Autor Tópico: Canon EOS RP - uma câmera surpreendente  (Lida 27692 vezes)

adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Online: 27 de Dezembro de 2019, 10:41:37
Faz muito tempo que sou usuário M4/3. Acho um sistema sensacional por vários motivos, mas, principalmente por causa da portabilidade. Como amador, havia me cansado de andar com DSLR por aí, muito peso e pouco uso. Gosto de carregar a câmera sempre na mochila e fotografar o que aparece, sem muito compromisso e para isso as M4/3 são perfeitas.

Porém, eis que Canon e Nikon resolveram entrar de maneira mais séria no mundo as mirrorless. Andei lendo bastante sobre as linhas R (Canon) e Z (Nikon). E o que vi foi uma nova geração de câmeras full frame mais portáteis e próximo daquilo eu considero confortável para carregar.

Resumindo, decidi pegar uma dessas para experimentar. Não vou entrar em detalhes técnicos, mas pensei nos seguintes critérios ao escolher: portabilidade, preço e qualidade de imagem (deixei este por ultimo pq são todas muito próximas no uso para fotografia e eu quase nao faço vídeos).

Li muito, vi "N" reviews gringos e brasileitos e, pensando como amador, acabei decidindo pela RP que venceu as outras, com certa facilidade, nos quesitos preço e portabilidade, sem deixar a desejar no quesito QI.

Enfim, estou bem feliz com a câmera. Me surpreendeu muito no peso, na pegada e no tamanho. Para modo de comparação, ela é mais leve e muito mais agradável de segurar que a E-M5 MKII (com o grip - nunca uso sem).

Do que gostei na câmera: pegada / qualidade de imagem / foco (sensacional, mesmo usando uma lente EF adaptada) / Praticidade de uso (botões, touch, lcd articulável, menus...)

Do que não gostei: achei disparo contínuo 5fps pouco, tambem achei o obturador muito barulhento igual ao de uma dslr. ainda nao vi se ela tem o modo de disparo eletronico (silencioso), mas nunca gostei de usar esse modo. no mais, só alegria.

Comparação de tamanho com a Oly EM5 MKII+Grip


IMG_3012
by Adriano Ferreira, on Flickr

E seguem algumas fotos que fiz durante essa primeira semana de uso, lembrando que só tenho a EF 50mm 1.4, encomendei a RF 24-105, mas só chega em janeiro.


_MG_3098
by Adriano Ferreira, on Flickr


_MG_3033
by Adriano Ferreira, on Flickr


Jacu
by Adriano Ferreira, on Flickr


Caraça
by Adriano Ferreira, on Flickr


_MG_2965
by Adriano Ferreira, on Flickr - Nessa foto eu apaguei um objeto que aparecia entre os bancos, não ficou perfeito pq sou pouco habilidoso com o photoshop.


_MG_2927
by Adriano Ferreira, on Flickr
 

_MG_3133
by Adriano Ferreira, on Flickr




Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2019, 10:47:11
Então, parabéns pelo brinquedo novo, é sempre legal!

Só discordo de você no quesito preço, mas você já deve estar vendo isso pelo preço das lentes R.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2019, 11:00:33
Então, parabéns pelo brinquedo novo, é sempre legal!

Só discordo de você no quesito preço, mas você já deve estar vendo isso pelo preço das lentes R.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Menor preço que achei a RP - em torno de R$6500 (comprei por R$7100 com adaptador)
Menor preço que achei a Canon R e a Nikon Z6 -  em torno de R$10500 - achei preço parecido na Sony A7III
Menor preço que achei a Z7 - em torno de R$14000
Todas só o corpo. Todos os preços de lojas aqui do Brasil.

Quanto ao preço das lentes RF, pqp, são absurdos, as únicas que achei em preço palatável foram a RF 24-105 (que ja encomendei de fora) e a RF 35mm 1.8. No mais, vou me virar com as EF mesmo.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2019, 11:02:44 por adrianof14 »
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


nykael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2019, 11:04:59
Também tenho uma EOS RP. Só que eu vim de uma 6D. Na época estava em dúvida entre a 6D mkII ou RP, acabei optando pela EOS RP pelo sistema de autofoco melhor (para retratos, o sistema de foco no olho é bom demais, dificil voltar depois que se acostumar). Portabilidade pra mim ajudou, mas não foi o diferencal. E o sistema de autofoco ficou ainda melhor depois do ultimo uptade de firmware.

A uníca coisa que não gostei na EOS RP, foi que o dedo midinho fica "sobrando", mas esse problema foi resolvido comprando um Extension Grip. A camera ficou perfeita pra mim, depois disso.





Fonte das fotos:
https://dancarrphotography.com/blog/2019/03/12/do-you-need-the-eg-e1-extension-grip-for-the-eos-rp-camera/

« Última modificação: 27 de Dezembro de 2019, 11:07:49 por nykael »


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2019, 11:12:39
Também tenho uma EOS RP. Só que eu vim de uma 6D. Na época estava em dúvida entre a 6D mkII ou RP, acabei optando pela EOS RP pelo sistema de autofoco melhor (para retratos, o sistema de foco no olho é bom demais, dificil voltar depois que se acostumar). Portabilidade pra mim ajudou, mas não foi o diferencal. E o sistema de autofoco ficou ainda melhor depois do ultimo uptade de firmware.

A uníca coisa que não gostei na EOS RP, foi que o dedo midinho fica "sobrando", mas esse problema foi resolvido comprando um Extension Grip. A camera ficou perfeita pra mim, depois disso.



Já encomendei o extesion grip e mais uma bateria.
Aliás, um ponto negativo grave que esqueci de citar, a duração da bateria. Consegui cerca de 300 fotos com uma carga. Menos que consigo na Pen-F e na EM5 MKII.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2019, 11:18:48
Menor preço que achei a RP - em torno de R$6500 (comprei por R$7100 com adaptador)
Menor preço que achei a Canon R e a Nikon Z6 -  em torno de R$10500 - achei preço parecido na Sony A7III
Menor preço que achei a Z7 - em torno de R$14000
Todas só o corpo. Todos os preços de lojas aqui do Brasil.

Quanto ao preço das lentes RF, pqp, são absurdos, as únicas que achei em preço palatável foram a RF 24-105 (que ja encomendei de fora) e a RF 35mm 1.8. No mais, vou me virar com as EF mesmo.
Ah! Então nesse caso você não confrontou com outros formatos, apenas com FF. Aí sim, menor preço de fato.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2019, 11:29:44
Ah! Então nesse caso você não confrontou com outros formatos, apenas com FF. Aí sim, menor preço de fato.
Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Sim. cara, cogitei muito pegar uma Fuji XT3 (achei por R$9500 com a 18-55 2.8-4) mas daí pensei que não fazia tanto sentido sair da Olympus para experimentar outra cropada. A ideia era pegar full frame mesmo.
Só vou pra Fuji se vender tudo M4/3 que tenho. Talvez uma possibilidade para o futuro, atualmente curto muito a Xpro3, achei linda demais "ao vivo", ainda mais bonita que a Pen-F.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


nykael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2019, 11:32:16
Já encomendei o extesion grip e mais uma bateria.
Aliás, um ponto negativo grave que esqueci de citar, a duração da bateria. Consegui cerca de 300 fotos com uma carga. Menos que consigo na Pen-F e na EM5 MKII.

Certifique-se que o GPS e o WIFI está desligado, eles drenam muita bateria. Outra coisa, certifique-se de que o autofoco só seja ligado, ao pressionar metade do shutter, pois se ele ficar sempre ligado, ele ficará focando mesmo quando "não estiver fotografando", drenando muita bateria. Eu lembro de conseguir cerca de 700 a 750 fotos com uma bateria. E sempre que for ficar muito tempo sem fotografar (tipo, mais de 5 min), desligar a camera. E sempre deslido o Liveview, quando estou "aguardando" algo.


Se continuar tendo problema, esta pode ser uma solução:
https://dancarrphotography.com/blog/2019/03/11/best-usb-charger-and-battery-for-the-canon-eos-rp-eos-r/

« Última modificação: 27 de Dezembro de 2019, 11:33:35 por nykael »


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #8 Online: 27 de Dezembro de 2019, 11:37:40
Certifique-se que o GPS e o WIFI está desligado, eles drenam muita bateria.

Não tinha me atentado para esses fatores. Vou checar e fazer testes.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Dezembro de 2019, 11:41:42
Sim. cara, cogitei muito pegar uma Fuji XT3 (achei por R$9500 com a 18-55 2.8-4) mas daí pensei que não fazia tanto sentido sair da Olympus para experimentar outra cropada. A ideia era pegar full frame mesmo.
Só vou pra Fuji se vender tudo M4/3 que tenho. Talvez uma possibilidade para o futuro, atualmente curto muito a Xpro3, achei linda demais "ao vivo", ainda mais bonita que a Pen-F.
Achou por um valor alto, com 8k você pega esse kit.


Sent from my SM-N975F using Tapatalk



nykael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
Resposta #10 Online: 27 de Dezembro de 2019, 11:53:48
Não tinha me atentado para esses fatores. Vou checar e fazer testes.

Outro ponto, é que diferentemente das DSLRs, as MLs, importa muito também, o espaço de tempo que você tira as fotos, pois a camera consome bateria, estando apenas ligada, aguardando clicks.

Exemplo:
Na DSRL, se vc tirar 1000 fotos em 1h, ou 1000 fotos em 3h, consumirá praticamente a mesma quantidade de bateria.

Na ML, se vc tirar 1000 fotos em 1h, ou 1000 fotos em 3h, o consumo de bateria irá será muito diferente.

Não sei se consegui ser claro, mas o princípio, é de que as MLs gastam bateria mesmo quando não estão fotografando, pois precisam alimentar o LV, eVF, sensor que fica sempre ligado e etc...Já as DSRL, quando não está fotografando, praticamente não há consumo.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #11 Online: 27 de Dezembro de 2019, 11:56:20
Outro ponto, é que diferentemente das DSLRs, as MLs, importa muito também, o espaço de tempo que você tira as fotos, pois a camera consome bateria, estando apenas ligada, aguardando clicks.

Exemplo:
Na DSRL, se vc tirar 1000 fotos em 1h, ou 1000 fotos em 3h, consumirá praticamente a mesma quantidade de bateria.

Na ML, se vc tirar 1000 fotos em 1h, ou 1000 fotos em 3h, o consumo de bateria irá será muito diferente.

Não sei se consegui ser claro, mas o princípio, é de que as MLs gastam bateria mesmo quando não estão fotografando, pois precisam alimentar o LV, eVF, sensor que fica sempre ligado e etc...Já as DSRL, quando não está fotografando, praticamente não há consumo.

além do que vc citou ainda tem a questão do estabilizador de imagem, em muitas câmeras. Que não é o caso da RP, mas nas Olympus da pra ouvir até o "barulhinho" dele trabalhando.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


nykael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
Resposta #12 Online: 27 de Dezembro de 2019, 12:01:59
além do que vc citou ainda tem a questão do estabilizador de imagem, em muitas câmeras. Que não é o caso da RP, mas nas Olympus da pra ouvir até o "barulhinho" dele trabalhando.

Isto mesmo, então o "problema" das MLs é justamente esse consumo mesmo quando não se está fotografando. Se você conseguir de alguma maneira, desligar esses consumos temporariamente durantes os intervalos que não se está fotografando, você verá a vida da sua bateria até dobrar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 27 de Dezembro de 2019, 12:09:10
Outro ponto, é que diferentemente das DSLRs, as MLs, importa muito também, o espaço de tempo que você tira as fotos, pois a camera consome bateria, estando apenas ligada, aguardando clicks.

Exemplo:
Na DSRL, se vc tirar 1000 fotos em 1h, ou 1000 fotos em 3h, consumirá praticamente a mesma quantidade de bateria.

Na ML, se vc tirar 1000 fotos em 1h, ou 1000 fotos em 3h, o consumo de bateria irá será muito diferente.

Não sei se consegui ser claro, mas o princípio, é de que as MLs gastam bateria mesmo quando não estão fotografando, pois precisam alimentar o LV, eVF, sensor que fica sempre ligado e etc...Já as DSRL, quando não está fotografando, praticamente não há consumo.

No caso você acha que gastaria mais em 1h ou em 3h? No exemplo das 1000 fotos em ML.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2019, 12:09:24 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 27 de Dezembro de 2019, 12:16:52
No caso você acha que gastaria mais em 1h ou em 3h? No exemplo das 1000 fotos em ML.

É assim Vangelis, na EOS R se eu for fazer um evento ou uma seção de fotos é assim, com o LCD o tempo todo ligado, alternando automaticamente para o EVF:

Em 2 horas eu consigo cerca de 1200/1400fotos com uma carga de bateria.
Em 5 horas eu consigo cerca de 800/900 fotos.
Em 9 horas para tirar conseguir tirar 1000 fotos eu preciso de uma bateria e meia.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2019, 12:18:01 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.