Autor Tópico: Migrando para uma Miroless.  (Lida 3924 vezes)

Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Online: 13 de Dezembro de 2019, 19:21:03
Olá pessoal, tudo bem?
Depois de ficar um bom tempo com as DSLR, decidi experimentar as miroless, quero uma câmera leve, pequena, fácil de carregar, que seja versátil, tenha boa qualidade para foto e video, por isso, creio que uma miroless me servirá muito bem.

A minha maior dúvida é em relação a briga entre Canon e Sony, que canon é melhor para fotografia e Sony é melhor para vídeo, porém, outros dizem que Sony ganha nos dois, por essa divergência de informações gostaria da opinião de vocês.

São duas opções: Canon EOS R (24-105) ou Sony A7III (24-105), ambas f4.

Qual das duas entrega melhor qualidade em termos de fotografia? Meu foco principal é fotografia, porém, gostaria também de uma câmera que fizesse bons vídeos em 4k e tals.

Qual a sua opinião? Qual das duas é melhor para fotografia? Qual a melhor para vídeo? Qual o melhor conjunto?

Obrigado  :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2019, 19:24:51
Se é fotografia eu iria de Canon.

Sony tem um RAW muito flexível, porém muito chato de trabalhar.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2019, 20:33:27
A Canon está com um preço muito bom na EOS R no momento, tanto só o corpo como o conjunto com a 24-105mm... tá valendo a pena

Entre as duas eu iria na Canon.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2019, 09:58:08
Se for comprar agora, Sony.

Se for pra Canon, aguarde o proximo lancamento.


Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2019, 11:07:22
Se é fotografia eu iria de Canon.

Sony tem um RAW muito flexível, porém muito chato de trabalhar.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Entendi, então para fotografia a Canon realmente é superior perante a Sony??


Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2019, 11:08:42
A Canon é.um sistema que está começando e promete muito para o futuro. Aparentemente tem o melhor sistema de foco para o futuro.


Mas hoje, a Sony é um sistema com mais opções de lentes e de câmeras. É um sistema que cresceu muito em opções nos últimos 5 anos.


A resposta depende do quanto você vai gastar e de quanto tempo está disposto a esperar para montar um conjunto de lentes (se é que você pretende montar um)

Olha, eu estava pensando de ter apenas a câmera e uma lente versátil por enquanto, em relação a opções não ligo muito não,  eu queria mesmo uma qualidade de imagem boa e uma câmera que fosse boa pra vídeo tbm.
 :D


Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2019, 11:09:20
A Canon está com um preço muito bom na EOS R no momento, tanto só o corpo como o conjunto com a 24-105mm... tá valendo a pena

Entre as duas eu iria na Canon.

Então, a eos r sai mais barato que a sony com a 24 105 kkkk.


Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2019, 11:10:11
Se for comprar agora, Sony.

Se for pra Canon, aguarde o proximo lancamento.

Hmm, poderia por favor me explicar o motivo? 8-) :D


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Dezembro de 2019, 11:22:12
Entendi, então para fotografia a Canon realmente é superior perante a Sony??
Depende do que você considera superior.

O que gosto na Canon são as cores pra fotógrafar pessoas, mas de um modo geral a Sony faria um bom trabalho também com a vantagem de ter o melhor sensor fullframe do mercado.

A Sony não tem filtro OLPF, a Canon tem, isso faria da Sony mais nítida também.

Então vai muito do que você fotógrafa, mas hoje se teu interesse é ter uma câmera mais pra fotos, a EOS R com a 24-105 é uma boa pedida sim.

Eu tenho Fuji e Sony, mas já usei a EOSR.

Na verdade hoje não tem escolha errada né?



Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #9 Online: 14 de Dezembro de 2019, 15:05:25
Qualquer uma das duas estará bem servido!

Entre as duas eu escolheria o kit mais em conta


Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #10 Online: 14 de Dezembro de 2019, 15:59:29
Depende do que você considera superior.

O que gosto na Canon são as cores pra fotógrafar pessoas, mas de um modo geral a Sony faria um bom trabalho também com a vantagem de ter o melhor sensor fullframe do mercado.

A Sony não tem filtro OLPF, a Canon tem, isso faria da Sony mais nítida também.

Então vai muito do que você fotógrafa, mas hoje se teu interesse é ter uma câmera mais pra fotos, a EOS R com a 24-105 é uma boa pedida sim.

Eu tenho Fuji e Sony, mas já usei a EOSR.

Na verdade hoje não tem escolha errada né?



Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Exatamente, não há escolha errada mesmo, é que como é um valor muito alto, estou procurando alguma coisa que realmente me deixe feliz, fico meio preocupado kkk.

Olha, eu fotografo mais landscape, arquitetura, pouco de pessoas...

O problema é que muitas pessoas falam coisas diferentes, por exemplo, sempre ouvi que a Sony não chegava nem perto da Canon quando falava-se de fotografia, principalmente de pessoas e paisagens, em contrapartida, que a Canon nunca chegaria perto da Sony em relação a vídeos.

Eu realmente queria uma câmera 10/10 para fotografia, principalmente paisagens, arquitetura, urbano e tals, mas queria uma câmera top para vídeo também, seria bom se alguma pudesse fazer os dois bem kkk.


Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #11 Online: 14 de Dezembro de 2019, 16:00:26
Qualquer uma das duas estará bem servido!

Entre as duas eu escolheria o kit mais em conta

Então, a Canon sai mais em conta, a Sony sai mais caro pela lente 24-105 ser mais cara, é uma diferença de 1200 reais (Sony).

Você escolheria qual caso o preço fosse o mesmo?


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #12 Online: 14 de Dezembro de 2019, 19:28:39
Boa noite!

Iria de Canon, independente de preço.  Devo esclarecer aqui que não tenho nenhum interesse em vídeo; somente fotografia. Vamos aos motivos:

1) Prefiro (preferência pessoal - que fique claro!) a ergonomia das Canon. As Sony  tem melhorado nas últimas gerações porém Canon  (e Nikon) possuem décadas de experiência na área (As Canon EOS são fabricadas desde 1987...);
2) Ainda sobre ergonomia e praticidade de uso, as lentes RF  possuem um anel de controle extra, cuja função pode ser definida pelo fotógrafo (via menu). Eu, por exemplo, usaria este anel para seleção de abertura do diafragma, exatamente como era nas antigas lentes usadas nas câmeras de filme (e exatamente como nas atuais lentes Fujinon XF e GF - eu uso Fuji);
3) Continuando na ergonomia, já tive oportunidade de usar a "EOS R" (com a RF 24-105mm f4L  e a RF50mm f1.2L).  Os menus das Canon  são muito fáceis de navegar!  Além disto, a implementação do "Touch Screen" da Canon  é superior à da Sony;
4) Canon (e Nikon) possuem lentes especializadas, como as Tilt-Shift (TS).  Para quem fotografa arquitetura (e produtos) uma lente destas não deveria faltar no "arsenal" do profissional.  Claro que se pode usar este tipo de lente em uma Sony (com adaptadores), porém prefiro (preferência pessoal novamente) sempre usar lentes "nativas" do sistema;
5) Como outros colegas já mencionaram, os arquivos RAW da Sony exigem um pouco mais de pós-processamento, em relação aos das Canon;
6) Outro aspecto que pode ser levado em conta é que os atuais arquivos CR3 da Canon  são bem menores que os das Sony  (que, aliás, não te dá a opção de trabalhar com "compressed RAW");
7) Outro quesito, crítico para profissionais, é a assistência técnica.  No caso da Canon: (a) a garantia dos produtos - até onde sei (posso estar errado) - é mundial;  (b) a empresa oferece 2 (dois) anos de garantia nos equipamentos comprados no Brasil e (c) ainda disponibiliza a todos que possuem equipamentos da marca o "Canon Professional Services - CPS" (http://www.cps.canon.com.br).

Finalizando; a Canon  está investindo pesado no mount RF; as lentes que foram lançadas no último ano mostram que este novo mount  é mais eficiente que o EF, tanto do ponto de vista da eletrônica quanto da ótica.  Só em contatos elétricos (comunicação lente - mount) são 12 (doze) no RF,  ou seja, 50% a mais que o mount EF. Isto, por si só, significa que a Canon  adicionará ao mount RF, no futuro, funcionalidades que o mount EF  não suportará por simples impossibilidade física (elétrica, no caso).  Ainda assim, graças aos adaptadores disponibilizados pela empresa quando do lançamento da EOS R,  a compatibilidade com as atuais lentes EF  é de 100% (incluindo as fabricadas em 1987...). 

Dito isto, quem escolhe hoje Sony  ou Canon, não tem chances de errar. Seja qual for a sua escolha,  Boas Fotos :ok:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #13 Online: 14 de Dezembro de 2019, 23:57:03
Depende do que você considera superior.

O que gosto na Canon são as cores pra fotógrafar pessoas...


Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Pois sabe o que eu gostava quando usava Canon é o preto e branco... acho mais bonito que o da Nikon.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Dezembro de 2019, 01:45:02
Cara essa sua duvida é uma das mais difíceis de responder neste ano.

Sugiro vc ir a uma loja e dar um jeitinho de experimentar as duas. A Canon tem pontos fortes e a Sony tbm.
A favor da Sony: DR um pouco melhor, bem menos ruído em ISO altos principalmente em vídeo, 4K FF, 120fps full HD, 2 slots de cartão, estabilização no sensor IBIS, e uma coisa que a Sony inventou, um modo de foco chamado de "Eye AF" um pouco mais responsivo que a Canon.

A favor da Canon, mais resolução, ciência de cor melhor resolvida, um sistema de foco mais avançado principalmente para vídeo, um EVF mais nítido bem melhor, mais pontos de foco, maior sensibilidade para focar em locais escuros, LCD completamente touch que ajuda muito na hora de fotografar e configurar, LCD articulado reversível, ergonomia pegada sensacional, video 4k mais nítido, tacha de gravação de video até 480Mb/s (na sony é bem menor 100MB/s).

Deixando de lado questões técnicas, vc precisa pegar as duas e testar para entender as diferenças, um dos motivos que me fez optar pela Canon é pq ela é uma câmera mais confortável, mais rápida responsiva, vejo o pessoal comentando que tudo o que vc vai fazer na Sony tem um delay, um atraso que incomoda, a Canon é mais esperta, rápida, foco instantâneo, mais gostosa de se operar.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2019, 02:00:03 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.