Autor Tópico: Troco minha EF 50mm 1.8 II pela nova50mm 1.8 STM ou acrescento uma 40mm 2.8 STM?  (Lida 2641 vezes)

seeeker

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Olá, pessoal!

Tenho uma 50mm 1.8 II e, depois que fiz umas fotografias noturnas com ela, cujas fotos apresentaram muitos pontos roxos junto às luzes da iluminação pública (aberrações cromáticas?), achei que deveria substituí-la. Então, surgiu a 50mm 1.8 STM e, pelos reviews que vi, parece ter menos dessas aberrações, maior contraste nas cores, além de 2 lâminas a mais no diafragma e do menor barulho do motor de foco.

Daí, me deparei com um review da 40mm 2.8 STM, que a classificou como muito boa, e pensei se não seria melhor trocar a antiga 50mm II pela nova 50 STM ou, ainda, se seria melhor manter a 50 II para ocasiões com menos luz, onde o f1.8 ajudaria, e acrescentar a 40mm para as demais situações.

Além da qualidade de imagem entre as duas, a minha dúvida principal é se vale a pena manter no mesmo kit as 50 e 40 juntas (para um corpo APS-C), já que a diferença entre as duas é de apenas 10mm, e não levando em consideração a questão financeira.

Informações importantes: além da 50mm 1.8 II, tenho uma 24mm 2.8 STM e minha camera é a 60D. As minhas fotos são predominantemente de retratos (próximos em também em grande angular, mostrando mais o ambiente).

Então, é isso. Gostaria de "ouvir" a opinião do pessoal aqui, do que seria melhor, no meu caso.

Agradeço desde já!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
pegue a STM, melhor construção, mais silenciosa e rápida, qualidade de imagem parecida.
Conhecimento importa mais que equipamento.


seeeker

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
pegue a STM, melhor construção, mais silenciosa e rápida, qualidade de imagem parecida.

Você se refere à 50mm STM ou à 40mm?

Obrigado!!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Você se refere à 50mm STM ou à 40mm?

Obrigado!!
50 stm. a unica vantagem da 40 é o tamanho, ja tive todas elas fiquei com a 50stm
Conhecimento importa mais que equipamento.


seeeker

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
50 stm. a unica vantagem da 40 é o tamanho, ja tive todas elas fiquei com a 50stm

Bom saber. Obrigado!
Passei a levar a 40mm em consideração, principalmente pela possibilidade de manter a 50mm 1.8 II e acrescentar a 40mm. Mas, pode ser tolice por conta da pequena diferença na distância focal entre as duas.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Eu também estou com esse dilema kkkkk em termos de distância focal não há tanta diferença.

A 50 STM está bem melhor na ótica e no autofoco e construção. Em abertura máxima, ainda é melhor que a II , mas não é tudo aquilo, igual a 85MM 1.8 que é nítida pacas em abertura máxima.

É uma decisão difícil. Se fosse você, manteria a 50MM II e pegaria a 40MM 2.8 , com o kit de 24, 40 e 50, você pode viajar tranquilamente ou fazer trabalhos profissionais com kit de fixas.


seeeker

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Eu também estou com esse dilema kkkkk em termos de distância focal não há tanta diferença.

A 50 STM está bem melhor na ótica e no autofoco e construção. Em abertura máxima, ainda é melhor que a II , mas não é tudo aquilo, igual a 85MM 1.8 que é nítida pacas em abertura máxima.

É uma decisão difícil. Se fosse você, manteria a 50MM II e pegaria a 40MM 2.8 , com o kit de 24, 40 e 50, você pode viajar tranquilamente ou fazer trabalhos profissionais com kit de fixas.

Pois é. Estou seriamente pensando nisso. Por outro lado, como gosto da 50mm, às vezes penso em trocar a II pela STM, pra melhorar o que a primeira tem de menos favorável. Como você disse, é uma decisão difícil! Mas, estou amadurecendo a ideia de continuar com a 50 II e comprar a 40mm, pra ver no que dá. E, se eu sentir que continuarei usando mais a 50mm, depois me desfaço da antiga, pra ajudar na compra da nova. Nesse caso, o único temor seria ficar com a 40mm parada.  :ponder:

Obrigado pelo comentário!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Outra boa opção seria pegar uma Sigma ou Tamron 17-50 2.8 ; e esquecer a 40MM .


seeeker

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Outra boa opção seria pegar uma Sigma ou Tamron 17-50 2.8 ; e esquecer a 40MM .

Hummm... Mas, nesse caso, foge ao meu orçamento.  :ok:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Hummm... Mas, nesse caso, foge ao meu orçamento.  :ok:

Se você vender a 24MM , e juntar mais uma grana pega uma usada em bom estado a Tamron 17-50 sem VC, custa em média 1.000 reais no Mercadolivre.


seeeker

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #10 Online: 16 de Dezembro de 2019, 07:52:21
Se você vender a 24MM , e juntar mais uma grana pega uma usada em bom estado a Tamron 17-50 sem VC, custa em média 1.000 reais no Mercadolivre.

Anotado! Obrigado! :ok:


seeeker

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #11 Online: 16 de Dezembro de 2019, 17:58:48
Passando para agradecer a todos e informar que me decidi pela compra da 40mm STM. Agora, é só aguardar e aguardar.  :) :ok: :ok:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Dezembro de 2019, 18:06:41
Passando para agradecer a todos e informar que me decidi pela compra da 40mm STM. Agora, é só aguardar e aguardar.  :) :ok: :ok:
Eu entendi que vc gosta do fato dela ser bem compacta. É isso mesmo, ou estou viajando???

Acho que vc deixará a cinquentinha de lado, em breve, e ficará só com a 24 e 40mm.

De qq forma é bem legal ver um fotografo que prefere as fixas, parabéns pela escolha, fixa é bem melhor!!!

Conhecimento importa mais que equipamento.


seeeker

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #13 Online: 17 de Dezembro de 2019, 07:02:29
Eu entendi que vc gosta do fato dela ser bem compacta. É isso mesmo, ou estou viajando???

Acho que vc deixará a cinquentinha de lado, em breve, e ficará só com a 24 e 40mm.

De qq forma é bem legal ver um fotografo que prefere as fixas, parabéns pela escolha, fixa é bem melhor!!!

Na verdade, o que pesou mais foi o fato de eu já ter uma 50mm que, embora me desagrade nas questões de aberração cromática, além das outras melhorias que vieram com a nova STM, me dá a princípio as duas coisas que a 40mm não tem, comparativamente: a abertura maxima de 1.8 e o ângulo levemente mais estreito (que, para retratos numa aps-c, me agrada mais). Então,  se como você observou, eu acabar deixando a 50mm de lado, ela será uma "carta na manga" para quando eu precisar de uma abertura maior e/ou um ângulo mais fechado.
Caso eu nao me adapte à 40mm (pouco provável) me desfaço dela e da antiga e pego a nova STM.
Se eu pudesse, trocaria a 40mm pela 35mm 2.0 IS. Mas, isso é outr conversa.  :)
E, sim, eu gosto muito das "primes", embora também possua zoom.
Mais uma vez, muito obrigado pela participação. Ajudou bastante!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 17 de Dezembro de 2019, 20:49:17
Na verdade, o que pesou mais foi o fato de eu já ter uma 50mm que, embora me desagrade nas questões de aberração cromática, além das outras melhorias que vieram com a nova STM, me dá a princípio as duas coisas que a 40mm não tem, comparativamente: a abertura maxima de 1.8 e o ângulo levemente mais estreito (que, para retratos numa aps-c, me agrada mais). Então,  se como você observou, eu acabar deixando a 50mm de lado, ela será uma "carta na manga" para quando eu precisar de uma abertura maior e/ou um ângulo mais fechado.
Caso eu nao me adapte à 40mm (pouco provável) me desfaço dela e da antiga e pego a nova STM.
Se eu pudesse, trocaria a 40mm pela 35mm 2.0 IS. Mas, isso é outr conversa.  :)
E, sim, eu gosto muito das "primes", embora também possua zoom.
Mais uma vez, muito obrigado pela participação. Ajudou bastante!

A 50MM 1.8 II só fica nítida pra caramba em 2.8 ou aberturas até F8. Em 1.8, ela é quase inutilizável. Já a nova STM melhorou bastante nesse aspecto e as cores dela e contraste estão bem melhores, mesmo em abertura máxima. Quanto as fixas, hoje estou preferindo lentes zoom pela versatilidade do meu trabalho.