Autor Tópico: Migrando para uma Miroless.  (Lida 3926 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 15 de Dezembro de 2019, 02:00:54
dobrou

 :ok:
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2019, 02:03:16 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 15 de Dezembro de 2019, 05:35:27
Hmm, poderia por favor me explicar o motivo? 8-) :D

Sistema mais maduro e se for por causa de lentes, a Sony, aceita praticamente de todas as marcas do mercado, com o AF funcionando, via adaptador.

Como eu disse se for pra comprar hoje, eu aguardaria o proximo lancamento da Canon, pra ver como sera a base das MLs deles, tem tudo pra ja comecar a reassumir a liderenca ou abandonar o barco como a Samsung fez, mesmo vendendo bem, ainda vendeu a fabrica, ou seja, sem levar prejuizo.



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 15 de Dezembro de 2019, 08:07:56
Pois sabe o que eu gostava quando usava Canon é o preto e branco... acho mais bonito que o da Nikon.
Eu gosto do PB na Sony pra ser justo, mas em termos de fotos, tenho preferido a Fuji mesmo em detrimento da SSó acabo usando a Sony quando necessito de 42mpx.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 15 de Dezembro de 2019, 17:37:14
Olá pessoal, tudo bem?
Depois de ficar um bom tempo com as DSLR, decidi experimentar as miroless, quero uma câmera leve, pequena, fácil de carregar, que seja versátil, tenha boa qualidade para foto e video, por isso, creio que uma miroless me servirá muito bem.

A minha maior dúvida é em relação a briga entre Canon e Sony, que canon é melhor para fotografia e Sony é melhor para vídeo, porém, outros dizem que Sony ganha nos dois, por essa divergência de informações gostaria da opinião de vocês.

São duas opções: Canon EOS R (24-105) ou Sony A7III (24-105), ambas f4.

Qual das duas entrega melhor qualidade em termos de fotografia? Meu foco principal é fotografia, porém, gostaria também de uma câmera que fizesse bons vídeos em 4k e tals.

Qual a sua opinião? Qual das duas é melhor para fotografia? Qual a melhor para vídeo? Qual o melhor conjunto?

Obrigado  :ok:
Se vc já tem uma camera, a pergunta seria: vc quer mudar por qual razão?

Se for apenas o que vc disse no inicio do seu texto, compre um celular. Ou uma camera compacta. Se vc fizer questão de uma camera que troque lentes, sugiro Panasonic, Olympus, ou uma Sony c/sensor APS-C.

Essa coisa de "melhor pra isso, melhor praquilo", é bobagem ok?


Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #19 Online: 17 de Dezembro de 2019, 16:38:08
Cara essa sua duvida é uma das mais difíceis de responder neste ano.

Sugiro vc ir a uma loja e dar um jeitinho de experimentar as duas. A Canon tem pontos fortes e a Sony tbm.
A favor da Sony: DR um pouco melhor, bem menos ruído em ISO altos principalmente em vídeo, 4K FF, 120fps full HD, 2 slots de cartão, estabilização no sensor IBIS, e uma coisa que a Sony inventou, um modo de foco chamado de "Eye AF" um pouco mais responsivo que a Canon.

A favor da Canon, mais resolução, ciência de cor melhor resolvida, um sistema de foco mais avançado principalmente para vídeo, um EVF mais nítido bem melhor, mais pontos de foco, maior sensibilidade para focar em locais escuros, LCD completamente touch que ajuda muito na hora de fotografar e configurar, LCD articulado reversível, ergonomia pegada sensacional, video 4k mais nítido, tacha de gravação de video até 480Mb/s (na sony é bem menor 100MB/s).

Deixando de lado questões técnicas, vc precisa pegar as duas e testar para entender as diferenças, um dos motivos que me fez optar pela Canon é pq ela é uma câmera mais confortável, mais rápida responsiva, vejo o pessoal comentando que tudo o que vc vai fazer na Sony tem um delay, um atraso que incomoda, a Canon é mais esperta, rápida, foco instantâneo, mais gostosa de se operar.

Opa, muito obrigado pela resposta Lindsay, que foi muito completa por sinal.
Infelizmente eu moro no interior, aqui nem tem loja para eu poder testar as câmeras kkkkkkk (triste).
Por isso que eu recorro aqui no fórum, passei esses dias assistindo alguns reviews e tals e só fico mais confuso, falam que o sensor da sony tira fotos melhores, mas em contrapartida a cânon é melhor para fotografia e bla bla bla, estou perdidão.
Se eu tivesse a certeza que a canon faz fotos melhores que a sony, principalmente landscape, arquitetura e urbano, eu abriria mão de alguns recursos de vídeo da Sony e escolheria a Canon, pelo jeito, a EOS R faz vídeos ÓTIMOS, muito próximo ao que a Sony faz, são pequenos detalhes que a Sony leva vantagem, e isso não me importaria, pois como disse, em primeira instância quero uma câmera 100% em fotografia e que me de a oportunidade de gravar ótimos vídeos também.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 17 de Dezembro de 2019, 17:02:07
Opa, muito obrigado pela resposta Lindsay, que foi muito completa por sinal.
Infelizmente eu moro no interior, aqui nem tem loja para eu poder testar as câmeras kkkkkkk (triste).
Por isso que eu recorro aqui no fórum, passei esses dias assistindo alguns reviews e tals e só fico mais confuso, falam que o sensor da sony tira fotos melhores, mas em contrapartida a cânon é melhor para fotografia e bla bla bla, estou perdidão.
Se eu tivesse a certeza que a canon faz fotos melhores que a sony, principalmente landscape, arquitetura e urbano, eu abriria mão de alguns recursos de vídeo da Sony e escolheria a Canon, pelo jeito, a EOS R faz vídeos ÓTIMOS, muito próximo ao que a Sony faz, são pequenos detalhes que a Sony leva vantagem, e isso não me importaria, pois como disse, em primeira instância quero uma câmera 100% em fotografia e que me de a oportunidade de gravar ótimos vídeos também.
É assim mesmo, o pessoal quer te confundir, existem interesses, patrocínios e seguidores que dão audiência por trás disso tudo. E se vc começa a assistir vídeos do pessoal descendo a boca em uma das marcas, o YouTube já coloca em sua frente mais vídeos neste sentido.
Se quiser faça perguntas pontuais que a galera responde.

Por exemplo, qualidade de imagem: quando vc errar feio a fotometria de uma foto, a Canon vai resolver bem, porem vc terá 1 stop a mais de latitude para corrigir a fotos se for com a Sony, entendeu???  No geral a imagem Canon é melhor, pois além de maior resolução tem ciência de cores mais bacana.
Resolução é importante para landscape, assim como DR tbm. O que vc prefere??? Ficar com todas suas fotos com menor resolução mas ter a possibilidade de corrigir melhor uma ou outra foto que vc fizer errado, ou fazer todas as suas as fotos com maior resolução???
O raciocínio é esse, tipo assim.  :ok:

Fique a vontade, e pergunte mais sobre casos específicos.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2019, 17:05:02 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #21 Online: 18 de Dezembro de 2019, 09:23:36
O Dustin Abbott que é um excelente Reviewer publicou a poucos dias um Round 2 do seu review da EOS R e porque ele comprou uma.

Vale muito a pena ver.

:ok:
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2019, 13:54:10 por Thales Souto »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #22 Online: 20 de Dezembro de 2019, 13:44:26
Depende também se você já tem lentes para Canon ou não.

Eu posso falar de camarote: tenho muitas lentes da Canon e comprei uma Sony A7III. Dá para adaptar todas as lentes da canon nela, funciona satisfatoriamente, mas, de vez em quando, rola uns bugs ou uma performance aquém daquilo que as lentes nativas fariam. Além disso, alguns modos de foco não funcionam em lentes adaptadas.

Entre as EOS R e a linha Sony a7III outra coisa a se destacar é o EVF: o da Canon é beeem melhor que o da A7III.  Só a Sony tem dois slots para cartão também.

Ergonomia e menus, Canon, parece mais fácil sempre ajeitar a câmera na mão com a EOS R e, ainda, mais simples de encontrar as coisas no menu. A sony tem muitas opções mas não é tão simples encontrar.

Em relação aos custos, as lentes da Sony são sempre, ou quase sempre, as mais caras, então se no futuros pretenderes estender tua coleção, o custo pode ser pesar.

Eu concordo com vários colegas aqui do fórum quanto ao RAW da Sony. Tem mais DR e menos ruído, mas parece que sempre é preciso mexer um pouquinho mais para a imagem ficar do jeito que você quer. As cores da Canon parecem mais naturais, especialmente para tons de pele.

Como eu faço poucos vídeos, nem vou dar opinião no tema, pq não tenho experiência.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 23 de Dezembro de 2019, 14:05:07
Entra lá no meu Canal que tem várias opiniões sobre a Sony, Z e EOS R.

Estou devendo alguns RAWs da Sony que devo postar essa semana ainda. Hoje, se eu não usasse a câmera como fonte de renda, teria uma chance de ir para Canon EOS R pelo baixo preço que está agora ou até mesmo a Z mas, no conjunto da obra, a Sony ainda é a melhor opção por conta dos dois cartões e o sistema de foco que na época que comprei era bem superior aos outros.

Alguns tópicos para gastar um tempo lendo:

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,134493.0.html - Sony A7III minha experiência pessoal

Minha experiência de ter manuseado R e RP
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #24 Online: 23 de Dezembro de 2019, 14:08:13
Se manja de inglês, além do Dustin Abbott (pode acompanhar o blog também https://dustinabbott.net/), tem o Dan Watson (https://www.youtube.com/learningcameras) que usa bastante Sony e Canon e tem ótimos vídeos comparando os sistemas.

Hoje ambos são capaz, só acho que o da Sony atualmente é mais completo com um investimento menor. Mas aí no Brasil eu sei que fugir de Canon é complicado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #25 Online: 26 de Dezembro de 2019, 23:23:00
Boa Noite galera, eu gostaria de agradecer a TODOS que me responderam por aqui, deram suas opiniões e me ajudaram a fazer minha escolha entre canon e sony.

Decidi optar pela EOS R mesmo, muito obrigado pela ajuda.

PS: O único problema é que não tem lugar nenhum vendendo a eos r kkkkkk.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #26 Online: 26 de Dezembro de 2019, 23:36:04
Boa noite!

Iria de Canon, independente de preço.  Devo esclarecer aqui que não tenho nenhum interesse em vídeo; somente fotografia. Vamos aos motivos:

1) Prefiro (preferência pessoal - que fique claro!) a ergonomia das Canon. As Sony  tem melhorado nas últimas gerações porém Canon  (e Nikon) possuem décadas de experiência na área (As Canon EOS são fabricadas desde 1987...);
2) Ainda sobre ergonomia e praticidade de uso, as lentes RF  possuem um anel de controle extra, cuja função pode ser definida pelo fotógrafo (via menu). Eu, por exemplo, usaria este anel para seleção de abertura do diafragma, exatamente como era nas antigas lentes usadas nas câmeras de filme (e exatamente como nas atuais lentes Fujinon XF e GF - eu uso Fuji);
3) Continuando na ergonomia, já tive oportunidade de usar a "EOS R" (com a RF 24-105mm f4L  e a RF50mm f1.2L).  Os menus das Canon  são muito fáceis de navegar!  Além disto, a implementação do "Touch Screen" da Canon  é superior à da Sony;
4) Canon (e Nikon) possuem lentes especializadas, como as Tilt-Shift (TS).  Para quem fotografa arquitetura (e produtos) uma lente destas não deveria faltar no "arsenal" do profissional.  Claro que se pode usar este tipo de lente em uma Sony (com adaptadores), porém prefiro (preferência pessoal novamente) sempre usar lentes "nativas" do sistema;
5) Como outros colegas já mencionaram, os arquivos RAW da Sony exigem um pouco mais de pós-processamento, em relação aos das Canon;
6) Outro aspecto que pode ser levado em conta é que os atuais arquivos CR3 da Canon  são bem menores que os das Sony  (que, aliás, não te dá a opção de trabalhar com "compressed RAW");
7) Outro quesito, crítico para profissionais, é a assistência técnica.  No caso da Canon: (a) a garantia dos produtos - até onde sei (posso estar errado) - é mundial;  (b) a empresa oferece 2 (dois) anos de garantia nos equipamentos comprados no Brasil e (c) ainda disponibiliza a todos que possuem equipamentos da marca o "Canon Professional Services - CPS" (http://www.cps.canon.com.br).

Finalizando; a Canon  está investindo pesado no mount RF; as lentes que foram lançadas no último ano mostram que este novo mount  é mais eficiente que o EF, tanto do ponto de vista da eletrônica quanto da ótica.  Só em contatos elétricos (comunicação lente - mount) são 12 (doze) no RF,  ou seja, 50% a mais que o mount EF. Isto, por si só, significa que a Canon  adicionará ao mount RF, no futuro, funcionalidades que o mount EF  não suportará por simples impossibilidade física (elétrica, no caso).  Ainda assim, graças aos adaptadores disponibilizados pela empresa quando do lançamento da EOS R,  a compatibilidade com as atuais lentes EF  é de 100% (incluindo as fabricadas em 1987...). 

Dito isto, quem escolhe hoje Sony  ou Canon, não tem chances de errar. Seja qual for a sua escolha,  Boas Fotos :ok:

Sou usuário satisfeito de Canon e adiciono ainda outra vantagem; a possibilidade de se já usar no RF todas as lentes EF, já que a R  e a RP já vem com o adaptador e ele funciona perfeitamente. Acredito que a Sony esteja chegando num auge, enquanto a R / RP e outras Mirrorless Fullframe da Canon ainda tem bom espaço pra evolução.

Outro aspecto a considerar é que as lentes equivalentes da Sony custam 3x mais e se você mora no Brasil a assistência técnica é muito melhor na Canon.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #27 Online: 26 de Dezembro de 2019, 23:42:34
Mas aí no Brasil eu sei que fugir de Canon é complicado.

Pois é aqui no Brasil até a revenda de  usados da Nikon está mais complicado. Conversei com um brother nikonzeiro e ele me falou o quanto estava decepcionado com o descaso da marca para com seus clientes no Brasil. Por exemplo, ele enviou uma D750 para manutenção e teve que esperar 3 meses para as peças de reposição virem do exterior. Nesse aspecto a Canon no Brasil domina porque entende o respeito ao seu cliente.

Eu iria de Canon pelas vantagens citadas, e admiro o que a Sony tem feito. Se morasse no exterior, possivelmente usaria Sony também.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #28 Online: 27 de Dezembro de 2019, 00:17:25
Cara, comprei uma RP e to achando foda. Imagina a R!
Nunca usei Sony, não posso opinar sobre.
Mas pelo que andei pesquisando andes de comprar a RP, a R quando e a A7III são bem equivalentes, sendo q a Sony leva vantagem em vídeo. A Canon leva vantagem no preço e na presença física da marca aqui no Brasil.

Basta vc definir o q é mais importante para você.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 27 de Dezembro de 2019, 12:06:57
sendo q a Sony leva vantagem em vídeo.

Na verdade é justamente o contrario, veja:

A canon filma a 480Mb/s enquanto a Sony consegue o maximo de 100MB/s, só aqui ja fulminou, não tem comparação.
O sistema de foco da Sony chega a ser bizarro, em muitas situações é realmente bem inferior ao da Canon Dual Pixel AF.
A sony filma 4K em FF, porem a imagem não é nitida, justamente porque ela faz uma interpolação para reduzir a resolução da área toda do sensor, e isso estraga a resolução da imagem, que perde detalhes. A Canon filma em 4k cropado com mais qualidade, bem mais nítido, além disso o crop da EOS R proporciona a mesmo DOF tradicional das mais importantes câmeras de cinema, como RED, Blackmagic Pocket, as tradicionais panasonic, etc...




Mas ai vc me pergunta, onde a Sony é melhor em vídeo???
- Filma a 120fps 1080p, enquanto a Canon só consegue 720p.
- A Sony tem bem menos ruído em ISO alto, acima de 12400 não tem comparação, a Sony é bem melhor, muuuuito melhor.

O que é ilusão nas duas câmeras: IBIS vs. Estabilização digital + IS: nenhum dessas duas soluções é realmente efetiva, se quiser uma estabilização decente, compre um gimbal.

« Última modificação: 27 de Dezembro de 2019, 12:10:50 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.