Autor Tópico: Sony RX100 vs Pixel4 vs Huaewey P30  (Lida 1459 vezes)

sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Janeiro de 2020, 08:04:37
Interessante essa comparação entre a Rx100 e dois Androids de ponta: https://www.androidauthority.com/compact-camera-vs-smartphone-1068461/

Sempre tem que aceitar esses testes com cuidado, mas aparentemente a RX100 levou uma surra do Pixel4 e do P30.

No fim é o mesmo lance que o Elon Musk falou dos carros, que a grande vantagem da Tesla é que eles sabem fazer software, enquanto as velhas empresas são bem retardadas nesse ponto.

O que está matando as câmeras não são as specs e sim o alto nível do firmware dos smartphones. Eventuais deficiências físicas são resolvidas com pós-processamento.



cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2020, 10:48:14
Meu maior problema de fotografar com celular não é o *depois*, mostrado no vídeo, mas o *durante*.

Sem visor para meter um olho e botões para rodar e apertar, não rola. Pelo menos para mim, que nasci (bem antes) do fim do século passado.

Mas que o celular está chegando perto, nos resultados das compactas, sem dúvida está.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2020, 11:04:04 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2020, 14:37:17
Sério ? Tenho um P30 e uma RX100 Mk3. Não tem nem o que comparar a RX100 mata a pau o P30.
Em low light então a diferença é absurda se usar a RX100 em raw e o DxO.
Aliás o P30 não é melhor do que nenhuma das compactas que tenho atualmente. Foi uma baita decepção pós Black Friday...


« Última modificação: 04 de Janeiro de 2020, 14:38:53 por AFShalders »


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2020, 02:59:41
Sério ? Tenho um P30 e uma RX100 Mk3. Não tem nem o que comparar a RX100 mata a pau o P30.
Em low light então a diferença é absurda se usar a RX100 em raw e o DxO.
Aliás o P30 não é melhor do que nenhuma das compactas que tenho atualmente. Foi uma baita decepção pós Black Friday...

Você precisar fazer pós-processamento para conseguir ter uma imagem melhor que o celular ressalta o ponto central do meu post: o software embarcado dos celulares consegue resolver a maioria das deficiências que ele tem por ser um sensor menor, etc,etc.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 05 de Janeiro de 2020, 07:55:54
Você precisar fazer pós-processamento para conseguir ter uma imagem melhor que o celular ressalta o ponto central do meu post: o software embarcado dos celulares consegue resolver a maioria das deficiências que ele tem por ser um sensor menor, etc,etc.

Não precisa. Eu disse que SE usar então, mata a pau.

Eu acho que boa parte de quem compra uma RX100, LX100 e similares, curte fazer pós-processamento. Não conheço ninguém que faça isso em imagens de celular a sério frequentemente. Então é como nivelar a RX100 e similares por baixo para fazer esses celulares parecerem melhores. A imagem desses testes de celular já estão no limite do que o processamento é capaz, nessas compactas, a festa só está começando...

O que mata nos celulares é a tremenda perda de definição na imagem quando comparadas lado a lado na faixa de 100% a uns 75%.
A imagem do P30, do Iphone X e do Google Pixel tem o mesmo problema, elas ficam , como se diz, "empasteladas". Isso é devido à otica não acompanhar a resolução do sensor e à redução de ruído por software. Para compensar eles abusam muito do sharpen e mudam um pouco a curva de tons para dar uma maior sensação de nitidez. Só que problema com origem ótica tem um limite bem definido do que se pode esperar. No finalzão tem cara de imagem de celular mesmo.

Sim, ver imagens a 100% é coisa de pixel peeper. Se for pensar nisso, não faz o menor sentido um sensor de 40mp em um celular, porque quando for ver um uma tela de um monitor full-hd ou mesmo um 4K, a imensa maioria dos pixeis da imagem serão jogados fora, junto com um monte de informações (sejam ruins ou boas). Na prática, 8-10 MP já estão pra lá de bons para o tipo de uso.

Tentei usar o P30 como câmera de viagem e me arrependi muito. Para mim, não serviu. Na época nem o Nokia 1020 Pureview serviu.

Sim, o processamento de imagem pode compensar muito a má qualidade da imagem inicial, mas tem alguns pontos aí que deveriam ser levados em conta: Qual o público e uso ? Qual o preço ? O seu público curte usar programas para pós e extrair todo o suco ou qualquer coisa já um pouco mais elaborada do que o normal serve ?

Ótimos para Facebook, Instagram, e ver depois na TV da sala, com certeza.

Novamente, questão de nível de exigência e de paciencia do usuário. Melhor que essas compactas TOP, esses celulares não são. Na verdade não são melhores nem do que a minha venerável EOS 350D com a lente do kit, nem de uma Panasonic LX3...

Evoluiram muito ? SIM
São mais vantajosos para quem não quer lidar com pós ? Digamos que SIM
São bons para 95% da galera ? SIM (assim como pão com ovo, rs)
Tem o mesmo poder de fogo que uma compacta premium a sério ? Nem pensar.

Tem que pesar tudo isso. Acho que sairem publicando esses "testes" é algo muito mais "jabá" do que verdade.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 05 de Janeiro de 2020, 10:11:50
Estou contigo AFShalders, esse tipo de comparativo é só click bait!

Hj os celulares estão muito bons e para quem não se importa com qualidade e só quer um registro estão mais do que bons.

A questão das AI ajuda muito também e  esse é um ponto que as câmeras poderiam melhorar. Nisso concordo com o autor do post, seria muito vantajoso sair com um jpeg direto da câmera muito bem trabalhado. Isso é algo que gosto na Fuji, ela entrega um jpeg muito bom e a possibilidade de editar legal na própria câmera, mas ainda aquém de uma AI que fará isso por vc


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 05 de Janeiro de 2020, 13:35:52
Estou contigo AFShalders, esse tipo de comparativo é só click bait!

Hj os celulares estão muito bons e para quem não se importa com qualidade e só quer um registro estão mais do que bons.

A questão das AI ajuda muito também e  esse é um ponto que as câmeras poderiam melhorar. Nisso concordo com o autor do post, seria muito vantajoso sair com um jpeg direto da câmera muito bem trabalhado. Isso é algo que gosto na Fuji, ela entrega um jpeg muito bom e a possibilidade de editar legal na própria câmera, mas ainda aquém de uma AI que fará isso por vc


Bota click bait nisso !

Sejamos honestos, o sonho de todo mundo é um jpeg perfeito, e nisso a Fuji realmente está muito na frente da concorrencia.
Falando em Fuji, mesmo as compactas X10/20/30 dão uma saída jpeg impressionante, muito, mas muito melhor que qualquer celular que eu tenha visto. A razão é a combinação de um sensor de tamanho pequeno mas razoável de 2/3" com uma ótica absolutamente impecável e um baita motor raw para gerar o jpeg.

Esses testes são mais ou menos assim: Fusca melhor que Porsche !!! Condições do teste: teste de velocidade máxima em linha reta limitado a 60 km/h, câmbio em 3a e em estrada de terra esburacada. Com um piloto mediano no Porsche e com um campeão de Rally no Fusca...

Eu achei as noturnas com o P30 bem ruinzinhas se for ver em tamanho maior que 50%, ao ponto de eu ter deletado todas as imagens...
Pra carregar consigo no dia a dia, óbvio que está valendo.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2020, 13:44:20

Bota click bait nisso !

Sejamos honestos, o sonho de todo mundo é um jpeg perfeito, e nisso a Fuji realmente está muito na frente da concorrencia.
Falando em Fuji, mesmo as compactas X10/20/30 dão uma saída jpeg impressionante, muito, mas muito melhor que qualquer celular que eu tenha visto. A razão é a combinação de um sensor de tamanho pequeno mas razoável de 2/3" com uma ótica absolutamente impecável e um baita motor raw para gerar o jpeg.

Esses testes são mais ou menos assim: Fusca melhor que Porsche !!! Condições do teste: teste de velocidade máxima em linha reta limitado a 60 km/h, câmbio em 3a e em estrada de terra esburacada. Com um piloto mediano no Porsche e com um campeão de Rally no Fusca...

Eu achei as noturnas com o P30 bem ruinzinhas se for ver em tamanho maior que 50%, ao ponto de eu ter deletado todas as imagens...
Pra carregar consigo no dia a dia, óbvio que está valendo.

É bem por aí mesmo... as comparações que são feitas geralmente não se aplicam na vida real.