Autor Tópico: Dúvida Fotometro Canon T100  (Lida 1649 vezes)

Jason_Alves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 30 de Dezembro de 2019, 08:43:45
Olá, sou iniciante na fotografia recentemente comprei uma Canon t100, e estava vendo uns vídeos sobre fotometria e percebi que o fotômetro da minha câmera no modo manual está automático, só consigo alterar o Bracketing , mas no modo p. por exemplo consigo colocar um ponto de exposição ou tirar, gostaria de saber se é normal o fotômetro da Canon T100 está automático no Modo manual.

Nessa Imagem tento exemplicar como a minha câmera fica
https://college.canon.com.br/static/img/tip/abfc017f-fb0d-437a-ad59-fda7aaa5c926.jpg

E nessa outra como fica no modo P
https://i.ytimg.com/vi/L5MhX2vrC28/hqdefault.jpg


Slayk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2019, 10:00:39
As duas imagens são parcialmente de coisas diferentes,

A primeira foto e de "Bracketing" a segunda e do ISO

Da uma conferida
https://lenteselentilhas.com.br/o-que-e-bracketing-e-como-fazer-uma-foto-hdr-no-lightroom/

e um video


mas alguém com Know-how chega pra te passar detalhadamente...  não conheço nada da T100
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2019, 10:02:24 por Slayk »


Jason_Alves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 30 de Dezembro de 2019, 10:21:07
Obrigado pelo esclarecimento li rapidamente o post do site que você colocou, e cheguei nessa parte.

A função AEB
Nas câmeras DSLR existe a função AEB, que significa Auto Exposure Bracketing. Nessa função a câmera altera automaticamente o tempo de exposição e registra uma sequência determinada de fotos.

Isso é exatamente o que a minha câmera faz ela ajusta automaticamente a exposição, a minha dúvida é se isso é uma particularidade da minha câmera pois no modo manual dela a função ajusta AEB automaticamente , a única coisa que consigo alterar é o efeito do bracketing.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 30 de Dezembro de 2019, 12:47:54
O fotômetro não é passível de ajuste, ele é um instrumento de medição, alterá-lo seria como alterar o padrão do velocímetro de um carro, ele mediria a velocidade de forma errada.

Nos modos semi automáticos (AV TV e principalmente o P) você NÃO tem acesso a todos os parâmetros, por isso você "diz" a câmera que quer mais ou menos luz na foto através do fotometro, mas você não está alterando o fotometro em si, apenas o usando como referencia para dizer a câmera o que você quer.

No modo manual você tem controle total as variáveis, velocidade, abertura e ISO, sendo através dessas variáveis que você diz a câmera o que você quer,e somente através dessas que você altera a exposição, o fotômetro é apenas o indicador, se você quer ver a escala do fotometro com 1pt de super exposição, deve fazer isso nos parâmetros em questão, e não diretamente nele (o fotômetro).
Voltando a analogia do velocímetro, no carro você tem o acelerador, as marchas e o freio para determinar a velocidade do carro, o velocímetro só indica a velocidade atual.

 :ok:


Jason_Alves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 30 de Dezembro de 2019, 12:58:52
Muito Obrigado pela explicação, como sou leigo no assunto fiquei com essa dúvida com a minha primeira DSLR, um excelente final de ano para todos!