Autor Tópico: Lente 50mm canon stm como guardar quando foco ou a parte móvel está para frent?  (Lida 1426 vezes)

ion-sama

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Olá pessoal,

Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela pergunta desconhecimento técnico de lentes.

Minha primeira lente é uma daquelas manuais, mas para começar a tirar fotos com efeito bokeh comprei a famosa cinquentinha.

No entanto estou na dúvida, como eu guardo o equipamento se o foco/ motor dela estiver pra frente? eu posso empurrar manualmente?


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
No entanto estou na dúvida, como eu guardo o equipamento se o foco/ motor dela estiver pra frente? eu posso empurrar manualmente?

Sugiro não empurrar não, vc força todo os mecanismos internos dela. Quando eu tinha uma, sempre fazia o barril voltar pra dentro antes de guardar, pq senão mais pra frente corre o risco de danificar o motor de foco dela
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Muda pra foco manual e recolhe o conjunto antes de desligar a câmera. Se empurrar com a mão pode forçar o motor de foco e estragar. Se sua câmera for algum modelo recente, provavelmente tem a opção de recolher automaticamente ao desligar, procura nas configurações personalizadas.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2019, 16:31:46 por Humberto Yoji »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Compre uma EOS R, porque ela recolhe todas as lentes automaticamente qd vc desliga a câmera.
Conhecimento importa mais que equipamento.


ion-sama

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Muda pra foco manual e recolhe o conjunto antes de desligar a câmera. Se empurrar com a mão pode forçar o motor de foco e estragar. Se sua câmera for algum modelo recente, provavelmente tem a opção de recolher automaticamente ao desligar, procura nas configurações personalizadas.

Meu modelo é um pouco antigo, 40d. (ganhei)
então eu tenho que ficar de olho pra fazer o conjunto recolher antes de desligar.

___
Brigado pessoal =]


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Muda pra foco manual e recolhe o conjunto antes de desligar a câmera. Se empurrar com a mão pode forçar o motor de foco e estragar. Se sua câmera for algum modelo recente, provavelmente tem a opção de recolher automaticamente ao desligar, procura nas configurações personalizadas.

Eu não faria isso. A 50mm STM utiliza foco eletrônico mesmo quando está em manual (o anel permite você mudar o foco como se fosse manual, mas ele faz a leitura eletrônica do comando e o motor que regula).

Eu coloco a tampa na lente e aperto o foco (meio botão disparador), normalmente ela expande toda pra fora e em seguida retrai, aí é só soltar o foco e guardar a lente.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2019, 17:54:19 por Tuliofotos »
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Eu não faria isso. A 50mm STM utiliza foco eletrônico mesmo quando está em manual (o anel permite você mudar o foco como se fosse manual, mas ele faz a leitura eletrônica do comando e o motor que regula). Eu coloco a tampa na lente e aperto o foco, normalmente ela expande toda pra fora e em seguida retrai, aí é só soltar o foco e guardar a lente.

Sim, mas o que eu quis dizer com recolher o conjunto foi usando o anel de foco, e não empurrando com a mão.


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Sim, mas o que eu quis dizer com recolher o conjunto foi usando o anel de foco, e não empurrando com a mão.
Ah, ok, ficou claro.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2019, 17:55:02 por Tuliofotos »
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo


ion-sama

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
[...] Se sua câmera for algum modelo recente, provavelmente tem a opção de recolher automaticamente ao desligar, procura nas configurações personalizadas.

Esqueci de perguntar qual é o nome dessa função de recolher automaticamente? (caso alguém no futuro tenha a mesma questão q eu saiba procurar nas opções da camera)


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Esqueci de perguntar qual é o nome dessa função de recolher automaticamente? (caso alguém no futuro tenha a mesma questão q eu saiba procurar nas opções da camera)
Esta opção já vem habilitada por padrão, sua câmera não tem essa opção. Acho que da 80D pra frente é que passou a ser assim, a 70D eu não tenho certeza. A 6D e 5D III não têm.
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto