponto mirado, se o anel chegar até a medida mínima de foco 0.45, ele trava e não volta. Demora muito para destravar, preciso ficar mirando em vários pontos com mais iluminação para voltar a girar normal, as vezes não volta, sendo necessário girar um pouco com a mão para voltar a funcionar normalmente.

Gostaria de saber se alguém já passou por situação parecida, pois estou em dúvida se é algum defeito que veio na lente, estou precisando saber, pois se necessário vou fazer a devolução do produto.

Corpo utilizado: Canon SL2.
Objetiva: Canon Lens EF 50mm 1:1.4.

Obrigado e tenham uma excelente noite.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2019, 07:38:05
Ter que girar com a mão para destravar não é normal não, devolva que é cilada.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2019, 08:53:58
Boa noite amigos, comprei uma lente usada e estou precisando identificar se ela está com defeito.

Comprei uma lente Canon 50mm 1.4 usada, desde ontem testei a lente de várias maneiras e me reparei com o seguinte problema:
Utilizando a lente no modo AF, quando a lente não encontra o foco em alguma coisa, o anel de foco fica girando ( comportamento normal ) até encontrar, porém quando ele não consegue encontrar de modo nenhum o foco no ponto mirado, se o anel chegar até a medida mínima de foco 0.45, ele trava e não volta. Demora muito para destravar, preciso ficar mirando em vários pontos com mais iluminação para voltar a girar normal, as vezes não volta, sendo necessário girar um pouco com a mão para voltar a funcionar normalmente.

Gostaria de saber se alguém já passou por situação parecida, pois estou em dúvida se é algum defeito que veio na lente, estou precisando saber, pois se necessário vou fazer a devolução do produto.

Corpo utilizado: Canon SL2.
Objetiva: Canon Lens EF 50mm 1:1.4.

Obrigado e tenham uma excelente noite.

Voce esta fotografando no escuro?

O objeto fotografado nao e uma parede branca, ne?


Pode ser que a sl2, nao tenha sensibilidade pra detectar o assunto, refaca o teste na luz do sol e em um objeto ou planta, como cadeira, poste, folha, flor, etc…

Se persistir o problema, devolva sem pensar.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2019, 10:34:23
Aparentemente ela está com uma travadinha no fim do curso do anel de foco. Pode ser uma besteira mas pode ser algo mais complicado. Se pagou barato na objetiva, eu mandava dar uma olhada. Se pagou preço justo aí já fica mais complicado. Se fosse eu, pediria o dinheiro de volta.
De toda a sorte, só poderá ter um diagnóstico preciso se levar a uma assistência técnica.
Boa sorte!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2019, 14:48:37
Comprei uma 35mm ano passado e estava com o mesmo problema, tive de devolver. É o que aconselho.
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 13 de Dezembro de 2019, 20:06:18
Você comprou pelo Mercadolivre? Se sim, solicitaria de volta o dinheiro e enviaria a lente de volta para o vendedor. Um detalhe curioso é que essa travada na ponta final do anel de foco, pode ser uma poeira ou um defeito mecânico. De qualquer forma, talvez o valor cobrado pela manutenção não compensa a dor de cabeça, vale a pena devolver.


freefall

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2019, 11:56:17
Voce esta fotografando no escuro?

O objeto fotografado nao e uma parede branca, ne?


Pode ser que a sl2, nao tenha sensibilidade pra detectar o assunto, refaca o teste na luz do sol e em um objeto ou planta, como cadeira, poste, folha, flor, etc…

Se persistir o problema, devolva sem pensar.

Quando eu miro nesses pontos brancos ou no escuro, o problema acontece, aí preciso mirar em algum ponto claro, ou para cima na luz que volta na hora apenas apertando o botão. Minha única dúvida é se, é ou não normal nessa objetiva? Do resto está funcionando normalmente, estou realizando testes este final de semana durante o dia para ver se o problema ocorre no claro.


freefall

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2019, 11:59:21
Aparentemente ela está com uma travadinha no fim do curso do anel de foco. Pode ser uma besteira mas pode ser algo mais complicado. Se pagou barato na objetiva, eu mandava dar uma olhada. Se pagou preço justo aí já fica mais complicado. Se fosse eu, pediria o dinheiro de volta.
De toda a sorte, só poderá ter um diagnóstico preciso se levar a uma assistência técnica.
Boa sorte!

Estou testando ela, aparentemente não tem nenhum outro tipo de problema e funciona até bem, minha única dúvida é essa mesmo. Quando miro no escuro ou em parede sem contraste ela se perde e o anel fica travado no início, aí preciso mirar para o alto em ponto claro que volta a funcionar normalmente na hora apenas apertando o botão.
Não sei se vale a pena ficar com ela, é uma lente ótima, mas preciso pensar se compensa ou não.

Eu paguei R$ 1200,00 na Canon 50mm 1.4 junto com uma 55-250mm II com IS.


freefall

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #8 Online: 14 de Dezembro de 2019, 12:00:38
Você comprou pelo Mercadolivre? Se sim, solicitaria de volta o dinheiro e enviaria a lente de volta para o vendedor. Um detalhe curioso é que essa travada na ponta final do anel de foco, pode ser uma poeira ou um defeito mecânico. De qualquer forma, talvez o valor cobrado pela manutenção não compensa a dor de cabeça, vale a pena devolver.

Sim amigo, comprei por R$ 1200,00, ela junto com uma 55-250mm II com IS.
Da para usar ela normalmente, a questão é só não mirar no escuro ou ponto sem contraste que ela se perde, aí preciso mirar em algo mais claro para o auto foco voltar a funcionar normalmente.

Você acha que compensa?


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Dezembro de 2019, 05:28:37
Quando eu miro nesses pontos brancos ou no escuro, o problema acontece, aí preciso mirar em algum ponto claro, ou para cima na luz que volta na hora apenas apertando o botão. Minha única dúvida é se, é ou não normal nessa objetiva? Do resto está funcionando normalmente, estou realizando testes este final de semana durante o dia para ver se o problema ocorre no claro.

Aparentemente nao tem problema, mas como o colega acima comprou uma com essas caracteristicas e devolveu, recomendo fazer o mesmo.