Autor Tópico: Nebulosa de Órion  (Lida 6642 vezes)

Marcio Menna

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 20 de Dezembro de 2019, 10:17:36
Dá muito trabalho ajustar esse kit, ou ele pega sua localização e faz tudo sozinho?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.624
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 20 de Dezembro de 2019, 11:56:39
Dá muito trabalho ajustar esse kit, ou ele pega sua localização e faz tudo sozinho?

Obrigado!!!

Até onde sei, não existe kit que faça tudo sozinho. Meu kit é composto por:
- Tripé
- Star Adventurer completo
- Câmera e lente (duh!)
- Smartphone

O alinhamento é todo manual, mas depois de alguma prática, todo o processo demora uns 3-5 minutos. Primeiro, tem que encontrar o Polo no céu; daí, no hemisfério Norte, pelo smartphone vc encontra em que lugar do círculo que Polaris descreve o Star Adventurer precisa estar, e faz o alinhamento fino (todo manual). Depois coloca a câmera, balanceada com o contrapeso, no Star Adventurer. FInalmente aponta a câmera manualmente pro ponto de interesse e começa a fazer as fotos. Essa aí de cima foi feita com 180 fotos de 20 segundos cada=1 hora.


Marcio Menna

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 20 de Dezembro de 2019, 14:51:25
Legal, cara.

O brabo (e o legal) dessas seções é que às vezes tu pode fazer um trabalho de algumas horas e no fim o resultado ficar uma porcaria.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.624
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 20 de Dezembro de 2019, 17:21:22
Legal, cara.

O brabo (e o legal) dessas seções é que às vezes tu pode fazer um trabalho de algumas horas e no fim o resultado ficar uma porcaria.

Sim. Já aconteceu muito comigo, mas foi falta de capricho. Um tripé bom também faz muita diferença em dias de qualquer vento. Antes eu usava um tripé chinês ruim, agora uso um chinês bom. Mas quanto ao céu, estou conseguindo resultados melhores agora com o equipamento certo, técnica certa e céu mais-ou-menos que antes, com céu bom e equipamento mais ou menos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.485
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 20 de Dezembro de 2019, 17:40:14
Opa, obrigado!!! Excelente ter dica de quem entende! Fiz ontem nova tentativa, usando uma Nikon 180mm f/2.8 que eu tenho aqui, em 1 hora de exposição. Ah, e usei o RawTherapee na edição do tif, que foi o único que, dada a minha experiência neste tipo de edição, deu bons resultados.

Agora falta conseguir processar a foto que fiz das Plêiades (M45), que tiveram 3 horas de exposição e ficou bem sem-graça!...  :aua:

Tenho um filtro UHC aqui, mas ainda não consegui dominar o básico antes de partir pra algo mais complicado. Como vc prende o filtro atrás da lente? Na minha Super Takumar 200mm f/4 é fácil, porque ele fica preso sozinho. Mas nas outras lentes, complica.

Cara, esta está ótima, quase resolveu o trapézio ! Eu prendia com uma massinha adesiva da Uhu chamada Patafix. Existe um equivalente da Pritt.

O problema da M45 é que ela é nebulosa de reflexão, o contraste da nebulosa é baixissimo. Realmente vais sofrer hahaha ! Mas aí é que está a diversão !


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.624
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 06 de Janeiro de 2020, 17:55:07
Mais uma, essa com a Super Takumar 200mm f/4 e meros 6 minutos de exposição. Mas agora, de um lugar mais escuro, porém com a lua crescente já bem perto:


Não fui muito ambicioso nesta foto. Nem percebi que consegui até pegar a silhueta da nebulosa Cabeça de Cavalo ali no canto inferior esquerdo... Só percebi durante a edição. Daqui a umas 3 semanas, tento de novo. Parece que do meu equipamento atual, a Nikon 180mm f/2.8 AI-S vem sendo a melhor opção. Neste ano, o plano é comprar um telescópio decente pra este tipo de foto.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.693
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 06 de Janeiro de 2020, 21:03:00
Que legal Felipe  :clap: :clap: :clap: eu nunca tentei esse tipo de fotografia!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.485
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 06 de Janeiro de 2020, 22:05:30
Mais uma, essa com a Super Takumar 200mm f/4 e meros 6 minutos de exposição. Mas agora, de um lugar mais escuro, porém com a lua crescente já bem perto:


Não fui muito ambicioso nesta foto. Nem percebi que consegui até pegar a silhueta da nebulosa Cabeça de Cavalo ali no canto inferior esquerdo... Só percebi durante a edição. Daqui a umas 3 semanas, tento de novo. Parece que do meu equipamento atual, a Nikon 180mm f/2.8 AI-S vem sendo a melhor opção. Neste ano, o plano é comprar um telescópio decente pra este tipo de foto.


Rapaz, prepare-se então para gastar uma graninha, o que eu usava normalmente era um Celestron C90 Mak adaptado em um tripe Meade Autostar. Funcionava, mas como você deve saber, as aberturas dos telescópios atronômicos geralmente são pequenas. Você calcula a abertura dividindo o comprimento focal pelo diametro da objetiva, então as exposições eram proporcionalmente longas.

Depois passei a usar um Meade de 150mm (diametro da objetiva).

Como você está no hemisfério norte, eu te recomendaria um tripe com montagem equatorial e motores DC de acompanhamento, desses sem computador. É fácil alinhar com a estrela polar, e se a montagem for boa e o alinhamento estiver 100%, dá para fazer exposições longuissimas que são impossíveis de se conseguir com esses tripés computadorizados baratos que criam trails em zigue-zague...

Recomendo um tubo Newtoniano simples de 150-200mm de diametro e um focalizador Crayford decente, e o kit parta adaptar a sua camera. Mas muita atenção ao alinhamento ! O tripé tem que ser muito firme, com contrapesos e o mais baixo possível para evitar oscilações. Gosto demais da marca GSO.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.624
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #23 Online: 07 de Janeiro de 2020, 14:13:00

Rapaz, prepare-se então para gastar uma graninha, o que eu usava normalmente era um Celestron C90 Mak adaptado em um tripe Meade Autostar. Funcionava, mas como você deve saber, as aberturas dos telescópios atronômicos geralmente são pequenas. Você calcula a abertura dividindo o comprimento focal pelo diametro da objetiva, então as exposições eram proporcionalmente longas.

Depois passei a usar um Meade de 150mm (diametro da objetiva).

Como você está no hemisfério norte, eu te recomendaria um tripe com montagem equatorial e motores DC de acompanhamento, desses sem computador. É fácil alinhar com a estrela polar, e se a montagem for boa e o alinhamento estiver 100%, dá para fazer exposições longuissimas que são impossíveis de se conseguir com esses tripés computadorizados baratos que criam trails em zigue-zague...

Recomendo um tubo Newtoniano simples de 150-200mm de diametro e um focalizador Crayford decente, e o kit parta adaptar a sua camera. Mas muita atenção ao alinhamento ! O tripé tem que ser muito firme, com contrapesos e o mais baixo possível para evitar oscilações. Gosto demais da marca GSO.

Caracas! Eu estava pensando em coisas mais baratas. Meu plano é manter o equipamento leve. Estou usando:

Tripé Innorel RT80C: Chinês, leve e robusto. Construção em fibra de carbono, 1.6m de altura. Capacidade 20 kg. Pra mim que sou alto, funciona bem quando não tem vento. A opção seria essa que vc citou, tenho um telescópio velhão (120mm) e um motorzinho DC, mas achei a montagem, alinhamento, etc. desse negócio muito complicada. Não que eu não consiga fazer, mas não quero perder tanto tempo com a montagem. Ou seja, vou priorizar a agilidade.

Montagem equatorial Sky-Watcher Star Adventurer. Capacidade 8kg. Não dá pra usar com um telescópio grande, mas também não pretendo por hora usar um. Mas a montagem e alinhamento demoram menos de 5 minutos, o que pra mim é uma grande vantagem.

Telescópio: Três opções, uma delas bem diferente das outras:
EvoStar 72ed, que tem a vantagem de ser um pouco mais barato, e
Williams Optic ZenithStar 71, que já vem com um field flattener projetado pra ele.
Rokinon 135mm f/2. Essa é a opção diferente.

A ideia é usar o telescópio também pra fotos de pássaros, e a lente pra pessoas. Mas ainda não sei qual opção. Estou inclinado a um dos telescópios, uma vez que tenho lente 180mm manual boa. Mas minha lente 400mm é uma caca.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.624
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 07 de Janeiro de 2020, 14:13:36
Que legal Felipe  :clap: :clap: :clap: eu nunca tentei esse tipo de fotografia!!!

Obrigado! É outra vibe, mais zen. Estou gostando muito.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.485
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 07 de Janeiro de 2020, 14:35:08
Caracas! Eu estava pensando em coisas mais baratas. Meu plano é manter o equipamento leve. Estou usando:

Tripé Innorel RT80C: Chinês, leve e robusto. Construção em fibra de carbono, 1.6m de altura. Capacidade 20 kg. Pra mim que sou alto, funciona bem quando não tem vento. A opção seria essa que vc citou, tenho um telescópio velhão (120mm) e um motorzinho DC, mas achei a montagem, alinhamento, etc. desse negócio muito complicada. Não que eu não consiga fazer, mas não quero perder tanto tempo com a montagem. Ou seja, vou priorizar a agilidade.

Montagem equatorial Sky-Watcher Star Adventurer. Capacidade 8kg. Não dá pra usar com um telescópio grande, mas também não pretendo por hora usar um. Mas a montagem e alinhamento demoram menos de 5 minutos, o que pra mim é uma grande vantagem.

Telescópio: Três opções, uma delas bem diferente das outras:
EvoStar 72ed, que tem a vantagem de ser um pouco mais barato, e
Williams Optic ZenithStar 71, que já vem com um field flattener projetado pra ele.
Rokinon 135mm f/2. Essa é a opção diferente.

A ideia é usar o telescópio também pra fotos de pássaros, e a lente pra pessoas. Mas ainda não sei qual opção. Estou inclinado a um dos telescópios, uma vez que tenho lente 180mm manual boa. Mas minha lente 400mm é uma caca.


Ah para ! alinhar no hemisfério norte é moleza, coisa de 10 min. A sua montagem equatorial tem o finder polar para alinhamento ?
Se tiver é coisa de literalmente 10 minutos. O macete é nivelar muito bem o tripé e ajustar com precisão a  latitude no eixo de latitude. ái é só seguir o procedimento pela buscadora polar.

Se não tiver, aí complica porque depende do alinhamento preciso da buscadora normal (a que vai junto ao telecopio)


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.624
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #26 Online: 07 de Janeiro de 2020, 15:28:13
Se não tiver, aí complica porque depende do alinhamento preciso da buscadora normal (a que vai junto ao telecopio)

É exatamente o meu caso...  :( Faz parte do preço de comprar um telescópio completo por 50 dólares, usado...

Pelas instruções, eu deveria alinhar, depois fazer um teste e ver o quanto as estrelas escapam da posição usando a declinação máxima (90º do norte polar). Tem como fazer, mas exige paciência e cuidado. Como no meu arranjo só falta um telescópio decente, vou seguir nessa linha. Se pegar muito gosto pela coisa, aí eu considero outro arranjo mais robusto.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.485
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 07 de Janeiro de 2020, 16:35:29
É exatamente o meu caso...  :( Faz parte do preço de comprar um telescópio completo por 50 dólares, usado...

Pelas instruções, eu deveria alinhar, depois fazer um teste e ver o quanto as estrelas escapam da posição usando a declinação máxima (90º do norte polar). Tem como fazer, mas exige paciência e cuidado. Como no meu arranjo só falta um telescópio decente, vou seguir nessa linha. Se pegar muito gosto pela coisa, aí eu considero outro arranjo mais robusto.

Ah ta, perfeito.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.624
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 25 de Janeiro de 2020, 14:12:47
Sigo tentando. Estou fotografando outras coisas no céu noturno, mas vou manter esse tópico com minha evolução neste assunto específico. Daqui a pouco tem mais.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.624
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #29 Online: 27 de Janeiro de 2020, 13:03:26
Tô sentindo que estou chegando lá.

O que estou fazendo diferente:
- Estou domando o telescópio (Sky-Watcher Evostar 72ED, 72mm de abertura, f/5.8, que dá 430mm de DF) ao invés de usar lentes;
- A X-H1 parece feita pra este tipo de fotografia, mas é muito pesada pro meu setup. Usei a X-E2, e o conjunto ficou muito mais estável, logo consegui muito mais fotos aproveitáveis, embora ela seja bem menos cômoda de usar.
- Enquanto as fotos até agora foram de teste do equipamento, as exposições foram relativamente modestas, de 10-20 minutos. Nesta foto, foi 1:42 horas. Mas sei que tem gente que faz fotos com várias horas, durante várias noites seguidas).

Clicando na foto, há como ver em 100%.