Autor Tópico: Ajuda para um iniciante em fotos de paisagens. Preciso de mais nitidez  (Lida 6922 vezes)

fernandokerber

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Boa tarde à todos.

Recentemente comprei uma Canon M50 com a lente do kit 15-45mm pensando em uma viagem que farei daqui a uns meses ao Peru. A intenção é tirar fotos com mais qualidade que as do meu celular, e sem a característica da Gopro que uso bastante.

Tenho pesquisado e lido sobre os 3 pilares da fotografia mas quando chega na hora da prática, as fotos que tiro de paisagem não apresentam a nitidez que eu esperava em longas distâncias. (Apenas consegui nitidez excelente em retratos e com objetos próximos à câmera)

Já li algo sobre cada lente ter uma abertura e uma distância de foco onde se obtém a melhor qualidade na foto. Onde eu posso encontrar essas informações? Tentando na prática não estou conseguindo.

Pergunto aos mais experientes se existem canais no youtube onde eu possa aprender mais, ou até blogs. Estou um pouco perdido...

Meu objetivo maior são fotos de paisagens, e confesso que não entendi ainda onde devo focar para ter uma nitidez razoável em fotos tiradas de locais à distâncias grandes.

Toda e qualquer dica para me nortear será muito bem vinda. Desde já peço desculpas se estou postando em local inapropriado, e também pela rasura de minha postagem, sei que é um assunto bem extenso.

Talvez eu devesse utilizar tripé para fotografias de paisagem? Mais uma vez agradeço
Será que esta lente do Kit é inapropriada para obter fotos de qualidade de montanhas/paisagens?
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2019, 13:30:08 por fernandokerber »
Canon EOS M50
Lente Kit 15-45mm
Gopro Hero4


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2019, 16:38:59
Vc está querendo informações e resultados tão rápidos que é quase impossível te ajudar p vc ter resultados em um periodo de tempo curto.
É um conjunto enorme de possibilidades.
A lente kit realmente não é a mais indicada, mas mesmo ela possui uma faixa de abertura que produz um resultado de nitidez ideal, ou aceitável.
Geralmente as faixas intermediárias de abertura  são as mais nítidas, algo entre f/4 e f/8, talvez um pouco mais.
Agora, na paisagem que vc está fotografando esta é a faixa essencial onde a sua distância e a de sua paisagem produzirão nitidez no ponto que vc quer?
Fotografar em raw e fazer um pós processamento é parte importante e fundamental p obter nitidez plena em uma imagem.
Há tb a questão da mudança de sistema, vc fotografa de celular e de gopro e agora migrou p dslr.
Não é fácil conseguir bons resultados de cara.
A fotografia com dslr é muito diferente e só o tempo e o estudo irão te dar consciência do equipamento que vc tem em mãos p então extrair tudo dele.
A luz influencia muito e vc tem que se debruçar em tópicos como fotometria e estudo da luz e como ela altera a maneira como as partes de uma imagem se comportam mediante sua incidência ou seu reflexo.
E isso é apenas uma pequena parte do que realmente pode acontecer.
Eu te aconselho a estudar muito, praticar bastante, postar fotos de exemplo dizendo o que fez e/ou o que quis fazer p que as pessoas te ajudem e ir seguindo.
Footgrafia neste nível não é uma receita de bolo e nem é facil.
Mas tb não é impossível,  só que leva algum tempo e requer alguma dedicação.
Aqui mesmo no fórum tem muito tutorial e muita informação útil.
A internet tb vai ajudar.
Mas falando francamente, não espere resultados satisfatórios em pouco tempo, porque ninguém consegue isso vindo do zero.
Vc pode até ter experiência com fotografia, mas vindo do celular e da gopro, acredite, e isso não é pretensão, é a mesma coisa que engatinhar e depois querer correr 100m c o Usain Bolt.
Muitos irão dar opiniões aqui, mas vai depender muito mais de vc.
Boa sorte.


fernandokerber

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2019, 19:25:11
Primeiramente muito obrigado por perder seu tempo ajudando um iniciante. Isso é nobre demais.

Permita-me dar mais detalhes sobre o meu desafio. Tenho exatos 10 meses até a viagem, talvez tenha tempo pra aprender o básico e ter resultados satisfatórios ( ? )

Sobre isso:
A lente kit realmente não é a mais indicada, mas mesmo ela possui uma faixa de abertura que produz um resultado de nitidez ideal, ou aceitável.
Geralmente as faixas intermediárias de abertura  são as mais nítidas, algo entre f/4 e f/8, talvez um pouco mais.
Agora, na paisagem que vc está fotografando esta é a faixa essencial onde a sua distância e a de sua paisagem produzirão nitidez no ponto que vc quer?

Eu realmente já li em alguns tópicos que cada lente possui uma abertura ideal, mas qual seria essa faixa? Existe algum local/site onde eu possa verificar essa faixa? ou isso vai depender de outros fatores como a distância da "paisagem" a ser fotografada?

Estou pesquisando/estudando também sobre distância hiperfocal. Seria essa a base para a nitidez na fotografia de paisagens? Estou no caminho teórico correto?

Minha ideia é buscar a teoria pra poder praticar com base em algo e não simplesmente apertar o botão... Mais uma vez obrigado.


Tenho uma ida ao campo programada para testar/fotografar em campo, com lagoa, e com montanhas ao fundo. Pretendo postar algumas fotos para avaliação.

Pelo que tenho pesquisado, para paisagens devo partir dessa configuração (sei que não é como fazer um bolo, mas para mim iniciante é importante ter um ponto de partida para as experimentações):
  • Modo AV (prioridade de abertura)
    Abertura F11 (Gostaria de saber se a minha lente possui uma abertura "melhor" ou depende das circunstâncias)
    ISO 100
    Modo de medição Evaluative
    Auto foco 1 Point AF
    Timer de 2 segundos
    Usar Tripé
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2019, 19:32:41 por fernandokerber »
Canon EOS M50
Lente Kit 15-45mm
Gopro Hero4


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2019, 19:42:46
Sim, 10 meses é um tempo satisfatório para bons resultados.
Vc pode procurar informações sobre sua lente em sites da internet, informando modelo e marca de sua lente.
Um bom site para isso é o dpreview.

www.depreview.com

No próprio site do fabricante de sua lente vc tb vai encontrar informações sobre as melhores aberturas para deixar a sua imagem com boa nitidez ou c a nitidez que vc deseja.
O conceito de hiperfocal é bom de saber.
Mas mais importante que isto é vc determinar qual a profundidade de campo que vc gostaria que na sua imagem fique em foco e trabalhar nela com a melhor abertura na qual sua lente  produz a melhor nitidez.
Se vc observar na parte superior de sua lente existe uma escala graduada.
Esta escala é  a base que vc deve usar de referência para buscar esta profundidade de campo, já sabendo de antemão que sua lente produz a nitidez que vc deseja na abertura X.
Procure informações sobre como funciona e como se usa esta escala, que é a escala de profundidade de campo de sua lente.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2019, 19:53:59
No primeiro momento não use tantas informações pré configuradas, não saia com estes valores em mente.
Por segurança escolha o modo prioridade de abertura.
Escolha uma abertura de segurança tipo f/11 como vc já disse e ponha o iso em 200 ou 400.
Não se importe c isso agora, lembre-se que são  medidads de segurança.
Sua câmera vai determinar a velocidade por conta própria.
Apenas se certifique que a câmera setou uma velocidade alta p que não borre o movimento de folhas por exemplo.
Deixe em um sistema de foco que englobe o maior número de elementos possíveis.
Ponha sua cam no tripé e fotografe ou com um disparador remoto ou com o timer da cam p que não haja borrão.
Não esqueça de desabilitar a função anti-shake se sua cam a tiver.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2019, 20:04:13
Se vc vai pra região de Machu Picchu tem um cara que seria legal vc olhar o portfolio dele que é o Waldyr Neto.
Procure no Flickr e no Instagram, ele fotografa muito na região serrana do RJ e é uma topografia parecida c a que vc vai visitar.
Acho que o Waldyr participa daqui do MF tb.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2019, 20:04:56
E o Waldyr dá cursos tb.
De repente pode te ajudar.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2019, 23:32:53
O que acrescentar depois de tantas dicas preciosas  :worship: :worship: :worship: o mais importante já está muito bem dito pelo colega peri


Seja bem-vindo ao fórum, fernando!

Vou fazer apenas uma consideração, como sua câmera é sensor crop, acredito que o ponto ideal será algo em torno de f/8 ou f/9 no máximo, dependendo da lente... eu tenho uma câmera com este mesmo tamanho de sensor e é o que notei.  :ok:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 15 de Dezembro de 2019, 03:19:31
Valiosas dicas do Peri.

Pra acrescentar ao assunto (se é que é possível, depois de tanta informação!), a melhor coisa é você começar a praticar com o equipamento que vc tem.

Fotografe bastante, varie velocidade, abertura e ISO no mesmo assunto (assunto=a coisa que vc está fotografando). Encontre a abertura ideal pra sua lente comparando os resultados. Note que os dados que você usou pra fotografar ficam gravados no EXIF da foto, daí é fácil comparar vários resultados. Encontre o ISO que é aceitável pra você, e note que, com edição, suas fotos terão menos ruído que os arquivos que saem direto da câmera, se você reduzir ruído.

Dica rápida: a velocidade mínima ideal pra fotos na mão é igual à distância focal da lente: pra fotos em 18mm, 1/18 segundo de velocidade seria o mínimo. IS pode facilitar usar velocidades menores, caso necessário.

Vá praticando, poste fotos, busque dicas. O pessoal aqui é bom em ajudar.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Dezembro de 2019, 08:00:28
Nas nikon vem um bloqueador do visor, uma peca de plastico para nao entrar nenhuma luz. Vc pode cobrir o visor com uma fita isolante.

Vc precisa estudar um pouco as condicoes atmosfericas para conseguir melhores resultados. O que vc relatou é um problema conhecido.

Vc precisa tb aplicar um bom tratamento.





cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Dezembro de 2019, 08:10:21
Não está relacionado diretamente com nitidez de imagem mas lembrei de um dica que ajuda bastante fotos de paisagem...

Acrescente filtros  em sua mochila: polarizador, ND e ND variável.

 http://www.carlosrincon.com.br/index.php/quais-os-filtros-para-fotografia-de-paisagem/
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 15 de Dezembro de 2019, 11:35:07
O mais fácil seria você postar a foto que está sem nitidez pra gente entender.

F/11, modo av e iso 100 é um ótimo ponto de partida para fotografar paisagem no tripé.

Se você estiver focando numa montanha longe e sem objetos no primeiro plano, a profundidade de campo não vai ser problema.

Se inglês não for impedimento, recomendo maratonar o canal no YouTube do Thomas heaton.

Visite o site do dxo e veja o pico de nitidez de sua lente com a m50.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2019, 13:47:20
Vou sugerir algumas coisas importantes:

Leve tripé;
Desligue a estabilização da lente;
Aprenda sobre focus peaking na sua câmera;
Aprenda como fazer braketing na sua camera;
Na volta estude sobre HDR e Blending.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 15 de Dezembro de 2019, 16:04:57
Jovem vou te dar receita de bolo, mas você precisa estudar os ingredientes lendo bons livros de fotografia, somente tutoriais de  Youtube não adianta, precisa estudar na teoria e ir pra prática, mas a receita de bolo vai te ajudar. Não vou ficar explicando os porques ok, isso é com você, estude e pratique. Além dos livros, tem bons tutorias em sites e blogs em inglês (pode usar o Google Tradutor, caso não conhecimento do idioma).

Vamos lá, nitidez para paisagens:
Antes de tirar a foto:
-> Leve Tripé, senão for possível, use lente com IS (acredito que a lente do kit da sua EOS M deve ter IS);

-> Configurar o Balanço de Branco conforme a necessidade;

-> Setar a câmera para gravar arquivos em RAW;

-> Configurar ponto de foco central (mais preciso e rápido);

-> Use Fotometria Matricial;

-> Selecione Modo AV (Abertura);

-> Coloque a exposição de compensação em +1, assim a câmera registrará as cores de maneira fiel. Nunca deixe o fotômetro no meio para paisagens, pois os tons claros serão puxados pra cinza. Usando a exposição, você garante os tons claros e escuros da foto nos seus devidos lugares.

-> Use aberturas entre F7.1 a F10. Recomendo F8 ou F9 para ter maior nitidez nas fotos de paisagens;

-> Deixe o ISO em automático ou o menor possível;

-> Observe a velocidade de obturador escolhida pela câmera. Certifique-se de que ele esteja em no mínimo 1/100. Se estiver abaixo disso, suba o ISO sem medo. Se estiver com tempo aberto, bastante Sol, recomendo o uso de filtros polarizadores para eliminar reflexos e dar mais contraste no céu.

-> Faça o foco da sua paisagem lá no fundo; assim tudo ficará em foco;

Essa é a receita de bolo. Mas você precisa entender cada aspecto. Se quiser use isso e depois vá estudando com calma. Gostaria muito que as DSLR da Canon tivessem uma lente de kit mais aberta pra paisagens , as vezes 18MM é pouco rsrsrs,


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Dezembro de 2019, 17:23:22
Vou sugerir algumas coisas importantes:

Leve tripé;
Desligue a estabilização da lente;
Aprenda sobre focus peaking na sua câmera;
Aprenda como fazer braketing na sua camera;
Na volta estude sobre HDR e Blending.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
Focus peaking é isso aqui, permite que você veja as áreas em foco na sua imagem.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk