Autor Tópico: Ajuda para um iniciante em fotos de paisagens. Preciso de mais nitidez  (Lida 6964 vezes)

fernandokerber

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #15 Online: 16 de Dezembro de 2019, 20:21:43
Pessoal, sem palavras pra AULA que vocês deram. Estou com um caderno anotando tudo pra colocar em prática!

Muitíssimo obrigado. Espero dar continuidade a esta discussão à medida em que eu for evoluindo, e que sirva pra mais iniciantes como eu...

No tópico a seguir vou responder um a um
Canon EOS M50
Lente Kit 15-45mm
Gopro Hero4


fernandokerber

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #16 Online: 16 de Dezembro de 2019, 20:24:47
Vc pode procurar informações sobre sua lente em sites da internet, informando modelo e marca de sua lente.
Um bom site para isso é o dpreview.
www.depreview.com
No próprio site do fabricante de sua lente vc tb vai encontrar informações
Mais uma vez obrigado pela ajuda. Infelizmente no site da Canon eu não achei essas informações específicas.. apenas mais genéricas sobre a lente. No DEPREVIEW encontrei minha lente mas também não achei nada sobre maior ponto de nitidez/sharpness... Será que estou olhando no local errado? Cliquei bastante...


E o Waldyr dá cursos tb.
De repente pode te ajudar.
Muito interessante o trabalho dele e as expedições fotográficas, infelizmente moro no interior/litoral do RS e aqui o melhor professor que conheço é o Youtube


Vou fazer apenas uma consideração, como sua câmera é sensor crop, acredito que o ponto ideal será algo em torno de f/8 ou f/9 no máximo, dependendo da lente... eu tenho uma câmera com este mesmo tamanho de sensor e é o que notei.
Obrigado pela ajuda e pelas boas vindas! Interessante observação, até então sempre vejo no youtube recomendações de f/11 mas a maioria dos que vi utilizam câmeras FF. Vou testar a abertura que sugeriu. Obrigado.


Note que os dados que você usou pra fotografar ficam gravados no EXIF da foto, daí é fácil comparar vários resultados. Encontre o ISO que é aceitável pra você, e note que, com edição, suas fotos terão menos ruído que os arquivos que saem direto da câmera, se você reduzir ruído.
Vá praticando, poste fotos, busque dicas. O pessoal aqui é bom em ajudar.
Obrigado também pelas preciosas dicas! Toda ajuda é bem vinda. Deixa eu fazer uma pergunta à vocês recomendam algum visualizador de fotos para windows que apresente estes dados do EXIF? Tenho tentado tirar fotos iguais com configurações diferentes como vc falou mas olhar no LCD da câmera dá bastante trabalho dar zoom em foto por foto...


Nas nikon vem um bloqueador do visor, uma peca de plastico para nao entrar nenhuma luz. Vc pode cobrir o visor com uma fita isolante.
Vc precisa estudar um pouco as condicoes atmosfericas para conseguir melhores resultados. O que vc relatou é um problema conhecido.
Desculpe minha ignorância de iniciante mas qual seria a finalidade deste bloqueador? Não entendi... Cobrir qual visor com fita isolante? Na minha câmera consigo usar apenas o EVF ou apenas o Visor separadamente, ou em conjunto.. desculpe mas não entendi sua dia. Obrigado mais uma vez! Sobre a atmosfera, pesquisei e confesso que não sabia que até mesmo a umidade do ar poderia alterar a foto. Muito interessante.


Acrescente filtros  em sua mochila: polarizador, ND e ND variável.
Obrigado! Está em minha lista um filtro polarizador. Recentemente comprei um tapa-sol para a lente. Assim que dominar um pouco mais a lente sozinha vou adicionar o filtro.


O mais fácil seria você postar a foto que está sem nitidez pra gente entender.
Se inglês não for impedimento, recomendo maratonar o canal no YouTube do Thomas heaton.
Visite o site do dxo e veja o pico de nitidez de sua lente com a m50.
Vou postar sim, estou estudando bastante e no próximo final de semana devo fazer mais uns testes na rua... Infelizmente acabei deletando os Raw que tirei e sobraram os JPEG.
EXCELENTE canal, obrigado! Gostei pq ele alia duas coisas que gosto: montanhismo e fotografia. Muito bom.
Sobre o site DXO, não encontrei minha lente EFM 15-45mm, apenas a 18-55 :(


Vou sugerir algumas coisas importantes:
Leve tripé;
Desligue a estabilização da lente;
Aprenda sobre focus peaking na sua câmera;
Aprenda como fazer braketing na sua camera;
Na volta estude sobre HDR e Blending.
Obrigado! Estou usando o focus peaking. Excelente função! Estou lendo/estudando sobre hiperfocal pra aliar os dois na prática. Ainda não testei o focus peaking da M50 para distâncias maiores como montanhas, mas pelo que estou lendo, uma técnica interessante é focar no dobro da distância do primeiro plano (quando existir primeiro plano..), é mais ou menos isso?


Muito obrigado à todas as respostas, ainda estou lendo, assimilando e melhorando. Assim que tiver fotos vou postar
 :clap: :clap: :clap:
Canon EOS M50
Lente Kit 15-45mm
Gopro Hero4


fernandokerber

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #17 Online: 16 de Dezembro de 2019, 20:29:47
Focus peaking é isso aqui, permite que você veja as áreas em foco na sua imagem.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Sabe me dizer se o focus peaking funciona pra distâncias maiores? Ou seja, se utilizar com o hiperfocal, toda a área em foco vai estar "pintada", ou devo "pintar" na distância equivalente ao hiperfocal?
Canon EOS M50
Lente Kit 15-45mm
Gopro Hero4


fernandokerber

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #18 Online: 16 de Dezembro de 2019, 20:31:37
Jovem vou te dar receita de bolo, mas você precisa estudar os ingredientes lendo bons livros de fotografia, somente tutoriais de  Youtube não adianta, precisa estudar na teoria e ir pra prática, mas a receita de bolo vai te ajudar. Não vou ficar explicando os porques ok, isso é com você, estude e pratique. Além dos livros, tem bons tutorias em sites e blogs em inglês (pode usar o Google Tradutor, caso não conhecimento do idioma).

Vamos lá, nitidez para paisagens:
Antes de tirar a foto:
-> Leve Tripé, senão for possível, use lente com IS (acredito que a lente do kit da sua EOS M deve ter IS);

-> Configurar o Balanço de Branco conforme a necessidade;

-> Setar a câmera para gravar arquivos em RAW;

-> Configurar ponto de foco central (mais preciso e rápido);

-> Use Fotometria Matricial;

-> Selecione Modo AV (Abertura);

-> Coloque a exposição de compensação em +1, assim a câmera registrará as cores de maneira fiel. Nunca deixe o fotômetro no meio para paisagens, pois os tons claros serão puxados pra cinza. Usando a exposição, você garante os tons claros e escuros da foto nos seus devidos lugares.

-> Use aberturas entre F7.1 a F10. Recomendo F8 ou F9 para ter maior nitidez nas fotos de paisagens;

-> Deixe o ISO em automático ou o menor possível;

-> Observe a velocidade de obturador escolhida pela câmera. Certifique-se de que ele esteja em no mínimo 1/100. Se estiver abaixo disso, suba o ISO sem medo. Se estiver com tempo aberto, bastante Sol, recomendo o uso de filtros polarizadores para eliminar reflexos e dar mais contraste no céu.

-> Faça o foco da sua paisagem lá no fundo; assim tudo ficará em foco;

Essa é a receita de bolo. Mas você precisa entender cada aspecto. Se quiser use isso e depois vá estudando com calma. Gostaria muito que as DSLR da Canon tivessem uma lente de kit mais aberta pra paisagens , as vezes 18MM é pouco rsrsrs,

Excelente, muito obrigado! Gostei bastante da sua didática, de nada adiantaria eu seguir uma receita de bolo sem estudar os ingredientes no que tange a fotografia. Obrigado pelas dicas,
Canon EOS M50
Lente Kit 15-45mm
Gopro Hero4


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #19 Online: 16 de Dezembro de 2019, 20:36:34
Esqueça o bloqueador, ele é usado em longa exposição.
Inicialmente não é o seu caso.
Qdo vc der um passo mais à frente vc estuda sobre ele.
Geralmente é  uma peça plástica que vem presa à correia da câmera.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #20 Online: 16 de Dezembro de 2019, 20:45:44
https://www.kenrockwell.com/canon/eos-m/15-45mm.htm

Um bom review de sua lente, pelo Ken Rockwel.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2019, 20:46:25 por peridapituba »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 16 de Dezembro de 2019, 20:52:03
Sabe me dizer se o focus peaking funciona pra distâncias maiores? Ou seja, se utilizar com o hiperfocal, toda a área em foco vai estar "pintada", ou devo "pintar" na distância equivalente ao hiperfocal?
Você deve usar o focus peaking no lugar da hiperfocal, na verdade existe um limite para a profundidade de campo, então a hiperfocal se você usar corretamente o focus peaking será uma consequencia.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 16 de Dezembro de 2019, 20:58:09
Porém mais importante que tudo isso aí é aprender sobre composição. Infelizmente aí não tem como fugir da leitura.

Sugiro:


Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 16 de Dezembro de 2019, 21:07:17
Realmente não tem no DXO, mas pode ficar entre f/8 e f/11 nela, f/16 já deve entrar muita difração.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #24 Online: 16 de Dezembro de 2019, 22:23:52
Esqueça o bloqueador, ele é usado em longa exposição.
Inicialmente não é o seu caso.
Qdo vc der um passo mais à frente vc estuda sobre ele.
Geralmente é  uma peça plástica que vem presa à correia da câmera.

Acho que para quem usa Mirrorless esses bloqueadores não são necessários.  :ponder:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #25 Online: 16 de Dezembro de 2019, 22:24:42
Porém mais importante que tudo isso aí é aprender sobre composição. Infelizmente aí não tem como fugir da leitura.

Sugiro:


Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Este do Michael Freeman eu tenho em inglês. Recomendo, é muito interessante e traz uma análise profunda sobre composição.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #26 Online: 17 de Dezembro de 2019, 12:37:59
Foi uma aula, e das melhores o que os colegas disseram aí.
Seria interessante compilar tudo pra que os usuários que entrarem futuramente aqui tenham um belo "tutorial" para fotografias de paisagem...
Tô estranhando a ausência do Waldyr e do Raphael aqui no tópico.  :ponder:

Pesquise no Instagram e Flickr por "Valter Patrial". É outra boa referência.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #27 Online: 17 de Dezembro de 2019, 13:49:08
Obrigado também pelas preciosas dicas! Toda ajuda é bem vinda. Deixa eu fazer uma pergunta à vocês recomendam algum visualizador de fotos para windows que apresente estes dados do EXIF? Tenho tentado tirar fotos iguais com configurações diferentes como vc falou mas olhar no LCD da câmera dá bastante trabalho dar zoom em foto por foto...

O próprio Windows tem este recurso: clique com o botão direito e vá em Propriedades, depois na aba Detalhes. Ali tem a parte interessante do Exif: abertura, exposição e ISO. Na verdade, se vc colocar o cursor do mouse em cima do arquivo, normalmente ele já vai dar estes valores, pelo menos no Windows 10.


Tem vários visualizadores mais rápidos que o do Windows, especialmente pra raw. Eu uso o Irfanview, que também exibe o Exif detalhado.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 17 de Dezembro de 2019, 14:53:21
Adobe bridge é o mais pratico pra isso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #29 Online: 17 de Dezembro de 2019, 15:16:12
Fernando, fiquei curioso quanto ao assunto que vc aborda no tópico. :ponder:

Nitidez é mais importante que composição/exposição? Ou essas duas últimas estão totalmente resolvidas pra vc.

O que vc considera pouca nitidez? Como o Vangelis disse, sem exemplos fica difícil avaliar, pois talvez o que vc considere nitidez seja profundidade de campo rasa, com foco no assunto errado, tempo de exposição inadequado para uma foto feita na mão....

Ao contrário do que todos disseram - e todas as dicas foram extremamente precisas - eu diria pra vc que a questão equipamento pode ficar em terceiro plano. Tenha como prioridade numero 01: estudo/informação = conhecimento, e em numero 02: oportunidades.

Não vai adiantar muito, fotograficamente falando, vc viajar para um lugar legal com um bom equipamento sem saber como fazer as fotografias que deseja.